segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Continental PremiumContact 7 garante mais segurança

10 - Continental PremiumContact 7 garante mais segurança 

 

Com o PremiumContact 7, a Continental está a estabelecer novos padrões de conforto e segurança. Com vista à sustentabilidade, os pneus para veículos ligeiros de turismo estão a ser desenvolvidos cada vez mais com foco na elevada durabilidade e menor resistência ao rolamento

Como o pneu é o único ponto de contacto com a estrada, este foco pode entrar em conflito com o requisito mais importante de todos: a segurança da condução. Com o PremiumContact 7, a Continental desenvolveu um pneu que estabelece novos padrões de segurança e conforto, graças à utilização de três tecnologias inovadoras e, ao mesmo tempo, melhora a resistência ao rolamento e aumenta a quilometragem. “Para a Continental, a segurança é a prioridade máxima. O PremiumContact 7 garante tranquilidade na estrada – para os nossos clientes, as suas famílias e todos os outros condutores”, afirma  Denise Sperl, diretora da Research & Development Car Tires EMEA na Continental Reifen.

Com o novo PremiumContact 7, a Continental continua a escrever a sua história de sucesso no segmento premium. Desde o seu lançamento, o modelo antecessor, o PremiumContact 6, ganhou 34 testes nas principais revistas especializadas, incluindo AUTO BILD e ADAC.

Segurança e conforto graças a três novas tecnologias
O PremiumContact 7 é feito à medida para uma vasta gama de modelos de veículos – independentemente do peso, tamanho ou tipo de condução.  Uma vez que os veículos pesados requerem soluções diferentes dos ligeiros de turismo, o novo pneu premium foi adaptado a cada classe de veículos e tamanhos de pneus, entre as jantes 16” e 21” polegadas. Esta questão beneficia, em particular, os veículos elétricos.

Com o aumento de versões de alta gama e de elevado desempenho, o fator de segurança está a tornar-se cada vez mais importante neste segmento. Além de melhorias na resistência ao rolamento e quilometragem, o PremiumContact 7 proporciona alta aderência e curta distância de travagem para os diversos tipos de veículo, devido ao seu design personalizado.

Como novidade, temos também o inovador composto RedChili, com o qual a Continental consegue garantir um ótimo desempenho no mais amplo espectro de temperatura possível. Isto permite que o pneu desenvolva uma aderência elevada no trânsito diário, mesmo a baixas temperaturas – sem qualquer fase prévia de aquecimento. “Isto beneficia particularmente os clientes durante os meses de transição de estação – na primavera e no outono”, afirma  Denise Sperl.

O design de piso adaptável do PremiumContact 7 garante ainda mais estabilidade e conforto de condução em pavimento seco e molhado: durante a condução em linha reta, o design do piso expulsa a água para fora das ranhuras transversais.

Por outro lado, ao curvar, a superfície de contacto com o solo desloca-se de forma a que uma parte diferente do piso tenha contacto com a estrada, proporcionando maior aderência. Isto também se torna evidente numa comparação interna com a sexta geração: a manobrabilidade em pavimento molhado foi melhorada em 5%, a travagem nesse mesmo pavimento, melhorou até 7%, e a resistência à aquaplanagem em 2%. A manobrabilidade e travagem em pavimento seco, foram ambas melhoradas em 3 pontos percentuais. ddddd

O PremiumContact 7 está agora disponível em diferentes dimensões. O portfolio será expandido ao longo do ano de forma a que, no final, a oferta de pneus entre 16” e 21” polegadas estejam disponíveis para serem instalados em diferentes veículos, como por exemplo o Audi A1, Mercedes Benz Classe A ou VW Golf, entre outros.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

O efeito da pressão dos pneus nos veículos elétricos

10 - noticia1 

Um estudo recente demonstrou que um controlo mais rigoroso da perda de pressão de ar dos pneus pode resultar numa considerável melhoria da eficiência dos veículos elétricos

As empresas que desenvolvem veículos elétricos realizaram grandes avanços na melhoria da autonomia e na redução da “ansiedade” que essa autonomia provoca no utilizador. Ainda que se tenha prestado muita atenção aos avanços tecnológicos das baterias, aos controlos e à aerodinâmica, a autonomia destes veículos é também muito afetada pelos pneus.

