segunda-feira, 17 de julho de 2017

História da publicidade Pirelli editada em livro

História da publicidade Pirelli editada em livro 
Publicity with a Capital "P" (Publicidade com "P" maiúsculo), o último livro da Corraini Edizioni, editado pela Fundação Pirelli, reúne a herança da publicidade da marca italiana entre os anos 70 e 2000, em forma de 800 imagens.
Esta obra é a continuação de "A Muse in the Wheels. Pirelli: A Century of Art at the Service of its Products" (Uma musa sobre rodas. Pirelli: um século de arte ao serviço dos seus produtos), que revê o primeiro século de vida da marca (1872-1972). A obra, disponível em italiano e inglês, foi apresentada no Teatro Franco Parenti, num evento muito especial.

Os protagonistas do mesmo foram Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli, além de presidente da Fundação Pirelli; Carlo Bonomi, presidente da Assolombarda; Paola Dubini, professora da Universidade Bocconi de Milão; Vicky Gitto, diretora criativa da Young & Rubicam; Aldo Grasso, professor da Universidade Católica de Milão e crítico televisivo; e Antonio Calabrò, diretor-geral e diretor da Fundação Pirelli.

Durante a apresentação, foi mostrada uma seleção de ilustrações do livro, que serão exibidas publicamente no Teatro Franco Parenti durante as próximas semanas. Nas suas 448 páginas, o livro oferece uma perspetiva da evolução da publicidade desde a era analógica até ao mundo digital, e da liderança da Pirelli nos seus anúncios, muitos deles peças históricas. O título da obra tem inspiração no anúncio televisivo de 1978 “Pneumatici com P maiuscola” (pneus com "P" maiúsculo), um autêntico sucesso na era prévia ao mundo digital e que mostrava a 85 metros de altura o famoso “P lunga”, desenhado com o auxílio de 140 veículos.

A história da publicidade nos anos 70 e 80 pode ser apreciada através do trabalho da Centro, a agência do Grupo Pirelli, cujo trabalho conduziu a transição desde o design gráfico tradicional (com nomes do calibre de Pino Tovaglia, Salvatore Gregorietti, Derek Forsyth, Gerhard Forster ou François Robert) para um mundo baseado em estratégias de marketing global. Os anos 90 foram os das campanhas mundiais desenhadas pelas melhores agências internacionais e sempre vinculadas a celebridades do cinema e do desporto, como Sharon Stone, Carl Lewis ou Ronaldo.

A foto de Lewis com sapatos de salto alto, captada por Annie Leibovitz – fotógrafa do Calendário Pirelli – e o slogan “A potência sem controlo não serve de nada”, do ano de 1994, são já verdadeiros marcos históricos da publicidade. O livro, que também estará disponível em formato eletrónico, conta com a sua própria página web (advbook.fondazionepirelli.org) e aplicação móvel, acessível via código QR. A app contém uma seleção de spots audiovisuais, além de vídeos, onde é possível apreciar desde o Carosello do início dos anos 70 aos efeitos especiais utilizados nos spots com Carl Lewis ou Ronaldo nos anos 90, passando por “Wild”, que contava com importantes personalidades de Hollywood. À medida que o trabalho da Fundação Pirelli progride, serão acrescentados novos materiais extra.
fonte: revista dos pneus

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