quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 considerado “Melhor Pneu de Turismo 2019”

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 considerado “Melhor Pneu de Turismo 2019”

No dia 9 de janeiro, teve lugar, no Centro de Convenções da IFEMA, em Madrid, a cerimónia de entrega de troféus da segunda edição dos “Prémios Hevea de la Industria del Neumático 2019”, organizados pela revista Europneus.
O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 conquistou o prémio para “Melhor Pneu de Turismo”. Nesta segunda edição dos “Prémios Hevea”, a marca norte-americana era candidata em oito categorias.
O sistema de votação dos prémios estava aberto aos profissionais do setor, desde oficinas a fabricantes, passando por distribuidores, tendo sido registados, nesta segunda edição, mais de 8.200 votos.
O prémio de “Melhor Pneu de Turismo 2019” representa um novo reconhecimento para o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, depois de ter vencido, no ano passado, o teste realizado pela revista AutoBild Allrad. Isto além de ser um dos pneus preferidos dos condutores e das marcas, que já o utilizam como equipamento de origem em muitos dos seus automóveis.
Mario Recio, sales general manager consumer para a Iberia, ficou encarregue de receber o prémio: “Este galardão mostra não só que temos um grande produto para oferecer aos consumidores mas, também, que os próprios profissionais do setor o reconhecem. Estamos muito satisfeitos que o novo membro da família Eagle F1, que foi apresentado há menos de um ano e que evoca, com o seu nome, o legado da Goodyear no desporto motorizado, tenha tido um impacto tão importante no mercado em tão pouco tempo", disse o responsável.

Fonte: Revista dos Pneus

Já imaginou se os pneus falassem?

Já imaginou se os pneus falassem?

Num horizonte não muito longínquo, os pneus comunicarão diretamente com os automóveis e condutores, dispensando o ar comprimido. A Revista do Pneus mostra-lhe por onde “rola” a tecnologia dos grandes fabricantes.
Redondos, pretos e com um buraco no meio? Sim, os pneus (ainda) continuam a ser isso tudo e a servir de (único) elo de ligação entre o veículo e a estrada. Mas muito do que sabemos, atualmente, sobre pneus está a mudar. A um ritmo alucinante.
Hoje, estes são já produtos tecnológicos, onde os principais fabricantes investem milhões de euros. Ambientais como nunca? Sem ar comprimido? Conectados e competentes para comunicar com o condutor? Tudo isso (e muito mais...) se encontra, neste momento, a “rolar” nos centros de investigação e desenvolvimento dos construtores mundiais do setor.
A Revista dos Pneus procura desvendar alguma da (muita) tecnologia de vanguarda que as grandes marcas estão a desenvolver, de modo a fazerem parte desta revolução em movimento.

Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2019 da Revista dos Pneus.

