quinta-feira, 27 de abril de 2017

Aumento de preços dos pneus: realidade incontornável

A subida do custo da matéria-prima e dos processos de produção está a "obrigar" os fabricantes de pneus a rever em alta os seus preços.
A revisão em alta dos preços de venda é uma realidade transversal a quase todas as marcas de pneus a operar em Portugal. E um fenómeno que se repete, também, na Europa.
Não se trata de uma qualquer (e eventual) forma de cartelização do mercado, mas, antes, de uma resposta imposta pelo próprio aumento dos custos associados aos processos de produção e, não menos importante, da matéria-prima dos pneus.
Sabia tudo na edição impressa (abril de 2017) ou aqui.
Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear lança novo pneu de SUV reforçado com kevlar

A Goodyear lançou no mercado o Wrangler All-Terrain Adventure, um novo pneu todo-o-terreno que dá continuidade ao legado da galardoada família Wrangler.
Um pneu resistente e duradouro para a condução fora de estrada, mas, também, perfeitamente adequado a uma utilização em estrada. O Wrangler All-Terrain Adventure é construído com uma capa de fibra Kevlar ultraresistente que reforça a banda de rolamento, oferecendo a resistência necessária para ajudar a prevenir furos e cortes, para uma experiência de condução fora de estrada mais segura e confiante. 

Esse atributo é reforçado pela tecnologia Durawall, que aumenta a resistência aos furos e cortes na área da parede lateral. Os novos blocos abertos nos ombros do pneu ajudam a escoar a lama da banda de rolamento, aumentando a capacidade de tração fora do asfalto onde realmente interessa. 

As arestas pontiagudas do Wrangler All-Terrain Adventure criam uma maior tração entre o pneu e a superfície da estrada, proporcionando a aderência necessária para um comportamento e uma travagem fiáveis. Os engenheiros da Goodyear otimizaram o desenho da banda de rolamento para uma distribuição uniforme da pressão sobre o piso, resultando numa excelente quilometragem e numa excelente performance em estrada. 

Os resultados dos testes da DEKRA revelam que o Wrangler All-Terrain Adventure oferece, em média, uma performance 37% superior em termos de quilometragem face aos outros pneus testados.
O Wrangler All-Terrain Adventure estará disponível em 27 medidas e pode ser montado em veículos Land Rover Defender, Jeep Wrangler, Mercedes-Benz Classe G, Toyota Hilux e Land Cruiser e Volkswagen Amarok, entre outros.

Novo pneu Kumho vence prémio Red Dot 2017

A Kumho recebeu o prémio Red Dot Design 2017 na categoria de desenho de produto, tendo sido ganho pelo modelo Crugen HP71, um pneu premium, polivalente e de altas prestações para SUV, lançado no passado mês de março, que conseguiu o reconhecimento imediato do mercado pela excelência do seu design.
Com a vitória deste ano, a Kumho converteu-se no primeiro fabricante sul-coreano de pneus galardoado com este prestigiado prémio pela sexta vez consecutiva, desde 2012, um feito que mostra a sua liderança no desenho de pneus.

Destinado a utilizadores de SUV com preocupações pela segurança em traçados urbanos, o Crugen HP71 é um pneu polivalente de gama alta com prestações extraordinárias e que permite uma condução suave e refinada. Tem 20% mais de resistência ao asfalto abrasivo e até em estradas com neve, graças a um composto da nova geração.

Quanto aos prémios Red Dot, são atribuídos desde 1955 no Design Zentrum Nordrhein Westfalia, na Alemanha, distinguindo três categorias: produto, comunicação e conceito.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Power RS é o novo pneu de moto da Michelin

A Michelin apresentou um dos mais desportivos pneus de moto da atualidade. O Power RS é um pneu muito específico e que se adapta muito bem ao piso molhado.
A aderência em seco não é a única performance que define um pneu de estrada para utilização desportiva. No desenvolvimento deste novo pneu, a estabilidade e a manobrabilidade foram, também, os principais eixos de trabalho. 

Para conseguir este resultado, o investimento em investigação e desenvolvimento foi considerável. O fruto deste trabalho? Inovações tecnológicas muito sofisticadas, como a Michelin ACT+. Para esta tecnologia, registaram-se duas patentes e é, provavelmente, uma das inovações mais importantes desde a invenção do pneu radial de moto, em 1987.

A inovação está tão enraizada nos genes da Michelin, que o grupo dedicou-lhe mais de 700 milhões de euros em 2016. Este investimento é o que permite, atualmente, abrir novas perspetivas no segmento de pneus de moto de estrada para utilização desportiva.

Em cada etapa da criação de um pneu, encontra-se inovação, desde a sua conceção até à sua fabricação, passando pelos métodos de testes, o desenvolvimento da Michelin ACT+ ou a adaptação das ferramentas industriais aos novos progressos tecnológicos.

Naturalmente, a inovação não é, por si só, um fim. Contudo, é necessária como condição indispensável do progresso, conceito inscrito no coração da estratégia do grupo. Responder adequadamente às necessidades do utilizador, inclusive antecipando-as, requer, como consequência, criar inovação a partir do terreno, das utilizações, das práticas de mobilidade e das condições meteorológicas.
Paradoxalmente, inclusive se as condições climatológicas são diferentes, nesta área, as utilizações são as mesmas em todo o mundo. 

Os utilizadores dos pneus de estrada para utilização desportiva querem, acima de tudo, desfrutar da pilotagem. Por isso, praticam a mesma sobretudo em tempo seco. As provas externas que foram levadas a cabo situam o pneu Power RS à frente dos pneus da concorrência em todos os critérios esperados pelos utilizadores.
fonte: Revista dos Pneus