segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

YOKOHAMA BluEarth-XT AE61 equipa Lexus NX

02 - YOKOHAMA BluEarth XT AE61 

A YOKOHAMA anuncia que desde novembro de 2021 tem estado a fornecer os seus pneus BluEarth-XT AE61 e o BluEarth-XT AE61 Z.P.S à Toyota Motor Corporation para uso enquanto pneu de equipamento de origem (EO) num Lexus NX completamente novo, o primeiro PHEV. O modelo PHEV está equipado com pneus de tamanho 235/60R18 103H

‪A BluEarth é uma marca global de pneus da YOKOHAMA baseada no conceito de «respeito pelo meio ambiente, pelos seres humanos e pela sociedade». O BluEarth-XT AE61 incorpora o design de base e as tecnologias de materiais dos pneus da marca BluEarth da YOKOHAMA.

A condução superior, o conforto e o desempenho ambiental do pneu tornam-no perfeito para carros desportivos. Além disso, um desenho da banda de rodagem recentemente desenvolvido melhora o rendimento em piso molhado, a resistência ao desgaste e a estabilidade do pneu, contribuindo para a condução de elevada qualidade do novo NX.

O BluEarth-XT AE61 Z.P.S é um pneu anti-furos que cumpre com a recentemente adotada norma EMT. Além de oferecer uma condução mais suave que os pneus Run Flat, que cumprem com o padrão EMT anterior, o peso reduzido do pneu melhorou a sua contribuição para a eficiência do consumo de combustível do veículo.

No âmbito do seu atual plano de gestão a médio prazo, o Yokohama Transformation 2023, a YOKOHAMA está a intensificar os seus esforços para desenvolver novos produtos de alto valor acrescentado e fortalecer o poder de marca dos seus pneus de consumo, incluindo o da sua marca de referência mundial ADVAN e da marca de pneus GEOLANDAR para SUV e pick ups.

A YOKOHAMA também se está a concentrar na adoção dos seus pneus como EO em carros do segmento premium, o que seria um forte indicador da excelência das tecnologias da Empresa.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Alfa Romeo Tonale equipado com pneus P Zero

02 - Pirelli P Zero equipa 

 

O novo Alfa Romeo Tonale vai calçar pneus Pirelli P Zero, no tamanho 235/40 R20 96 V XL, com a marcação “AR”, que indica que foram desenvolvidos especificamente para este veículo. Estes pneus vão equipar de origem a várias versões do Tonale: Híbrido, Híbrido Plug-in Q4 e diesel

O P Zero para o novo Alfa Romeo Tonale foi desenvolvido com o objetivo de extrair ao máximo as características desportivas do modelo, além de incrementar a sua segurança em asfalto seco e molhado. A sinergia entre pneus e veículo é o núcleo da estratégia “Perfect Fit” da Pirelli, e a marcação específica ‘AR’, nas paredes laterais do P Zero, atesta o desenvolvimento específico destes pneus para o Tonale.

Do conceito à Produção
O design do Pirelli P Zero para o Alfa Romeo Tonale faz parte da cooperação histórica entre estas duas empresas com fortes raízes em Milão. Os primeiros passos deste trabalho começaram paralelamente à apresentação do concept car no Salão Automóvel de Genebra, em 2019.

Desde então, a fase de design dos pneus exigiu a superação de diferentes e intensos processos de análise, que incluíram a utilização de ferramentas virtuais, antes de chegar à fase final, com os protótipos finais equipados nos primeiros veículos de teste. Esta etapa crucial de desenvolvimento foi realizada em dois circuitos de teste: Balocco, propriedade de Stellantis, e Vizzola Ticino, o histórico campo de testes da Pirelli, localizado perto do aeroporto de Malpensa.

O resultado é um P Zero, com marcação “AR”, que se orgulha de ser um produto 100% fabricado em Itália. Note-se que o seu desenvolvimento decorreu no centro de P&D de Milão, os testes foram realizados em duas instalações localizadas nas proximidades e a sua produção final decorreu no Settimo Torinese planta, uma das mais avançadas do grupo Pirelli.

