sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Pirelli apresenta pneus com rede 5G

Pirelli apresenta pneus com rede 5G

A Pirelli é a primeira empresa mundial que transmite, através da rede 5G, informações relacionadas com a estrada detetadas por pneus inteligentes.
A empresa apresentou, em Turim, o conceito chamado "Primeiro Sistema ADG 5G Avançado". A demonstração teve lugar durante o evento "O papel da 5G na comunicação V2X", organizado pela Associação Automóvel 5GAA, da qual a Pirelli é membro.
Pirelli, Ericsson, Audi, Tim, Italdesign e KTH organizaram uma ação conjunta na pista da cobertura do edifício Lingotto, com um veículo equipado com sensores nos pneus (Pirelli Cyber Tire) ligados à rede 5G.
Estes pneus são capazes de detetar possíveis situações de aquaplaning e transmitir este potencial perigo ao carro que vem a seguir. Isto é baseado no 5G, que dispõe de uma grande largura de banda e baixa latência.
O pneu é o único ponto de contacto entre o automóvel e a estrada. Devido à tecnologia que a Pirelli está a acabar de aperfeiçoar, será capaz de comunicar com o veículo e condutor, através da rede 5G, com a infraestrutura rodoviária.
Os pneus Pirelli Cyber Tyre, equipados com sensores no seu interior, serão, no futuro, capazes de fornecer dados ao veículo relativos ao modelo do pneu montado acerca dos quilómetros realizados, das cargas dinâmicas e, pela primeira vez, das situações potenciais de risco sobre o asfalto, como a presença de água ou zonas com baixa aderência.
Esta informação permitirá ao veículo adaptar o nível de atuação dos seus sistemas de assistência à condução, incrementando com ele os níveis de segurança, conforto e prestações. Mais: proporcionará os mesmos dados a outros veículos e à própria infraestrutura.
O grande potencial do 5G permite situar o pneu no centro de um amplo contexto de comunicação, que está relacionado por completo ao ecossistema do tráfego, contribuindo, de modo ativo, ao desenvolvimento de soluções e serviços para o futuro da mobilidade e dos sistemas de condução autónoma.

Fonte: Revista dos Pneus

Falken é equipamento original do novo Toyota Corolla

Falken é equipamento original do novo Toyota Corolla

Dois pneus das séries Falken ZIEX e SINCERA foram aprovados como o equipamento original do novo Toyota Corolla, que já está disponível no mercado.
Especificamente, os pneus escolhidos são o ZIEX ZE914B ECORUN, nas dimensões 225/40R18 92 W XL e 225/45R17 91W, e o SINCERA SN832B, na dimensão 205/55R16 91V.
O Toyota Corolla, o carro mais vendido no mundo, é sinónimo de alta fiabilidade. Agora, com a sua inovadora versão de motor híbrido, também aumenta o nível de desempenho e eficiência, uma combinação perfeita para o Falken ZIEX ZE914B ECORUN, que equipará o novo modelo compacto Corolla.
O ZIEX ZE914B ECORUN oferece desempenho extraordinário na condução e na travagem, mesmo com piso molhado.
Este pneu, modificado para se adaptar aos requisitos avançados dos veículos híbridos, oferece maior resistência ao rolamento, o que reduz o consumo de combustível.
O ZIEX ZE914B ECORUN é uma excelente opção para estilos de condução dinâmicos. Este pneu recebeu inúmeras críticas em testes independentes.
Entre os quais, os testes realizados pela revista alemã de carros desportivos, publicada na edição de 16/07, concederam uma classificação “recomendada” ao ZIEX ZE914 ECORUN, destacando o seu “desempenho equilibrado de condução em piso molhado, com manobrabilidade extremamente neutra e alta precisão de direção”, além de “bom conforto de condução”.
Os modelos sedan do novo Toyota Corolla terão como equipamento original o pneu Falken SINCERA SN832B. Lançado em 2014, o Falken SINCERA SN832 ECORUN foi o primeiro pneu do fabricante japonês desenvolvido especificamente para economizar combustível, tendo passado por um progresso contínuo desde a sua criação.
Segundo o fabricante, o SINCERA SN832 ECORUN oferece melhor aderência em piso molhado e excelente desempenho em aquaplaning, além de alta eficiência energética.
Os testes realizados pela ADAC, a associação alemã de carros, declararam o Falken SINCERA SN832 ECORUN como o vencedor geral do teste de pneus de verão ADAC 2018.
O SN832 ofereceu um desempenho convincente em todas as categorias de teste e recebeu um “Bom” para o seu comportamento e segurança na condução. Também o desempenho em piso molhado foi considerado "bom" e, em aquaplaning lateral, "muito bom".
Ambas as gamas de pneus são fabricadas na fábrica da SRI, na Turquia, e montadas nas fábricas da Toyota, em Castle Donington, no Reino Unido, e em Sarkaya, na Turquia.

Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear '66: a história dos pneus do filme Le Mans '66

Goodyear '66: a história dos pneus do filme Le Mans '66

Le Mans '66 estreou em toda a Europa em novembro. O filme conta a história do lendário duelo entre Ford e Ferrari, que teve lugar durante o emblemático desafio de resistência francês desse ano.
Um dos elementos chave da corrida foi o papel fundamental que desempenharam os pneus Goodyear, que levaram Bruce McLaren e Chris Amon a conseguir a vitória.
Quando Bruce McLaren e Chris Amon alcançaram a vitória nas 24 horas de Le Mans de 1966, a Ford não foi a única empresa dos EUA que deixou a sua marca no mundo.
O célebre GT40 Mark II negro correu com pneus Goodyear, depois de ter iniciado a corrida com pneus da grande rival da empresa na chamada guerra de pneus, a Firestone.
Matt Damon e Christian Bale, protagonizam Le Mans '66, a história real do designer de automóveis norte-americano Carroll Shelby (Damon) e do piloto britânico Ken Miles (Bale), que, juntos, lutaram contra as leis da física e os seus demónios pessoais para construir um revolucionário carro de corridas para a Ford Motor Company e enfrentar o domínio desportivo de Enzo Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, em 1966.
As 24 horas de Le Mans de 1966 começaram com condições de chuva e rapidamente tornou-se evidente que os pneus Goodyear tinham melhor performance do que os Firestone.
Dois dos carros da equipa de competição da Shelby American que participavam na prova, o número 1, de Ken Miles/Denny Hulme, e o número 3, de Dan Gurney/Jerry Grant, não estavam a ter problemas com os seus pneus Goodyear, mas o de McLaren, equipado com Firestone, perdia partes da banda de rolamento na reta de Mulsanne, a mais de 337 km/h.
Quando Bruce McLaren entrou nas boxes para dar o lugar a Chris Amon, procurou o representante da Firestone e negociou uma mudança para a Goodyear.
No dia seguinte, no final da corrida, os Ford número 2, 1 e 5 sobreviventes, este último o carro patrocinado pela Holman & Moody, de Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson, aproximaram-se para chegar juntos à meta.
O empate técnico entre os dois carros da Shelby continua a ser debatido até aos dias de hoje, mas a história conta que McLaren e Amon obtiveram a vitória por terem partido uns metros mais atrás.
Daí terem percorrido uma maior distância durante o mesmo período. Contudo, caso não tivessem trocado os seus pneus pelos Goodyear, nem sequer teriam estado na luta pela vitória.
Mais detalhes acerca desta apaixonante história podem ser encontrados aqui.

Fonte Revista dos Pneus

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Goodyear procura bom resultado no WEC

Goodyear procura bom resultado no WEC

A equipa da Goodyear Racing chega à terceira ronda do Mundial de Resistência da FIA 2019/20 com otimismo, depois de uma grande corrida em Fuji, no mês passado.
No circuito japonês, as três equipas que utilizavam pneus Goodyear estiveram na frente na sua categoria, com a equipa Jota Sport a garantir a pole position, ao passo que as equipas Jackie Chan DC Racing e High Class Racing lideraram a prova.
As três equipas competem na Classe LMP2, destinada a “Protótipos de Le Mans” de 600 cv e motores V8 de 4,2 litros. Significativamente, esta é a única categoria em que existe luta entre fabricantes de pneus.
Para a Goodyear, a corrida de Xangai será um marco na sua história na competição. O circuito foi inaugurado em 2004, já depois da última etapa da Goodyear na Fórmula 1, pelo que esta corrida será a primeira de um Campeonato do Mundo da FIA realizada na China a contar com a presença de pneus Goodyear.
Ho-Pin Tung foi o primeiro piloto chinês a vencer na sua categoria na corrida das 24 Horas de Le Mans e espera liderar o regresso da Goodyear à China.
Dsipõe de experiência de conquistar um desafio de pilotagem muito peculiar, dado que foi o primeiro piloto a chegar ao topo da montanha Tianmen num SUV de estrada.
Em 2018, após percorrer 99 curvas fechadas e transpor 999 degraus, Tung levou um Range Rover Sport equipado com pneus Goodyear ao pico de um locais mais emblemáticos e venerados da China.
Esta foi a sua primeira experiência de trabalho com os engenheiros da Goodyear e está pronto para uma batalha muito diferente, mas igualmente exigente, este fim de semana.
Tung explicou que “subir os 999 degraus com um automóvel, foi uma forma muito inovadora de começar a colaborar com a Goodyear. Trabalhámos de forma estreita com os seus engenheiros e isso deu-lhes a confiança necessária para alcançar o êxito. Em Xangai, num carro de LMP2, necessitamos da mesma concentração e da mesma confiança no pneu”.
As 4 Horas de Xangai do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA têm início às 12h00 (hora local) de domingo, 10 de novembro, depois das sessões de treinos livres e de qualificação realizadas nos dois dias anteriores.
Fonte: Revista dos Pneus

