terça-feira, 20 de abril de 2021

Goodyear equipa novo Toyota Aygo

03 - Goodyear-equipa-1 

A Toyota apresentou o seu novo protótipo, o Aygo X prologue, equipado com pneus Goodyear que contam com paredes laterais esculpidas sob medida a laser.

O pequeno crossover representa a visão da Toyota para o futuro do segmento A, e é a mais recente de uma série de colaborações entre Toyota e Goodyear em inovadores projetos conceptuais, que remontam a 2003.

 

Hans Vrijsen, Diretor Geral de OE da Goodyear EME, afirma: “A Goodyear orgulha-se de ser parceira dos pioneiros que estão a dar forma ao futuro da mobilidade. Temos colaborado com a Toyota ao longo de 18 anos nos seus protótipos, e estamos muito satisfeitos por podermos oferecer mais um pneu feito sob medida para apoiar a sua visão do futuro do segmento A”.

 

Os crossover são um segmento em crescimento no mercado automóvel europeu. Modelos que procuram reunir o melhor de dois mundos, proporcionando a agilidade e a versatilidade dos automóveis pequenos, mas oferecendo o espaço, o conforto e a resistência dos SUV.

 

O Aygo X prologue da Toyota é a ilustração perfeita desta tendência, trazendo consigo uma ousada reinvenção do segmento A. O arrojado e apelativo design do Aygo X prologue combina diversão com uma acrescentada irrequietude. Expressa atitude com uma postura firme e uma altura ao solo melhorada para todas las condições da estrada.

 

Entre as principais características de design do Aygo X prologue encontra-se o ADN hexagonal, que acarreta uma nova expressão para os faróis de nevoeiro, a grelha inferior e os farolins traseiros.  Trabalhando em estreita colaboração com os designers da Toyota, a Goodyear transportou este visual também para o padrão da banda de rolamento e para as paredes laterais dos pneus. Mas os pneus Goodyear oferecem muito mais ao Aygo X Prologue do que apenas um design surpreendente e apelativo.

 

Hans Vrijsen acrescenta: “A Goodyear desenvolveu um desenho da parede lateral esculpido a laser sob medida para o Aygo X prologue. O resultado é um pneu com uma aparência resistente e uma performance igualmente robusta, para se ajustar ao design e à funcionalidade do Toyota Aygo X prologue”.

 

Com as suas inovadoras lamelas hexagonais, e uma parede lateral esculpida a laser, que reflete o ADN hexagonal o veículo, o pneu possui uma aparência premium e garante a coerência de design com o Aygo X prologue.

 

Lance Scott, Diretor de Design da Toyota Europe Design Development, acrescenta: “Como no passado, desfrutamos de uma colaboração criativa co a equipo de design da Goodyear para os pneus do nosso mais recente concept car. O desenho dinâmico da banda de rolamento, e os detalhes das paredes laterais de alta tecnologia, capturam, efetivamente, o espírito do Aygo X prologue, o que se soma à postura e ao movimento dinâmico que procuramos com este design”.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Gama Mutant da Dunlop não para de crescer

04 - Gama-Mutant-da-Dunlop-nao-para-de-crescer 

 

A Dunlop ampliou a sua gama Mutant com a introdução de duas novas medidas traseiras, permitindo a mais de 140 modelos utilizar o primeiro pneu crossover para moto, e o seu leque de tecnologias inteligentes.

O Mutant está agora disponível nas medidas 150/60Z R17 e 160/60Z R17. Ambas abrangem um amplo leque de motos, que cobrem os segmentos naked, roadster e crossover.

Estas motos, entre as quais se incluem modelos mais desportivos e máquinas de nível de entrada, podem, agora, ser equipadas com o inovador padrão crossover da Dunlop aplicado no Mutant, que proporciona uma excecional aderência sobre piso molhado e segurança em todas as condições de condução, ao longo de todo o ano.

A medida traseira mais estreita, 150/60Z R17, pode equipar um impressionante conjunto de mais de 60 modelos de motos, incluindo a KTM RC390 e a Kawasaki Z400. Aprilia, BMW e Honda também se encontram entre os fabricantes com máquinas que se adaptam a esta especificação particular o Mutant, alargando a performance em todas as estações do Mutant a um leque de motos de nível de entrada.

