quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Bridgestone EMIA cada vez mais sustentável

01 - Bridgestone-EMIA-cada-vez-mais-sustentável 

Os principais fabricantes de automóveis a nível mundial escolheram novamente a Bridgestone como parceiro e fornecedor de pneus em 2020.

A Bridgestone EMIA forneceu mais de 80 novos equipamentos de origem (EO) para 13 fabricantes de automóveis em mais de 30 modelos de veículos.

O negócio de Equipamento de Origem (EO) da Bridgestone EMIA alcançou novos sucessos em 2020, à medida que a organização continuou a solidificar a sua posição como uma empresa de soluções sustentáveis.

Como um parceiro valioso e confiável dos principais fabricantes de automóveis a nível mundial, a Bridgestone tem aumentado continuamente os seus negócios de EO nos últimos anos, graças à sua força em inovação, agilidade e experiência. Com o compromisso de ir sempre mais longe, o negócio EO da Bridgestone EMIA forneceu mais de 80 novos equipamentos de origem a 13 fabricantes de automóveis, incluindo Mercedes, BMW e Audi, em mais de 30 modelos de veículos diferentes em 2020.

Moldar um futuro sustentável de mobilidade tem sido um foco tanto para a Bridgestone EMIA, como para o seu negócio EO em 2020. Com a tecnologia de modelagem virtual de pneus da Bridgestone, reduzindo o número de protótipos físicos de pneus e o volume geral de matérias-primas usadas nos testes, a revolucionária tecnologia de baixo peso ENLITEN chegando às estradas pela primeira vez no ID.3 totalmente elétrico da Volkswagen, e cerca de 30 por cento dos equipamentos EO da Bridgestone EMIA ao longo do ano projetados exclusivamente para veículos elétricos, 2020 viu a Bridgestone ser pioneira em inovação sustentável em produção e produto.

Um mercado em evolução
Escolhido pelos principais fabricantes de automóveis do mundo pelos seus pneus premium de engenharia personalizada especificamente desenvolvidos para desbloquear o desempenho dos seus veículos, a Bridgestone EMIA manteve-se como a escolha número um para BMW, Audi, SEAT e Toyota, enquanto continua a servir como fornecedor principal para fabricantes, incluindo Volkswagen, Skoda e Mercedes.

Mais de 60 por cento dos novos lançamentos EO da Bridgestone EMIA em 2020 estavam dentro do segmento HRD+ (18" e acima), refletindo a crescente procura do consumidor por medidas maiores de pneus.

Mostrando uma combinação do rápido aumento recente no desempenho e adoção de veículos elétricos e o compromisso da Bridgestone em fornecer mobilidade sustentável e soluções avançadas, cerca de 30 por cento de todos os novos acessórios EO desenvolvidos pela Bridgestone EMIA em 2020 foram criados especificamente para VEs. Desde a sua tecnologia ologic – criada especificamente para o i3 totalmente elétrico da BMW – até à tecnologia pioneira ENLITEN, a Bridgestone sempre apoiou o desenvolvimento de VEs através de tecnologias de pneus inovadoras.

Uma abordagem mais ecológica para o desenvolvimento de pneus
Além de moldar um futuro sustentável de mobilidade na produção dos seus produtos, a Bridgestone está a demonstrar igual compromisso em investir em práticas mais ecológicas no desenvolvimento desses produtos, como se comprovou 2020.

A Moldagem Virtual de Pneus representa o futuro do desenvolvimento de pneus na Bridgestone e já está hoje a ser utilizada. A tecnologia permite que a Bridgestone crie um gémeo digital do pneu no seu estágio de desenvolvimento, reduzindo o volume de protótipos físicos de pneus – e subsequentemente de matérias-primas – necessários e reduzindo o tempo de desenvolvimento do produto até 50 por cento. Graças ao avanço contínuo da Bridgestone e à aplicação da tecnologia em 2020, 20 por cento menos de pneus experimentais foram usados na fase de desenvolvimento de pneus EO na EMIA a partir de 2019. Além disso, mais uma vez, graças ao uso da Moldagem Virtual de Pneus e ao aumento dos testes internos, a Bridgestone EMIA reduziu a distância dos seus testes de frota para EO em 25% de 2019 para 2020.

