quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Continental apresenta novo SportContact 7

09 - Continental-apresenta-novo-SportContact-7 

O SportContact 7 da Continental estreia-se com três novas características técnicas. O design de piso adaptável a piso seco e molhado, com um padrão específico, oferece o máximo prazer de condução. O composto BlackChili do piso ajusta-se à aderência do piso assimétrico

A Continental desenvolveu assim um pneu desportivo que redefine os padrões de desempenho dos pneus e cria um nível elevado de confiança nas características de manuseamento do novo líder da divisão de Passenger and Light Truck Tires. “O foco do nosso desenvolvimento foi querer ter o melhor pneu desportivo de verão no mercado para cada classe de veículos”, relata o Professor Burkhard Wies, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento para o equipamento de substituição de Passenger and Light Truck Tires. “Com rotulagem “C” na Etiquetagem de Eficiência Energética da UE, estamos a dar um bom contributo para a sustentabilidade, através de uma boa eficiência de combustível”.

O novo SportContact assegura excelentes características de manuseamento e controlo de precisão, mesmo a altas velocidades. “É possível colocar um pneu sob tensão se lhe forem impostas maiores exigências”, afirma Wies. Ao conduzir, a pegada do pneu termina no ponto de maior remoção de água na banda de rodagem para oferecer uma aderência excecional ao travar, a acelerar e a fazer curvas em piso molhado. Ao curvar no asfalto seco, a pegada desloca-se para o ombro exterior, que é concebido para transmitir as forças mais elevadas para um manuseamento estável. Os novos “elementos de bloqueio” no ombro exterior asseguram uma maior estabilidade, o que permite apenas um movimento limitado da banda de rodagem, oferecendo assim uma elevada estabilidade de condução.

Os pneus desportivos convencionais reagem de forma diferente aos diferentes modelos e peso dos veículos – “O nosso novo SportContact 7, é, portanto, o primeiro produto no segmento dos pneus de alto desempenho que é feito à medida de cada tipo de veículo”, explica Wies.

Outro componente tecnológico do novo SportContact 7 é o composto de borracha BlackChili, que foi precisamente adaptado ao desenho da banda de rodagem. Este composto combina na perfeição com o design muito rígido e de baixo perfil dos pneus e não só permite um excelente manuseamento, como também aumenta significativamente a quilometragem. Para o conseguir, os engenheiros da Continental tiveram de equilibrar vários objetivos conflituosos. O resultado desta colaboração foi uma tecnologia invulgar de mistura composta, que, juntamente com o design do piso, permite progressos significativos nas características de manuseamento.

Se olharmos para as diferenças do seu antecessor, os testes internos da Continental forneceram valores impressionantes. A vida útil aumenta em 17%, a quilometragem aumenta em 10%, as distâncias de travagem em piso molhado são reduzidas em 8%, e o novo SportContact é também 6% melhor quanto à travagem a seco. O manuseamento e a aderência, tanto em condições húmidas como secas, também beneficiam dos últimos avanços (teste com pneus 245/30 R 20). Durante o desenvolvimento, a Continental valorizou a melhoria de todos os critérios de desempenho a fim de combinar o máximo prazer de condução com a máxima segurança e sustentabilidade no campo dos pneus UUHP (Ultra-Ultra High Performance).

Com o SportContact 7, a Continental tem agora um novo pneu de alta performance adequado para veículos desportivos. Este outono, estará disponível um total de 42 artigos nas dimensões entre as 19 a 23 polegadas, com a gama de produtos a ser ampliada ao longo do próximo ano.

O modelo foi desenvolvido para veículos ligeiros com atributos desportivos e supercarros. A gama de marcas é ampla, incluindo o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, bem como a série RS da Audi e a série sporty M da BMW. Os automóveis compactos incluem o Ford Focus III RS e o Mini Cooper S Clubman. Estão também disponíveis dimensões para o Porsche 4 S GT, vários veículos da AMG, Lamborghini e McLaren. As dimensões do SportContact 7 são também planeadas para carros de alta gama como o Brabus S 65 Rocket 900 Coupé.

O novo SportContact 7 é a nova geração de um popular pneu desportivo de verão, muito experimentado e testado. Desde o seu lançamento, há seis anos, ele conquistou o primeiro lugar em vários testes de revistas e recebeu as mais altas recomendações. Os principais fabricantes europeus de veículos equipam de origem com pneus da família SportContact.

Juntamente com os dois outros modelos atuais de pneus de verão, a Continental cobre quase 95 por cento da procura no mercado com os modelos disponíveis. “Isto significa que somos capazes de fornecer pneus para quase todos os veículos ligeiros na Europa”, relata Straten. “Com o novo SportContact 7, nós temos também um produto capaz de satisfazer as últimas tendências do mercado.

Veja os vídeos de apresentação do novo Continental SportContact 7 aqui, aqui, aqui e aqui.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli e Lamborghini lado a lado 50 anos depois

 

09 - Pirelli-e-Lamborghini-1

A Pirelli esteve sempre presente nos exemplares da Lamborghini Countach, desde o original, lançado em 1971, até ao novo LPI 800-4, limitado a 112 unidades. Trata-se de uma parceria técnica que já conta com 50 anos, e uma das colaborações mais duradouras do mundo automotivo

O Lamborghini Countach 2021 é um supercarro híbrido com 814 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 355 km/h: uma justa homenagem ao icónico nome do modelo que este ano comemora o seu 50º aniversário.

A Pirelli equipou o novo carro com pneus P Zero (255/30 R20, na frente, e 355/25 R21 na parte traseira) desenvolvidos para melhorar o desempenho do veículo, a segurança, o controlo e a manobrabilidade. A estrutura dos pneus e os compostos utilizados foram otimizados para alcançar a melhor performance possível em todas as situações de condução, além de altos níveis de tração e travagem em piso molhado e em piso seco.

O Pirelli P Zero foi projetado como de ultra high-performance (UHP), que é o resultado do conhecimento da Pirelli adquirido no mundo do motorsport e da colaboração contínua da marca com os principais fabricantes de automóveis do mundo. O P Zero Corsa está disponível como opção para os condutores que procuram uma performance adequada para circuito, sendo um pneu que incorpora o melhora da tecnologia do automobilismo não só para as pistas como também para uma utilização normal em estrada.

Com dois compostos presentes na banda de rodagem e um design assimétrico, estes pneus proporcionam o equilibro ideal para os track-days, sem descurar aspetos importantes como a aderência e a tração. Além disso, o P Zero Corsa oferece uma forte resistência às altas tensões termodinâmicas.

A Evolução do Countach: Do P7 ao P Zero Corsa
O Lamborghini Countach, mais rápido e tecnicamente avançado do que o icônico Miura, nasceu para se tornar um carro revolucionário e tornou-se no arquétipo de carro desportivo dos anos 1970 e o precursor da geração moderna de supercarros de alto desempenho.

Naquela época, o pneu mais desportivo da Pirelli era o Cinturato CN12, que equipava o Miura. Este foi o pneu que deu a origem ao baixo perfil e que levou ao nascimento do Pirelli P7, escolhido como equipamento original para o LP Countach 500, em 1971. Dois anos depois, apareceu o LP 400 da Countach.

Com apenas 152 exemplos produzidos até 1977, esta é a versão mais procurada pelos colecionadores. O LP 400 deu lugar ao LP 400 S, com novos pneus Pirelli P7 de baixo perfil. De seguida, surgiu o Countach LP 5000 S, de 1982 a 1985, e depois o LP 5000 Quattrovalvole, de 1985 a 1988.

A edição comemorativa dos 25 anos da Countach fez sua estreia em 1988 e foi o primeiro Lamborghini a utilizar pneus Pirelli P Zero: a gama de pneus projetados para supercarros em todo o mundo, e que é ainda a escolha de eleição para alguns dos carros mais potentes da atualidade.

Os pneus para as versões históricas do Lamborghini Countach estão ainda disponíveis como parte da gama Pirelli Collezione: uma família de pneus dedicados aos carros mais icónicos construídos entre 1950 e 1980, que mantêm a aparência original dos pneus de época combinados com a tecnologia mais moderna.

Uma parceria de longa data
A colaboração entre a Pirelli e a Lamborghini remonta a 1963: o ano em que Ferruccio Lamborghini pediu à Pirelli para equipar o primeiro carro da construtora recém-criada. Tratava-se do 350 GTV, lançado como um protótipo no Turim Motor Show no mesmo ano. Foi o primeiro passo de uma colaboração histórica que persiste nos dias atuais e que marca alguns dos momentos mais importantes da história automotiva.

A versão de produção do GTV tomou o nome de 350 GT e contou com um pneu da família Cinturato com especificação HS (High Speed): desenvolvido para equipar carros desportivos que já eram capazes de atingir a marca dos 240 km/h. Em 1990, a Pirelli desenvolveu pneus feitos à medida para o Lamborghini LM002, o Lamborghini Diablo de 1990, o Murciélago e o Gallardo de 2003 (P Zero Rosso).

Para celebrar esta parceria com mais de meio século, a Lamborghini também criou uma versão muito especial do Aventador: o Lamborghini Aventador LP 700-4 Pirelli Edition. A linha da Lamborghini continua a expandir-se e a Pirelli continua com a sua missão de criar pneus feitos especificamente para os modelos da marca, como o SUV Urus (Scorpion), e os modelos coupé,  spyder e roadster (P Zero e P Zero Corsa).