Uns pneus com uma conceção ineficiente do ponto de vista energético e com uma pressão de enchimento abaixo do normal, entre outros fatores, podem afetar negativamente a autonomia dos veículos elétricos. Os pneus perdem uma determinada quantidade de ar, o que é normal. Um pneu com pouca pressão de enchimento fica menos rígido e deforma-se muito mais, pelo que provoca uma maior dissipação do calor e, em última instância, uma maior resistência à rodagem e uma escassa eficiência do ponto de vista da autonomia.

Num estudo recente realizado pelo Centro de Investigação de Geely, Shanglong Linglong Tire Co. e pela ExxonMobil, foram examinados os efeitos da perda de ar — como a que ocorre após vários meses de utilização — sobre a resistência real à rodagem, e o seu consequente efeito na autonomia dos veículos elétricos. Os seus resultados permitirão determinar as especificações dos pneus para a próxima geração de veículos elétricos do grupo automóvel Geely.

O papel decisivo do revestimento interno
Após uma análise a várias linhas de fabrico de pneus, o estudo concluiu que mais de 48% revelavam uma má retenção do ar (taxas de perda de pressão de enchimento [TPPI] superiores a 3 %). Isto era o normal. Apenas 6% dos pneus proporcionavam a melhor retenção de ar possível (TPPI inferior a 1,7%).

É difícil projetar um pneu que não apresente fugas. A forma mais simples de minimizar estas perdas de ar é conceber um revestimento interno eficaz, uma fina camada que retenha o ar. A composição e a conceção deste revestimento interno são os fatores que mais afetam a retenção do ar.

As perdas de ar são influenciadas sobretudo pela permeabilidade e pela espessura do composto do revestimento interno, assim como pela distância entre a extremidade e o talão (o ponto onde termina este revestimento). E, entre todos esses fatores, o que mais ajuda a evitar as perdas de ar é a permeabilidade.

Por exemplo, reduzir em 50% a distância entre a extremidade e o talão  do revestimento interno (de 20 para 10 milímetros) e aumentar a sua espessura em 15% (de 0,65 para 0,75 milímetros) produz aumentos da TPPI de 10 e 18%, respetivamente. Mas, reduzir o coeficiente de permeabilidade em cerca de 40% produz uma melhoria da TPPI de 30%.

Os compostos convencionais utilizados para o revestimento interno incluem polímeros de bromobutilo e clorobutilo. Para se conseguirem melhores prestações, é necessário utilizar polímeros de alto desempenho, como o copolímero bromado de isobutileno e parametil estireno (BIMSM, um elastómero especial cuja denominação comercial é Exxpro), porque revelam uma menor permeabilidade que os polímeros de halobutilo convencional.

Dado que a perda de ar acaba por reduzir a pressão de enchimento, a resistência à rodagem “em utilização” que se sente em condições reais de condução pode ser maior, o que se traduz numa menor poupança de combustível. Infelizmente, é possível que estes aspetos passem despercebidos nos testes de laboratório que medem o coeficiente de resistência à rodagem (CRR).

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli P Zero Trofeo R bate recorde

10 - Pirelli P Zero Trofeo R bate recorde 

O Pirelli P Zero Trofeo R, montado no Lamborghini Urus Performante, alcançou um novo marco com a conquista da lendária prova Pikes Peak International Hill Climb, registando um tempo recorde. Este mesmo pneu foi escolhido pela Lamborghini como equipamento original para a mais nova versão do seu super SUV

O Urus homologou já seis variantes de pneus Pirelli: pneus P Zero de 21, 22 e 23 polegadas, projetados para garantir altos níveis de desempenho em estrada; pneus P Zero Corsa de 22 polegadas, indicados para os track days; o Scorpion Zero All Season de 21 polegadas e o Scorpion Winter de 22 polegadas para conduzir com segurança em todas as condições de estrada e a baixas temperaturas. A estes junta-se agora o P Zero Trofeo R de 22 polegadas: o pneu Pirelli mais focado no desempenho, especificamente destinado para os circuitos, mas também aprovado para uma utilização em estrada.

O novo pneu representa a primeira vez que a Pirelli adaptou um P Zero Trofeo R para as necessidades de um SUV. Este pneu de última geração para o Lamborghini Urus Performante é capaz de oferecer altos níveis de desempenho perante várias condições e temperaturas (a um nível superior em comparação com o P Zero padrão Troféu R). Mas o novo pneu é também capaz de conquistar algumas das estradas e provas mais famosas do automobilismo, como a épica Pikes Peak Hill Climb, no Colorado. Com Simone Faggioli ao volante, piloto piloto de testes da Pirelli que soma múltiplos títulos no hill climb, o Performante registou um tempo de 10m32.064s, batendo o recorde anterior da classe de 10m49.902s, estabelecido em 2018.

Como todos os pneus dedicados à Lamborghini, este P Zero Trofeo R  nasceu da estreita e particular colaboração entre a Pirelli e a Lamborghini, que remonta a 1963. A parceria tecnológica que une as duas empresas é baseada na filosofia “Perfect Fit”, uma estratégia através da qual a Pirelli desenvolve pneus fabricados à medida de cada carro produzido pelos fabricantes Premium e Prestige com os quais colabora. Todos os Lamborghinis podem ser montados com pneus Pirelli desenvolvidos especificamente para as características que marcam cada modelo. Os pneus estão disponíveis como equipamento original e também no mercado de reposição.

A Pirelli e a Lamborghini também possuem uma história em comum na competição que já conta com mais de 30 anos: desde a estreia do Scorpion para o LM002, que disputou o Rali Paris-Dakar, em 1988, até ao atual GT World Challenge Europe: que conta com a Pirelli como fornecedor exclusivo de pneus, com a Lamborghini entre as equipas principais.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Hankook apresenta iON winter

10 - Hankook apresenta iON winter 

A Hankook lançou o iON winter, o primeiro pneu de inverno que pertence a uma nova linha de produtos, projetada especificamente para veículos elétricos

As caraterísticas do novo pneu incluem resistência ao rolamento reduzida, ruído de rolamento mínimo e alta capacidade de carga. Comparado aos pneus convencionais, isso significa que os condutores de carros elétricos terão mais autonomia por carga de bateria e uma melhor experiência de condução.

Além disso, os novos produtos Hankook iON são especialmente projetados para suportar os altos torques instantâneos gerados por veículos elétricos potentes.

Um desafio especial: pneus de inverno para carros elétricos
Como um pneu de inverno projetado especificamente para atender à procura de carros elétricos, o Hankook iON inverno tem um composto de piso especialmente desenvolvido, que garante a menor resistência ao rolamento possível sem comprometer o desempenho em estradas molhadas e secas.

A utilização de óleos naturais, permite obter a aderência necessária, mesmo a baixas temperaturas. Por um lado, a flexibilidade especial permite que o pneu se adapte à superfície da estrada enquanto, por outro lado, o movimento no perfil é minimizado.

O ruído do rolamento é um desafio particular com pneus de inverno devido ao aumento do espaço vazio entre os blocos de piso. Nesse sentido, o novo design da banda, limita significativamente as emissões acústicas como resultado da orientação ativa e da redução das ondas sonoras.

O conforto de condução do inverno Hankook iON tira partido da distribuição específica dos blocos ao longo do perfil. Os produtos iON incorporam a tecnologia Sound Absorber™ integrada da Hankook que, juntamente com o padrão exclusivo do pneu, reduz significativamente o ruído no interior do veículo.

A Hankook combateu o aumento da massa de veículos elétricos, resultante do peso considerável das baterias de tração, proporcionando uma maior capacidade de carregamento. O novo composto do piso também garante durabilidade excecional e excelente resistência ao desgaste. O alto teor de sílica, oferece aderência de micro nível em estradas molhadas, neutralizando a formação de filmes de água entre a superfície da estrada e o pneu, algo que pode ser perigoso.

Uma das caraterísticas especiais da família de pneus iON, é sua otimização aerodinâmica para explorar o potencial de eficiência e alcance superiores, evitando turbulência adicional do ar. O padrão do pneu é projetado para que a resistência do ar seja reduzida. Da mesma forma, essas medidas têm um impacto positivo no menor desenvolvimento acústico possível.

Sanghoon Lee, Presidente da Hankook Tire Europe afirmou: “Mudar os pneus sazonais a tempo, evita o desgaste prematuro. Com o nosso iON inverno, oferecemos o produto certo para garantir que os condutores possam mudar para pneus projetados especificamente para veículos elétricos, mesmo durante os meses de inverno.”

O modelo de inverno iON da Hankook está disponível em tamanhos de 18 a 22 polegadas.

 

Fonte: Revista dos Pneus