Fonte: Revista dos Pneus


Carlos Sainz venceu o seu terceiro Dakar com pneus BFGoodrich

Carlos Sainz venceu o seu terceiro Dakar com pneus BFGoodrich

Carlos Sainz e Lucas Cruz alcançam a vitória no Dakar 2020, a terceira do seu palmarés, ao volante de um MINI equipado com pneus BFGoodrich. Foi a 16.ª vitória para o fabricante de pneus naquele que é considerado o rali raid mais duro do mundo.
Desde 1999, a BFGoodrich venceu todas as edições do Rally Dakar em que participou, superando as difíceis condições do deserto em África, na América do Sul e na Arábia Saudita.
Carlos Sainz e Lucas Cruz impuseram-se na 42.ª edição do Rally Dakar, a primeira realizada na Arábia Saudita e uma das mais desafiantes da história, ao disputar-se num território novo para a prova e para todos os participantes.
O piloto madrileno, ao volante do seu MINI equipado com pneus BFGoodrich, utilizou a sua vasta experiência para superar os grandes desafios que representou competir num dos maiores desertos do mundo, num percurso de quase 8.000 km.
Carlos Sainz realizou uma pilotagem impecável, isenta de erros, tal como a navegação do seu copiloto, Lucas Cruz. O trabalho de ambos foi determinante para chegar à meta, em Qiddiya, no lugar mais alto da classificação geral, após 12 dias de competição.
A dupla Sainz-Cruz, que alcançou a vitória em quatro etapas, assumiu a liderança no terceiro dia do rali e manteve-a até ao final da prova. O triunfo no Dakar não corresponde a individualismos: é um autêntico trabalho de equipa.
Tão importante foi o trabalho do piloto e do copiloto, como a efetividade do seu carro, o MINI John Cooper Works Buggy da equipa X-Raid e dos pneus BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+ escolhidos para lutar pela vitória, que foram essenciais para a chegada à meta em primeiro lugar.
Os pneus comportaram-se na perfeição em todo o tipo de terrenos e superfícies. Das imensas dunas do deserto saudita aos caminhos, troços de areia e pistas rápidas, passando pelos difíceis troços repletos de grandes pedras, que colocaram em risco a continuidade de muitos participantes.
A experiência de Sainz e Cruz, juntamente com a fiabilidade e resistência dos pneus BFGoodrich e com as boas performances do seu veículo, foram imbatíveis.
Os segundo e terceiro classificados no Dakar 2020, Nasser Al-Attiyah (Toyota) e Stéphane Peterhansel (MINI), este tendo o português Paulo Fiúza como copiloto, também confiaram nos pneus BFGoodrich, pelo que o fabricante do Grupo Michelin pôde celebrar outra grande edição do Dakar ao superar os grandes desafios do deserto.
Para a maioria dos participantes no Dakar, a BFGoodrich voltou a ser mais do que um fornecedor de pneus. Uma vez mais, o BFGoodrich Dakar Service Center tornou-se não só num local onde se substituem ou reparam pneus, mas, também, foi o lugar onde manter uma conversa após um duro dia de trabalho, ou onde partilhar as sensações com o pessoal técnico da BFGoodrich e com outros pilotos.
A assistência técnica esteve disponível depois de cada etapa, com uma equipa de 12 técnicos que trabalharam com os veículos, analisando o desgaste dos pneus e oferecendo aconselhamento sobre a escolha de pneus e as pressões para o dia seguinte.
Toda a informação recolhida durante a competição é analisada posteriormente, para extrair importantes resultados que a BFGoodrich utiliza para desenvolver, também, a sua gama de pneus de estrada.

Fonte: Revista dos Pneus


terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Continental lança Conti CoachRegio para autocarros interurbanos

Continental lança Conti CoachRegio para autocarros interurbanos

A empresa de tecnologia e fabricante de pneus premium lançou uma nova gama de pneus para autocarros interurbanos, denominada Conti CoachRegio.
A nova gama de pneus oferece excelente conforto e segurança nas viagens entre cidades e vilas sob condições de velocidade variável, excelente comportamento e elevada quilometragem em estradas regionais montanhosas e sinuosas.
A linha Conti CoachRegio inclui um pneu para todos os eixos, bem como um pneu dedicado ao eixo de tração. A nova gama de pneus atende às necessidades dos clientes de frotas que operam em viagens de curta distância e transporte interurbano em geral, bem como daqueles que operam autocarros de turismo, tour buses, autocarros escolares ou autocarros para transporte de funcionários.
O novo pneu está disponível como Conti CoachRegio HA3 295/80 R 22.5 para todos os eixos e como Conti CoachRegio HD3 para eixo de tração. Este último estará, também, disponível a partir do quarto trimestre de 2020 como ContiRe CoachRegio HD3, fabricado com a solução de recauchutagem a quente da Continental.
Devido à sua marcação “Three-Peak Mountain Snowflake” (3PMSF), o Conti CoachRegio garante aderência e tração sob todas as condições meteorológicas em todas as estações, enquanto a sua carcaça durável e robusta oferece uma capacidade de carga de LI 154/149, atualmente a mais elevada disponível para eixo de tração no segmento de longo curso e interurbano.
Quanto às classes para as categorias de desempenho que constam na etiquetagem europeia, ambos os pneus são classificados como “C” em eficiência de combustível e “B” na aderência em piso molhado, com um ruído de rolamento de 71 dB para o HA3 e 73 dB para o HD3 (ambos com uma onda sonora).
O composto otimizado para tração e quilometragem teve origem numa combinação inovadora de polímeros de borracha e materiais de enchimento. Uma borracha especial e funcionalizada, bem como um novo tipo de negro de carbono, asseguram uma quilometragem elevada com uma excelente resistência ao desgaste e abrasão, ao mesmo tempo que oferecem excelente aderência e comportamento em qualquer condição climatérica em todas as estações.
O Conti CoachRegio HA3 apresenta um padrão do piso com nova tecnologia de recortes e lamelas a toda a profundidade e largura do piso para máxima segurança e desempenho em piso molhado, com canais longitudinais externos a direito para garantir estabilidade direcional e canais longitudinais no centro em ziguezague para proteção contra retenção de pedras.
Estas características resultam numa melhor estabilidade em curva e rolamento silencioso, garantindo conforto elevado para os passageiros. O Conti CoachRegio HD3 apresenta ainda um novo padrão de piso com elevada robustez e rigidez, graças à barra de ligação entre os blocos do ombro que minimizam as agressões causadas pelo contactos com os passeios, enquanto a tecnologia de lamelas 3D a toda a profundidade do piso otimiza e garante aderência, tração e segurança em piso molhado, durante toda a vida útil do pneu.
Fonte: Revista dos Pneus

