A indústria automóvel está a sofrer uma enorme transformação, e novos modelos de veículos elétricos estão a ser introduzidos a um ritmo acelerado, o que está a exigir grandes mudanças no fabrico e comercialização de pneus.
O mercado automóvel global está a mudar à medida que os fabricantes procuram desenvolver veículos que causem um mínimo de impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida. Os fabricantes procuram sempre oferecer aos condutores soluções avançadas que satisfaçam as suas necessidades.
Vários regulamentos e decretos afetam o desenvolvimento do produto. Por exemplo, a resistência ao rolamento de um pneu, ou seja, a eficiência energética pode precisar de estar agora a um nível específico para atingir a classificação “A”, que é a mais alta, mas dentro de alguns anos, o limite será mais apertado. No futuro, as questões relacionadas com a resistência ao rolamento do pneu e o seu fabrico sustentável serão ainda mais enfatizadas. As características dos pneus também serão ajustadas e adaptadas ainda mais a modelos de VE específicos.
Os carros elétricos têm tipicamente elevadas potências e as suas pesadas baterias fazem com que pesem mais do que os carros com motor de combustão interna (ICE). Os carros mais pesados também demoram mais tempo a parar, pondo maior ênfase na segurança. Durante a última década, os carros elétricos e híbridos fizeram uma transição de uma parte algo marginal da indústria automóvel internacional para um dos segmentos de crescimento mais rápido. Segundo a Agência Internacional de Energia, a quota global de carros elétricos aumentou para 2% do mercado automóvel no final de 2020. Isto pode não parecer muito, mas há dez anos atrás a sua quota global era próxima de zero. As variações nacionais nas vendas de automóveis elétricos da UE estão claramente correlacionadas com o nível de vida de um país.
De acordo com as novas estatísticas da Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA), a quota de mercado dos veículos elétricos a bateria mais do que duplicou – de 3,5% no segundo trimestre de 2020 para 7,5% este ano – enquanto que os híbridos plug-in representavam 8,4% de todos os automóveis novos vendidos. Estes factos demonstram a crescente penetração de mercado dos automóveis elétricos e híbridos. À medida que a tecnologia se desenvolve e os VE estão a tornar-se cada vez mais comuns, a manutenção dos automóveis está também a mudar. Para os automóveis ICE, a mudança de óleo e o serviço de travões são os componentes de manutenção mais comuns. No caso dos VE, porém, o principal fator de manutenção são os pneus.
Fonte: Revista dos Pneus
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