A colaboração irá combinar o know-how da Bosch nos ramos de hardware ao nível dos sistemas e software com sensores MEMS, e as tecnologias, algoritmos, modelação e sensores integrados nos pneus Pirelli
A Pirelli e a Bosch assinaram um acordo de desenvolvimento com o objetivo de criar soluções inovadoras baseadas em software e funções de condução, graças à integração de sensores nos pneus, também conhecidos como “in-tyre sensors”.
“Para os condutores, esta inovação traduz-se em maiores níveis de segurança, conforto, sustentabilidade e uma melhoria na dinâmica de condução”, pode ler-se no comunicado.
A Bosch e a Pirelli partilham uma visão de cooperação a longo prazo, com a intenção de explorar em conjunto lógicas de computação e processamento otimizadas dos sinais emitidos pelos pneus, como potenciais inputs para sistemas de controlo dinâmico de veículos mais avançados.
“O Pirelli Cyber Tyre é o primeiro sistema no mundo baseado em pneus com sensores integrados que recolhem dados e os transmitem para o veículo, para serem processados em tempo real”, adiantou a empresa.
A Bosch já desenvolveu uma aplicação ESP especificamente adaptada aos pneus da Pirelli, num projeto inicial desenvolvido em conjunto com o fabricante de hipercarros Pagani Automobili. A tecnologia “Pirelli Cyber Tyre”, presente no Pagani Utopia Roadster, transmite informações cruciais sobre o estado dos pneus para a unidade de controlo do ESP. “Isto permite uma utilização otimizada das características individuais e do desempenho dos pneus, proporcionando maior segurança e condições de condução personalizadas”, destacou.
Enquanto fornecedor global de tecnologia e serviços, a Bosch contribui com o seu know-how em hardware e software a nível de sistemas para esta colaboração. A Bosch é também especialista em tecnologia de sensores MEMS (Sistemas Microeletromecânicos) e desenvolve e fabrica sensores de pressão de pneus utilizando o padrão “Bluetooth Low Energy” (BLE).
Ao combinar esta experiência com as tecnologias da Pirelli em dispositivos integrados nos pneus – tanto em hardware como software, algoritmos e modelação de pneus – será possível recolher, processar e transmitir em tempo real dados recolhidos através dos pneus, fornecendo parâmetros para o sistema eletrónico de controlo do veículo, usando BLE com um consumo de energia muito reduzido.
A Pirelli e a Bosch pretendem agora explorar o potencial da tecnologia MEMS da Bosch para aplicações nos pneus.
Fonte: Revista dos Pneus
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