A mais ampla oferta do 160/60Z R17 adapta-se a mais de 70 motos com motores de superior capacidade, como a Honda CBR 500R, a Triumph Bonneville Speed ​​Twin e as Kawasaki Ninja 650 e Z650 de 2020, assim como a Versys 650. As Vitpilen e Svartpilen 701 da Husqvarna, e as La KTM 690 SMCR da especificação de 2019, também são compatíveis com o Mutant.

Aprilia, Benelli, CF Moto, Honda, Husqvarna, Kawasaki, KTM, Voge e mais 20 fabricantes produzem motos que podem ser equipadas com ambas as medidas.

A gama Mutant reúne diversas tecnologias da Dunlop para criar um pneu tão versátil quanto as motos para que foi concebido. A tecnologia MultiTread (MT) reforça a aderência lateral em curva, enquanto que os contornos da secção dianteira, desenhados fazendo uso da Dynamic Front Formula (DFF), melhoram a estabilidade e a comunicação com o motociclista. Ambas as tecnologias também são encontradas nos produtos de estrada de alta performance da Dunlop, sublinhando os atributos em termos de comportamento desportivo do Mutant.

Para mais, a carcaça com estrutura em tecido de rayon no composto do pneu proporciona um tempo de aquecimento curto e uma superior durabilidade. O Mutant é adequado para condições de tempo húmido e frio, graças ao uso de sílica High Surface Area (HSA) e à tecnologia 4 Season.

Estas características avançadas combinam-se para formar um pneu crossover que se impõe em todos os ambientes, durante todo o ano.

Dmitri Talboom, diretor de produto da Dunlop Motoc EMEA: “A introdução de duas novas medidas de pneus traseiros para o inovador crossover Mutant é um passo importante para a Dunlop. Os nossois engenheiros dedicaram muitas das nossas tecnologias de vanguarda a este produto, para que os motociclistas possam lidar com todas as condições de forma segura, e desfrutar de uma excecional durabilidade. Temos o prazer de ampliar i alcance do Mutant a mais de 140 modelos adicionais de motos, de 26 fabricantes, o que proporciona a mais motociclistas a opção de usufruírem da sua suprema versatilidade crossover por onde quer que viagem”.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Goodyear equipa novos Audi E-TRON GT Quattro e RS

04 - Goodyear-equipa-novos 

A Audi volta a contar com a Goodyear para equipar um dos seus veículos elétricos de referência. Desde 2019 que os SUV da gama e-tron já montavam pneus Goodyear como equipamento de origem.

Agora, o gran turismo de nova geração da Audi, o Audi e-tron GT, estará equipado com pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 de 21 polegadas.

“O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 foi lançado em 2019 e conta com as mais recentes tecnologias da Goodyear”, refere Hans Vrijsen, Diretor Geral de Equipamento de Origem para Pneus de Turismo da Goodyear EMEA, ” adapta-se na perfeição às exigências de um veículo elétrico como o Audi e-tron GT”.

O Audi e-tron GT é um automóvel elétrico que combina desportividade, conforto e sustentabilidade. Com os seus dois motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro, a versão mais desportiva, o RS e-tron GT, anuncia 475 kW (646 CV) e cumpre os 0-100 km/h em 3,3 segundos. Em combinação com a tração integral elétrica quattro, entrega todo o binário disponível de forma instantânea às quatro rodas.

“A potência e a performance instantânea do Audi e-tron GT necessitam de um pneu como o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, para permitir que os condutores desfrutem ao máximo da experiência de condução”, prossegue Hans Vrijsen.

Concebido como o pneu de verão derradeiro, a Goodyear utilizou tecnologias inovadoras no Eagle F1 Asymmetric 5, para conseguir melhorias significativas tanto na travagem sobre piso molhado como na condução em piso seco, sem comprometer o conforto de marcha nem o ruído de rolamento.

Os esforços da Goodyear para aperfeiçoar a performance centraram-se na redução da flexão do desenho da banda de rolamento quando da transmissão das forças laterais. O resultado é uma direcionabilidade precisa e nítida, um superior nível de aderência e uma aceleração constante e eficiente, que garante um melhor comportamento na condução sobre piso seco. A resposta da direção também foi melhorada, proporcionando uma experiência de condução mais comunicativa, e que inspira confiança.

Os Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 estarão montados em ambas as versões do Audi e-tron GT, na medida 265/35 R21 para o eixo dianteiro, e 305/30 R21 para o eixo traseiro.

“A Goodyear orgulha-se de ampliar a sua relação com a Audi, um dos principais fabricantes no campo da eletromobilidade, ao mesmo tempo que dá mais um passo na sua liderança no desenvolvimento de pneus que cumpram os requisitos dos veículos elétricos”, conclui Hans Vrijsen.

Fonte: Revista dos Pneus

 

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Até 2030 na Michelin será “Tudo Sustentável”

04 - Ate-2030-na-Michelin-sera-Tudo-Sustentavel 

 

Por ocasião do Capital Markets Day do Grupo, Florent Menegaux, Presidente, Yves Chapot, Gerente e Diretor Financeiro, juntamente com todos os membros do Comité Executivo, apresentaram a Michelin In Motion, a estratégia “Tudo Sustentável” da Michelin para 2030.

Florent Menegaux explicou a visão “Tudo Sustentável” do Grupo, baseada na procura permanente do equilíbrio adequado entre as pessoas, o planeta e os resultados económicos (People, Planet, Profit), apresentando os objetivos do Grupo para 2030 em torno de doze indicadores que abarcam os domínios do meio ambiente, social e financeiro. Estes objetivos são detalhados na página 4. Florent Menegaux destacou, em particular, o compromisso do Grupo relativamente a:

Pessoas

  • Alcançar um nível de compromisso dos funcionários superior a 85%;
  • Aumentar a proporção de mulheres em cargos diretivos até 35%;
  • Ser a referência mundial em segurança no trabalho, com um índice TCIR inferior a 0,5.

Planeta

  • Reduzir de forma significativa as emissões de CO2, nos âmbitos 1 e 2 (-50% relativamente a 2010), e na parte transporte do âmbito 3, para alcançar em 2050 a neutralidade carbónica neste perímetro (âmbitos 1, 2 e transporte);
  • Aumentar a taxa de matérias-primas sustentáveis em todos os seus produtos: 40% no horizonte de 2030, em linha com o objetivo de 100% em 2050.

Resultados económicos

  • Crescer de forma sustentada, com uma progressão anual de vendas média de 5% entre 2023 e 2030, uma vez terminada a atual crise devida às consequências da COVID-19;
  • Realizar entre 20% e 30% das vendas em negócios não relacionados com os pneus;
  • Garantir uma criação de valor significativa, com um ROCE superior a 10,5% entre 2023 e 2030.

 Novas áreas de crescimento para além do pneu

A Michelin continuará a crescer, investindo e inovando nas atividades e negócios relacionados com os pneus. As evoluções da mobilidade pós-COVID-19, e a aceleração do mercado de veículos elétricos, constituem uma verdadeira oportunidade de crescimento para o Grupo. De facto, a Michelin desenvolveu uma liderança tecnológica única na conceção e fabrico de pneus adaptados aos requisitos específicos dos veículos elétricos. No domínio do transporte rodoviário, o Grupo dará prioridade à seletividade e à criação de valor, enquanto que, em matéria de pneus para especialidades (mineração, engenharia civil, agricultura e aviação), a Michelin propõe-se continuar a ser a referência, capitalizando, nomeadamente, na diferenciação dos seus produtos e serviços.

Graças à sua capacidade de inovação e ao seu conhecimento dos materiais, a Michelin também está determinada em desenvolver-se fortemente em cinco sectores em torno dos pneus e para além dos mesmos:  Serviços e soluções, materiais compostos flexíveis, sector médico, impressão 3D em metal e mobilidade baseada no hidrogénio.