Além de digitalizar o desenvolvimento de pneus, a Bridgestone também está comprometida em melhorar o desempenho sustentável dos seus pneus. Devido aos esforços contínuos neste espaço e ao desenvolvimento das tecnologias inovadoras de pneus da Bridgestone, como a tecnologia ENLITEN, a empresa reduziu drasticamente as matérias-primas utilizadas por produto. Todos os pneus EO de verão e all-season da Bridgestone EMIA lançados no mercado em 2020 tiveram uma diminuição média na massa de aproximadamente 10 por cento,  em comparação com os mesmos produtos de 2019.

Parceiros de longa data e novas colaborações
2020 foi também o ano em que a Bridgestone trabalhou com a Lamborghini pela primeira vez, como fornecedora exclusiva de pneus para o supercarro Huracán STO. Apesar da pandemia da COVID-19, a Bridgestone entregou os pneus Potenza Sport personalizados que maximizaram o incrível desempenho em pista do supercarro para os condutores nas estradas.

A Bridgestone também desenvolveu pneus Potenza Sport sob medida para o supercarro MC20 da Maserati, parceiro de longa data. Como parceiro exclusivo de pneus, os pneus de engenharia personalizada da Bridgestone Potenza Sport melhoraram a manuseabilidade, o controlo e a dinâmica de condução do MC20 para maximizar o seu desempenho geral.

Além de trabalhar com marcas historicamente reverenciadas, a Bridgestone também colaborou com uma recém-chegada marca automóvel muito antecipada em 2020: INEOS Automotive. O modelo inovador e de tração permanente às quatro rodas do fabricante, o Grenadier, chegará ao mercado com pneus Bridgestone Dueler A/T 001 como equipamento padrão quando for lançado no início de 2022.

2020 também viu chegar às estradas a tecnologia inovadora da Bridgestone de baixo peso ENLITEN. A tecnologia ENLITEN permite que os pneus demonstrem uma resistência ao rolamento que é até 30 por cento menor do que um pneu Bridgestone premium de verão – reduzindo o consumo de combustível ou estendendo a vida útil da bateria – e reduz o peso do pneu até 20 por cento. Isso equivale até 2 kg a menos de recursos de matéria-prima necessários para produzir cada pneu, outro benefício ambiental do ponto de vista de gestão do estágio de final de vida e recursos. A tecnologia estreou nas estradas com o parceiro-chave da Bridgestone, Volkswagen 100% elétrico ID.3. Desde então, a tecnologia ENLITEN foi disponibilizada em 10 equipamentos e aplicada por vários fabricantes e modelos, como o SUV elétrico da Volkswagen ID.4 e o seu novo Golf 8.

Sobre as conquistas EO da Bridgestone EMIA em 2020, Steven De Bock, Vice-Presidente da Bridgestone EMIA da área de Produtos de Consumo de Reposição e EO, comentou: “2020 foi sobre olhar em primeiro lugar para todos os nossos projetos – do início ao fim – através de uma lente de sustentabilidade. Fazendo esforços conscientes para usar menos matérias-primas, desenvolver e aplicar a nossa tecnologia de desenvolvimento virtual de pneus sempre que possível e instalar as tecnologias de pneus sustentáveis nas quais estamos trabalhando, como a tecnologia ENLITEN, em mais e mais pneus, fizemos um grande progresso nesta jornada nos

últimos 12 meses. Estamos a ultrapassar os limites do que é possível em engenharia para entregar novos produtos de ponta que são desenvolvidos de maneiras mais sustentáveis para oferecer um desempenho cada vez mais sustentável. É fantástico termos conseguido trabalhar em parceria com os principais fabricantes de automóveis do mundo para atender às nossas metas ambientais coletivas e moldar um futuro mais sustentável de mobilidade”.

