terça-feira, 23 de abril de 2019

Michelin Pilot Sport Cup2 R equipa Ferrari 488 Pista

Michelin Pilot Sport Cup2 R equipa Ferrari 488 Pista

A Michelin desenvolveu uma versão especial do seu pneu de altas prestações, o Pilot Sport Cup2 R, especificamente concebido para o Ferrari 488 Pista.
A nova versão doPilot Sport Cu p2 R, desenvolvida pela Michelin especificamente para o Ferrari 488 Pista, conta com a marcação K1* e foi concebida para cumprir os requisitos do fabricante italiano para melhorar a performance em circuito.
Homologado para utilização em estrada, o Michelin Pilot Sport Cup2 R maximiza a aderência em piso seco e oferece a máxima precisão em curva a alta velocidade na condução em circuito, sem comprometer a aderência em piso molhado, a resistência ao aquaplaning ou a duração.
Tal como em todos os pneus desenvolvidos pela Michelin em colaboração com a Ferrari, os simuladores de condução de ambas as empresas desempenharam um papel fundamental.
Os pilotos de testes da Ferrari trabalharam em paralelo e juntamente com os engenheiros da Michelin, utilizando o TameTire, um software de simulação desenvolvido pela Michelin que permite realizar ensaios virtuais antes dos testes em circuito real.
O novo Michelin Pilot Sport Cup2 R utiliza um composto desenvolvido em competição. Para melhorar a rigidez estrutural do pneu, os engenheiros da Michelin conseguiram que o novo composto beneficie da aderência adicional proporcionada pelo desenho específico da banda de rolamento.
O resultado é um incremento de 10% da superfície de contacto e uma aderência 5% superior por comparação com os pneus Michelin Pilot Sport Cup2 R standard.
Pierre Chaput, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Michelin Pilot Sport Cup2 R para o Ferrari 488 Pista, explica que "o desafio era elevar ainda mais os limites de aderência do 488 Pista. Graças à versão 'R' dos Pilot Sport Cup2, conseguimos melhorar os tempos por volta, mantendo o prazer de condução e a capacidade de resposta típicos do Ferrari 488 Pista".

Fonte: Revista dos Pneus

Bridgestone não poupou esforços no novo Battlax Hypersport S22

Bridgestone não poupou esforços no novo Battlax Hypersport S22

A Bridgestone apresentou o Battlax Hypersport S22, um pneu pioneiro e inovador para motos. Com uma nova adição à principal gama Battlax, a Bridgestone não abdica de nada, oferecendo o melhor desempenho em todas as áreas.
O desenvolvimento do S22 teve por base uma determinação em juntar um desempenho excelente em piso molhado à excelente aderência em piso seco, na qual o Battlax Hypersport já era bem reconhecido.
Houve, também, um maior foco na sensação de contacto com o piso e nas curvas, permitindo que os pilotos experimentassem toda a extensão do desempenho da sua moto na estrada.
Os resultados dos testes revelam melhorias gerais, com curvas 15% mais rápidas em pisos secos, tempos de volta 1,2% mais céleres em pisos secos e tempos por volta 5% mais rápidos em pisos molhados.
A Bridgestone incorporou uma estrutura composta variada no pneu, com um centro mais duro, áreas de tração mais macias e composto nos ombros ainda mais suaves. Tudo para otimizar o equilíbrio entre a aderência e as curvas.
Esta mistura de composto original utiliza resina otimizada na área de tração do pneu, enquanto o composto central incorpora um aumento de 25% nas moléculas de sílica fina para aumentar o contacto com a superfície da estrada.
Apesar das melhorias no desempenho, a vida útil dos pneus dianteiros ou traseiros não ficou comprometida.
A melhoria de 5% nas condições de piso molhado foi possível graças a aperfeiçoamentos do padrão, que aumentaram o escoamento de água e aumentaram o controlo do limite, bem como um aumento na relação no rácio do exterior para o interior na área do ombro do pneu.
O ângulo e o alinhamento da ranhura foram otimizados para garantir que as forças de trabalho do pneu fornecessem o melhor desempenho nos cantos e nas retas em pisos molhados e secos.
Ajustes adicionais ao padrão impactaram positivamente a leveza na condução e a resposta no pneu.
A Bridgestone incorporou a sua tecnologia de construção MS-Belt e Cabo de Penetração de Alta Tensão da última geração para garantir que os passageiros pudessem experimentar uma leveza na condução e se sentissem confiantes na estabilidade do pneu a altas velocidades.
Isto foi cruzado contra a aresta 3D no design da ranhura do pneu dianteiro, vital para a rigidez ideal no pneu. O resultado traduz-se num pneu que foi otimizado para o melhor desempenho em todas as áreas.
Os novos pneus Battlax Hypersport S22 estão disponíveis com uma elevada variedade de medidas desde janeiro de 2019. Dimensões adicionais serão lançadas em janeiro de 2020.

