O Safari Rally chegou ao fim após mais um desafiante dia, caraterizado pela presença de areia “fesh fesh” e estradas em mau estado. Como esperado, o rali revelou-se um desafio para pilotos, carros, rodas e pneus
Kalle Rovanpera, piloto da Toyota, foi o mais rápido, seguido dos seus companheiros de equipa Elfyn Evans, Takamoto Katsuta e Sebastien Ogier. Foi, portanto, um dia histórico para a Toyota, que dominou completamente o rali do Quénia.
O composto macio foi a escolha principal, demonstrando um comportamento eficiente e consistente. De resto, atendendo às caraterísticas deste exigente rali, esta era a escolha indicada para garantir a integridade das suspensões dos carros, tendo sido um importante fator para o normal desenrolar da prova.
No final do rali, Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de Rali da Pirelli afirmou: “Os pilotos superaram todos os perigos destas estradas desafiantes, que representaram um risco enorme para a integridade dos carros, rodas e pneus, que se fossem de fraca qualidade não teriam sido capazes de permitir um normal desenrolar do rali. Isso também teria acontecido se os pneus fossem mais duros, uma vez que teriam contribuído para danificar a suspensão dos carros.
Portanto, não é coincidência que os problemas relacionados com os pneus tenham sido causados por cortes laterais de rochas. De qualquer modo, foram poucas as situações em que isso se verificou, mesmo perante condições mais adversas do que as verificadas no ano passado. Quanto à evolução dos nossos pneus Scorpion 2022, só posso dizer que após os três primeiros ralis de gravilha da temporada, os pilotos e as equipas elogiaram a especificação atual, o que significa que os pneus deverão permanecer inalterados por agora.
Fiquei particularmente satisfeito com o composto macio que demonstrou uma grande versatilidade, força e desempenho, desde a estreia em 2022, no rali de Portugal, até ao rali do Quénia, deste fim de semana. De acordo com o ADN da Pirelli, a inovação e o desenvolvimento não param, por isso retiramos algumas informações úteis deste fim de semana que serão valiosas para o futuro. Agora estamos focados na Estónia”, concluiu.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário