quinta-feira, 30 de março de 2017

Bridgestone apresenta “Estrada Fora” (uma iniciativa destinada a desvendar as mais belas estradas de Portugal)

A Bridgestone acaba de lançar “Estrada Fora”, uma iniciativa destinada a desvendar as mais belas estradas de Portugal sobre duas rodas. Contando com o ator português Joaquim Horta como embaixador e protagonista, o projeto assenta numa série de episódios, cada um com uma viagem a um ponto diferente do país. 
Este projeto surge no seguimento da parceria que a marca estabeleceu com a plataforma online Motorcycle Diaries, em junho do ano passado, e a estratégia aponta agora para a promoção de uma condução mais segura.
A iniciativa incluirá um total de seis episódios, que, através de Joaquim Horta, prometem explorar os segredos mais bem escondidos nas estradas nacionais. Em cada um, não só serão revelados os melhores roteiros, como também os elementos a não perder em cada região, desde gastronómicos a lúdicos, sendo ainda pautados com dicas de segurança imprescindíveis na estrada, providas pela marca de pneus. Estes episódios serão publicados a cada três semanas na página de Facebook da marca.
Através desta webserie, que utilizará técnicas de narrativas próprias da indústria do entretenimento, a Bridgestone procura aproximar-se dos seus consumidores e promover hábitos de condução mais responsáveis, através de um formato mais dinâmico. Para tal, a marca investiu também numa componente social de diálogo com a sua comunidade, recorrendo a técnicas de fandom para envolver o público das redes sociais no desenrolar do projeto, nomeadamente na decisão de quais os destinos para os dois últimos episódios.
A apresentação do projeto teve lugar no passado dia 23 no Espaço Touratech, em Lisboa.
 fonte: Revista dos Pneus
 

terça-feira, 28 de março de 2017

Dunlop vai com a Mercedes-AMG ao VLN

A Dunlop foi confirmada como parceira de pneus da equipa Mercedes-AMG nas corridas de longa distância do VLN, no lendário circuito de Nürburgring-Nordschleife.
A marca de pneus competirá, pela primeira vez, com o Mercedes-AMG GT3 no campeonato VLN de corridas de longa distância (que teve início sábado, 25 de março) e nas 24 Horas de Nürburgring (25 a 28 de maio). As equipas de alta performance AMG Black Falcon e HTP Motorsport utilizam pneus Dunlop nestas exigentes corridas.

A Dunlop e a Mercedes-AMG já colaboraram com êxito no Nordschleife. A equipa Black Falcon venceu a corrida das 24 Horas no Nürburgring em 2013, com um Mercedes-Benz SLS AMG GT3 equipado com pneus Dunlop, naquela que foi a primeira vitória para a Mercedes nas 24 Horas.

"Depois de uma bem-sucedida temporada no Nordschleife em 2016, este ano estamos a intensificar a nossa cooperação com a Mercedes-AMG", referiu Alexander Kühn, diretor de Equipamento Original da Dunlop Motorsport EMEA. O ano passado, a Dunlop e a Bonk Motorsport venceram o campeonato VLN de corridas de longa distância com o BMW M235i, equipado com Dunlop.

Ao mesmo tempo, o excelente rendimento dos pneus Dunlop Racing na classe GT3 deu lugar a resultados sensacionais em 2016. O Audi R8 LMS, da Phoenix Racing, começou com duas vitórias e o Ford GT da equipa Alzen estabeleceu um novo recorde do VLN: equipado com um pneu GT3 standard, o novo recorde foi estabelecido em 7:58.558 minutos.
fonte: Revista dos Pneus

sexta-feira, 17 de março de 2017

Goodyear mostra CityCube: pneu de tecnologia sensorial

A Goodyear apresentou o seu mais recente protótipo de pneu, o CityCube, desenvolvido para o concept i-TRIL da Toyota, que foi revelado no Salão de Genebra.
Graças à avançada tecnologia sensorial e a um desenho único da banda de rolamento, o CityCube está apto a identificar uma ampla variedade de condições da estrada e a transmitir estes dados ao veículo, para dar apoio aos sistemas avançados de prevenção de colisões.

As rodas dianteiras com inclinação montam pneus "Tall and Narrow" (altos e estreitos), dispostos num "V" invertido, inspirado no desenho simétrico dos pneus de moto. Deste modo, garante-se uma condução segura e favorece-se o escoamento da água da roda traseira mais larga, o que proporciona uma melhor aderência.

A banda de rolamento do pneu traseiro dispõe de um desenho assimétrico, com uma parte interior mais sólida, que lhe confere maior estabilidade em curva.
A inclinação das rodas dianteiras do Toyota i-TRIL sugeriu aos designers da Goodyear a inspiração no desenho de um pneu de moto. O que resultou num contorno com uma forma única para utilização mista: um pneu alto e estreito na frente; um mais largo e assimétrico na traseira.