Fonte: Revista dos Pneus

Michelin é a marca oficial de pneus no MotoGP

Michelin é a marca oficial de pneus no MotoGP

A Michelin chega, em 2019, à terceira época como fornecedora oficial de pneus para o MotoGP. Após um início complicado e com alguns problemas, a marca conseguiu mostrar evolução nos anos seguintes.
Alguns especialistas afirmam que a competitividade nas corridas são méritos dessa escolha. O contrato é válido até 2023, o que mostra toda a confiança da empresa em manter-se com força no mercado.
No entanto, a vida dos técnicos da Michelin em todos as corridas de MotoGP não é nada fácil. São quase dois mil pneus levados para todas as partes do mundo.
Os pneus são selecionados especialmente para o tipo de pista e, cerca de 20 a 40 profissionais da marca francesa, trabalham em apoio às equipas profissionais. Os pilotos também têm contacto direto com a marca.
Alguns dos custos são pagos pelas equipas. Porém, grande parte das contas fica a cargo da própria fornecedora de pneus. No final de 2017, a Michelin escolheu renovar a parceria que tem com a Dorna Sport, proprietária do MotoGP.
Um contracto de quase 30 milhões de euros, pagos pela Michelin, foi assinado. Com isso, a empresa garantiu ficar como única fornecedora da categoria principal até final de 2023. A Dunlop é responsável pelas outras categorias.
Honda e Ducati adaptam-se
As equipas e os pilotos são as peças mais importantes do MotoGP. Por isso, foram os mais afetados pela mudança. Na época de 2017, alguns deles passaram por problemas e criticaram a entrada da marca francesa.
Em entrevista feita ao portal MotoSport, o italiano Danilo Petrucci chegou a elogiar a antiga fornecedora, Bridgestone, em comparação com a primeira época das borrachas utilizadas no ano.
No entanto, algumas equipas conseguiram adaptar-se mais facilmente. Nas temporadas recentes, Ducati e Honda dominaram o cenário e viram a Yamaha ficar para trás.
Em 2018, por exemplo, as duas equipes conseguiram marcar cerca de 710 pontos no campeonato, enquanto a equipa liderado por Valentino Rossi passou mais de um ano sem uma vitória na categoria principal do MotoGP.
Porém, o piloto que se destaca melhor neste cenário ainda é Marc Márquez. O atual campeão é quem soube aproveitar os novos pneus e tem conseguido ser campeão ano após ano.
Nesta temporada, o piloto espanhol já é considerado favorito nas cotações online do portal da Betway. No dia 12 de abril, a Formiga Atómica do MotoGP tem 82% de chance de conquistar o sexto título mundial.
Andrea Dovizioso, da Ducati, é o segundo com alguma diferença, assim como Rossi, Lorenzo e Viñales.
Marc Márquez sonha em, finalmente, ultrapassar o número de títulos de Valentino Rossi, um dos principais rivais nos números. Porém, a disputa na temporada deve ficar entre ele e Andrea Dovizioso, como ele mesmo defendeu em entrevista ao jornal Record.
O italiano da Ducati é quem disputa as últimas curvas com o espanhol, diferente de Rossi que ainda sofre com a Yamaha.
Das pistas para a estrada
A presença da Michelin no MotoGP, além de comercial, é uma evolução técnica para a empresa. Com a oportunidade de testar novos componentes, a marca tem conseguido expandir-se na venda de pneus fora das competições.
O Michelin Power Cup Evo, por exemplo, tem sido elogiado por diferentes especialistas, como mostra a comparação feita pelo portal Sapo em 2017. Ele é resultado de alguns testes feitos em pista.
Além disso, a entrada da Michelin na categoria também trouxe uma maior competitividade entre pilotos e equipas. Nas temporadas recentes, Ducati e Honda conseguiram destacar-se. Porém, outras equipas também conseguiram vencer provas com bons rendimentos.
Em 2016, por exemplo, nove pilotos diferentes conseguiram vencer corridas na categoria. Foi um recorde que marcou a entrada dos novos pneus franceses.
O ano de 2019 será importante para a Michelin, principalmente por ser a quarta época na categoria. Recentemente, no GP do Qatar, o piloto português Miguel Oliveira teve problemas com desgastes de pneus na sua KTM.
O piloto luso evitou fazer qualquer crítica e assumiu uma parte do problema. É uma mudança de comportamento, sabendo do bom trabalho que a Michelin tem realizado no MotoGP.