Bridgestone EMEA fortalece compromisso com futuro mais sustentável e orientado

Bridgestone EMEA fortalece compromisso com futuro mais sustentável e orientadoDurante quase 90 anos, a Bridgestone tem vindo a fornecer produtos e serviços premium aos principais fabricantes de equipamentos de origem do mundo.
Em 2019, a Bridgestone continuou a ser a primeira escolha para BMW, Audi, SEAT e Toyota, além de ter sido o principal fornecedor de outros fabricantes de automóveis, como Volkswagen, Škoda e Mercedes-Benz.
Como a maior empresa de pneus e borracha do mundo e principal investidora do setor em investigação e desenvolvimento, os fabricantes de automóveis procuraram a experiência e a dedicação da Bridgestone em várias parcerias ao longo do ano - desde os projetos inovadores CASE (conectados, autónomos, partilhados e elétricos) até aos principais benefícios de desempenho das novas tecnologias e soluções de pneus, como a tecnologia Enliten.
Como resultado destas parcerias, a Bridgestone conseguiu fornecer, aproximadamente, 100 novas peças na região EMEA, espalhadas em mais de 50 modelos diferentes de 14 fabricantes. Além disso, em 2019, os acessórios para pneus com um diâmetro de 18” ou superior (HDR +) cresceram mais de 10% em relação a 2018.
Apresentação do Enliten
Em 2019, a Bridgestone foi pioneira numa nova tecnologia de pneus leves, a Enliten, para ajudar a enfrentar os desafios globais de mobilidade como caminho para a sustentabilidade.
Projetado com foco no ambiente, a tecnologia Enliten permite que os pneus tenham uma resistência ao rolamento muito reduzida - um fator chave na eficiência de combustível de um veículo e na utilização da bateria - enquanto exige menos materiais a serem criados - reduzindo a pegada ambiental do pneu e, também, melhorando a eficiência de combustível ou autonomia da bateria.
Em 2019, a tecnologia Enliten foi introduzida, pela primeira vez, com o novo ID.3, modelo totalmente elétrico da Volkswagen, e no Audi Q3 RS. Em 2020, a Bridgestone vai trabalhar para levar os benefícios da tecnologia Enliten a mais modelos e fabricantes.
Uma parceria recorde
Não importa a dimensão do desafio: a Bridgestone está comprometida em ajudar os seus parceiros de equipamentos de origem a alcançar os seus objetivos. O ano passado não foi diferente, com a empresa a desenvolver pneus para Volkswagen e Renault.
A parceria de longa data da Bridgestone e da Volkswagen foi posta à prova nas pistas de corrida em 2019. Os pneus Bridgestone Potenza, de engenharia personalizada, foram desenvolvidos especialmente para o supercarro elétrico da Volkswagen, o ID.R.
Os pneus proporcionaram a confiança e o desempenho para ajudar a Volkswagen a quebrar o recorde mundial de EV de Nürburgring-Nordschleife, em 40,56 segundos.
O Mégane R.S. O Trophy-R também bateu o recorde da Nürburgring, com os pneus Potenza S007 de elevado desempenho, revelando a capacidade dos pneus Bridgestone e a dedicação da empresa aos seus parceiros.
Desenvolver estratégia CASE e mobilidade espacial
À medida que a tecnologia e os desafios globais evoluem, a Bridgestone investe cada vez mais no futuro. Além da nova tecnologia de pneus leves, Enliten, as tecnologias proprietárias da empresa, como o B-Silent, com redução de ruído no veículo, B-Seal e Run Flat Technology para a mobilidade contínua e a tecnologia ologic, que diminui a resistência ao rolamento, estão a ajudar a responder às novas necessidades de mobilidade e a responder aos requisitos dos equipamentos de origem para ajudar a tornar o CASE e a mobilidade sustentável numa realidade para todos.
Em 2019, a SEAT optou por aplicar a tecnologia ologic da Bridgestone para equipar o seu elétrico Minimó. O veículo pequeno totalmente elétrico para dois passageiros foi desenhado para se adaptar às plataformas de mobilidade que irão moldar o futuro da condução urbana.
Foi, também, em 2019 que os pneus "inteligentes" Bridgestone Connect, que transmitem informações sobre a carga, as pressões, o nível de aderência e a saúde dos pneus nos ecrãs interiores, foram desenvolvidos de forma personalizada para o veículo IMQ EV da Nissan.
A Bridgestone Corporation estabeleceu, também, parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Toyota para se comprometer com uma missão internacional de exploração espacial.
A Bridgestone irá ajudar a explorar os desafios de mobilidade e as necessidades de desempenho dos pneus para utilização em rovers tripulados e pressurizados para ajudá-los a garantir melhor contacto com a superfície lunar.
Fonte: Revista dos Pneus

Duravis R002: o pneu pesado da Bridgestone que marca a diferença

Duravis R002: o pneu pesado da Bridgestone que marca a diferença

A Bridgestone Europe – Sucursal em Portugal apresentou, em Palmela, aos clientes (retalhistas) de Leiria ao Algarve, depois de o ter feito dois dias antes na zona norte, o novo Duravis R002, um pneu considerado disruptor que anuncia inúmeras vantagens para as frotas.
Projetado para ajudar as frotas a reduzir os custos operacionais ao reduzir, significativamente, o custo por quilómetro através do excelente desempenho de desgaste e eficiência de combustível otimizada, o novo Duravis R002 marca a diferença.
Ludgero Pinheiro, responsável de pneus pesados da Bridgestone Europe - Sucursal em Portugal, fez uma análise do mercado de transporte rodoviário e explicou as características deste novo produto.
Concebido para ser utilizado em todas as estações do ano, o novo Duravis R002, que começou a ser vendido nas primeiras medidas no final do ano passado, concorre no chamado segmento de versatilidade e irá substituir, gradualmente, outros modelos da Bridgestone.
Em 2020, este pneu de direção, tração e reboque, destinado a uma utilização, maioritariamente, regional, ganhará mais medidas e novas homologações por parte de construtores de camiões como equipamento de origem.
O novo Duravis R002 reclama uma vida útil otimizada até 45% e um custo por quilómetro reduzido em 15% em relação ao seu antecessor (média relativa aos pneus de direção, tração e reboque).
Para economizar não apenas custos, mas, também, emissões de CO2, o novo Duravis R002 anuncia eficiência de combustível otimizada, na direção, condução e reboque.
Os novos Duravis R002, segundo a Bridgestone, são pneus polivalentes para todos os tipos de veículos de frota rodoviários que operam numa ampla gama de aplicações, desde a condução nas autoestradas até às estradas regionais.
Com classificação "A" na condução em piso molhado e estando preparado para o inverno (ostenta as marcações 3PSFM e M+S) na condução, tração e reboque, o novo Duravis R002 anuncia excelente aderência em piso molhado e desempenho eficaz durante todo o ano.
Fonte: Revista dos Pneus

Bridgestone voltou a ser marca de pneus “Cinco Estrelas”

Bridgestone voltou a ser marca de pneus “Cinco Estrelas”

Pelo terceiro ano consecutivo, embora seja a quarta vez que é vencedora, a marca japonesa conquistou o prémio “Cinco Estrelas”, um galardão que se baseia na satisfação dos consumidores.
O prémio foi atribuído, tal como nos dois últimos anos, na categoria de “Marca de Pneus”, na qual a Bridgestone competiu com outras cinco marcas, numa avaliação que envolveu 1.175 consumidores portugueses. Com destaque para a capacidade de aderência dos pneus, segurança e intenção de recomendação, a Bridgestone foi a marca que recebeu a melhor avaliação (7,56 em 10).
Para André Bettencourt, diretor de marketing da Bridgestone Europe Sucursal em Portugal, “é uma enorme honra receber, pela quarta vez consecutiva, o prémio ‘Cinco Estrelas’. O orgulho é ainda maior pelo simples facto de ser baseado na opinião e avaliação dos consumidores. Este tipo de distinções vem reforçar a prioridade que damos à qualidade, à segurança e à inovação dos nossos produtos, para que os nossos clientes, cuja opinião mais nos importa, continuem sempre a preferir a nossa marca”.
Este prémio resulta de um estudo de mercado feito com os consumidores e é bastante útil para obter informações acerca das áreas que necessitam de maior investimento por parte da equipa.
Para além das áreas que deram este prémio à Bridgestone, existem outros critérios que demonstram que há campos onde a marca não obteve a vitória. Por esse motivo, a análise de mercado também traz orientação para a Bridgestone e para o seu futuro.
No ano passado, a Bridgestone arrecadou o prémio “Cinco Estrelas 2019”, na categoria “Marca de Pneus”, e, este ano, vê novamente a sua dedicação e trabalho serem recompensados com a distinção dos seus consumidores, para quem trabalha e dedica toda a investigação nas melhores soluções. A Bridgestone irá receber, no dia 30 de janeiro, este prémio, num evento que juntará os vencedores de todas as categorias.
Fonte: Revista dos Pneus

sábado, 4 de janeiro de 2020

Falken testa pneus na neve

Falken testa pneus na neve

Desde 16 de dezembro que os pneus de inverno da marca Falken têm uma nova pista de testes em Arnemark, na Suécia, através da Sumitomo Rubber Europe, GmbH (SREU), onde podem avaliar o seu desempenho.
Esta pista nórdica inclui duas zonas de neve compacta, com uma área de, aproximadamente, 15.000 m cada, isto é, três vezes maior que um campo de futebol, além de dois circuitos de 1.600 metros de neve e um circuito de 600 metros de gelo.
Em colaboração com os técnicos finlandeses da BD Testing, os pneus de inverno da Falken, desenvolvidos para os mercados de reposição e de equipamento original da Europa, serão alguns dos produtos que serão submetidos aos testes mais exigentes durante o inverno.
Esses especialistas de testes, incluindo os da equipa da SREU, estarão na pista de dezembro a março para avaliar, sob novas condições de neve e gelo, os pneus recém-desenvolvidos para os veículos mais comuns de faixas médias e premium.
Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear é fornecedor oficial de pneus do WTCR

Goodyear é fornecedor oficial de pneus do WTCR

O fabricante norte-americano foi selecionado fornecedor oficial de pneus para o WTCR (Taça do Mundo de Turismos da FIA) após um concurso oficial realizado pela FIA, que abrange as temporadas de 2020 a 2022.
O calendário da temporada de 2020 do WTCR englobará 10 etapas em três continentes. No próximo ano, serão disputadas corridas em Marrocos, Hungria, Alemanha, Eslováquia, Portugal, Espanha, China, Coreia do Sul, Macau e Malásia, que acolherá a última ronda.
Cada um dos eventos contará com três corridas, o que se traduzirá num total de 30 provas, que formarão um competitivo calendário de competição. A Goodyear fornecerá a mais recente geração de pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport, em especificações tanto para piso seco como molhado, a partir da primeira corrida do WTCR, que se disputará em Marraquexe (Marrocos), no mês de abril.
O WTCR, também conhecido como Taça do Mundo de Turismos da FIA, é promovido pela Eurosport Events, empresa que faz parte da Discovery, e regulado pela FIA.
Competem neste campeonato versões de altas prestações de veículos de produção de marcas como Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai e Lynk & Co. Este acordo dará, também, à Goodyear uma importante visibilidade, tanto nas corridas como nos canais do Eurosport.
A Goodyear conta com uma longa história ligada ao automobilismo desportivo de primeira categoria. Venceu 368 Grandes Prémios de Fórmula 1, mais do que qualquer outro fabricante de pneus.
O contrato com o FIA WTCR reaviva as memórias dos êxitos da Goodyear no Campeonato da Europa de Turismos, antecessor do WTCR, nos anos de 1970 e 1980.
Nos últimos anos, a Goodyear foi fornecedor único de pneus da NASCAR e anunciou, este ano, o seu regresso ao desporto motorizado de âmbito mundial, enquanto fornecedor de pneus do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e das European Le Mans Series.
O regresso à competição coincidiu com o lançamento do pneu Goodyear Eagle F1 SuperSport no segmento Ultra Ultra Elevadas Prestações (UUHP). Este pneu recebeu a classificação mais alta nos primeiros testes de pneus UUHP realizados pelo site Internet Tyre Reviews.
Fonte: Revista dos Pneus

Pirelli fornece em exclusivo Mundial de Ralis 2021-2024

Pirelli fornece em exclusivo Mundial de Ralis 2021-2024

Depois do anúncio do abandono do WRC por parte da Michelin, notícias dão, agora, conta que a Pirelli foi escolhida pela FIA como fornecedor exclusivo de pneus para o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) para a temporada de 2021 a 2024.
A marca italiana também fornecerá vários campeonatos nacionais e regionais a nível mundial, confirmando-a como líder nas principais categorias do desporto automóvel.
A Pirelli fornecerá todos os carros com tração às quatro rodas que competem no campeonato, desde a categoria WRC, que disputa o título absoluto, até aos carros R5 da categoria WRC2, que também é a principal categoria nos vários campeonatos regionais e nacionais de todo o mundo.
O novo compromisso da Pirelli na categoria rainha dos ralis junta-se ao papel idêntico que a marca italiana desempenha na Fórmula 1 desde 2011. Estes êxitos confirmam a liderança da Pirelli nas competições de automóveis, devido à experiência adquirida em mais de 110 anos de corridas.
A Pirelli está presente nos ralis desde 1973, tendo conquistado 25 títulos mundiais e vitórias em 181 provas do WRC. Mais recentemente, foi o único fornecedor do WRC de 2008 a 2010. Desde 2018, fornece sua gama de pneus aos pilotos do WRC2.
Os ralis foram sempre um laboratório perfeito ao ar livre para os engenheiros da Pirelli experimentarem as novas tecnologias destinadas à produção em série, devido às condições extremas que caracterizam este desporto.
No WRC, a Pirelli fornecerá os pneus que foram já utilizados, com sucesso, em vários campeonatos de ralis em todo o mundo. O P Zero RA destina-se a asfalto, com diferentes compostos disponíveis para se adaptar a todas as condições meteorológicas e de terreno.
Já o Sottozero Snow (com ou sem pregos), é utilizado na neve, o Sottozero Ice J1 foi concebido especificamente para o rali da Suécia, enquanto para terra, o Scorpion K dispõe de uma estrutura reforçada e diversos compostos a eleger de acordo com as condições.
Fonte: Revista dos Pneus

BFGoodrich preparada para enfrentar o Dakar 2020

BFGoodrich preparada para enfrentar o Dakar 2020

A BFGoodrich utilizará o Dakar como o mais exigente laboratório para o desenvolvimento dos seus pneus. Desde 1999 que a marca do Grupo Michelin venceu todos as edições da mais dura prova de resistência em que participou.
Em 2020, a BFGoodrich enfrentará o desafio que representa um novo território: a Arábia Saudita. As equipas favoritas à vitória, entre as quais se encontram a Toyota e a MINI, confiam na marca, que, em 2020, celebra o seu 150.° aniversário.
Os pneus desempenham um papel crucial numa prova tão exigente como é o Rally Dakar. Os participantes percorrerão uma ampla variedade de paisagens, como desfiladeiros, montanhas, dunas e troços rápidos, em que não faltarão zonas de rochas ou pedras afiadas.
Por isso, os pneus do Dakar devem oferecer uma combinação única de aderência, tração, estabilidade direcional e robustez, assim como elevada resistência ao desgaste.
Um equilíbrio tão versátil é muito difícil de obter. Para a 42.ª edição do Dakar, os pneus BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+ não necessitarão de sofrer modificações face aos de 2019. E para a prova estarão disponíveis em dois tipos de composto: macio e médio.
As dimensões variam em função do tipo de carro: os veículos com tração às quatro rodas montam jantes de 16” (pneus de medida 245/80-16) e os buggies, com tração às duas rodas, utilizam jantes de 17” (pneus de medida 37/12,5-17).
Além do All Terrain T/A DKR2+, outro protagonista da prova será o BFGoodrich KM3, a quinta geração do primeiro pneu de todo-o-terreno radial, lançado em 1980. Ao longo dos anos, este pneu, que também está disponível para os veículos de estrada, tem sido desenvolvido e evoluído graças à experiência recolhida na competição.
É capaz de evoluir tanto em areia como na lama, tendo sido concebido para escalar as pendentes mais acentuadas ou para enfrentar com eficácia as dunas. Após a introdução de um leque mais amplo de dimensões, em 2019, o BFGoodrich KM3 cobre, agora, 78% do mercado.
Inúmeros participantes do Dakar 2020 utilizarão, também, o pneu BFGoodrich T/A KM3 SSV, a variante para os rápidos e ligeiros Side by Side (SSV).
As duas equipas favoritas à vitória no Rally Dakar 2020, Toyota Gazoo Racing e X-Raid MINI, confim nos pneus BFGoodrich. Os carros de Carlos Sainz/Lucas Cruz e de Stéphane Peterhansel/Andrea Peterhansel (MINI), bem como de Fernando Alonso/Marc Coma, Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel, Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul e Giniel de Villiers/Álex Haro (Toyota), montarão os All Terrain T/A KDR2+.
O primeiro Dakar a disputar no Médio Oriente seguirá um percurso variado de mais de 9.000 km. A prova terá início a 5 de janeiro, em Jeddah, cidade que combina história e modernidade à beira do Mar Vermelho, antes da caravana rumar ao norte do país, em direção à província costeira de Tabuk, que faz fronteira com a Jordânia.
O destino seguinte será a capital da Arábia Saudita, Riade, onde pilotos, copilotos e mecânicos descansarão a 11 de janeiro. No dia seguinte, partirão rumo ao sul do país, seguindo um percurso de 5.000 km. Os participantes chegarão à meta em Qiddiya, a 17 de janeiro.
Para a maioria dos participantes no Dakar, a BFGoodrich é mais do que um fornecedor de pneus. Desde há muito que o BFGoodrich Dakar Service Center se tornou, não só, num lugar onde se substituem ou reparam pneus, como, também, num sítio onde é possível manter uma conversa depois de um duro dia de trabalho ou partilhar as sensações com o pessoal técnico da marca e com outros pilotos.
A assistência técnica está disponível das 15h às 23h depois de cada etapa, com uma equipa de doze técnicos, que trabalham com os veículos, analisam o desgaste dos pneus e disponibilizam aconselhamento sobre a escolha de pneus e das pressões para o dia seguinte.
Em 2019, o BFGoodrich Dakar Service Center inaugurou uma estrutura, que inclui uma oficina, uma exposição de pneus da marca no Dakar, um local para os participantes descontraírem enquanto se trabalha no seu veículo e uma zona para convidados.
Tal como na edição anterior, espera-se que 2.000 pneus BFGoodrich sejam utilizados durante o percurso de 2020. Dependendo da classe em que compitam e do tipo de carro que conduzam, as equipas utilizam entre 20 e 50 neumáticos durante a maratona de 12 dias. Após o evento, os pneus serão analisados pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ladoux (França), perto de Clermont - Ferrand.
Fonte Revista dos Pneus