~
O PROJECT TREE é a nova aposta da Hankook para estabelecer rastreamento de borracha natural usando o blockchain. A Hankook distribuirá os pneus fabricados por meio deste projeto no mercado do Reino Unido. Parte das vendas destes pneus será utilizada para financiar incentivos para potenciais colaboradores da cadeia de suprimentos
A borracha natural é uma matéria-prima básica para pneus. A produção de pneus é responsável por cerca de 70% do consumo mundial de borracha natural, mas cerca de 85% da produção mundial depende de pequenos agricultores no Sudeste Asiático, principalmente Tailândia e Indonésia. Isso dificulta o rastreamento e a resolução de questões de sustentabilidade que surgem no processo de aquisição, incluindo desmatamento, pobreza e violações de direitos humanos.
Para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, a Hankook decidiu participar do PROJECT TREE, um projeto desenvolvido para rastrear o fornecimento de borracha natural usando um sistema de rastreamento baseado em blockchain desenvolvido pela ITOCHU Techno-Solutions Corporation. O projeto envolve a PT. Aneka Bumi Pratama, uma das maiores empresas de processamento de borracha natural da Indonésia, e o uso de um aplicativo de smartphone vinculado ao sistema, que regista informações como data e local das transações. Através deste projeto, a borracha natural produzida a partir de matérias-primas provenientes de áreas protegidas pode ser fornecida à Hankook. Além disso, pequenos agricultores sem smartphones ou contas bancárias receberão ferramentas agrícolas, fertilizantes e treinamento para melhorar a produtividade e práticas sustentáveis, além de incentivos em dinheiro que serão pagos sob rigorosa supervisão.
Como um parceiro comprometido da PROJECT TREE, a Hankook participará no projeto de mercado do Reino Unido em associação com a distribuidora líder de pneus European Tire Enterprise Ltd. (ETEL), proprietária da Kwik Fit e Stapletons. A ETEL é a maior empresa de manutenção e reparação de automóveis do Reino Unido e um parceiro preferencial da Hankook. Parte das vendas de pneus será usada para financiar incentivos para as partes interessadas da cadeia de suprimentos (pequenos agricultores, coletores, revendedores locais) que colaboram para registrar suas transações e garantir a rastreabilidade.
Espera-se que o PROJECT TREE contribua para os objetivos da política de RSE da Hankook. A empresa estabeleceu uma política de borracha natural sustentável em 2018 e é membro da Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR), uma entidade internacional criada para definir a sustentabilidade da cadeia de valor da borracha natural. A Hankook atualizou recentemente sua política de acordo com a nova política GSPNR em vários campos, como direitos humanos, proteção ambiental e transparência na gestão.
“Como a procura por borracha natural deve continuar a crescer, confiamos que todos os participantes da cadeia de suprimentos, incluindo pequenos agricultores, fabricantes de pneus e utilizadores finais, cumprirão a sua responsabilidade”, disse Sooil Lee, presidente e CEO da Hankook Tire & Tecnologia. “Como a sustentabilidade é uma de suas prioridades de negócios, a Hankook definitivamente assumirá a liderança na promoção da sustentabilidade na aquisição de matérias-primas para criar um mundo melhor”.
Yasuhiro Takahashi, gerente geral do Departamento de Logística e Distribuição de Materiais da ITOCHU Corporation, afirma: “O plano de gestão a médio prazo da ITOCHU, o novo Plano 2023, inclui ‘transformar o negócio incorporando as necessidades do consumidor em produtos’ e “contribuição e esforços contínuos para alcançar os ODS nas suas Políticas Básicas”, acrescentando que “ITOCHU fortalecerá a sua cadeia de valor de borracha natural e espera contribuir para a sustentabilidade de toda a indústria de borracha natural com o PROJECT TREE”, concluiu.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário