As preocupações ambientais e a segurança sempre foram uma prioridade das principais marcas de pneus presentes no mercado. A norma VECTO veio trazer desafios acrescidos ao setor e produz já hoje impacto no desenvolvimento e na oferta que as marcas disponibilizam ao mercado no segmento do equipamento original
A norma VECTO é uma ferramenta de simulação digital desenvolvida pela UE para garantir que as metas de redução de emissões de CO2 sejam cumpridas. Com a VECTO, os fabricantes de veículos podem simular as emissões de CO2 e o consumo de combustível em veículos com diferentes configurações. Como resultado, o novo regulamento da União Europeia sobre a etiquetagem de pneus entrou em vigor, a fim de oferecer aos consumidores uma maior transparência.
As questões ambientais são por isso encaradas como grandes desafios por todos os fabricantes, o que os obriga a utilizar a mais avançada tecnologia no fabrico, com o grande objetivo de serem cada vez mais ecológicos. A resistência ao rolamento é um dos principais fatores com impacto nos consumos de combustível – que podem representar até 30% dos custos totais.
Em termos de dimensões e capacidade de carga dos veículos, deve ser alcançado um consenso a nível europeu para harmonizar as massas e dimensões dos veículos. Mega-camiões de 25,25 m já circulam nas estradas principais europeias e recentemente iniciaram-se os ensaios de duo-reboques com um comprimento de 32 m.
Quanto aos veículos elétricos estão cada vez mais presentes nas frotas de autocarros urbanos e o seu aumento será exponencial nos próximos anos, no entanto, para camiões com mais de 3500 kg, a questão da autonomia continua a ser um travão importante para o desenvolvimento de soluções. Para médias e longas distâncias, os principais fabricantes de veículos estão a desenvolver soluções baseadas no hidrogénio com baterias de combustível.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário