quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Bridgestone é Fabricante do Ano para o inverno de 2019

Bridgestone é Fabricante do Ano para o inverno de 2019

A conceituada revista alemã Auto Bild comparou, mais uma vez, as vantagens e desvantagens de mais de 100 pneus de inverno e de todas as estações em testes rigorosos. E o grande destaque foi para a Bridgestone.
O maior teste, o Winter-Supertest, combinou várias avaliações, incluindo 53 pneus de inverno na medida 225/45 R17. No geral, o foco principal está apenas numa característica, o comprimento das distâncias de travagem, tanto na neve como em piso molhado e seco.
O resultado total de todos os testes é claro: com o novo pneu premium de inverno, a Bridgestone está classificada como número 1.
O novo pneu premium de inverno foi desenvolvido com base nos resultados de uma pesquisa com clientes realizada pela Bridgestone, com 20.000 participantes em toda a Europa.
Foi dada atenção especial aos desafios diários que os motoristas enfrentam constantemente.
Os participantes disseram que queriam um pneu de inverno que oferecesse um controlo de confiança sobre o veículo em condições de chuva, além de um forte desempenho em neve e gelo.
"Nós concentrámo-nos em soluções reais para os problemas reais que os motoristas enfrentam todos os dias", diz André Bettencourt, diretor de marketing da Bridgestone em Portugal.
"Estamos especialmente felizes com esta avaliação positiva da Auto Bild. Mais uma vez, confirma que criamos confiança onde é mais importante: onde o veículo encontra a estrada".
Com o novo Blizzak LM005, a Bridgestone adicionou outro pneu de inverno premium ao seu portefólio, que oferece excelente desempenho e elevadas reservas de segurança.
O LM005 já é um dos melhores pneus no teste TÜV SÜD nas categorias "travar na neve", "travar no gelo" e "tração na neve".
A Bridgestone provou novamente o seu forte desempenho, desta vez nos diversos testes da Auto Bild. Na medida 225/45 R17, por exemplo, o LM005 é classificado com a marca "excelente".
O Bridgestone Blizzak está disponível atualmente em 118 medidas (14" a 21"). 46 medidas adicionais vão surgir em 2020 e a formação será estendida para 22".
Até 2020, a tecnologia DriveGuard, exclusiva da Bridgestone, também estará disponível nas 24 medidas mais populares. É, também, o primeiro pneu de inverno a levar o rótulo europeu "A" para aderência em piso molhado em toda a sua linha.

Fonte: Revista dos Pneus
 

Goodyear antecipa mobilidade do futuro em Tóquio

Goodyear antecipa mobilidade do futuro em Tóquio

O fabricante está presente no 46.° Salão Automóvel de Tóquio, que decorre até dia 4 de novembro, onde dá a conhecer as suas mais inovadoras criações.
No stand da Goodyear, sob o lema "Freedom to Move", o fabricante revela a sua abordagem à mobilidade do futuro, apoiada pelo seu historial de inovação, através da exibição exclusiva de protótipos de pneus para o futuro. Aqui ficam eles:
Lexus LF-30 concept equipado com protótipo da Goodyear
Pneus com desenho da banda de rolamento e secção transversal desenvolvidas com recurso à tecnologia aerodinâmica da Goodyear.
As avançadas aletas cobertas com fino veludo são utilizadas na lateral da banda de rolamento, mais próximo da carroçaria, para gerar refrigeração para o motor elétrico mediante fluxo de ar. Trata-se de uma estreia mundial.
Goodyear AERO
Baseado no conceito "dois em um", este pneu pode ser utilizado no solo e no ar. O AERO é caracterizado por um processador de Inteligência Artificial (IA), que combina a informação recebida pelo sensor do pneu com a informação transmitida quer entre veículos quer entre o veículo e a infraestrutura.
O processador de Inteligência Artificial analisa várias séries de dados para alternar o veículo entre o modo de voo e o de condução, alertando sobre a próxima operação. Faz a sua estreia no Japão.
Goodyear Oxygene
Pneu que contém musgo nas paredes laterais. A estrutura aberta dos pneus e o delicado desenho da banda de rolamento, absorvem as gotas de água e a humidade da estrada, fazendo-as circular, levando a cabo a fotossíntese e libertando oxigénio para o ar.
O Oxygene recorre, ainda, a uma estrutura sem ar que executa a impressão 3D do pó de borracha reciclada. A estrutura leve e absorvente de impactos dispõe de elevada durabilidade e uma solução de queda livre para uma vida prolongada, minimizando a manutenção e assegurando uma mobilidade fiável. Faz a sua estreia no Japão.
Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear será o novo fornecedor das European Le Mans Series