Um Século de Trabalho em Conjunto
A atual colaboração entre a Pirelli e a Alfa Romeo é um novo capítulo na longa história que liga as duas empresas, que começou há um século, com a chegada do automóvel e com as primeiras competições. Tal é demonstrado pelo Pirelli Superflex Cord, o primeiro pneu equipado pelo Alfa Romeo GT Tipo 2, que venceu o primeiro Campeonato do Mundo para Automóveis, em 1925, com pilotos do calibre de Antonio Ascari, Giuseppe Campari e Gastone Brilli Peri, que conquistou o título, após vencer a prova decisiva, realizada em Monza. Desempenho e uma mentalidade desportiva uniram desde então, Pirelli e Alfa Romeo, tanto na pista como na estrada.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli apresenta família Scorpion renovada

02 - Pirelli apresenta familia scorpion 

 

A Pirelli apresentou a sua nova família de pneus Scorpion, exclusivamente dedicada aos SUVs, segmento que se deverá tornar o mais popular a nível mundial

Está assim completa a renovação de uma gama especialista em SUVs, que conta com mais de 35 anos de presenã no mercado, com produtos feitos à medida para modelos Premium e com opções especializadas para diferentes estações.

Os novos pneus Scorpion foram desenvolvidos especificamente para responder às principais características dos SUVs modernos: características únicas de condução, mecânica, dinâmica, peso superior e um centro de gravidade mais elevado.

Estas características distinguem os SUVs dos carros tradicionais e, portanto, exigem pneus específicos e de alta qualidade. A gama Scorpion é uma resposta a essas necessidades, ao mesmo tempo que implementa muitas das inovações tecnológicas introduzidas recentemente pela Pirelli na sua família Cinturato, com as devidas alterações e com a utilização de tecnologias específicas para garantir uma adaptação perfeita às características deste tipo de veículos.

O resultado é uma gama com as mais modernas tecnologias, com uma melhor capacidade de responder ao desempenho dos veículos mais recentes: incluindo aqueles com motores “verdes”.

A gama Scorpion conta com o maior número de homologações para carros elétricos ou híbridos plug-in do catálogo Pirelli, um processo que começou com a geração anterior e continua com os produtos mais recentes.

Estes pneus são identificados através da marcação “Elect”, no flanco. Entre as tecnologias de ponta oferecidas, encontram-se também disponíveis uma série de extras opcionais. A tecnologia Pirelli Noise Canceling System (PNCS) ajuda a reduzir o ruído transmitido para o habitáculo, enquanto as tecnologias Run Flat e Seal Inside permitem que os condutores continuem as suas viagens mesmo perante um furo.

As características técnicas desta atualização (com a versão de verão, o Scorpion All Season SF2 e o novo Scorpion Winter 2 foram apresentadas, hoje, por Francesco Sala, vice-presidente executivo da Pirelli na Europa; Aldo Nicotera, Diretor Comercial para a Europa; e Paolo Brivio, Chefe de Desenvolvimento de Produto, durante uma conferência de imprensa internacional, transmitida online.

DESIGN “ECO-SAFETY” FOCADO NA SUSTENTABILIDADE E NA SEGURANÇA
Uma das chaves para o desenvolvimento da nova gama Scorpion foi a abordagem ‘Eco-Safety’ da Pirelli, que combina um baixo impacto ambiental (graças à diminuição da resistência ao rolamento, redução do ruído e alta quilometragem) com os melhores níveis de desempenho e segurança possíveis (distâncias de travagem mais curtas, maior aderência, melhor estabilidade do veículo e menor risco de aquaplanagem) graças à utilização de materiais inovadores e à tecnologia avançada de modelagem, utilizada durante o processo de desenvolvimento.

O novo Scorpion também é mais eficiente no que toca à redução do consumo de combustível (ou consumo de bateria, no caso dos carros elétricos). O novo pneu é também mais silencioso e conta com uma maior vida útil, em comparação com a geração anterior, vantagens que contribuem para uma maior sustentabilidade. Essas melhorias foram alcançadas com a utilização de compostos totalmente novos, e à renovação dos materiais na carcaça, que permitem uma performance mais duradoura.