  • Nas atividades de serviços e soluções, o Grupo vai desenvolver e ampliar a sua oferta de soluções para as frotas, com base, especialmente, na conectividade e na análise de dados;
  • A Michelin planeia crescer significativamente no muito dinâmico mercado dos compostos flexíveis (cintas transportadoras, correias, revestimento de tecidos, juntas…) através de uma política de fusões-aquisições que criem valor, assim como da incubação de novos negócios;
  • O sector médico também constitui uma oportunidade de crescimento para os próximos anos;
  • No âmbito da impressão 3D em metal, o Grupo desenvolveu uma experiência única, que suporta a capacidade da AddUp, a sua joint-venture com a Fives, para comercializar uma ampla gama de soluções sob medida para a indústria;
  • No que se refere à mobilidade baseada no hidrogénio, o Grupo procura tornar-se um líder mundial em sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio através da Symbio, a sua joint-venture com a Faurecia.

Primeira etapa em 2023

Por ocasião do Capital Markets Day, o Grupo também apresentou as suas diferentes iniciativas de competitividade industrial para alcançar uma poupança anual líquida, sem contar com a inflação, de 80 milhões de euros entre 2020 e 2023. Adicionalmente, a Michelin anunciou uma poupança nos custos gerais e administrativos (SG&A), nas atividades relacionadas com o negócio dos pneus, de 65 milhões de euros líquidos até 2023, e de 125 milhões para 2025.

Seguidamente, Yves Chapot anunciou os objetivos financeiros para 2023. Nessa data, o Grupo prevê alcançar um número de vendas em torno de 24 500 milhões de euros, com um resultado operacional3 dos sectores superior a 3 300 milhões de euros, e um cash-flow livre estrutural de 3300 milhões de euros acumulados em 2022 e 2023, alcançando um ROCE de 10,5%.

O Grupo também se compromete a levar a cabo um esforço de valorização das suas externalidades negativas (emissões de CO2, consumo de água e de dissolventes), e impõe-se objetivos de redução de cerca de 10% para 2023.

Por último, o Grupo decidiu rever a sua política de distribuição de dividendos, com o objetivo de alcançar uma taxa dos benefícios distribuídos em dividendos, excluindo elementos não recorrentes, de 50% a partir de 2021.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone utiliza 100% eletricidade renovável

04 - Bridgestone-utiliza 

A Bridgestone anunciou que todas as suas fábricas europeias de pneus, Centro Europeu de P&D e Centro de Testes em Roma, Itália, a fábrica PCT em Lanklaar, Bélgica, a fábrica têxtil em Usansolo, Espanha, e a sede da Bridgestone EMIA em Bruxelas, Bélgica, contam agora com o fornecimento de eletricidade de fontes 100 por cento renováveis.

Este anúncio representa um grande progresso na ambição da empresa em reduzir o impacto ambiental das suas operações: a Bridgestone Corporation está comprometida com o Acordo de Paris e com a neutralidade de emissões de carbono até 2050. A Bridgestone, que anunciou em março de 2020 que 90 por cento da eletricidade consumida nas fábricas tinha origem em recursos renováveis, tem investido para reduzir as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida dos seus produtos e em toda a cadeia de valor.

Sobre este anúncio, o CTO & COO da Bridgestone EMIA, Emilio Tiberio, afirmou: “Reduzir as nossas emissões de CO2 é um pilar fundamental da nossa visão de sustentabilidade a longo prazo, razão pela qual não posso enfatizar suficientemente a importância deste marco. É inspirador ver o quão longe chegámos num capítulo relativamente curto da longa história da Bridgestone. 100 por cento foi a meta traçada há muito tempo, mas há muito mais para alcançar na redução de emissões e noutras áreas semelhantes. Vamos usar esta conquista como inspiração para continuarmos a entregar, mais uma vez, o nosso valor”.

Bridgestone e Endesa lançam um dos projetos de autoconsumo mais importantes de Espanha
A Bridgestone e a Endesa, através da sua subsidiária Endesa X, assinaram um acordo para o arranque de um projeto de energia solar e que será uma das instalações de autoconsumo mais relevantes de Espanha.