Goodyear será o novo fornecedor das European Le Mans Series

Depois do regresso da Goodyear ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), a empresa anunciou que oferecerá as mesmas especificações de pneus às equipas da categoria principal (LMP2) das European Le Mans Series a partir de 2020.
No mês passado, o histórico regresso da Goodyear ao WEC representou a renovação do compromisso da marca 14 vezes campeã das 24 Horas de Le Mans para com as corridas de automóveis de altas prestações.
Desde que tornaram público o seu regresso, as equipas da Goodyear alcançaram vários pódios e a pole position nas 6 Horas de Fuji.
Os carros da categoria de topo das European Le Mans Series (ELMS) competirão com as mesmas especificações do que no WEC, o que permitirá à Goodyear acelerar o desenvolvimento da sua mais recente geração de pneus para campeonatos de resistência.
Ao mesmo tempo, as ELMS anunciaram que todos os participantes da Classe LMGTE, em que competem superdesportivos baseados em automóveis de produção, correrão, em 2020, com os pneus de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport.
A categoria LMGTE conta com uma grelha de partida com modelos tão variados como o Ferrari F488 GTE EVO, o Porsche 911 RSR e o Aston Martin Vantage V8.
As European Le Mans Series são uma das competições continentais mais importantes a nível mundial, com um conjunto de provas de 4 Horas em Barcelona, Monza, Le Castellet, Silverstone, Spa-Francorchamps e Portimão. A temporada de 2020 terá início a 5 de abril, com as 4 Horas de Barcelona.
Fonte: Revista dos Pneus

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Pirelli cria pneus P Zero específicos para o novo BMW M8

Pirelli cria pneus P Zero específicos para o novo BMW M8

A Pirelli e o Grupo BMW prolongam a sua colaboração com a conceção de pneus P Zero com marcação específica para o novo desportivo M8 do construtor alemão.
Esta versão exclusiva do P Zero surge da estreita colaboração entre os departamentos de inovação, desenvolvimento e ensaios da Pirelli e BMW.
O fabricante do P longo aplicou nestes novos pneus a sua filosofia do equipamento perfeito, com o propósito de adaptar os P Zero às características dinâmicas do novo BMW M8.
Por isso, foram ajustados com precisão ao chassis e às características das duas carroçarias do modelo: coupé e descapotável.
Estes novos pneus homologados para a BMW, diferenciam-se com uma marcação específica e estão disponíveis nas seguintes dimensões: P Zero 275/35 ZR20 para o eixo dianteiro; P Zero 285/35 ZR20 para o eixo traseiro.
Em comparação com o P Zero genérico, esta versão específica para o M8 proporciona um desempenho melhorado nos seguintes parâmetros: tempo por volta, manobrabilidade em piso seco e molhado, consistência, travagem, aquaplaning em linha reta e lateral, peso, conforto, ruído e quilometragem.
Por tudo isto, a sua contribuição é determinante nas prestações do desportivo alemão.
Os BMW M8 Coupé e BMW M8 Competition Coupé, esta última a versão mais potente e exclusiva deste modelo de elevadas prestações, garante uma experiência de condução única, tanto na estrada como em circuito.
A estas variantes, juntam-se os BMW M8 Cabriolet e o BMW M8 Competition Cabriolet, projetados para os entusiastas da condução a céu aberto, oferecendo o equilíbrio perfeito entre o conforto e a facilidade para a utilização quotidiana, para além de um alto desempenho inspirado no desporto automóvel.
Todos os M8 estão equipados com motor a gasolina V8 biturbo de 4,4 litros de cilindrada, que, no caso das versões Competition, alcançam os 625 CV. Em todo o caso, a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.
Para adaptar as características dos pneus P Zero à dinâmica específica do BMW M8, os engenheiros da Pirelli alteraram o desenho da faixa de rodagem, entre outros detalhes, para otimizar os níveis de ruído na fase do rolamento.
Esta modificação resulta numa aderência ainda maior e numas excelentes prestações em piso molhado. Para alcançar o equilíbrio perfeito entre os dois eixos, os técnicos utilizaram diferentes métodos de conceção das camadas da carcaça.
Assim, nos pneus dianteiros foi optado por uma estrutura simétrica, enquanto a dos pneus traseiros é do tipo assimétrica.

Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear é pneu oficial do Campeonato Britânico de Turismos

Goodyear é pneu oficial do Campeonato Britânico de Turismos

A Goodyear anunciou, esta semana, que será o fornecedor exclusivo de pneus do Campeonato Britânico de Turismos (BTCC na sua sigla em inglês) a partir de 2020, o que representa o regresso da marca ao automobilismo de competição a nível britânico.
A decisão de participar no BTCC foi tomada com um objetivo claro: voltar a ligar a Goodyear às competições automobilísticas e posicionar a marca dentro do segmento de Ultra Ultraelevadas Prestações (UUHP).
2019 foi uma data determinante para a Goodyear, dado que foi no início deste ano que a marca anunciou o lançamento da sua nova gama de pneus Eagle F1 SuperSport, com a qual regressava ao segmento de Ultra Ultraelevadas Prestações (UUHP).
Em meados deste ano, a Goodyear anunciou, também, o seu regresso à competição automobilística de primeiro nível, através da sua participação no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) na temporada de 2019/2020.
A Goodyear escolheu o BTCC porque este campeonato proporciona um sólido banco de provas para testar as tecnologias dos pneus numa ampla gama de carros de turismo, além de que é a montra ideal para a marca se aproximar dos amantes dos automóveis de elevadas prestações no Reino Unido.
Ben Crawley, diretor de competição da Goodyear, explica esta decisão: "O recente lançamento da gama Eagle F1 SuperSport da Goodyear e o seu regresso às competições de primeira linha, são dois factos que demonstram que a marca está a ampliar a sua atividade no setor automóvel e, mais concretamente, no segmento de ultraelevadas performances".
A decisão de tornar-se no único fornecedor de pneus do BTCC faz parte de um plano estratégico da empresa, que Ben Crawley explica: “O BTCC é um dos campeonatos de automobilismo mais famosos e seguidos do mundo, pelo que constituirá uma excelente oportunidade para a Goodyear se aproximar dos corações e das mentes dos entusiastas do automobilismo".
Alan Gow, diretor executivo do BTCC, deu conta que “a Goodyear dispõe de um longo historial ligado à competição, que abarca várias décadas e campeonatos, pelo que irão poder-nos proporcionar toda a sua experiência na competição. Tudo isto é o que torna a Goodyear num sólido parceiro para o campeonato”.
“Para mais, é uma oportunidade ideal para a Goodyear, porque lhe permitirá dar a conhecer a marca através do campeonato de automobilismo mais importante do Reino Unido. Estamos ansiosos por dar as boas-vindas à Goodyear ao campeonato a partir de 2020", concluiu o diretor executivo.
 