Fonte: Revista de Pneus

 

 

BKT lança SIERRA MAX PRO

01 - BKT-lança-SIERRA-MAX-PRO 

O novo pneu da BKT, o SIERRA MAX PRO, está prestes a ser lançado nos mercados de todo o mundo. Destaca-se por ser mais suave e com tração lateral e frontal otimizada.

Desenhado para a utilização em veículos fora da estrada em aplicações ATV, o SIERRA MAX PRO é um pneu radial com uma pegada especial mais larga. Estas características permitem uma condição mais suave e tração lateral e frontal otimizada.

A tração é absolutamente essencial e deve estar à altura de todas as utilizações e terrenos. Por este motivo, a BKT equipou o SIERRA MAX PRO com porcas especiais e robustas concebidas especificamente para oferecer excelente tração e forte aderência ao solo. Este novo pneu pode proporcionar excelente desempenho em todos os tipos de terreno, dos mais rígidos aos mais compactos passando pelos mais soltos.

O SIERRA MAX PRO foi desenhado para garantir uma condução extremamente confortável, bem como segurança e controlo absoluto sobre a direção e condução.

O novo produto da BKT está disponível no tamanho AT 27 X 11 R 14. E o tamanho AT 25 x 8 R 12 está em fase de desenvolvimento e irá unir-se em breve ao  grande portefólio de pneus BKT.

Aliás, a empresa dispõe de uma das gamas de produtos mais amplas do mercado, com mais de 2700 pneus à disposição dos consumidores.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Goodyear revela segredos do ICON Mercury Coupé de 1949 com motor elétrico

04 - goodyeariconmercury 

 

Prova do compromisso que a Goodyear mantém com a mobilidade e a sustentabilidade do futuro, a empresa apresenta um veículo verdadeiramente único, que combina o estilo e a qualidade de um automóvel antigo com uma performance e uma funcionalidade modernas.

O ICON Mercury Coupé de 1949 com motor elétrico, equipado com pneus Goodyear, é perfeito para os que procuram o melhor dos dois mundos. O fabricante de automóveis personalizados, com sede na Califórnia, faz parte da sua série de conversões “Derelict”, dedicada a manter a aparência exterior original dos veículos, ao mesmo tempo que os equipa com sistemas de propulsão elétrica modernos.

A ICON equipou o Mercury Coupé de 1949 com um sistema de propulsão totalmente inovador, um verdadeiro exercício de engenharia levado a cabo em conjunto com a Stealth EV. O motor elétrico dual, sem transmissão, disponibiliza 640 Nm de binário e o equivalente a 400 cv de potência.

Um conjunto completo de baterias Tesla Performance, de 85 kWh, disposto de forma estratégica por todo o veículo, para um excecional equilíbrio de massa, é capaz de garantir uma autonomia estimada de 240 a 320 km e dispõe de uma capacidade de recarga completa de 1h30m.

A ICON recorreu à Goodyear na procura de pneus que pudessem fazer frente a este impressionante rendimento. O Mercury está equipado com pneus Goodyear Eagle RS-A de alta performance para todas as estações, perfeitos para o modelo graças às suas capacidades melhoradas em termos de comportamento e resistência.

Seja antecipando o futuro, através de colaboração com alguns dos mais destacados fabricantes de veículos da atualidade, levando a performance ao máximo em pista, seja recuperando ícones do passado, a Goodyear está a dar forma ao futuro da mobilidade elétrica em todas as suas vertentes.