A Bridgestone terá uma instalação de energia solar no último piso de 9,2 MW na sua fábrica de Burgos (uma das três que tem em Espanha e uma das 10 na Europa). A Endesa X ficará encarregada de instalar mais de 20.500 painéis solares na cobertura da fábrica. Este projeto envolve um investimento superior a cinco milhões de euros e terá uma área total de painéis de mais de 40.000m2, o equivalente a mais de cinco campos de futebol e que representa cerca de um terço da área total da fábrica.

A instalação começará nos próximos meses e deverá estar operacional no final do primeiro semestre de 2022. A fábrica de Burgos servirá de referência para as demais fábricas que estudam instalações semelhantes no futuro, como parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Bridgestone, que tem como objetivo ser neutro em carbono até 2050 e reduzir as suas emissões de CO2 em 50% até 2030.

Fonte: Revista dos Pneus

 

sábado, 10 de abril de 2021

Nexen Tire conquista 1º lugar no teste pneus de Verão

04 - Nexen-Tire-conquista 

A Nexen Tire divulgou que o pneu N’FERA Sport ganhou o primeiro lugar no teste de pneus de Verão conduzido pela revista alemã Auto Club Europa (ACE) Lenkrad, um dos maiores clubes automobilísticos da Alemanha.

O ACE Lenkrad tem cerca de 600.000 membros e oferece uma variedade de serviços, como o programa de suporte ao motorista e assistência na estrada. No Volkswagen Golf 8, os especialistas testaram nove pneus de verão de diferentes fabricantes, incluindo da Europa e América.

A revista concluiu que o N’FERA Sport era o melhor para conduzir em piso seco e molhado, o melhor para travar e o melhor em ruído de passagem.

O pneu, que foi fabricado na fábrica da Nexen Tire na Europa, recebeu críticas excelentes e teve um bom desempenho em todas as outras categorias, ganhando a classificação geral mais alta.

Este primeiro lugar no teste de pneus da revista ACE Lenkrad adiciona-se ao conjunto de elogios nas fortes classificações e resultados obtidos em testes organizados por associações e revistas de automóvel, incluindo a ADAC alemã e a Auto Bild, que também classificou o N’FERA Sport como “altamente recomendado”.

“Estamos muito satisfeitos com os últimos resultados dos testes, que também mostram que a qualidade e a tecnologia da Nexen Tire progrediram para um nível agora igual ao de outras marcas globais premium”, disse Travis Kang, CEO global da Nexen Tire. “Continuaremos a trabalhar para fornecer pneus seguros, de alto desempenho e ecologicamente corretos.”

FONTE: Revista dos Pnesu

 

MICHELIN Pilot Sport EV para desportivos elétricos

04 - MICHELIN-Pilot-Sport-EV 

A Michelin apresenta o novo MICHELIN Pilot Sport EV, o primeiro pneu MICHELIN desenvolvido para satisfazer as exigências específicas dos utilizadores de veículos desportivos de propulsão elétrica. Um pneu fruto da experiência adquirida pela Michelin na Fórmula E, caraterizado pelo seu baixo nível de ruído de rolamento, para proporcionar um maior conforto de marcha, e pelo seu desenvolvimento eco-responsável, que oferece um equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV distingue-se pelo acrónimo “EV” (Electric Vehicle) e caracteriza-se por uma performance que permite desfrutar com total segurança de todo o potencial do veículo elétrico.

  • Uma estabilidade e precisão de condução, inclusivamente a alta velocidade, com 15% mais de rigidez em curva, e uma ótima aderência em piso seco e molhado, independentemente do nível de desgaste do pneu.
  • Uma excelente resistência ao desgaste, tendo em conta a repartição de massas imposta pelas baterias, e em resposta ao elevado binário transmitido às rodas, e à capacidade de aceleração que carateriza este tipo de veículos, graças à sua estrutura MaxTouch ConstructionTM.
  • Uma reduzida resistência ao rolamento, que permite aumentar a autonomia das baterias em até 60 km, para ampliar ao máximo o potencial do veículo.
  • Redução de cerca de 20% do nível de ruído percebido no interior do veículo, para desfrutar da música ou da conversação, graças à tecnologia MICHELIN AcousticTM, constituída por uma espuma específica de poliuretano aplicada no interior do pneu, que amortece a ressonância do ruído.

Novo MICHELIN Pilot Sport EV é o resultado da experiência adquirida pela MICHELIN na Fórmula E
 Enquanto parceiro fundador da Fórmula E, a Michelin propôs uma solução específica para os monolugares de propulsão elétrica que participam no campeonato, similar, no seu conceito, a um pneu de estrada. O pneu da Michelin para a Fórmula E é adequado para competir em qualquer condição climatérica.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV beneficia diretamente dos progressos que a Michelin alcançou ao longo de seis temporadas na Fórmula E, permitindo a transferência de tecnologias utilizadas na competição para os pneus de estrada. Incorpora, por exemplo, a tecnologia ElectricGrip CompoundTM, presente na parte central do desenho da banda de rolamento, com um composto de borracha de alta rigidez, para proporcionar a máxima aderência face à transmissão do binário que entregam os automóveis desportivos de propulsão elétrica. Por outro lado, os flancos da gama MICHELIN Pilot Sport EV incorporam as marcações com o acabado aveludado que realça a aparência desportiva do pneu.

Um pneu com um desenvolvimento eco-responsável e com equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra
Para conseguir um equilíbrio neutro de carbono, a Michelin comprometeu-se a neutralizar as emissões de CO2 associadas ao processo de fabrico do pneu, e ao seu transporte até ao ponto de venda. Tendo em conta que o fabrico e a distribuição de um pneu requerem processos em que é emitido CO2 – cerca de 30 kg por pneu –, para compensar, a Michelin investe em fundos de carbono Livelihoods, para o financiamento de projetos destinados a evitar e absorver as emissões de CO2, casos da reflorestação e do auxílio ao desenvolvimento mais sustentável do terceiro mundo.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV será lançado no mercado em abril de 2021, com uma gama de 16 medidas, destinadas ao mercado de equipamento de origem e de substituição, para jantes de 19 a 22 polegadas. Desenvolvidos em estreita colaboração com a Tesla, os pneus MICHELIN Sport EV estão homologados na dimensão de 20 polegadas para o novo Model Y, já disponível na China, assim como também o estarão para modelos que serão colocados à venda na Europa e na América do Norte a partir do terceiro trimestre de 2021. As previsões da MICHELIN são de, até 2024, multiplicar por oito as suas vendas neste mercado em grande crescimento.

FONTE: Revista dos Pneus

 

Nova etiqueta de pneus ajuda o consumidor

03 - nova-etiqueta1 

Em maio de 2021 vai ser introduzida no mercado europeu, a nova etiqueta dos pneus, que vem fornecer mais informações aos consumidores

O novo rótulo inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus, designadamente na eficiência energética e na aderência em piso molhado.

A nova etiqueta inclui alterações, enquanto que o ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C. Os consumidores podem descarregar mais informações sobre cada pneu, digitalizando o código QR que aparece no canto superior direito da etiqueta do pneu. O código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto.

O consumidor fica com acesso a todos os valores da rotulagem para o pneu específico, bem como o início e o fim da produção do respetivo modelo. A nova etiqueta foi desenvolvida para ajudar os consumidores a escolher pneus mais eficientes com base no consumo de combustível, ao mesmo tempo que obtém informação sobre distâncias de travagem em pavimento molhado.

Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo. A partir de Maio de 2021, a informação da nova etiqueta de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).

Na nova etiqueta, as classes de A a C permanecem inalteradas. Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que anteriormente estava vazia, ao passo que os que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E. Isto torna as escalas das classes da nova etiqueta dos pneus mais clara e fácil de interpretar.

Características nova etiqueta

– Novo desenho do rótulo que inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento
– A informação da rotulagem em cada pneu pode ser consultada através de um código QR
– Informações sobre o desempenho dos pneus especificamente concebidos para utilização em condições extremas de neve e gelo.

Leia o artigo completo aqui

Fonte: Revista dos Pneus