A temporada de 2022 chegou ao fim com a vitória de Thierry Neuville no Rali do Japão. Com os títulos de pilotos e construtores do WRC1 já atribuídos, a atenção centrou-se no WRC2, com o finlandês Emil Lindholm, ao volante de um Skoda Fabia, a confirmar o título na categoria
Durante o fim de semana, pilotos e pneus foram testados pelos traçados escorregadios e com baixos níveis de aderência, algo que foi piorando com a acumulação de sujidade, folhas e pedras (que contribuíram para aumentar o risco de danos nos pneus). Na sexta-feira o desafio complicou-se com os traçados estreitos e sinuosos. Já o domingo ficou marcado pela chuva e pelas temperaturas baixas.
Na sexta e no sábado, a estratégia de pneus foi inequívoca e praticamente obrigatória para todas as equipas do WRC1, em todas as secções da corrida: cinco pneus P Zero Duros. A única exceção nos dois primeiros dias foi Thierry Neuville, da Hyundai, que correu com quatro pneus duros na tarde de sábado, mantendo um macio pronto para enfrentar a superfície mista de asfalto e gravilha da última especial.
A expectativa de chuva fez muita diferença nas escolhas dos pilotos na manhã de domingo. Enquanto os dois pilotos da Hyundai, Neuville e Ott Tanak, preferiram prudentemente levar dois exemplares de cada composto (P Zero Duro, P Zero Macio e Cinturato para Chuva), as equipas da Toyota renunciaram aos pneus de chuva, com a exceção de Takamoto Katsuta.
Terenzio Testoni, responsável Pirelli pelas atividades de Rali afirmou: “Este Rali do Japão, que contou com altas temperaturas incomuns e condições geralmente secas, resume perfeitamente a temporada da Pirelli, com os pneus de gravilha e de asfalto a demonstrarem consistentemente grandes níveis de confiabilidade, resistência ao impacto e baixo desgaste. É por isso que posso dizer com segurança que foi um ano muito satisfatório para nós. Apesar de termos sido capazes de responder ao desafio imposto pelos novos carros híbridos, continuamos a desenvolver novas soluções, com base no que aprendemos ao longo das várias corridas.
Agora é hora de focar na próxima temporada, para a qual estamos a afinar uma evolução das gamas de asfalto e cascalho. Gostaria de dar os meus parabéns ao Emil, mais um jovem piloto cuja carreira estamos a acompanhar e a apoiar com atenção, como sempre fazemos com novos talentos”.
Fonte: Revista dos Pneus
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