terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Tyre Leap AI Analyse: a nova tecnologia para produção de pneus

Tyre Leap AI Analyse: a nova tecnologia para produção de pneus

A Sumitomo Rubber Industries, Ltd. desenvolveu uma nova tecnologia baseada em Inteligência Artificial, com a qual é possível fazer previsões fiáveis ​​sobre o desempenho das novas fórmulas de borracha a partir de indicadores-chave, em conjunto com dados de análises avançadas da estrutura interna dos compostos de borracha.
Isso afeta os pneus novos mas, sobretudo, também os pneus cuja estrutura interna é alterada durante a condução por tensões mecânicas e alterações no perfil de atrito, o que influencia as propriedades de rodagem.
Essa nova solução chama-se "Tyre Leap AI Analyse" e ajuda a desenvolver uma tecnologia que mantém o desempenho durante toda a vida útil de um pneu, que, por sua vez, é um elemento essencial dos "pneus inteligentes”. O que ajuda a alcançar uma mobilidade sustentável que deve desenvolver uma segurança eficaz.
Em geral, os compostos de pneus são fabricados com muitos materiais diferentes, como borracha (natural e sintética), cargas de reforço (como sílica e negro de fumo) e vários produtos químicos e aditivos. O desempenho dos pneus depende decisivamente da combinação desses materiais, dependendo do tipo e quantidade das matérias-primas utilizadas.
Como as interrelações nas quais se baseia são extremamente complexas, a análise precisa da estrutura interna dos compostos de borracha só pode ser realizada com um esforço razoável, utilizando as tecnologias mais modernas.
Por esse motivo, a nova solução "Tyre Leap AI Analyse" utiliza tecnologias avançadas de Inteligência Artificial e foi desenvolvida pela SRI em colaboração com o professor Kimi Haseyama, da Universidade Hokkaido de Sapporo (Japão).
Por isso, instrumentos de precisão, como microscópios eletrónicos, têm sido utilizados para obter análises de alta precisão da estrutura interna que permitem uma previsão das propriedades do composto.
Com a "Tyre Leap AI Analyse", alterações no desempenho do pneu durante sua vida útil podem ser previstas com grande precisão a partir da comparação de imagens entre pneus novos e usados.
A nova tecnologia tem um enorme potencial como ferramenta para prever o desempenho dos pneus no final da sua vida útil.

Fonte: Revista dos Pneus

Continental apresenta nova aplicação para pneus agrícolas

Continental apresenta nova aplicação para pneus agrícolas

A Continental lançou uma nova aplicação, Agriculture TireTech, destinado ao setor agrícola. Com essa aplicação, a empresa de tecnologia está a expandir o seu portfólio existente de serviços abrangentes com outra solução digital para clientes finais, distribuidores e parceiros contratuais. A aplicação já está disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android.
O elemento central da Agriculture TireTech é a chamada Calculadora de Carga e Pressão, onde os utilizadores podem verificar a pressão certa para os seus pneus, dependendo da carga.
Desta forma, eles podem determinar a pressão correta para os seus pneus agrícolas da Continental, de acordo com a aplicação dedicada para operações agrícolas diárias, o que resulta em menor compactação do solo, menor desgaste dos pneus, maior eficiência e menor consumo de combustível.
Além da Calculadora de Carga e Pressão, a aplicação oferece informações técnicas abrangentes sobre o portfólio de pneus agrícolas da Continental, além de uma tabela de conversão útil. Outro destaque é a Calculadora de Leads, que compara as circunferências de rolamento de todos os pneus Continental e recomenda se os pneus escolhidos são aplicáveis ​​com a razão mecânica do seu trator.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

EUA vencem ISDE com pneus Dunlop

EUA vencem ISDE com pneus Dunlop

A equipa dos EUA conquistou a vitória nos International Six Days Enduro (ISDE) da FIM de 2019, prova que decorreu no Algarve.
Os pilotos Ryan Sipes, Kailub Russell, Taylor Robert e Steward Baylor, que utilizaram pneus Dunlop Geomax Enduro EN91, terminaram com dois minutos de vantagem sobre os seus principais rivais, os pilotos da equipa da Austrália.
O evento off-road mais antigo do calendário da FIM, também conhecido como as "Olimpíadas do motociclismo", realizou-se, este ano, em Portimão e foi um grande desafio tanto para pilotos como para equipas.
A equipa dos EUA tirou partido do novo EN91, que proporciona um notável desempenho em condições de piso seco, molhado e até mistas, assim como uma resposta melhorada para oferecer aos pilotos a confiança necessária para forçarem o ritmo num amplo leque de terrenos.
O Dunlop Geomax Enduro EN91 dispõe de blocos inclinados de formato hexagonal, que conferem ao pneu uma maior cobertura do terreno e uma superior aderência em todas as condições.

Fonte: Revista dos Pneus

Michelin anuncia joint venture com a Faurecia

Michelin anuncia joint venture com a Faurecia

A Michelin, líder mundial em pneus e mobilidade sustentável, e a Faurecia, líder tecnológico na indústria automóvel, formalizaram a criação da Symbio, originando a Faurecia Michelin Hydrogen Company.
A nova joint venture reunirá todas as atividades dedicadas à tecnologia da pilha de combustível, com o objetivo de tornar-se num líder mundial na mobilidade baseada no hidrogénio.
Construída em torno de um ecossistema único, esta desenvolverá, produzirá e comercializará sistemas de pilha de combustível de hidrogénio para veículos de turismo, veículos comerciais e camiões, além de aplicações para outras áreas da mobilidade elétrica.
A complementaridade de Michelin e Faurecia permite propor uma completa gama de sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio para cobrir todos os tipos de mobilidade.
A Faurecia contribuirá com a sua experiência tecnológica em mobilidade baseada no hidrogénio e com os resultados obtidos com os seus trabalhos de I+D realizados em colaboração com a Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica (CEA).
Por sua vez, a Michelin contribuirá com os conhecimentos da sua subsidiária Symbio, fornecedor de sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio, assim como com a sua completa gama de serviços e atividades de design e produção.
Michelin e Faurecia investirão, inicialmente, 140 milhões de euros nesta nova empresa, com o objetivo de desenvolver pilhas de combustível de nova geração, iniciar a produção em série e impulsionar o negócio na Europa, na China e nos EUA.
Com a Symbio, a Faurecia Michelin Hydrogen Company pretende alcançar 25% de quota de mercado e uma faturação de cerca de 1.500 milhões de euros em 2030.
Numa fase inicial, a joint venture contará com três unidades industriais, que abastecerão os principais mercados automóvel do mundo: Europa, Ásia e EUA.
Espera-se que a procura pela mobilidade elétrica aumente, significativamente, até 2030, com os veículos alimentados por hidrogénio a representarem dois milhões de unidades, das quais 350.000 serão comerciais.
Enquanto única solução “emissões zero” que complementa os veículos elétricos alimentados por baterias, a tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio é essencial para acelerar o desenvolvimento da mobilidade elétrica, e para que esta responda aos seus três maiores desafios: melhoria da qualidade do ar; redução das emissões de CO2; transição energética.

Fonte: Revista dos Pneus