No seguimento da abordagem Eco-Safety, a estrutura do pneu foi reforçada para suportar a dinâmica e o peso dos SUVs durante manobras de emergência, como mudanças bruscas de direção ou travagens inesperadas, garantindo, assim, um maior controlo. O novo Scorpion é também capaz de lidar com cargas significativas através dos pneus, garantindo uma distribuição da pressão mais eficiente ao longo da área de contacto, para permitir uma resposta dinâmica, equilibrada e controlada.

A nova gama Scorpion tem como objetivo alcançar mais de 400 homologações de equipamento original, sendo que mais de 50% destas deverão ser destinadas para os veículos elétricos mais recentes.

PERFORMANCE CERTIFICADA PELA TÜV SÜD
Os pneus mais recentes da família Scorpion estão entre os melhores do mercado, em todos os tipos de condições de condução. Os testes foram realizados pelo prestigiado organismo de certificação alemão TÜV SÜD, que concedeu ao novo pneu a cobiçada Performance Mark(1).

NOVO SCORPION: UM PNEU DE VERÃO SEGURO E SILENCIOSO DEDICADO À MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
O mais recente pneu Pirelli de verão apresenta um novo desenho de tipo assimétrico que, graças à rigidez e ao formato otimizado dos seus sulcos longitudinais e laterais, permite uma melhor travagem em superfícies secas e molhadas, em comparação com o produto anterior. A área de contacto mais uniforme da banda de rodagem do novo pneu, alcançada graças à curvatura particular do perfil, juntamente com a rigidez da banda de rodagem e do composto, garantem uma menor resistência ao rolamento e um menor consumo de combustível ou bateria. De facto, Todas as opções do Scorpion se situam nas classes A ou B da etiqueta europeia de pneus, no que à resistência ao rolamento diz respeito.

A segurança foi também uma característica fundamental durante o desenvolvimento do novo Scorpion. Graças à rigidez da banda de rodagem e ao design inovador dos blocos e do composto, a travagem em seco e em molhado foi melhorada em 7%, em comparação com o anterior Scorpion Verde. No que respeita à travagem em molhado, todos os pneus Scorpion contam com as classes de A ou B da escala da etiqueta europeia de pneus.

O composto do novo Scorpion conta com uma borracha sintética de nova geração, capaz de oferecer uma combinação perfeita de características: baixa resistência ao rolamento, excelente desempenho de travagem em molhado e um desgaste uniforme durante toda a vida útil do produto. O composto do novo Scorpion é o resultado do know-how técnico, que já havia sido aplicado ao novo Cinturato P7, mas com uma maior rigidez para responder às exigências específicas dos SUVs.

O composto foi enriquecido com sílica, resinas específicas que aumentam a aderência e polímeros feitos à medida (elastômeros inovadores que melhoram a interação com a própria sílica). Materiais que são capazes se adaptar, dependendo das temperaturas de operação. Como resultado, este novo composto possui uma forma de ‘inteligência mecânica’, o que significa que o pneu pode variar o seu comportamento de acordo com as temperaturas e as condições, oferecendo ao condutor uma janela de operação muito ampla.

O inovador composto do Scorpion foi desenvolvido com recurso a um processo patenteado pela Pirelli, derivado do automobilismo, que potencia a uniformidade dos componentes presentes no composto e aumenta o desempenho do pneu em diferentes superfícies, especialmente em molhado, quando as condições de condução se tornam críticas.

Este novo pneu de verão já está disponível na Europa em 26 tamanhos, de 18 a 21 polegadas, com mais de 48 homologações, das quais, mais de 75% pertencem a veículos elétricos. O novo Scorpion é também muito silencioso, emitindo até 3dB a menos que o pneu da geração anterior, de acordo com a etiqueta europeia de pneus.

SCORPION ALL SEASON SF2: BANDA DE RODAGEM ADAPTÁVEL COM BLOCOS REFORÇADOS
O novo pneu All Season da Pirelli destina-se a condutores que não se querem preocupar com as trocas sazonais de pneus. Nesta fase, está disponível em 33 tamanhos, entre 17 e 21 polegadas. O seu flanco conta com as marcações M+S, acompanhadas do pictograma 3PMSF (Three Peak Mountain Snowflake), que certifica o excelente desempenho deste pneu, mesmo perante condições de inverno.