 

Fonte: Revista dos Pneus

Nokian Tyres avalia “ruído” que vem dos pneus

 

09 - Nokian-Tyres-avalia-ruido-que-vem-dos-pneus

O nível de ruído é um dos principais fatores que afetam o conforto na direção. À medida que a popularidade dos carros elétricos silenciosos aumenta, mais e mais condutores se interessam pelo ruído dos pneus. O ruído externo de rolamento e o ruído interno são coisas diferentes. A Nokian Tyres considera o aspeto do ruído cuidadosamente em P&D e testes

À medida que os consumidores compram pneus novos, é muito difícil saber qual das opções disponíveis seria mais silenciosa para cada veículo. O ruído dos pneus é afetado por vários fatores, como o modelo e tipo do veículo, os aros, o composto de borracha, a estrada, a velocidade e até mesmo o clima. Existem até diferenças entre carros semelhantes, tornando as comparações exatas possíveis apenas em situações em que o mesmo carro é usado em condições idênticas.

Algumas suposições gerais podem ser feitas, no entanto: quanto mais macio for o composto da banda de rodagem do pneu, mais provável é a redução do ruído. Os pneus de perfil alto também são geralmente mais confortáveis ​​e silenciosos para conduzir do que as alternativas de perfil baixo.

Os pneus de verão e inverno têm a etiqueta de pneu da UE que indica o nível de ruído. Esta etiqueta, no entanto, cobre apenas o ruído externo do rolamento. O ruído externo do rolamento e o ruído interno podem ser pólos opostos, e reduzir um pode aumentar o outro.

“O que se ouve dentro do veículo é uma combinação de muitas coisas. O ruído do pneu tem origem do contato do pneu com a estrada: a aspereza faz com que o corpo do pneu vibre enquanto o pneu roda sobre ele. A partir daí, a vibração percorre uma longa distância através do pneu, aro e outras estruturas do veículo até o compartimento do passageiro, onde parte dela se transforma em som audível ”, diz o engenheiro de desenvolvimento sénior Hannu Onnela da Nokian Tyres.

Os testes requerem medidores e ouvidos humanos
Até agora, a Nokian Tyres tem vindo a realizar testes de ruído na sua pista localizada na Nokia. O novo centro de testes concluído em Santa Cruz de la Zarza, Espanha, tem uma “estrada confortável” de 1,9 km que oferece oportunidades de teste ainda melhores do que antes. As instalações em Espanha permitem testar pneus em diferentes tipos de asfalto e estradas irregulares, bem como atravessar ruas de paralelepípedos.

“Os medidores não nos dizem tudo o que precisamos saber, por isso realizamos muitos testes subjetivos com base na avaliação humana. É importante saber se um ruído incomoda, mesmo que um medidor não consiga detetá-lo ”, explica Hannu Onnela.

O design do pneu significa sempre tentar encontrar o melhor compromisso possível. Alterar uma caraterística também alterará as outras de alguma maneira. Segurança é a prioridade número um, mas os desenvolvedores também tentam ajustar as outras caraterísticas para o melhor resultado possível.

“Produtos para diferentes mercados enfatizam caraterísticas diferentes. Os pneus de inverno CE são mais silenciosos do que os de verão. Embora os pneus de inverno nórdicos, tendam a ser os mais silenciosos, devido ao piso ainda mais espesso e composto de piso mais macio do que os pneus de inverno CE. As caraterísticas de ruído interno do pneu são enfatizadas quando o carro é comumente usado em velocidades de 50–100 km / h ”, disse o chefe de R&D, Olli Seppälä.

Até o desgaste dos pneus reduz o ruído
Muitos condutores devem estar cientes de que a troca de pneus é sensível ao ruído. Além disso, os pneus velhos têm uma profundidade de piso rasa, o que cria um som diferente do que os pneus novos que têm um padrão de banda de rodagem intacto.

Até certo ponto, os condutores podem influenciar o ruído dos pneus. Em primeiro lugar, os condutores devem garantir que os pneus do carro estão em perfeitas condições de funcionamento. Por exemplo, se a geometria da suspensão não estiver de acordo com as especificações do fabricante, resultando em ângulos de direção incorretos, os pneus vão desgastar-se de maneira desigual e gerarão mais ruído. Mesmo que as rodas estejam devidamente alinhadas, os pneus devem ser girados para que se desgastem por igual.

O ajuste da pressão de enchimento também pode afetar o ruído dos pneus. “Se vir duas ranhuras na estrada, tente conduzir paralelamente às mesmas para tornar o som mais agradável”, concluiu Hannu Onnela, engenheiro de desenvolvimento da Nokian Tyres.

 

Fonte: Revista dos Pneus