A Goodyear também incluiu no desenho do pneu o novo Hologram Texture, com coloração gradual nas paredes laterais, que lhe confere uma aparência completamente única, exclusiva e muito premium.
fonte: Revista do Pneu

Pneu mais caro do mundo pertence à Z Tyres

Chama-se Z1 e pertence à Z Tyres, do Grupo Zenises. O conjunto de quatro pneus está avaliado em 600.000 dólares.
Ao dispor de um flanco de ouro de 24 quilates e uma seleção de diamantes, este pneu foi desenhado pela empresa Joaillier Privé, em colaboração com artesãos italianos.
Mais tarde, viajou para os Emirados Árabes Unidos para receber um banho de ouro pelas mesmas pessoas que trabalharam no palácio presidencial de Abu Dhabi.
Não admira, pois, que o set de quatro pneus esteja avaliado em 600.000 dólares. É uma das atrações da Motorec Automechanika Madrid e está localizada no pavilhão 7.
fonte: Revista do Pneu

terça-feira, 14 de março de 2017

Incêndio destrói coleção de automóveis clássicos de 2 milhões de euros

Um colecionador canadiano perdeu num incêndio uma coleção de automóveis clássicos de valor estimado de três milhões de dólares (dois milhões de euros). Mas Bert Curtiss, que começou a restaurar automóveis há 45 anos, encontra-se destroçado apenas por ter perdido décadas de trabalho naquilo que considerava uma tarefa de amor.
O agricultor do interior da província de Alberta não tinha qualquer seguro para o proteger do incêndio que destruiu o celeiro onde guardava mais de 40 automóveis e 40 tratores antigos. Em particular, Curtiss apontou para as ruínas do que restava de um dos seus projetos favoritos, uma carrinha pick-up de 1927 da International Harvester, com cabine em madeira, que antes do incêndio estava como nova.
Sem seguro, mas principalmente sem vontade, depois de décadas de trabalho perdido, Bert Curtiss revelou que não tem vontade de voltar a restaurar automóveis, e que vai procurar um novo hobby.
fonte: Motor24

terça-feira, 7 de março de 2017

Pirelli e Lamborghini estabelecem recorde em Nürburgring

A Lamborghini bateu o recorde de volta ao circuito alemão de Nürburgring para veículos de produção em série com um Huracán Performance, "calçado" com pneus Pirelli P Zero Trofeo R, especificamente desenvolvidos para o efeito.
Há cinco anos que o cronómetro desta pista não era superado. Agora, fixou-se nos 6m51s. Os P Zero Trofeo R utilizados foram especificamente desenhados pelos engenheiros da Pirelli para bater este recorde e são fornecidos nas medidas 245/30 ZR20 para o eixo dianteiro e 305/30 ZR20 para o eixo traseiro.

O desenvolvimento das borrachas foi conseguido em tempo recorde, em apenas três meses, graças ao uso de técnicas de modelação avançada e ao estudo de dados de telemetria acumulados na pista. Os engenheiros da Pirelli encarregues da criação destes pneus estiveram presentes no circuito de Nürburgring, na sessão em que o novo recorde foi estabelecido.

Estes pneus acrescentam um plus de rendimento aos superdesportivos e têm reações de acordo com as necessidades do condutor, inclusivamente quando rodam no limite. Para mais, em asfalto seco asseguram uma aderência elevada. Este novo Lamborghini vai ser apresentado na próxima edição do Salão de Genebra, que decorrerá de 7 a 19 de Março.
fonte: Revista dos Pneus

quinta-feira, 2 de março de 2017

Bridgestone regressa ao Campeonato Mundial de Moto

O fabricante japonês de pneus e borracha anunciou que equipará dois teams do FIM Endurance World Championship.
A equipa oficial da YART Yamaha e a equipa F.C.C TSR da Honda irão competir com pneus Bridgestone na próxima ronda do FIM EWC, na 24 Heures Moto Le Mans, França, no próximo dia 15 de abril.
Ambas alinharão com os mais recentes pneus para motos da Bridgestone, criados e desenvolvidos a partir da experiência deste fabricante enquanto fornecedor de pneus para diversas competições internacionais.
O FIM EWC é um Campeonato Mundial que engloba cinco corridas: duas em França e três na Alemanha, Eslováquia e Japão. A temporada em curso começou no mês de setembro de 2016 e terminará com a corrida de resistência 8 Horas de Suzuka no dia 30 de julho.
fonte: Revista dos Pneus

Assistência ao estacionamento apareceu há 10 anos

Corria o ano de 2006 quando a Volkswagen introduziu no mercado a assistência ao estacionamento, tendo sido o primeiro fabricante a fazê-lo.
Atualmente na sua terceira geração, o sistema de assistência ao estacionamento da marca de Wolfsburg veio trazer maior conforto e tornar fácil as manobras de parqueamento. O Park Assist, introduzido pela Volkswagen no mercado no ano de 2006, permitiu tornar o estacionamento numa manobra acessível, mesmo para quem não tenha muita experiência.
O sistema da marca alemã começou por identificar a existência de espaços onde cabia o veículo, permitindo que este estacionasse em lugares paralelos sem ter as mãos no volante (o condutor apenas tem de engrenar a marcha-atrás e a primeira velocidade, assim como travar).
Mais tarde, o Park Assist passou a permitir que o veículo estacionasse, também, em lugares perpendiculares. E com menos espaço livre.
Agora, na sua terceira geração, além de disponibilizar travagem de emergência, o sistema Park Assist da Volkswagen necessita apenas de 80 cm de espaço livre para que o veículo caiba num lugar de estacionamento.
fonte: Revista dos Pneus