A Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
desenvolveu uma nova tecnologia baseada em Inteligência Artificial, com a
qual é possível fazer previsões fiáveis sobre o desempenho das novas
fórmulas de borracha a partir de indicadores-chave, em conjunto com
dados de análises avançadas da estrutura interna dos compostos de
borracha.
Isso afeta os pneus novos mas, sobretudo, também os pneus cuja
estrutura interna é alterada durante a condução por tensões mecânicas e
alterações no perfil de atrito, o que influencia as propriedades de
rodagem.
Essa nova solução chama-se "Tyre Leap AI Analyse" e ajuda a
desenvolver uma tecnologia que mantém o desempenho durante toda a vida
útil de um pneu, que, por sua vez, é um elemento essencial dos "pneus
inteligentes”. O que ajuda a alcançar uma mobilidade sustentável que
deve desenvolver uma segurança eficaz.
Em geral, os compostos de pneus são fabricados com muitos materiais
diferentes, como borracha (natural e sintética), cargas de reforço (como
sílica e negro de fumo) e vários produtos químicos e aditivos. O
desempenho dos pneus depende decisivamente da combinação desses
materiais, dependendo do tipo e quantidade das matérias-primas
utilizadas.
Como as interrelações nas quais se baseia são extremamente complexas,
a análise precisa da estrutura interna dos compostos de borracha só
pode ser realizada com um esforço razoável, utilizando as tecnologias
mais modernas.
Por esse motivo, a nova solução "Tyre Leap AI Analyse" utiliza
tecnologias avançadas de Inteligência Artificial e foi desenvolvida pela
SRI em colaboração com o professor Kimi Haseyama, da Universidade
Hokkaido de Sapporo (Japão).
Por isso, instrumentos de precisão, como microscópios eletrónicos,
têm sido utilizados para obter análises de alta precisão da estrutura
interna que permitem uma previsão das propriedades do composto.
Com a "Tyre Leap AI Analyse", alterações no desempenho do pneu
durante sua vida útil podem ser previstas com grande precisão a partir
da comparação de imagens entre pneus novos e usados.
A nova tecnologia tem um enorme potencial como ferramenta para prever o desempenho dos pneus no final da sua vida útil.
Fonte: Revista dos Pneus
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