A Pirelli estendeu a sua presença na Fórmula 1 como Parceiro Global de Pneus, após a Fórmula 1© e a FIA (Federação Internacional do Automóvel) terem aceitado a oferta da empresa italiana para ao período compreendido entre 2025 e 2027, com a possibilidade de prolongar a parceria por mais um ano
Este último acordo, que teve como origem o dossiê técnico emitido pela FIA, em junho, foi ratificado pelo Conselho Mundial do Desporto Motorizado da FIA e nomeia a Pirelli como fornecedora exclusiva para o Campeonato Mundial de Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3.
No final deste novo contrato (e se incluirmos a possível extensão), a Pirelli terá fornecido pneus para a Fórmula 1 ao longo de 18 anos consecutivos, tendo iniciado este capítulo em 2011. Ao longo desta era, a Pirelli esteve na vanguarda de todos os desafios técnicos colocados pela competição que representa o pináculo do automobilismo. Desde a estreia em 2011, com pneus de alta degradação de 13 polegadas, até às unidades de potência híbrida, em 2014, passando por pneus mais largos a partir de 2017 antes da transição para o tamanho atual de 18 polegadas, em 2022. A Pirelli esteve sempre à altura dos desafios com produtos confiáveis para todos os tipos de asfaltos e condições meteorológicas, apoiando as equipas, a FIA e a Fórmula 1 de maneira oportuna e flexível.
O compromisso da Pirelli com a Fórmula 1 – assim como em todas as formas de desporto motorizado, onde a empresa está presente há mais de 110 anos, em mais de 350 campeonatos em todo o mundo – representa uma oportunidade extraordinária para inovar e experimentar novos processos e tecnologias, incluindo a inteligência artificial, tudo com o objetivo de transferir essas inovações para as estradas.
A Pirelli não é apenas a fornecedora de pneus da Fórmula 1, mas também uma parceira global na promoção mundial do desporto, graças a várias iniciativas tanto na pista como fora delas. Estas incluem projetos destinados a promover a próxima geração de jovens pilotos em todas as diferentes séries de desenvolvimento, nomeadamente a Fórmula 2 e a Fórmula 3.
Além disso, a Pirelli apoia aos objetivos de sustentabilidade ambiental estabelecidas pela Fórmula 1, uma vez que o desporto se comprometeu a atingir a neutralidade carbónica líquida até 2030. A empresa está na linha da frente em termos de investigação e desenvolvimento, em conjunto com a FIA e a Fórmula 1, para encontrar inovações, a nível desportivo e técnico, para complementar o trabalho já realizado na redução das emissões de CO2, ao longo de todo o ciclo de vida de um pneu de Fórmula 1.
A partir de 2024, e como demonstração desse trabalho ao nível da sustentabilidade, todos os pneus utilizados em eventos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA serão certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council).
A certificação FSC garante a rastreabilidade total dos materiais provenientes de florestas ao longo da cadeia de abastecimento e atesta que as plantações que dão origem aos componentes dos pneus são geridas de forma a preservar a biodiversidade e proporcionar benefícios para as comunidades locais e trabalhadores, promovendo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade económica.
Marco Tronchetti Provera, Vice-presidente Executivo da Pirelli, afirmou: “Estamos encantados por estender a nossa presença na Fórmula 1 e nos seus campeonatos adjacentes. A Pirelli esteve presente quando a Fórmula 1 nasceu, em 1950, e com esta última renovação, a empresa será protagonista ao longo de quase duas décadas da era moderna da Fórmula 1. Graças ao impulso da Liberty Media e ao apoio da FIA, o desporto está a viver um período extraordinário de crescimento, tanto em termos de audiência como de expansão global, aumentando a sua base de fãs entre as gerações mais jovens. A inovação e a tecnologia estão intrinsecamente ligadas ao ADN da Pirelli, e a Fórmula 1 constitui um laboratório ao ar livre definitivo, não apenas para experimentar e testar novas soluções técnicas, mas também para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e os processos de produção de pneus. Gostaria também de agradecer a todos na Pirelli pelo compromisso apaixonado e pela qualidade do seu trabalho ao longo dos anos, que continuará à medida que estendemos esta parceria juntos. O nosso compromisso com a sustentabilidade é igualmente forte, como comprovado pela certificação FSC que será introduzida nos nossos pneus de F1 a partir do próximo ano. Estar na vanguarda do pináculo do desporto motorizado até pelo menos 2027 adiciona outra dimensão importante de valor à nossa empresa.”
Já Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, referiu: “A Pirelli tem operado ao mais alto nível do desporto motorizado por muitos anos, e estou certo de que continuarão a oferecer inovação e excelência neste palco mundial. A Fórmula 1 representa um desafio único para o seu fornecedor de pneus, e a Pirelli demonstrou um grande compromisso em produzir pneus que respondam às exigências extremas destes monolugares incríveis. Gostaria de agradecer à Pirelli pelo apoio contínuo prestado ao desporto motorizado, não apenas na Fórmula 1, mas em muitos outros campeonatos e categorias de todos os níveis. O trabalho continuará nos próximos anos para dar passos ainda maiores, tanto em termos de desempenho como de sustentabilidade, e a Pirelli fez compromissos sólidos com ambos esses objetivos.”
Por ultimo, Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Formula 1: “Desde o regresso ao desporto, em 2011, a Pirelli tem sido um parceiro inestimável, apoiando a Fórmula 1 através de novas gerações de tecnologia e regulamentos técnicos, e fornecendo pneus que proporcionam corridas fantásticas para os nossos fãs. O compromisso da empresa com a qualidade, a inovação e o profundo conhecimento do nosso desporto serão fundamentais nos próximos anos, à medida que nos aproximamos dos nossos novos regulamentos se 2026, e o trabalho da Pirelli focado na sustentabilidade, comprovado pela certificação FSC, garante que contimuaremos a trabalhar juntos em direção ao nosso objetivo comum de Neutralidade Carbónica em 2030.”
Fonte: Revista dos Pneus