Fonte: Revista dos Pneus

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Ex-guarda redes Ricardo é o novo embaixador da Nokian Tyres

Ex-guarda redes Ricardo é o novo embaixador da Nokian Tyres

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, conhecido, simplesmente, como Ricardo, ex-guarda redes da seleção portuguesa de futebol, é o novo embaixador da marca Nokian Tyres no nosso país.
Utilizador habitual dos pneus Nokian nas suas viaturas, Ricardo privilegia a boa aderência dos pneus em estradas secas e molhadas, bem como o baixo ruído de rolamento.
No último ano, circulou com Nokian ZLine no seu Volvo S90, tendo tirado o máximo proveito do bom desempenho destes pneus, quer nas curtas deslocações em estradas secundárias quer em viagens mais longas em autoestrada.
“Foi uma experiência muito boa, porque estão montados num carro de excelência e os pneus também são de excelência. Para mim, a aderência e a capacidade de travagem são as características que mais valorizo nos pneus e os Nokian ZLine cumpriram sempre bem estes parâmetros", disse.
"Temos de ter sempre presente que os pneus são o único elemento que nos liga à estrada e a nossa segurança depende da qualidade do seu desempenho. Já têm muitos quilómetros feitos em autoestrada e o nível de ruído é surpreendentemente baixo. Vivo numa zona que tem muitas autoestradas em cimento, onde se nota mais o ruído, mas com estes pneus é muito baixo”, acrescentou o ex-guarda redes.
Relativamente ao desgaste, Ricardo referiu que “os resultados comprovam que, apesar de terem mais de 35.000 km, os pneus continuam com o piso uniforme e prontos para fazerem muitos mais quilómetros. Aconselho estes pneus para qualquer carro, principalmente os de gama alta, pois exigem mais aderência e poder de travagem”.
Nova experiência com Nokian Powerproof
Ricardo deslocou-se à Pneubase, oficina da rede Euromaster, para montar o mais recente produto da marca finlandesa, os novos Powerproof. Concebidos para a condução a alta velocidade, os novos pneus UHP Nokian Powerproof mantêm-se seguros, precisos e exatos, tanto em estradas molhadas como secas.
O comportamento extremamente estável proporciona uma direção muito precisa e oferece tranquilidade tanto em mudanças de faixa a alta velocidade como em travagens súbitas. A estrutura robusta garante durabilidade e resistência.
De referir que o desenvolvimento deste novo pneu da Nokian teve a contribuição do especialista em velocidade Mika Hakkinen, bicampeão do mundo de Fórmula 1. Hakkinen testou o Nokian Powerproof em várias pistas de testes, tendo fornecido feedback sobre o comportamento do pneu em condições extremas e no limite da aderência. Para este especialista, “o Nokian Powerproof é um pneu fantástico, que faz exatamente o que o condutor pretende”.
Uma parceria para continuar
A associação entre Ricardo e a Nokian Tyres não podia ser mais clara para os responsáveis da marca. Tal como Ricardo, a Nokian quer ser n.º 1 na escolha dos portugueses.
Esta parceria estratégica reforça a posição da Nokian e a sua assinatura de marca, que visa a proximidade inequívoca com o cliente.
Augusto Taveira, responsável do distribuidor da Nokian em Portugal, afirma que esta é uma das muitas iniciativas que a marca vai desenvolver ao longo do ano, sendo a próxima já no início de maio, onde vai estar presente como expositor na expoMECÂNICA, que se realizará, na Exponor, de 3 a 5 de maio.

Fonte: Revista dos Pneus

Dunlop renova acordo com a Federação de Motociclismo de Portugal

Dunlop renova acordo com a Federação de Motociclismo de Portugal


A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) volta a confiar na Dunlop para ser o pneu oficial do Campeonato Nacional de Velocidade nas categorias de Superbikes e Stocksport 600.
Deste modo, a Dunlop pretende continuar a envolver-se na formação das futuras promessas do motociclismo português. E que melhor forma de fazê-lo do que com pneus de primeira categoria, que lhes permitam desenvolver a sua carreira desportiva?
Mas não só, dado que o Troféu Luís Carreira e, também, o Troféu de Iniciação 2020, nas categorias 1 e 2, e as 3 horas de Resistência do Estoril, contarão com o apoio da marca.
A Dunlop também quer estar presente nos eventos de mototurismo que se realizem em Portugal e, como tal, será patrocinador oficial da 21.ª Edição do Lés a Lés, da 4.ª Edição do Lés a Lés Off Road e, também, do Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos.
“Estamos muito orgulhosos que a Federação de Motociclismo de Portugal continue a confiar na Dunlop para prosseguir o desenvolvimento do motociclismo em Portugal", destacou Moisés Lozano, manager de Moto na Iberia.
"Esta confiança deve-se, em grande parte, ao excelente trabalho realizado pelas partes envolvidas durante os últimos anos, para fazer crescer as diferentes categorias do campeonato", completou o responsável.

Fonte: Revista dos Pneus