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Porsche 911 GT3 Cup equipado com Michelin Pilot Sport Cup N3

12 - Porsche-911-GT3-Cup-equipado-com-Michelin-Pilot-Sport-Cup-N3 

 

Desenvolvido especificamente para o Porsche 911 GT3 Cup (992), o novo pneu Michelin Pilot Sport Cup N3 é mais leve e proporciona maior aderência lateral, além de estar equipado com o sistema RFID de identificação por radiofrequência.

A Michelin e a Porsche trabalham de forma conjunta há mais de 20 anos, enquanto parceiros técnicos, no desenvolvimento de pneus para os modelos de produção e para os carros de corrida da marca germânica. Os vários campeonatos internacionais organizados pela Porsche com o seu modelo mais emblemático, o Porsche 911, ^tem funcionado durante muito tempo como um valioso laboratório de testes para a Michelin, que tem participado desde o seu início nas diferentes Porsche Cup.

Para as suas próprias competições monomarca, a Porsche acaba de apresentar o novo 911 GT3 Cup 2 (992), um veículo de competição para o qual a Michelin desenvolveu um pneu especial: o MICHELIN Pilot Sport Cup2 N3. Capaz de proporcionar maiores aderência, consistência e duração, este novo pneu é fruto de um processo de desenvolvimento levado a cabo pela Michelin e pela Porsche, através da realizando de testes em cinco circuitos diferentes, para cobrir uma ampla variedade de configurações de pista. O novo pneu slick da Michelin foi submetido a ensaios num alargado leque de condições de temperatura e humidade ao longo de cerca de 10 000 quilómetros de testes, exibindo uma versatilidade sem precedentes.

Para o eixo dianteiro, o MICHELIN Pilot Sport Cup N3 conta com uma nova medida (30/65-18) e proporciona 10 por cento mais de aderência lateral que o seu predecessor (o N2); enquanto que no eixo traseiro, em que é utilizada a mesma medida que nas corridas de resistência e nas 24 Horas de Le Mans (31/71-18), o pneu é 0,9 kg mais leve. Estas melhorais são o resultado do trabalho realizado no piso do pneumático, cuja dimensão foi incrementada graças a uma arquitetura interna reforçada e à utilização de novos materiais, mais resistentes.

O novo MICHELIN Pilot Sport Cup2 N3, que conta nos flancos co a marcação MICHELIN Motorsport, está equipado com o sistema RFID, de identificação por radiofrequência, que permite a leitura de informação pelos recetores situados à entrada e à saída do pit-lane a velocidades de até 60 km/h.

Disponível a partir de fevereiro de 2021, o novo MICHELIN Pilot Sport Cup N3 será produzido na fábrica da Michelin em Gravanches, uma instalação ZERO Emissions que funciona a 100% com energias renováveis.

 Fonte: Revista dos Pneus

 

BFGoodrich lutará pela vitória no Rally Dakar 2021

 12 - BFGoodrich-lutará

A BFGoodrich volta a enfrentar o maior desafio do automobilismo off-road: o Rally Dakar. A marca líder mundial em pneus todo-o-terreno desde há mais de 100 anos prestará o seu apoio a inúmeras equipas e lutará pela sua décima sétima vitória absoluta.

O Rally Dakar é a prova de todo-o-terreno mais exigente do mundo, e, portanto, um local idóneo para submeter a um exigente teste os pneus BFGoodrich. Esta corrida de resistência com mais de 7500 quilómetros de extensão põe à prova todos os participantes durante duas semanas, em que terão que atravessar desfiladeiros, montanhas, dunas e troços rápidos, e em se depararão com zonas com rochas ou pedras afiadas. Por isso, os pneus para o Dakar devem oferecer uma combinação única de aderência, tração, estabilidade direcional e robustez, assim como uma elevada resistência ao desgaste.

Na edição de 2021 do rali, a BFGoodrich volta a oferecer às equipas participantes uma combinação de pneus de última geração, com o objetivo de garantir as melhores prestações e fiabilidade sobre o terreno: BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+, BFGoodrich MUD TERRAIN T/A KM3 e BFGoodrich T/A KM3 UTV/SSV.

