![Resultado de imagem para pneus aquaplanagem](https://www.gfpneus.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/aquaplanagem2.jpg)
Os pneus novos podem dispersar até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h, mas com os valores mínimos permitidos por lei no que se refere à profundidade do piso (1.6 mm), a capacidade de dispersão de água diminui em cerca de 50%.
Medições elaboradas pela Continental mostraram que, com uma profundidade do piso de cerca de 3 mm, os pneus retêm até 80% da sua capacidade de dispersão de água. Para determinar estes resultados, o fabricante de pneus desenvolveu uma série de testes com diferentes modelos. Os testes mostraram que à medida que a profundidade do piso do pneu diminuiu, os pneus perdem capacidade de dispersar volumes elevados de água.
Quando os pneus atingem o limite dos 3 mm, os condutores devem trocá-los. Para ajudar a determinar a profundidade do piso, os fabricantes, como a Continental e a Uniroyal, instalaram indicadores de desgaste entre as ranhuras do piso. Se o piso circundante se desgastou até ao nível dos indicadores, está na hora de substituir os pneus para garantir a segurança da circulação.
Os indicadores podem ser encontrados alinhados com o símbolo de uma gota de águia na parede lateral dos pneus. Num estudo realizado pela Continental Pneus Portugal, no âmbito do projeto "Visão Zero" e que pretendia descrever as atitudes e a perceção dos condutores relativamente à segurança rodoviária, 57% dos inquiridos revelou um maior nível de preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas, nomeadamente quando está a chover.
Mesmo com pneus novos e em bom estado, os condutores deve sempre reduzir a velocidade em piso molhado de forma a diminuir o risco deaquaplaning. Se entrar em aquaplaning, os condutores devem retirar imediatamente o pé do acelerador e diminuir a velocidade. Assim como devem evitar "virar" o volante e travar.
Contudo, se existir a ameaça de acidente, devem iniciar a travagem de emergência. Na maioria dos casos, os pneus traseiros mantêm aderência suficiente para abrandar o veículo. Logo que possível deve retomar-se a circulação a uma velocidade reduzida.
Quando os pneus atingem o limite dos 3 mm, os condutores devem trocá-los. Para ajudar a determinar a profundidade do piso, os fabricantes, como a Continental e a Uniroyal, instalaram indicadores de desgaste entre as ranhuras do piso. Se o piso circundante se desgastou até ao nível dos indicadores, está na hora de substituir os pneus para garantir a segurança da circulação.
Os indicadores podem ser encontrados alinhados com o símbolo de uma gota de águia na parede lateral dos pneus. Num estudo realizado pela Continental Pneus Portugal, no âmbito do projeto "Visão Zero" e que pretendia descrever as atitudes e a perceção dos condutores relativamente à segurança rodoviária, 57% dos inquiridos revelou um maior nível de preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas, nomeadamente quando está a chover.
Mesmo com pneus novos e em bom estado, os condutores deve sempre reduzir a velocidade em piso molhado de forma a diminuir o risco deaquaplaning. Se entrar em aquaplaning, os condutores devem retirar imediatamente o pé do acelerador e diminuir a velocidade. Assim como devem evitar "virar" o volante e travar.
Contudo, se existir a ameaça de acidente, devem iniciar a travagem de emergência. Na maioria dos casos, os pneus traseiros mantêm aderência suficiente para abrandar o veículo. Logo que possível deve retomar-se a circulação a uma velocidade reduzida.
fonte: Revista dos Pneus
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