Hankook Tire apresenta resultados financeiros do terceiro trimestre

Hankook Tire apresenta resultados financeiros do terceiro trimestre

O fabricante de pneus Hankook apresentou os seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2019, com vendas globais consolidadas de 1.380 milhões de euros e lucros operacionais de 135,6 milhões de euros.
As vendas de pneus de maiores dimensões, acima de 17", impulsionadas por tecnologia de classe mundial e alta qualidade do produto, representam 55% dos pneus de automóveis, o que equivale a um aumento de 3% comparando com o mesmo período do ano passado.
Especificamente, o crescimento constante das vendas de pneus maiores nos principais mercados, como Coreia do Sul, Europa, América do Norte e China, ajudou a consolidar ainda mais a imagem da Hankook como uma marca de nível superior.
Devido à crescente procura no mercado internacional de SUV, o fabricante de pneus reforçou o seu maior catálogo de pneus e incluiu pneus de equipamento original para a terceira geração do Porsche Cayenne, para o novo Audi Q8 e para o renovado Ford Explorer de 2020, o SUV mais vendido nos EUA.
Por outro lado, a baixa confiança do consumidor causada pela recessão económica global intensificou a concorrência nas vendas de pneus, o que diminuiu a procura.
Isto também afetou o fornecimento de pneus de equipamentos originais, bem como a procura por pneus sobressalentes nos principais mercados.
A Hankook concentra-se no fortalecimento da sua posição como uma marca de nível superior. Por esse motivo, o fabricante de pneus está a melhorar a competitividade dos seus produtos premium, principalmente em segmentos com grande potencial de crescimento.
Além disso, a empresa planeia diversificar o seu portefólio de equipamentos originais para criar uma estrutura de crescimento estável e otimizar as estratégias de distribuição de cada área.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Goodyear é pneu oficial da Land Rover Experience Tour

Goodyear é pneu oficial da Land Rover Experience Tour

Os pneus Goodyear Wrangler DuraTrac vão exibir toda a sua robustez ao longo de uma viagem de 2.000 km através das exigentes estradas africanas, equipando 16 veículos Land Rover Discovery.
Os participantes que atravessarão o Parque Nacional Kavango-Zambezi (Kaza) poderão confiar nos pneus Goodyear para enfrentar os terrenos mais difíceis que irão encontrar na segunda maior reserva do mundo.
O cenário escolhido este ano para levar a cabo a bienal Land Rover Experience Tour foi o Parque Nacional Kavango-Zambezi, a segunda maior reserva do mundo, que engloba partes de países africanos como Angola, Botsuana, Namíbia, Zambia e Zimbabué.
Os pneus Wrangler DuraTrac equiparão os 16 veículos Land Rover Discovery, os quais, ao longo das últimas três décadas, deram mostras da sua versatilidade e resistência em inúmeras missões de aventura por todo o mundo.
Os participantes poderão admirar os animais no seu habitat natural, desfrutar da cozinha local e visitar as Cataratas de Vitória, a maior cascata do mundo.
Além de descobrirem estes países, os participantes terão tempo também para conhecer as suas gentes, imergindo nas respetivas culturas e tradições.
Estando, ainda, envolvidos em atividades como iniciativas de sustentabilidade e preservação de animais e natureza. Aspetos que convenceram o WWF e o banco de desenvolvimento alemão KfW a apoiar a reserva natural de Kaza.
O Goodyear Wrangler DuraTrac foi desenvolvido para fazer frente aos terrenos mais difíceis, incluindo as profundas encostas arenosas, os caminhos de terra e areia, os arbustos espinhosos da savana e os caminhos de gravilha cobertos de mato – todos os terrenos que deverão enfrentar os participantes durante esta aventura.
Para as partes de todo-o-terreno, os condutores poderão beneficiar da tecnologia TractiveGroove da Goodyear, que melhora a tração na lama.
Os pneus Wrangler DuraTrac foram, também, concebidos para superar a altitude, evacuar rapidamente gravilha, terra e lama e incrementar, automaticamente, a tração e a estabilidade lateral do veículo.