Os pneus BFGoodrich no Dakar 2021
O BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+ fez a sua estreia no Rally Dakar em 2018, e evoluiu edição após edição. Desde o Dakar 2020, em que contribuiu para a vitória de Carlos Sainz e Lucas Cruz, com o MINI JCW Buggy, a sua carcaça foi revista para aperfeiçoar e maximizar ainda mais a sua performance no segundo Dakar realizado no Médio Oriente.

“A nossa equipa técnica adaptou a mais recente especificação do pneu BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+ às caraterísticas do terreno que esperamos encontrar durante a segunda visita do Dakar à Arábia Saudita”, declara Jérôme Hancart, Diretor Técnico do programa de rally cross-country da BFGoodrich. “Ao alargarem constantemente os limites dos diferentes critérios que contribuem para a performance global dos nossos produtos, os nossos engenheiros permitirão aos nossos parceiros focarem-se a 100% na vertente desportiva, sem terem que preocupar-se com os seus pneus”.

Também fará parte da caravana do Dakar o BFGoodrich KM3, a quinta geração do primeiro pneu todo-o-terreno radial, originalmente lançado em 1980. Este pneu, que também está disponível para os veículos de estrada, foi sendo desenvolvido e evoluído graças à experiência recolhida na competição. É capaz de progredir tanto na areia como na lama, e foi concebido para superar as pendentes mais pronunciadas, ou fazer frente, com eficácia, às dunas. Após o alargamento da gama dimensional em 2019, o BFGoodrich KM3 cobre, agora, 78% do mercado. Inúmeros participantes no Dakar 2020 utilizarão, também, o pneu BFGoodrich T/A KM3 SSV, a variante para os velozes e ligeiros Side by Side (SSV).

A segunda edição do Dakar é realizada no Médio Oriente
O percurso do Dakar 2021 é totalmente diferente do da passada edição, embora prometa voltar a colocar à prova a nova especificação dos pneus BFGoodrich. Todas as etapas são novas, e entre elas encontra-se um dos grandes desafios da prova durante a segunda semana: a etapa maratona.

O rali terá início no próximo dia 3 de ajneiro, em Yeda, nas margens do Mar Vermelho. Os concorrentes acompanharão a costa ao longo de várias centenas de quilómetros, antes de se dirigirem para Al Jawf. A partir daí, rumarão para Ha’il, situada na antiga rota comercial do Mar Vermelho para a Mesopotâmia. Depois de um dia de descanso, a 9 de janeiro, a rota dirige-se para sudoeste. O Dakar 2021 terminará em Yeda, a 15 de janeiro.

“A chegada do Dakar à Arábia Saudita foi uma oportunidade perfeita para libertar o nosso espírito pioneiro num território inexplorado, e, ao mesmo tempo, mostrar a versatilidade e a performance extraordinárias dos nossos pneus”, sublinha Harold Phillips, Diretor da marca BFGoodrich. “Tínhamos vencido em África e na América do Sul, e também vencemos neste terceiro capítulo do Dakar, no Médio Oriente, com Carlos Sainz e a MINI, em 2020. Este ano, comemorámos o 150 aniversário da marca, tendo passado quase 50 desses anos a correr no Dakar. Em 2021, voltamos ao rali, impulsionados pela mesma paixão pela aventura. Só me resta desejar a todos os participantes um excelente Dakar 2021, prova em que, na BFGoodrich, esperamos alcançar a nossa décima sétima vitória”.

Dakar Service Center: a BFGoodrich junto das equipas do Dakar
As equipas participantes no Dakar contarão, uma vez mais, com o apoio e a assistência do DAKAR SERVICE CENTER, instalação em que podem reparar ou substituir os seus pneus, independentemente da marca que utilizem. Também podem conversar e partilhar as suas aventuras com a equipa técnica ou com outros pilotos. O serviço estará disponível a partir das três da tarde, após o final de cada etapa, e uma equipa de 12 pessoas – entre elas, oito montadores – trabalhará para rever os veículos dos concorrentes, analisará o desgaste dos pneus e disponibilizará aconselhamento relativo à escolha e às pressões recomendadas para o dia seguinte.