O Scorpion All Season SF2 apresenta um composto e um padrão de banda de rodagem inspirado no seu homólogo da gama Cinturato, com algumas peculiaridades, para responder às características específicas dos SUVs. A banda de rodagem direcional do Scorpion All Season SF2 é caracterizada por sulcos proeminentes em forma de V, que retêm a neve, melhorando o controlo do veículo, sendo capazes, ao mesmo tempo, de expulsar a água, ao conduzir em molhado, o que permite evitar eventos de aquaplanagem repentinos.

Ao conduzir a baixas temperaturas, as lamelas presentes na banda de rodagem permanecem abertas para uma melhor travagem em neve. Por outro lado, durante as travagens em superfícies secas ou molhadas, as lamelas fecham-se, aumentando a rigidez dos blocos, para proporcionar uma maior aderência.

Este comportamento adaptativo deve-se à tecnologia de lamelas 3D, o que significa que o design de uma banda de rodagem de inverno se pode transformar automaticamente numa banda de rodagem de verão, permitindo um melhor controlo do veículo em todas as condições. O desenho das ranhuras laterais, combinado com uma ranhura central contínua, garante uma expulsão eficiente da água, melhorando a segurança e o desempenho perante eventos de aquaplanagem.

Os blocos foram reforçados para lidar com a dinâmica de condução e com o peso dos SUVs. A geometria da banda de rodagem foi também projetada para que esses blocos reduzam o ruído produzido pelo rolamento.

O composto da banda de rodagem do Scorpion All Season SF2 possui “uma dupla finalidade”: macio e adaptável em condições frias e em molhado, mas rígido e estável para condições de piso seco. Isso acontece graças aos componentes inovadores do próprio composto, que conta com polímeros especiais ligados às partículas de sílica. Além de um desempenho eficaz a baixas temperaturas, esses elementos garantem também uma baixa resistência ao rolamento, e, assim, um menor consumo de combustível e um aumento da autonomia.

Todos os tamanhos do Scorpion All Season SF2 (à exceção daqueles que contam com a tecnologia Run Flat) luzem as classes A ou B da etiqueta europeia para resistência ao rolamento: uma melhoria em relação ao produto anterior. O composto também possui uma janela de temperatura de operação mais ampla do que o Scorpion anterior, graças a um composto mais rígido. Isto significa um menor desgaste, um melhor desempenho do pneu, e um incremento da quilometragem. Tudo boas notícias para o ambiente.

SCORPION WINTER 2: O NOVO PNEU DE INVERNO COM LAMELAS CAPAZES DE SE EXPANDIREM
O novo pneu de inverno da Pirelli foca-se em garantir excelentes níveis de segurança em todos os tipos de condições meteorológicas. O Scorpion Winter 2 é um herdeiro das inovações implantadas no seu homólogo da linha Cinturato, mas com as devidas alterações para se adaptar aos SUVs, como é o caso da banda de rodagem que apresenta lamelas de geometria variável capazes de se expandirem. Graças a uma estrutura 3D, estas lamelas mudam de forma de acordo com o estado de desgaste da banda de rodagem, passando de uma forma linear para um padrão em ziguezague, o que permite aumentar a sua área de contacto e eficácia. Esta tecnologia permite ao Scorpion Winter 2 funcionar em neve e em molhado ou secas, mesmo quando já possui algum desgaste. São cerca de 51 metros de lamelas que proporcionam uma maior aderência à neve: um aumento de 20% em relação ao anterior Scorpion Winter. Os blocos da banda de rodagem são também maiores e mais reforçados do que as opções da família Cinturato, para responder a todas as exigências dos SUVs modernos e para proporcionar uma maior aderência, o que permite um excelente desempenho de travagem e de condução, tanto em neve como em molhado.

O notável composto do Scorpion Winter 2 foi desenvolvido através da utilização de um sistema inovador de polímeros líquidos, que funciona em combinação com outro processo patenteado pela Pirelli, derivado da experiência adquirida no mundo do automobilismo. Uma combinação que maximiza a uniformidade de todos os elementos do composto, prolongando a vida útil do pneu e aumentando o desempenho em molhado e em neve.