 Fonte: Revista dos Pneus

Bridgestone aumenta portefólio de pneus para motos

Bridgestone aumenta portefólio de pneus para motos

A Bridgestone esforça-se para oferecer produtos premium e inovadores aos seus clientes. A empresa desenvolve, constantemente, pneus novos e de ponta que permitem que as motos alcancem elevado desempenho.
Investimentos de mais de 800 milhões de euros por ano reforçam a posição da Bridgestone como a maior promotora de I&D do setor.
Como resultado, o seu portefólio está repleto de produtos que utilizam as mais recentes tecnologias, fornecendo pneus diferentes para utilizações diversas, que dão resposta às necessidades de todo o tipo de motociclistas.
Com quatro novos pneus premium prontos para lançamento no próximo ano, 2020 promete ser excelente para a Bridgestone.
Especialmente desenvolvido para a Maxi Classic Racing, este pneu já provou o seu desempenho superior. Ainda em desenvolvimento, o Battlax Classic Racing CR11 foi vencedor no Campeonato de Resistência Clássica da Europa (CEE).
Em condições difíceis de piso molhado, o melhor tempo da volta e o ritmo mais rápido foram registados com pneus Bridgestone.
O Battlax Classic Racing CR11 oferece aquecimento super rápido, sendo isto de máxima importância para corridas que não permitem aquecedores de pneus.
O padrão do piso é derivado do pneu de corrida da Bridgestone, Battlax Racing R11. O que garante ao motociclista aderência consistente e desempenho superior.
Estará disponível a partir de março de 2020, na medida 110/80 R18 na frente e 150/65 R18 atrás.
O Battlax BT46 está configurado para substituir o memorável e icónico Battlax BT45. Desde a sua introdução, há 22 anos, o Battlax BT45 é o pneu preferido para as tours. Agora, a Bridgestone atualizou o design com tecnologia moderna.
A Bridgestone desenvolveu este pneu especialmente para cobrir a ampla gama de motociclos que competem no segmento de turismo. Disponível em 21 medidas para a frente e 27 para trás, 10 principais serão lançadas em janeiro de 2020, com o lançamento da linha completa logo de seguida.
O novo “carro chefe” da categoria Racing Street oferece uma aderência impressionante e manuseamento de topo. Já ficou comprovado que é dois segundos mais rápido do que o antecessor (RS10) com uma volta em dois minutos.
E é o primeiro pneu de estrada a incorporar a construção V-MS-Belt da Bridgestone, testado e comprovado no ambiente de corrida. 
O Battlax Racing Street RS11 é o pneu de escolha para muitos fabricantes de motos quando apresentam as suas desportivas premium, a equipar oficialmente os modelos Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M, Kawasaki H2 e H2 carbono, carbono Kawasaki H2 e H2, Suzuki GSX-R 1000 e GSX-R 1000 R, entre muitos mais ainda por chegar.
Estará disponível a partir de março de 2020, numa medida para a frente - 120/70 ZR 17 M / C (58W) - e duas para trás - 190/55 ZR 17 M / C (75W) e 200/55 ZR 17 (78W).
Introduzido em 2019, o Battlecross E50 teve um primeiro ano vitorioso, ao vencer corridas em diferentes categorias de enduro.
Por detrás desse sucesso, a Bridgestone está a lançar um novo pneu de corrida dedicado ao enduro extremo. O novo E50 Extreme desafia até os terrenos mais difíceis.
Ficará disponível a partir de janeiro de 2020, numa medida traseira: 140/80 - 18 70M NHS.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Michelin UPTIS: pneu sem ar

Michelin UPTIS: pneu sem ar

A Michelin e a General Motors apresentaram, na Cimeira da Mobilidade Sustentável, que se realizou em Montreal, no Canadá, uma nova geração de pneus sem ar desenvolvida para veículos de passageiros. O protótipo UPTIS (Unique Puncture proof Tire System) já anda em testes no Chevrolet Bolt EV.
De e 4 a 6 de junho, em Montreal, no Canadá, na Movin’On, Cimeira da Mobilidade Sustentável, a Michelin e a General Motors apresentaram uma nova geração de pneus sem ar desenvolvida para veículos de passageiros: UTPIS (Unique Puncture proof Tire System).
Os dois fabricantes (o francês de pneus e o norte-americano de automóveis), anunciaram, também, um acordo de investigação conjunta, ao abrigo do qual ambas as empresas pretendem validar o protótipo UPTIS para utilização em veículos de turismo a partir de 2024.
A Michelin e a GM encontram-se a efetuar testes ao protótipo UPTIS em veículos como o Chevrolet Bolt EV (100% elétrico). No final deste ano, terão início os ensaios em condições reais de utilização numa frota de Chevrolet Bolt EV, no estado norte-americano do Michigan.
Fonte: Revista dos Pneus

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Michelin revela nova gama Power para bicicletas

