A Michelin apresenta o novo MICHELIN Pilot Sport EV, o primeiro pneu MICHELIN desenvolvido para satisfazer as exigências específicas dos utilizadores de veículos desportivos de propulsão elétrica. Um pneu fruto da experiência adquirida pela Michelin na Fórmula E, caraterizado pelo seu baixo nível de ruído de rolamento, para proporcionar um maior conforto de marcha, e pelo seu desenvolvimento eco-responsável, que oferece um equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra.
O novo MICHELIN Pilot Sport EV distingue-se pelo acrónimo “EV” (Electric Vehicle) e caracteriza-se por uma performance que permite desfrutar com total segurança de todo o potencial do veículo elétrico.
- Uma estabilidade e precisão de condução, inclusivamente a alta velocidade, com 15% mais de rigidez em curva, e uma ótima aderência em piso seco e molhado, independentemente do nível de desgaste do pneu.
- Uma excelente resistência ao desgaste, tendo em conta a repartição de massas imposta pelas baterias, e em resposta ao elevado binário transmitido às rodas, e à capacidade de aceleração que carateriza este tipo de veículos, graças à sua estrutura MaxTouch ConstructionTM.
- Uma reduzida resistência ao rolamento, que permite aumentar a autonomia das baterias em até 60 km, para ampliar ao máximo o potencial do veículo.
- Redução de cerca de 20% do nível de ruído percebido no interior do veículo, para desfrutar da música ou da conversação, graças à tecnologia MICHELIN AcousticTM, constituída por uma espuma específica de poliuretano aplicada no interior do pneu, que amortece a ressonância do ruído.
Novo MICHELIN Pilot Sport EV é o resultado da experiência adquirida pela MICHELIN na Fórmula E
Enquanto parceiro fundador da Fórmula E, a Michelin propôs uma
solução específica para os monolugares de propulsão elétrica que
participam no campeonato, similar, no seu conceito, a um pneu de
estrada. O pneu da Michelin para a Fórmula E é adequado para competir em
qualquer condição climatérica.
O novo MICHELIN Pilot Sport EV beneficia diretamente dos progressos que a Michelin alcançou ao longo de seis temporadas na Fórmula E, permitindo a transferência de tecnologias utilizadas na competição para os pneus de estrada. Incorpora, por exemplo, a tecnologia ElectricGrip CompoundTM, presente na parte central do desenho da banda de rolamento, com um composto de borracha de alta rigidez, para proporcionar a máxima aderência face à transmissão do binário que entregam os automóveis desportivos de propulsão elétrica. Por outro lado, os flancos da gama MICHELIN Pilot Sport EV incorporam as marcações com o acabado aveludado que realça a aparência desportiva do pneu.
Um pneu com um desenvolvimento eco-responsável e com equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra
Para conseguir um equilíbrio neutro de carbono, a Michelin
comprometeu-se a neutralizar as emissões de CO2 associadas ao processo
de fabrico do pneu, e ao seu transporte até ao ponto de venda. Tendo em
conta que o fabrico e a distribuição de um pneu requerem processos em
que é emitido CO2 – cerca de 30 kg por pneu –, para compensar, a
Michelin investe em fundos de carbono Livelihoods, para o financiamento
de projetos destinados a evitar e absorver as emissões de CO2, casos da
reflorestação e do auxílio ao desenvolvimento mais sustentável do
terceiro mundo.
O novo MICHELIN Pilot Sport EV será lançado no mercado em abril de 2021, com uma gama de 16 medidas, destinadas ao mercado de equipamento de origem e de substituição, para jantes de 19 a 22 polegadas. Desenvolvidos em estreita colaboração com a Tesla, os pneus MICHELIN Sport EV estão homologados na dimensão de 20 polegadas para o novo Model Y, já disponível na China, assim como também o estarão para modelos que serão colocados à venda na Europa e na América do Norte a partir do terceiro trimestre de 2021. As previsões da MICHELIN são de, até 2024, multiplicar por oito as suas vendas neste mercado em grande crescimento.
FONTE: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário