terça-feira, 5 de julho de 2022

Michelin desenvolve almofadas pneumáticas AirProne

07 - Michelin desenvolve sistema de almofadas pneumáticas AirProne 

 

A Michelin apresenta o MICHELIN AirProne no Salón de Cuidados Intensivos 2022. O MICHELIN AirProne é um inovador sistema de almofadas pneumáticas, concebido para melhorar o tratamento de pacientes que sofrem de síndrome de dificuldade respiratória aguda (SDRA) enquanto se encontram na unidade de cuidados intensivos

Durante a crise sanitária, a procura por equipamento para assistir pacientes em cuidados intensivos aumentou de forma significativa. Foi neste contexto, e para satisfazer esta necessidade, que a Michelin concebeu o MICHELIN AirProne, solução desenvolvida em conjunto com o Hospital Universitário de Amiens, e que foi já ensaiado com êxitos em outros nove hospitais franceses.

O objetivo deste dispositivo médico de classe 1 é reduzir a prevalência das úlceras por pressão, e melhorar os sinais vitais respiratórios e o conforto dos pacientes quando estes se encontram em posição de decúbito ventral.

O kit MICHELIN AirProne consiste em almofadas insufláveis para a cabeça, o peito, a pélvis, os braços, os joelhos e as canelas. As almofadas permitem posicionar adequadamente os pacientes, proporcionando uma melhor distribuição da pressão. O desenho especialmente complexo do apoio de cabeça garante que não é exercida pressão sobre o ouvido e proporciona apoio lateral. O tecido 3D, por seu turno, reduz a transpiração por efeito da pressão.

O fabrico do MICHELIN AirProne foi confiado à AirCaptif, startup francesa especializada em estruturas insufláveis ultraligeiras, que a Michelin adquiriu em 2021.

“As equipas da Michelin estão particularmente orgulhosas do lançamento do MICHELIN AirProne. Concebido como uma resposta de emergência durante a crise da Covid, esta solução destaca a capacidade de inovação da Michelin, e as pontes potenciais que existem entre o fabrico de pneus e outros sectores, como, por exemplo, o da saúde. Agradecemos ao Hospital Universitário de Amiens e aos nove hospitais franceses que foram fundamentais durante o desenvolvimento do dispositivo”, declara Pierre-Henri Legrand, responsável do projeto.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pneus Macios da Pirelli dominam Safari Rally

 

07 - Pneus Macios Pirelli Safari Rally 

 

O Safari Rally chegou ao fim após mais um desafiante dia, caraterizado pela presença de areia “fesh fesh” e estradas em mau estado. Como esperado, o rali revelou-se um desafio para pilotos, carros, rodas e pneus

Kalle Rovanpera, piloto da Toyota, foi o mais rápido, seguido dos seus companheiros de equipa Elfyn Evans, Takamoto Katsuta e Sebastien Ogier. Foi, portanto, um dia histórico para a Toyota, que dominou completamente o rali do Quénia.

O composto macio foi a escolha principal, demonstrando um comportamento eficiente e consistente. De resto, atendendo às caraterísticas deste exigente rali, esta era a escolha indicada para garantir a integridade das suspensões dos carros, tendo sido um importante fator para o normal desenrolar da prova.

No final do rali, Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de Rali da Pirelli afirmou: “Os pilotos superaram todos os perigos destas estradas desafiantes, que representaram um risco enorme para a integridade dos carros, rodas e pneus, que se fossem de fraca qualidade não teriam sido capazes de permitir um normal desenrolar do rali. Isso também teria acontecido se os pneus fossem mais duros, uma vez que teriam contribuído para danificar a suspensão dos carros.

Portanto, não é coincidência que os problemas relacionados com os pneus tenham sido causados por cortes laterais de rochas. De qualquer modo, foram poucas as situações em que isso se verificou, mesmo perante condições mais adversas do que as verificadas no ano passado. Quanto à evolução dos nossos pneus Scorpion 2022, só posso dizer que após os três primeiros ralis de gravilha da temporada, os pilotos e as equipas elogiaram a especificação atual, o que significa que os pneus deverão permanecer inalterados por agora.

Fiquei particularmente satisfeito com o composto macio que demonstrou uma grande versatilidade, força e desempenho, desde a estreia em 2022, no rali de Portugal, até ao rali do Quénia, deste fim de semana. De acordo com o ADN da Pirelli, a inovação e o desenvolvimento não param, por isso retiramos algumas informações úteis deste fim de semana que serão valiosas para o futuro. Agora estamos focados na Estónia”, concluiu.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Michelin Rússia chega ao fim sem retorno

07 - Michelin Rússia chega ao fim sem retorno 

Após suspender as suas atividades industriais na Rússia no passado dia 15 de março, a Michelin confirma que é tecnicamente impossível retomar a produção. Neste sentido, estão a planificar a transferência de todas as suas atividades na Rússia antes do final de 2022

O Grupo, está a estudar a possibilidade de transferir o controlo das suas operações administrativas, comerciais e industriais para a atual direção local. Para tal, a Michelin está a preparar o quadro mais favorável possível para os seus funcionários. A nova entidade iria operar através de uma estrutura independente da Michelin.

A Michelin Rússia emprega aproximadamente 1000 pessoas naquele país, das quais 750 trabalham na fábrica de Davydovo, situada a cerca de 100 quilómetros de Moscovo. Esta fábrica possui uma capacidade de produção anual de entre 1,5 e 2 milhões de pneus. As vendas e a produção da Michelin na Rússia representam 2% das vendas totais do Grupo, e 1% da sua produção mundial de pneus para turismos, respetivamente.

Em termos financeiros, a atual exposição atual do balanço do Grupo a este projeto está estimada em cerca de 250 milhões de euros. A realização deste projeto daria lugar à remoção destas atividades do âmbito da consolidação do Grupo, mas não teria impacto na orientação financeira do Grupo.

 Fonte: Revista dos Pneus

 

Continental SportContact 7 conquista júris pelo design

05 - Continental SportContact 7 conquista os juris pelo seu design 1 

 

O novo pneu da Continental, o SportContact 7 conquista dois dos mais prestigiados prémios internacionais de design, o o Red Dot Award: Product Design e o iF DESIGN AWARD

Quando se trata de estética no setor de pneus, o foco centra-se automaticamente nas jantes. O SportContact 7 da Continental prova agora que os pneus podem oferecer desempenho excecional em termos de forma, função mas também no design. O novo pneu desportivo de Hannover ganhou dois dos mais prestigiados prémios internacionais de design – o Red Dot Award: Product Design e o iF DESIGN AWARD.

“Estamos muito felizes que o nosso porta-estandarte desportivo não convenceu apenas os fãs de pneus pelo seu desempenho, como também especialistas em design de todo o mundo que, com a atribuição destes prémios, reconheceram o nosso trabalho”, afirma, Enno Straten, diretor de Estratégia, Análise e Marketing, para o mercado de substituição EMEA na Continental. Durante o desenvolvimento, os especialistas em design procuraram atingir três objetivos: em primeiro lugar, desenvolver a “próxima geração” credível da já longa gama de sucesso dos pneus SportContact.

Em segundo lugar, as inovações desenvolvidas devem ser visíveis da melhor forma possível. E por último, a linguagem do design deve estar alinhada com a dos carros desportivos modernos. Renomado Red Dot Award para design do produto
Na “busca por um bom design e inovação”, os 48 membros internacionais do júri analisaram, individualmente e de forma abrangente, cada um dos produtos enviados e provenientes de mais de 60 países para o Red Dot Award: Product Design.

Apenas os produtos que convenceram os especialistas com a sua excelente qualidade de design foram premiados – incluindo o Continental SportContact 7. De acordo com o júri, as empresas premiadas estabeleceram novos padrões na indústria do design. Peter Zec, criador e CEO da Red Dot, comentou sobre a edição de 2022: “Este ano, fiquei particularmente impressionado com a criatividade evidenciada pelos produtos premiados. Na verdade, ainda existem designs que surpreendem em forma e funcionalidade. É realmente impressionante e louvável.”

SportContact 7 prevalece entre quase 11.000 inscrições
O pneu desportivo de alto desempenho também ganhou o iF DESIGN AWARD 2022, tornando-se um dos vencedores do prémio de design de renome mundial, na disciplina “Produto”, categoria “Automóvel/Veículo”. O iF DESIGN AWARD realiza-se uma vez por ano e é organizado pela iF International Forum Design GmbH, a instituição de design independente mais antiga do mundo. O SportContact 7 graças a sua forma e funções inovadoras, impressionou o júri internacional constituído por 132 membros. Os jurados tiveram que conceder o cobiçado prémio entre cerca de 11.000 inscrições de 57 países.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone lança Potenza Race

06 - Bridgestone lança Potenza Race 

 

Concebido para os entusiastas de circuitos com base nas suas expectativas de um pneu de desempenho ultra-elevado, o novo Bridgestone Potenza Race, semi-slick, proporciona aos pilotos o melhor controlo em pista em condições secas

A Bridgestone anunciou o lançamento da mais recente peça para a sua icónica linha Potenza de ultra alto desempenho: o Bridgestone Potenza Race. Criada para os verdadeiros entusiastas de circuitos que procuram um desempenho superior e que possam puxar pelos seus limites, o novíssimo Potenza Race é um pneu semi-slick homologado para estradas públicas, mas com um desempenho centrado nos track days.

Ao dar maior poder aos amantes dos desportos motorizados a controlarem a velocidade, o novo Potenza Race da Bridgestone proporciona o melhor tempo da volta e a melhor travagem no seco2 – ficando à frente dos principais pneus concorrentes – de acordo com testes realizados pela entidade independente TÜV SÜD. O novo pneu líder da Bridgestone proporciona o melhor controlo em pista em condições secas1,2, bem como uma longevidade notável3.

O resultado de décadas de inovação e especialização nos desportos motorizados
A mais recente adição à gama Potenza é o resultado da longa história e especialização da Bridgestone em desportos motorizados e alto desempenho. A agora icónica gama Potenza nasceu do tempo da Bridgestone nas corridas de Fórmula 1, que viu a empresa fornecer pneus às equipas de Fórmula 1 de 1997 a 2010, incluindo ao vencedor de seis títulos consecutivos, a Ferrari.

Beneficiando desta herança e da experiência adquirida durante o desenvolvimento dos Potenza Race como equipamento de origem para os supercarros Lamborghini Huracán STO e Huracán Tecnica, e o hot hatchback CUPRA Leon, o Potenza Race é o primeiro pneu de substituição dedicado da Bridgestone para os track days.

‘A referência para pneus premium de desempenho ultra-elevado’
O incrível desempenho do Bridgestone Potenza Race é possível graças à inovação no desenho do piso, construção e composto do pneu. O pneu foi concebido com base nos resultados de uma extensa pesquisa de mercado liderada pela Bridgestone, concentrando-se no que os condutores de circuitos esperam de um pneu de desempenho ultra-elevado.

O desenvolvimento da Potenza Race foi mais curto e sustentável graças à utilização da inovadora tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus da Bridgestone. Isto permite a criação e teste de uma versão digital de um pneu em desenvolvimento, ajudando a Bridgestone a prever o desempenho em diferentes condições antes de construir fisicamente os protótipos. Como resultado, a Bridgestone pode testar mais versões num mundo virtual. Na fase de desenvolvimento, esta abordagem sustentável levou a uma poupança de 33% de matérias-primas e emissões de CO2, ao mesmo tempo que reduz 10.000 km e 1,7 toneladas de CO2 de testes ao ar livre.

Desenvolvido e fabricado na Europa, o novo Bridgestone Potenza Race está disponível em 13 medidas populares, entre 17 e 20 polegadas, para os hot hatchbacks e os carros desportivos mais utilizados nos circuitos.

Sobre este anúncio, Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA referiu: “O Bridgestone Potenza Race é o culminar de anos – mesmo décadas – de experiência em alto desempenho. Criámos este pneu para os amantes do desporto automóvel – falando com eles e ficando a saber o que exigem do seu pneu de pista de sonho – e estamos entusiasmados por lançar o nosso primeiro pneu semi-slick de sempre para o mercado de substituição, oferecendo um desempenho inigualável a todos os entusiastas de track days”.

Este projeto alinha-se com o Compromisso Bridgestone E8 que serve de eixo para a gestão da condução, ganhando ao mesmo tempo a confiança das gerações futuras. O Compromisso Bridgestone E8 consiste em oito valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade (Ease), e Empoderamento) que a Bridgestone se comprometerá a criar juntamente com os colaboradores, sociedade, parceiros e clientes para criar uma sociedade sustentável. Este projecto alinha-se com “Emoção”: Empenhada em inspirar excitação e espalhar alegria pelo mundo da mobilidade”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli Scorpion distinguida com etiqueta europeia de pneus

07 - Pirelli Scorpion distinguida com etiqueta europeia de pneus 

 

A gama Scorpion da Pirelli, família de pneus dedicada a veículos SUV, é agora mais segura, confortável e conta com um melhor desempenho. As mais recentes alterações permitiram que toda a gama (verão, inverno e All Season) alcançasse melhores valores nos parâmetros de desempenho da etiqueta europeia de pneus

O destaque vai para a excelente classificação em piso molhado partilhada pelos pneus Scorpion (verão), Scorpion Winter 2 (inverno) e Scorpion All Season SF2

Os três membros da família alcançaram excelentes pontuações em piso molhado, com todos os tamanhos dentro das categorias A ou B. Destes, mais de 80% estão situados na classe A. No que à resistência ao rolamento diz respeito, um medidor essencial para garantir a proteção do meio ambiente e o incremento da autonomia dos veículos elétricos, mais de 60% da gama Scorpion encontra-se nas classes A ou B.

Isto significa que a gama está já muito próxima de ter 70% dos seus produtos dentro dos melhores valores da etiqueta europeia, objetivo que a Pirelli havia estabelecido para o ano de 2025 (todas as opções do Scorpion de verão e do Scorpion All Season SF2 se encontram dentro desses valores). Quando o tema é o ruído, todos os pneus se encontram na classe A ou B desta categoria.

Tecnologia Avançada em toda a gama
A recente atualização da gama Scorpion foi projetada para responder ao segmento de veículos SUV: um segmento em claro crescimento, que deverá experimentar um aumento significativo e constante das vendas globais nos próximos anos. Estes veículos são caracterizados por possuírem um elevado peso e um centro de gravidade elevado, proporcionando um conjunto particular de dinâmicas de condução que exigem pneus dedicados e adequados aos mais recentes padrões de mobilidade contemporânea.

Além de oferecerem maiores níveis de conforto, segurança e desempenho, alguns tamanhos da família Scorpion são agora ideais para uma utilização em SUVs elétricos. Cerca de 30% da gama está equipada com a tecnologia Elect, uma solução desenvolvida especialmente para veículos elétricos e híbridos plug-in.

A gama inclui também opções com as tecnologias de mobilidade estendida (Seal Inside, Run Flat e PNCS), o que significa que os pneus Scorpion podem contribuir para viagens mais confortáveis, silenciosas e seguras.

A reformulação da família Scorpion foi operada de acordo com um processo batizado pela Pirelli de “Eco-Safety Design”. Esta abordagem única baseia-se na utilização de materiais e ferramentas inovadoras, incluindo modelos virtuais derivados do automobilismo, para alcançar o melhor desempenho em termos de sustentabilidade e segurança.

Graças ao “Eco-Safety Design”, os pneus da Pirelli são capazes de garantir uma travagem segura e níveis elevados de aderência em seco e em molhado. Ao mesmo tempo, o impacto ambiental é drasticamente reduzido, graças a um menor consumo de combustível, redução do ruído e um incremento da durabilidade da vida útil do pneu. Para alcançar esses resultados impressionantes, a gama foi constantemente atualizada, através dos esforços investidos na investigação e desenvolvimento que contribuíram para otimizar os compostos, reforçar a estrutura e melhorar os três padrões de banda de rodagem diferentes.

 

Fonte: Revista dos Pneus