Desde 2019, o BFGoodrich DAKAR SERVICE CENTER conta, ainda, com uma nova oficina, uma exposição dos pneus do Dakar da marca, um local onde os concorrentes podem descontrair, e uma área para convidados VIP.

Tal como no ano anterior, a BFGoodrich espera manusear cerca de 2000 pneus durante 2021. Dependendo da categoria e do tipo de veículo, as equipas utilizam entre 20 e 50 pneus durante a maratona de doze dias. Após o evento, os pneus são analisados pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento de Ladoux, perto de Clermont Ferrand, em França.

“Os comentários que recebemos dos participantes são muito importantes e contribuem para o desenvolvimento da nossa próxima geração de pneus”, explica Sandrine Combeaux, Diretora da BFGoodrich para o Sul da Europa. “Como parte do processo de desenvolvimento, uma equipa de engenheiros acompanha todo o rali juntamente com as nossas equipas parceiras. A informação que compilamos através do Dakar Service Center, e a análise dos pneus, permite-nos maximizar o valor que encerra o grande laboratório que é o Dakar”.

Rumo à décima sétima vitória, a quarta consecutiva
Os buggies da equipa MINI no Dakar confiaram, mais uma vez em 2020, nos pneus BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+, capazes de garantir as prestações necessárias para serem competitivos e vencer num rali como este, como sejam a resistência aos furos, a eficiência em piso macio e a capacidade de escoamento da lama. Os pneus adaptaram-se na perfeição ao novo percurso do rali, que se disputava pela primeira vez na Arábia Saudita.

Ser pneu oficial do Rally Dakar é uma responsabilidade para a BFGoodrich, que regressou ao rali em 2017 com uma tripleta na classificação geral, resultado idêntico ao alcançado nas edições de 2018, 2019 e 2020. Mas a história do fabricante de pneus e do mais duro rali do mundo é muito mais longa do que a dos últimos e bem-sucedidos anos. Seja na sua posição de líder no segmento Allterrain, equipando milhões de veículos 4×4, ou apoiando com performances resistentes e estáveis os participantes em competições offroad, a BFGoodrich entende o Dakar como o banco de ensaios mais exigente do mundo. A marca, que soma um total de 16 vitórias absolutas na prova, compete nesta nova edição para continuar a escrever uma história de sucesso no Dakar.

A BFGoodrich® no Dakar

  • 1999: 1º, com Jean-Louis Schlesser
  • 2000: 1º, com Jean-Louis Schlesser
  • 2002: 1º, com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)
  • 2003: 1º, com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)
  • 2004: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero).
  • 2005: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero)
  • 2006: 1º, com Luc Alphand (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)
  • 2007: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)
  • 2009: 1º, com Giniel de Villiers (Volkswagen Touareg)
  • 2010: 1º, com Carlos Sainz (Volkswagen Touareg)
  • 2011: 1º, com Nasser Al-Attiyah (Volkswagen Touareg)
  • 2012: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mini Cooper)
  • 2017: Tripleta com a Peugeot Sport. Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb e Cyril Despres.
  • 2018: Tripleta com Carlos Sainz (Peugeot 3008 DKR), Nasser All-Attiyah e Giniel de Villiers (Toyota Hilux).
  • 2019: Tripleta con Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing), Nani Roma (X-Raid Mini) e Sébastien Loeb (PH Sport Peugeot 3008).
  • 2020: Tripleta com Carlos Sainz (MINI), Nasser Al-Attiyah (Toyota) e Stéphane Peterhansel (MINI)

Fonte: Revista dos Pneus