O aquaplaning é uma ameaça real em tempo chuvoso. Assim que a banda de rodagem não consegue drenar toda a água do ponto de contacto entre o pneu e a estrada, forma-se uma almofada de água debaixo do pneu. Isto faz com que os pneus percam a aderência e o condutor perca o controlo do seu veículo. Nesta situação, o condutor pode tornar-se um passageiro indefeso, sem qualquer controlo sobre o seu veículo num instante. No entanto, o mais importante é manter a calma e não travar subitamente. É melhor tirar o pé do acelerador, deixar o carro reduzir lentamente a velocidade e vigiar de perto a direção da viagem. Assim que sentir que os pneus recuperam contacto com a estrada, pode começar gradualmente a acelerar novamente.
Há um risco real de aquaplaning mesmo com pneus bons, mas é quase
certo com os pneus gastos. É por isso que é importante estar
consciente do estado e qualidade dos pneus do carro. Como regra geral,
quanto menor a profundidade do piso, mais provável é que os pneus
percam a aderência na estrada molhada. Portanto, conduzir com pneus
gastos é um grande risco, especialmente na chuva, quando a distância
de travagem é significativamente maior. Assim, torna-se um perigo não
só para o condutor e passageiros, mas para todos à volta.
Os condutores que adiaram a compra de pneus novos devem prestar ainda
mais atenção à manutenção adequada dos seus pneus atuais, para que
as suas características de segurança durem o máximo de tempo
possível. O risco de aquaplaning pode ser reduzido através da
utilização de pneus com uma banda de rodagem de pelo menos 4 mm. Assim
que a profundidade do piso cair abaixo deste valor, a sua proteção
contra este fenómeno perigoso deteriora-se significativamente. A
pressão correta dos pneus é também importante. É importante
antecipar situações perigosas. A chuva forte e o mau estado dos pneus
são uma má combinação. Da mesma forma, conduzir demasiado rápido
com mau tempo torna o seu veículo mais propenso ao aquaplaning, mesmo
que tenha pneus bons. Com chuva forte, a velocidade pode precisar de ser
reduzida em até 15-20 km/h para que o piso possa bombear toda a água
entre o pneu e a estrada.
Testes realizados por uma revista da especialidade, mostraram que os pneus gastos começaram o aquaplaning a uma velocidade até 15 km/h mais cedo do que os pneus novos. Para os melhores pneus testados, o novo pneu começou o aquaplaning a 90,4 km/h enquanto um pneu gasto a apenas 3,5 mm já começou o aquaplaning a cerca de 75 km/h. Para além da profundidade do piso, a pressão do pneu também deve ser verificada. A baixa pressão aumenta o risco de aquaplaning. Verificar a pressão do pneu e ajustá-lo ao nível correto, se necessário, é uma medida de segurança básica que pode ser tomada na estação de serviço mais próxima e não custa nada.
DICAS PARA LIDAR COM O RISCO DE AQUAPLANING:
• Verifique o estado dos seus pneus antes de cada
viagem, mantenha uma pressão de pneu suficiente e certifique-se de que a
profundidade do piso é de pelo menos 4 mm para garantir a segurança
de condução.
• Verificar o boletim meteorológico antes de conduzir e antecipar
situações perigosas, estas incluem chuvas fortes ou trovoadas.
• Reduza a sua velocidade de condução em pelo menos 20 km por hora durante as chuvas fortes.
• Manter distância suficiente dos veículos que se encontram à sua frente.
• Se ocorrer aquaplaning, mantenha-se calmo, tire o pé do acelerador e
deixe o carro abrandar até sentir novamente contacto entre os pneus e a
estrada.
Fonte: Revista dos Pneus
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