segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Pirelli P Zero equipa Polestar 2 BST edition 270

11 - Pirelli P Zero equipa Polestar 2 BST edition 270 

 

O Pirelli P Zero foi o pneu escolhido pela Polestar para a sua nova edição limitada: o Polestar 2 BST edition 270. A Pirelli respondeu às necessidades do fabricante com um pneu P Zero Elect, com um elevado índice de carga, com marcação HL na lateral

Para a versão de maior desempenho do Polestar 2 até ao momento foi criado um UHP nas medidas 245/35R21 para corresponder às caraterísticas específicas do automóvel: um fastback elétrico com um caráter desportivo.

A marcação Elect da Pirelli indica que as tecnologias deste pneu P Zero foram desenvolvidas para complementar as características únicas de carros movidos a bateria, como o Polestar 2 BST edition 270. Os compostos da banda de rodagem são projetados especificamente para controlar os 680 Nm de torque aplicados no pneu desde o arranque, oferecendo aderência imediata e limitando o desgaste causado pela derrapagem dos pneus.

Os baixos níveis de resistência ao rolamento prolongam a vida útil das baterias e, consequentemente, aumentam o alcance da bateria do automóvel, enquanto a estrutura reforçada garante o suporte do elevado peso das baterias. O ruído produzido durante a condução é também reduzido ao máximo para não comprometer o silêncio característico destes automóveis, graças também à tecnologia Noise Canceling System (PNCS) da Pirelli, que com a inclusão de uma esponja absorvente de som diminui ainda mais o ruído do rolamento.

O equipamento original criado para o Polestar 2 BST edition 270 marca um novo capítulo na colaboração da Pirelli com o fabricante sueco de veículos exclusivamente elétricos. O Polestar 1, o carro original da linha, é fornecido com o P Zero como equipamento original e foi um dos primeiros carros a ser equipado com pneus Pirelli com a marcação Elect. Graças às modernas técnicas de design virtual que otimizam e aceleram os processos de desenvolvimento, as duas marcas continuam a colaborar em novos projetos para o futuro.

Marcação HL para Cargas Elevadas
A marcação HL (carga alta), no flanco do P Zero criado para o novo Polestar 2 BST edition 270, indica que o pneu é capaz de suportar o elevado peso do carro e garantir altos níveis de conforto mesmo quando submetido a tensões significativas, como acontece, por exemplo, durante uma condução desportiva. Especificamente, o P Zero com a marca HL pode suportar volumes que excedem em mais de 20% o peso máximo que um pneu convencional consegue aguentar, e mais 9% do que um pneu XL nas mesmas dimensões.

Desempenho Elétrico para os Condutores
O Polestar 2 BST edition 270 foi criado pela Polestar como uma versão limitada de performance superior do Polestar 2 electric fastback. Serão produzidas apenas 270 unidades para os mercados europeu e norte-americano. Além dos pneus P Zero de 21 polegadas, o Polestar 2 BST edition 270 apresenta amortecedores ajustáveis, suspensão rebaixada, travões de alto desempenho, uma barra estabilizadora e uma potência de 350 kW e 680Nm.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Thierry Neuville vence no Japão com Pirelli P Zero

11 - Thierry Neuville vence no Japao 

 

A temporada de 2022 chegou ao fim com a vitória de  Thierry Neuville no Rali do Japão. Com os títulos de pilotos e construtores do WRC1 já atribuídos, a atenção centrou-se no WRC2, com o finlandês Emil Lindholm, ao volante de um Skoda Fabia, a confirmar o título na categoria

Durante o fim de semana, pilotos e pneus foram testados pelos traçados escorregadios e com baixos níveis de aderência, algo que foi piorando com a acumulação de sujidade, folhas e pedras (que contribuíram para aumentar o risco de danos nos pneus). Na sexta-feira o desafio complicou-se com os traçados estreitos e sinuosos. Já o domingo ficou marcado pela chuva e pelas temperaturas baixas.

Na sexta e no sábado, a estratégia de pneus foi inequívoca e praticamente obrigatória para todas as equipas do WRC1, em todas as secções da corrida: cinco pneus P Zero Duros. A única exceção nos dois primeiros dias foi Thierry Neuville, da Hyundai, que correu com quatro pneus duros na tarde de sábado, mantendo um macio pronto para enfrentar a superfície mista de asfalto e gravilha da última especial.

A expectativa de chuva fez muita diferença nas escolhas dos pilotos na manhã de domingo. Enquanto os dois pilotos da Hyundai, Neuville e Ott Tanak, preferiram prudentemente levar dois exemplares de cada composto (P Zero Duro, P Zero Macio e Cinturato para Chuva), as equipas da Toyota renunciaram aos pneus de chuva, com a exceção de Takamoto Katsuta.

Terenzio Testoni, responsável Pirelli pelas atividades de Rali afirmou: “Este Rali do Japão, que contou com altas temperaturas incomuns e condições geralmente secas, resume perfeitamente a temporada da Pirelli, com os pneus de gravilha e de asfalto a demonstrarem consistentemente grandes níveis de confiabilidade, resistência ao impacto e baixo desgaste. É por isso que posso dizer com segurança que foi um ano muito satisfatório para nós. Apesar de termos sido capazes de responder ao desafio imposto pelos novos carros híbridos, continuamos a desenvolver novas soluções, com base no que aprendemos ao longo das várias corridas.

Agora é hora de focar na próxima temporada, para a qual estamos a afinar uma evolução das gamas de asfalto e cascalho. Gostaria de dar os meus parabéns ao Emil, mais um jovem piloto cuja carreira estamos a acompanhar e a apoiar com atenção, como sempre fazemos com novos talentos”.

 

Fonte: Revista dos Pneus