segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Goodyear é o pneu oficial da Land Rover Experience Tour Peru 2017

Goodyear é o pneu oficial da Land Rover Experience Tour Peru 2017
De 14 de outubro a 9 de novembro, os pneus Wrangler DuraTrac da Goodyear serão levados ao limite durante a Land Rover Experience Tour.
Ao longo das quatro semanas da expedição, uma seleção de participantes internacionais conduzirá os novos Land Rover Discovery, equipados com pneus Wrangler DuraTrac, perante uma ampla variedade de condições de piso.

O Goodyear Wrangler DuraTrac foi desenvolvido para fazer frente aos terrenos mais difíceis, como dunas de areia, cascalho e gravilha, leitos de rio e outros cursos de água, e estradas de montanha de acentuada inclinação, tudo situações que os participantes irão encontrar durante esta aventura. 

Nos percursos fora de estrada, os condutores irão beneficiar da tecnologia TractiveGroove da Goodyear, que lhes permitirá melhorar a tração em lama e neve. Para mais, os blocos auto limpáveis dos ombros evacuarão rapidamente a gravilha, a sujidade e a lama. Por outro lado, na condução em estrada, os blocos centrais da banda de rolamento melhorarão a tração e a estabilidade lateral do veículo, ao mesmo tempo que reduzirão o ruído de rolamento.

O Goodyear Wrangler DuraTrac venceu, recentemente, o prémio dos leitores da revista alemã 'Off Road', pelo quinto ano consecutivo.
Fonte: Revista dos Pneus

Dunlop recebe prémio de excelência em qualidade da KTM

Dunlop recebe prémio de excelência em qualidade da KTM

O fabricante de motos premium KTM entregou o seu prémio de Excelência em Qualidade de Fornecedor à Dunlop. O fabricante, com sede na Áustria, classificou a Dunlop com um fornecedor A+, pelo seu fornecimento 100% perfeito de pneus para motos em 2016.
A KTM é, atualmente, o fabricante de motos com o mais rápido crescimento do mundo. Em 2016, vendeu mais de 203.000 motos através das suas marcas KTM e Husqvarna. 2016 foi o seu sexto ano recorde consecutivo. Muitos modelos da KTM estão equipados com pneus Dunlop, incluindo os XC, XC F, XC W e XCF W. Os modelos SX e SX F também montam de origem pneus Dunlop.

A sua marca "irmã", Husqvarna, também escolhe a Dunlop para as motos TE, FE, TC e FC.

Os modelos da KTM estão equipados com a gama Geomax da Dunlop, incluindo o AT81 e o mais recente vencedor de corridas do Campeonato do Mundo, o MX-3S. O Geomax MX3S tornou-se num comprovado vencedor de corridas de MXGP em várias motos, devido à sua excelente aderência numa ampla variedade de superfícies, graças aos blocos da banda de rolamento.

Atributo que, em conjunto com uma elevada capacidade para absorber impactos, através de um composto de controlo do amortecimento na parede lateral do pnneu, ajuda o inovador MX-3S a funcionar como um componente da suspensão, por forma a que o pneu possa adaptar-se melhor à superfície do piso.
Fonte Revista dos Pneus

Goodyear explica porque se deve colocar pneus iguais

Goodyear explica porque se deve colocar pneus iguais

A Goodyear investe tempo e esforço muito significativos no desenvolvimento de pneus OE, especificamente concebidos para se adaptarem a um novo modelo de uma determinada marca, para, assim, oferecerem um ótimo desempenho.
A minuciosa atenção dedicada ao desenvolvimento deste tipo de pneus garante o ajuste adequado a cada veículo, cobrindo, assim, as suas exigências específicas e otimizando a experiência de condução, a segurança e a performance. Que é o mesmo que dizer que quando estes pneus completam a sua vida útil, substituí-los pelos mesmos garante um funcionamento ótimo do automóvel.

Processo:

Na Goodyear, a inovação é o motor que impulsiona o desenvolvimento dos pneus OE, que podem ser de verão, de inverno ou para todas as estações. Cada veículo é um caso e o mercado evolui em permanência, pelo que cada novo pneu OE exige a planificação de novos desenhos e a otimização dos seus resultados. A duração total do processo oscila entre dois e três anos, desde o primeiro esboço até à produção final, englobando as seguintes fases:

1. Análise e simulação: os designers e os engenheiros da Goodyear investem até seis meses de trabalho na criação da sinergia perfeita entre o veículo e o pneu. Uma vez fechado o acordo de colaboração entre o fabricante do veículo e a Goodyear, tem início a discussão sobre o modelo de automóvel específico e que requisitos devem cumprir os pneus que o equipem.

2. Conceção e desenvolvimento: entre 18 e 24 meses é o tempo que demora definir os requisitos para cada marca, modelo e tipo. Durante esta fase, é levado a cabo um trabalho de seleção, entre mais de 200 critérios de performance, com o intuito de que o pneu OE seja ótimo. Maneabilidade, travagem, resistência ao rolamento, conforto e ruído, entre outras, são algumas características tidas em conta na procura do equilíbrio entre elas e evitando eventuais contradições.

3. Testes: antes que tenha início a produção, os pneus OE têm de passar por uma série de ensaios rigorosos por parte da equipa de engenheiros e pilotos de testes. Cada novo pneu é comparado com mais de 50 critérios de performance nas instalações dedicadas aos testes da Goodyear. Resultado: até 200 testes em estradas e em circuitos, 400 testes em laboratórios, somando um total de 300.000 km nas mais diversas condições meteorológicas.

4. Produção: neste momento, tem início o processo de industrialização (dois a seis meses) e, com ele, arranca a produção de um pneu OE à medida para cada modelo de veículo.

5. Lançamento: os pneus estão prontos para sair para o mercado. Por fim, são instalados nos veículos para os quais foram concebidos e apresentados aos clientes. Alguns pneus OE exibem uma marcação especial por parte do fabricante de automóveis, por forma a poderem ser facilmente reconhecidos pelo consumidor.
Fonte: Revista de Pneus

Pneus Avon Cobra equipam de origem novas motos Triumph

Pneus Avon Cobra equipam de origem novas motos Triumph
Os pneus Avon Cobra foram homologados como equipamento original para as novas motos Triumph, modelos Speedmaster e Bobber Black, recentemente apresentadas. Em concreto, ambas as motos utilizam pneus Avon Cobra MT90B16 e 150/80R16 à frente e atrás.
A Bobber Black, que tem mais carácter, com o seu estilo todo negro, utiliza um pneu Cobra completamante novo, com um renovada carcaça de construção especial e novos compostos que se ajustam à configuração única desta moto. "A Bobber Black e os pneus Avon Cobra foram um grande exemplo de duas marcas a trabalhar juntas e partilhando o sucesso, comentou Doug ross, chefe de vendas mundiais de pneus de moto da Avon.

Estas duas fantásticas motos proporcionam aos seus pilotos uma verdadeira sensação de distinção e bom gosto. Com o desenho da banda de rolamento do Avon Cobra, oferecem uma excelente manobrabilidade a alta velocidade, com uma estabilidade única na sua classe.
Fonte: Revista dos Pneus

Pirelli volta a ser fornecedor da Taça do Mundo Fia GT 2017

Pirelli volta a ser fornecedor da Taça do Mundo Fia GT 2017
A Pirelli é, pela terceira época consecutiva, fornecedor exclusivo de pneus para a Taça do Mundo FIA GT, que ocorrerá no famoso circuito urbano da Guia, em Macau, de 16 a 19 de novembro.
O evento serve de despedida da temporada para os participantes em provas de GT, entre os quais figuram diversas marcas de prestígio que optam, na sua maioria, pela Pirelli como equipamento original nos seus modelos de produção.
Mais uma vez, todos os inscritos competirão com P Zero de circuito, reforçando o vínculo entre a estrada e o produto de competição. Com a finalidade de assegurar a máxima competitividade, apenas poderão entrar na Copa do Mundo FIA GT carros com apoio direto de fábrica e pilotos profissionais (reconhecidos como Ouro ou Platina pela FIA).

A Pirelli entregará, pela primeira vez, um galardão para o autor da pole position: Speed Hero. Os pilotos participarão com um produto conhecido: os P Zero utilizados nos campeonatos de GT de todo o mundo em que a Pirelli é o fornecedor exclusivo.

A edição 2016 entrou nos anais da história pelo modo como Laurens Vanthoor logrou o triunfo: sem ver a bandeira dos quadrados e terminando sobre o tejadilho do seu Audi R8 LMS. Vanthoor regressa este ano a Macau ao volante de um Porsche, enquanto os campeões do Blancpain GT 2017, Mirko Bortolotti e Robin Frijns, alinham com um Lamborghini e um di, respectivamente.

Na lista de inscritos, encontram-se múltiplos pilotos com palmarés em Macau, como os pilotos da Mercedes-Benz Edoardo Mortara, Maro Engel ou o espanhol Dani Juncadella; o piloto da Audi Lucas di Grassi e o Ferrari de Felix Rosenqvist. A BMW também estará representada e a Honda competirá com o novo NSX GT3.
Fonte: Revista dos Pneus

Vendas de pneus All Season crescem na Europa

Vendas de pneus All Season crescem na Europa
As vendas de pneus All Season na Europa estão a crescer três vezes mais depressa do que a de pneus "normais".
Entre as vantagens dos pneus All Season, estão os níveis máximos de aderência que oferecem em todas as situações meteorológicas, especialmente quando as temperaturas baixam dos 7°C.

São também os mais bem adaptados à mudança climatérica (invernos curtos mas muito intensos, gelo prolongado e chuvas torrenciais). A previsão aponta para que os pneus de inverno desapareçam dentro de poucos anos.
Fonte : Revista dos Pneus

Continental alerta para o perigo das primeira chuvas

Resultado de imagem para pneus aquaplanagem
Os pneus novos podem dispersar até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h, mas com os valores mínimos permitidos por lei no que se refere à profundidade do piso (1.6 mm), a capacidade de dispersão de água diminui em cerca de 50%.
Medições elaboradas pela Continental mostraram que, com uma profundidade do piso de cerca de 3 mm, os pneus retêm até 80% da sua capacidade de dispersão de água. Para determinar estes resultados, o fabricante de pneus desenvolveu uma série de testes com diferentes modelos. Os testes mostraram que à medida que a profundidade do piso do pneu diminuiu, os pneus perdem capacidade de dispersar volumes elevados de água.

Quando os pneus atingem o limite dos 3 mm, os condutores devem trocá-los. Para ajudar a determinar a profundidade do piso, os fabricantes, como a Continental e a Uniroyal, instalaram indicadores de desgaste entre as ranhuras do piso. Se o piso circundante se desgastou até ao nível dos indicadores, está na hora de substituir os pneus para garantir a segurança da circulação.

Os indicadores podem ser encontrados alinhados com o símbolo de uma gota de águia na parede lateral dos pneus. Num estudo realizado pela Continental Pneus Portugal, no âmbito do projeto "Visão Zero" e que pretendia descrever as atitudes e a perceção dos condutores relativamente à segurança rodoviária, 57% dos inquiridos revelou um maior nível de preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas, nomeadamente quando está a chover.

Mesmo com pneus novos e em bom estado, os condutores deve sempre reduzir a velocidade em piso molhado de forma a diminuir o risco deaquaplaning. Se entrar em aquaplaning, os condutores devem retirar imediatamente o pé do acelerador e diminuir a velocidade. Assim como devem evitar "virar" o volante e travar.

Contudo, se existir a ameaça de acidente, devem iniciar a travagem de emergência. Na maioria dos casos, os pneus traseiros mantêm aderência suficiente para abrandar o veículo. Logo que possível deve retomar-se a circulação a uma velocidade reduzida.
fonte: Revista dos Pneus