SCORPION: EVOLUÇÃO CONTÍNUA HÁ MAIS DE 35 ANOS
A Pirelli produziu o primeiro pneu Scorpion, em 1986. Destinado ao inovador Lamborghini LM002 off-roader, encomendado pelo governo da Arábia Saudita, este pneu teve que lidar com todas as exigências de potência, aceleração, velocidade máxima e aderência à estrada deste incomum 4×4, tanto em asfalto como em estradas de areia ou terra. O pneu foi equipado com ‘barbatanas’ laterais para melhorar o seu desempenho na areia do deserto. O resultado foi uma excelente tração e uma manobrabilidade superlativa. A primeira geração do Scorpion foi também equipada com uma cinta de aço de nylon de zero graus, e de uma estrutura robusta e flexível para minimizar as vibrações, melhorar a resistência ao impacto e responder rapidamente a qualquer manobra repentina.

Especialistas em 4×4, os pneus Scorpion são caracterizados, há mais de 35 anos, por três atributos: segurança, desempenho e resistência. Durante os anos 2000, a gama foi atualizada com tecnologias cada vez mais amigas do ambiente, seguindo os exigentes requisitos dos principais fabricantes de automóveis. O resultado foi uma oferta completa, que incluiu o desenvolvimento de pneus Scorpion para todos os tipos de terrenos.

A marca Scorpion é hoje sinónimo de alto desempenho em todas as condições, inclusivamente na linha Moto e de Ciclismo, com produtos feitos à medida, criados para as aplicações especializadas de motocross e de mountain bikes.

Fotos: Revista dos Pneus

 

Falken lança os primeiros pneus EV já em abril

02 - Falken lanca os primeiros 

 

A Sumitomo Rubber Industries, Ltd. anunciou o lançamento dos seus primeiros pneus para veículos elétricos (EV) em abril, na China

O novo pneu oferece uma das melhores eficiências energéticas de todos os pneus desenvolvidos e fabricados pelo grupo Sumitomo Rubber. Além disso, a Falken Tyre Europe também planeia lançar em 2023 o e. ZIEX, o seu primeiro pneu de reposição para veículos elétricos na Europa, onde o mercado de veículos elétricos também está crescendo rapidamente.

No desenvolvimento de pneus EV, o objetivo é alcançar o melhor desempenho possível em eficiência energética e redução de ruído. Os EVs, em particular, precisam de pneus com menor resistência ao rolamento para melhorar a quilometragem elétrica para que possam ir mais longe com uma única carga.

Usando a tecnologia avançada de desenvolvimento de materiais do Grupo Sumitomo para compostos perfeitos, conseguiu desenvolver pneus que não apenas estão entre os mais eficientes em termos de energia até o momento, mas também equilibram essa eficiência com desempenho superior em piso molhado e maior estabilidade de direção.

Por outro lado, como os motores EV não geram ruído, costuma-se dizer que o ruído dos pneus e da estrada é muito mais pronunciado em veículos elétricos. No entanto, graças à exclusiva tecnologia Silent Core da Sumitomo (esponjas absorventes de ruído específicas), os pneus para veículos elétricos do grupo proporcionam um nível mais alto de redução de ruído. Além disso, os pneus são mais leves que os convencionais, o que ajuda a economizar recursos e reduzir o impacto ambiental.

Além do excelente desempenho, o grupo Sumitomo Rubber também se propôs a dar aos pneus e ZIEX um design atraente, aplicando a sua tecnologia de design Nano Black patenteada para criar logotipos laterais em tons de preto mais profundos e vívidos. Desta forma, os seus novos pneus para VEs respondem às necessidades dos utilizadores deste tipo de veículos, ao mesmo tempo que oferecem uma das melhores prestações da sua história em termos de eficiência energética.

Nos últimos anos, o mercado global de veículos elétricos cresceu a um ritmo extraordinário, em linha com a crescente conscientização ambiental em todo o mundo. Nesse contexto, tanto o governo chinês quanto a Comissão Europeia estabeleceram metas ambiciosas para adoção de VE e redução de emissão de CO2, tornando a China e a União Europeia os principais mercados para esses veículos. Dada esta situação, o grupo Sumitomo Rubber decidiu introduzir os seus primeiros pneus de reposição para veículos elétricos na China nesta primavera. Assim, o grupo Sumitomo planeia continuar a lançar novos pneus para EVs na Europa em 2023 para posteriormente expandir a oferta desses produtos em outras regiões.

Em agosto de 2021, o Sumitomo Rubber Group apresentou a sua nova política de sustentabilidade de longo prazo, chamada Driving Our Future Challenge 2050, como a evolução de nossos esforços para abordar questões ambientais. O lançamento do e ZIEX é um passo importante no desenvolvimento de produtos alinhados com esta política, ao mesmo tempo que aproxima a empresa do objetivo de alcançar a neutralidade carbónica, melhorar a quilometragem elétrica dos VEs e reduzir os recursos utilizados nos seus pneus.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

MICHELIN Pilot Sport 5 – desportivo de alta prestação

02 - michelin pilot sport 5 

 

A Michelin apresenta a quinta geração da sua gama Michelin Pilot Sport, um pneu de verão destinado aos condutores de automóveis desportivos e berlinas de altas prestações: o MICHELIN Pilot Sport 5 oferece uma combinação única de prestações durante toda a vida útil do pneu, aderência em piso seco, molhado, e estética desportiva

Alcançou o melhor resultado em rendimento quilométrico entre os seus concorrentes diretos no segmento de pneus desportivos. A estrutura do pneu, com a tecnologia MICHELIN MaxTouch Construction, reparte de forma uniforme as forças de aceleração, travagem e deriva em curva, na área de contacto com o solo, oferecendo, assim, um desgaste mais uniforme, e uma maior vida útil da banda de rolamento.

Oferece precisão e grande reatividade em curva, graças à tecnologia MICHELIN Dynamic Response, que já deu mostras da sua eficácia na competição. Uma capa híbrida, composta por fios de aramida e nylon, forma uma cinta em redor de toda a estrutura do pneumático, para garantir uma ótima transmissão dos movimentos do volante à estrada, e da estrada ao volante, aumentando, assim, a precisão e o prazer de condução.

Também proporciona o máximo controlo, graças a uma aderência, e a uma travagem tanto em piso seco como molhado, excecionais. A tecnologia MICHELIN Dual Sport Design materializa-se através de um desenho da banda de rolamento com dupla funcionalidade: do lado interior do veículo é mais recortado, com largos canais e ranhuras, para garantir a aderência em piso molhado; e, do lado exterior, é mais compacta, com tacos maciços para assegurar a aderência em piso seco.

O desenho do MICHELIN Premium Touch oferece um acabamento aveludado nas marcações no flanco, com contrastes de cinzento e preto, realçando o estilo do veículo. Foi vencedor, em 2021, do “Contemporary Good Design Award”, organizado pela Red Dot Award.

O novo MICHELIN Pilot Sport 5 vai estar disponível na Europa já a partir de 2 de janeiro em 50 medidas, para jantes de 17 a 21 polegadas.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Falken apresenta novo pneu UHP, AZENIS FK520

02 - Falken novopneu UHP 

Graças à sua vasta experiência no desporto motorizado, aliada ao acesso aos materiais mais avançados e à mais moderna tecnologia de simulação, a Falken apresenta o seu novo pneu UHP, Falken AZENIS FK520, mais seguro e desportivo, otimizado para a condução

O novo pneu da Falken AZENIS FK20 possui um novo design aerodinâmico, na parede lateral foram inseridas novas letras Nano-Black para um visual “de ponta”, com um reforço de aramida adaptado ao automobilismo. Estas alterações, tornam a estrutura do Falken AZENIS FK520 mais firme e menos sujeita a deformações, com melhor estabilidade de direção e comportamento de direção mais preciso. Usando as mais recentes tecnologias de fabricação, os seus desenvolvedores conseguiram economias de peso de até dez por cento em comparação com seu antecessor. Graças a esta redução, as massas suspensas e a resistência ao rolamento são reduzidas, melhorando assim a eficiência do combustível. A eficiência do design também se reflete nos excelentes valores de aderência e travagem em condições molhadas e secas.

No desenvolvimento, os engenheiros da Falken não pouparam nada para alcançar a melhor aderência ao solo e desempenho de direção. Entre outras coisas, um novo perfil de corte de diamante foi desenvolvido e está a ser integrado no Falken AZENIS FK520 como padrão pela primeira vez. A própria nanosimulação 4D avançada pela FALKEN no Japão ajudou a desenvolver as bordas do bloco dos perfis de corte de diamante e os elementos de amortecimento de ruído embutidos neles. A disposição dessas inúmeras pequenas ranhuras dá origem a uma turbulência minúscula, que reduz efetivamente o ruído de rolamento que ocorre.

“O Falken AZENIS FK520 é o nosso pneu UHP de última geração, com uma combinação particularmente boa de aderência, confiabilidade, desempenho e eficiência”, diz Andreas Giese, Diretor Sénior de Planeamento de Negócios/Planeamento de Produto da Falken Tire Europe GmbH. “A Falken reuniu aqui toda a sua experiência em desenvolvimento de materiais e tecnologias de simulação para desenvolver um produto premium com desempenho extraordinário”, revelou.

O Falken AZENIS FK520 será lançado para o mercado na primavera de 2022 e estará disponível inicialmente em 81 tamanhos, de 17 a 21 polegadas, para carros de passeio e SUVs potentes. Todos os pneus da série são homologados nos códigos de velocidade W/Y.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

Hankook divulga projeto rastreamento de borracha natural

02 - Hankook divulga projeto 

 


 

~

O PROJECT TREE é a nova aposta da Hankook para  estabelecer rastreamento de borracha natural usando o blockchain. A Hankook distribuirá os pneus fabricados por meio deste projeto no mercado do Reino Unido. Parte das vendas destes pneus será utilizada para financiar incentivos para potenciais colaboradores da cadeia de suprimentos

A borracha natural é uma matéria-prima básica para pneus. A produção de pneus é responsável por cerca de 70% do consumo mundial de borracha natural, mas cerca de 85% da produção mundial depende de pequenos agricultores no Sudeste Asiático, principalmente Tailândia e Indonésia. Isso dificulta o rastreamento e a resolução de questões de sustentabilidade que surgem no processo de aquisição, incluindo desmatamento, pobreza e violações de direitos humanos.

Para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, a Hankook decidiu participar do PROJECT TREE, um projeto desenvolvido para rastrear o fornecimento de borracha natural usando um sistema de rastreamento baseado em blockchain desenvolvido pela ITOCHU Techno-Solutions Corporation. O projeto envolve a PT. Aneka Bumi Pratama, uma das maiores empresas de processamento de borracha natural da Indonésia, e o uso de um aplicativo de smartphone vinculado ao sistema, que regista informações como data e local das transações. Através deste projeto, a borracha natural produzida a partir de matérias-primas provenientes de áreas protegidas pode ser fornecida à Hankook. Além disso, pequenos agricultores sem smartphones ou contas bancárias receberão ferramentas agrícolas, fertilizantes e treinamento para melhorar a produtividade e práticas sustentáveis, além de incentivos em dinheiro que serão pagos sob rigorosa supervisão.

Como um parceiro comprometido da PROJECT TREE, a Hankook participará no projeto de mercado do Reino Unido em associação com a distribuidora líder de pneus European Tire Enterprise Ltd. (ETEL), proprietária da Kwik Fit e Stapletons. A ETEL é a maior empresa de manutenção e reparação de automóveis do Reino Unido e um parceiro preferencial da Hankook. Parte das vendas de pneus será usada para financiar incentivos para as partes interessadas da cadeia de suprimentos (pequenos agricultores, coletores, revendedores locais) que colaboram para registrar suas transações e garantir a rastreabilidade.

Espera-se que o PROJECT TREE contribua para os objetivos da política de RSE da Hankook. A empresa estabeleceu uma política de borracha natural sustentável em 2018 e é membro da Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR), uma entidade internacional criada para definir a sustentabilidade da cadeia de valor da borracha natural. A Hankook atualizou recentemente sua política de acordo com a nova política GSPNR em vários campos, como direitos humanos, proteção ambiental e transparência na gestão.

“Como a procura por borracha natural deve continuar a crescer, confiamos que todos os participantes da cadeia de suprimentos, incluindo pequenos agricultores, fabricantes de pneus e utilizadores finais, cumprirão a sua responsabilidade”, disse Sooil Lee, presidente e CEO da Hankook Tire & Tecnologia. “Como a sustentabilidade é uma de suas prioridades de negócios, a Hankook definitivamente assumirá a liderança na promoção da sustentabilidade na aquisição de matérias-primas para criar um mundo melhor”.

Yasuhiro Takahashi, gerente geral do Departamento de Logística e Distribuição de Materiais da ITOCHU Corporation, afirma: “O plano de gestão a médio prazo da ITOCHU, o novo Plano 2023, inclui ‘transformar o negócio incorporando as necessidades do consumidor em produtos’ e “contribuição e esforços contínuos para alcançar os ODS  nas suas Políticas Básicas”, acrescentando que “ITOCHU fortalecerá a sua cadeia de valor de borracha natural e espera contribuir para a sustentabilidade de toda a indústria de borracha natural com o PROJECT TREE”, concluiu.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

Tecnologia da suspensão de rodas

02 - Tecnologia da suspensao de rodas 

 

O componente que maior importância tem no conforto e na condução, é o pneu. Por isso, é importante explicar ao cliente as alterações que ocorrem no desempenho do veículo quando chega a altura de substitui-los

 

O chassis de um automóvel é mais do que apenas a soma das suas partes. Tudo, desde o casquilho superior do amortecedor, passando pela superfície de contacto do pneu, está desenhado para trabalhar em conjunto como um só sistema. A alteração do design ou do material, assim como apenas o ajuste de uma das peças, poderá ter um impacto sobre a travagem e a condução do automóvel, já para não falar na sensação que o automóvel transmite durante a sua deslocação.

O componente que maior impacto tem no conforto e na condução, é o pneu. Claro que já sabe disso e quando os clientes substituem os pneus originais por outros diferentes, confiam em si para que lhes comunique o que esperar dos seus novos pneus. As normas de Classificação de Qualidade de Pneu Uniforme (UTQG*) oferecem alguma informação muito específica num formato simples de explicar. Mas quando o seu cliente deseja que instale pneus não originais, as alterações resultantes no desempenho do veículo, caso existam, poderão ser difíceis de prever.

Tal não significa, no entanto, que sejam difíceis de explicar ou prejudiciais para o desempenho do veículo. Aqui fica uma análise, com ilustrações simples, da tecnologia da suspensão e das rodas, que poderá utilizar para ajudar os seus clientes a compreender a forma como a dimensão das rodas de um veículo tem influência sobre o conforto e a condução. E ainda quão satisfeitos ficarão com rodas que correspondam ao equilíbrio original.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

 

Michelin Primacy 4+ substitui atual Michelin Primacy 4

02 - Michelin Primacy 4 substitui atual Michelin Primacy 4 

 

A gama MICHELIN Primacy 4+, que substitui a atual MICHELIN Primacy 4, continuará a estar no coração da oferta de pneus de verão da Michelin, e a ser a sua gama mais vendida, para equipar desde um veículo compacto a uma berlina ou um SUV

Exteriormente, o pneu não vê o seu design ser alterado relativamente à gama MICHELIN Primacy 4, apenas se distingue pela marcação adicional “+”. A verdadeira mudança está no seu interior, introduzindo notáveis melhorias. Os principais benefícios para os consumidores são a segurança em piso molhado, a duração e o rebordo de proteção da jante, disponível em toda as medidas.

A melhoria da aderência em piso molhado é obtida graças à tecnologia MICHELIN EverGrip, que combina uma banda de rolamento formada por duas capas de borracha sobrepostas de diferente rigidez, que fazem com que a aderência em piso molhado se autorregenere à medida que o pneu se desgasta.

A estrutura da carcaça MICHELIN Maxtouch Construction permite um pisar mais homogéneo do pneu, para transmitir de forma uniforme as foras de aceleração, travagem e deriva em curva, o que gera um desgaste mais regular e, como tal, uma superior duração.

A segurança desde o primeiro até ao último quilómetro, e uma longa duração, caraterizam o novo pneu de verão MICHELIN Primacy 4+, disponível em 121 referências para jantes de 16 a 21 polegadas.

 

Fonte: Revista dos Pneus