Michelin revela nova gama Power para bicicletas

O fabricante francês introduzirá, em 2020, a nova gama de pneus Power, preparada para satisfazer 90% das necessidades dos ciclistas.
A gama Michelin Power, completamente atualizada, é composta por sete produtos diferentes (com ou sem câmara de ar) e é fruto de um novo foco de desenvolvimento, centrado, exclusivamente, na sua utilização.
Graças à sua inovação e ao ênfase nas altas prestações, esta nova gama é dirigida aos ciclistas desportivos, aos apaixonados por ciclismo e aos competidores que aspiram à excelência no que se refere aos pneus que escolhem para as suas bicicletas.
A abordagem da Michelin para o novo pneu ilustra a determinação do grupo francês, em comercializar uma gama o mais racional possível, com o intuito de facilitar a escolha, tanto no momento da compra como em termos de utilização.
A última incorporação na gama Power é o modelo Power Road, concebido para satisfazer as necessidades tanto dos que praticam desportos de bicicleta, como dos ciclistas aficionados.
Cobre, aproximadamente, 80% dos diferentes tipos de utilização e apresenta-se em seis medidas, duas versões (Tube Type e Tubeless Ready) e duas cores.
Acessível, anunciando notável nível de conforto, foi concebido para combinar eficiência energética com elevada aderência sobre piso molhado, para uma segurança de nível superior.
O Power Road conta, ainda, com um reforço efetivo da carcaça e dos flancos, para uma maior vida útil dos pneus. A tecnologia Michelin Tubeless Ready foi desenvolvida para enriquecer a gama Power, em resposta à sua procura crescente.
Além do Power Road, a gama Power inclui seis outros pneus para utilizações mais específicas. A saber:
• Michelin Power Cyclocross Mud e Michelin Power Cyclocross Jet (versões Tubeless Ready e Tubular);
• Michelin Power Gravel (Tubeless Ready);
• Michelin Power Competition (Tubular) e Michelin Power Time Trial;
• Michelin Power All Season.
Durante o desenvolvimento da nova gama Power, os engenheiros do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Michelin em Ladoux, perto de Clermont-Ferrand, França, trabalharam em estreita colaboração com a equipa de competição de ciclismo de estrada Cofidis Solutions Crédits.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Novo pneu Dunlop para Enduro promete alta performance

Novo pneu Dunlop para Enduro promete alta performance

Após Colton Haaker ter vencido o Campeonato do Mundo de Super Enduro com pneus Geomax, a Dunlop anunciou os detalhes técnicos da sua mais recente geração de produtos para esta modalidade.
O Dunlop Geomax Enduro EN91 anuncia uma performance incrivelmente versátil para todo o tipo de pilotos off-road, graças à experiência adquirida no Campeonato do Mundo.
As corridas de Enduro consistem em provas cronometradas de longa distância, em que os pilotos enfrentam uma grande variedade de terrenos, pelo que a versatilidade do pneu é crucial para obter um bom resultado.
A larga experiência da Dunlop resultou num produto que oferece altos níveis de performance e durabilidade, seja para viagens de lazer de longa distância ou em competições profissionais.
O EN91 também pode ser utilizado em estrada, o que acrescenta ao seu já amplo reportório.
O EN 91 substitui o bem sucedido Dunlop Geomax Enduro D909 e introduz novidades, como um novo padrão da banda de rolamento, desenhado para otimizar a tração em areia e lama.
O pneu dianteiro apresenta um inovador padrão do ombro, que melhora o comportamento e reduz o cansaço do piloto, fazendo uso de blocos de forma hexagonal dotados de bordos adicionais, o que gera maior aderência em diferentes ângulos.
A tecnologia Tilt Crown Block foi desenvolvida para o pneu traseiro com o objetivo de proporcionar uma maior aderência em terrenos duros, como pedras. Os blocos inclinados melhoram o “morder” do terreno, contribuem para a estabilidade direcional e aumentam a tração, ao obrigar as pedras e a terra a reunirem-se em redor do centro dos blocos da coroa.
A durabilidade é fundamental nas provas de longa distância e, para tal, a Dunlop desenvolveu um novo composto com maior resistência aos cortes.
Contudo, esta durabilidade não compromete a performance. Ao utilizar um composto de alto rendimento, a Dunlop também pôde melhorar, significativamente, as propriedades de amortecimento do pneu, o que maximiza a aderência em terrenos rochosos.
O sistema de controlo de tensão da carcaça da Dunlop foi incorporado na conceção da construção, proporcionando uma maior adaptação aos ressaltos e melhorando a comunicação com o piloto.
Luca Davide Andreoni, diretor de marketing da Dunlop Europa, referiu: "Já recebemos comentários dos melhores pilotos e equipas, elogiando a performance do EN91 num amplo leque de terrenos. Prova que alcançámos o nosso objetivo de ampliar a versatilidade do pneu. Desde lama macia a pedras, o EN91 adapta-se a todas as superfícies”.
O Dunlop Geomax Enduro EN91 complementa o Geomax Enduro Soft D907F, concebido para as condições de terreno mais suaves, como areia e lama húmida. Estará à venda em outubro de 2019, nas medidas 90/90-21 para a dianteira e 120/90-18 ou 140/80-18 para a traseira.

Fonte: Revista dos Pneus

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Dunlop lança novo Geomax MX53

Dunlop lança novo Geomax MX53

A Dunlop apresentou o Geomax MX53, o pneu de motocross para piso duro, substituto do MX52. O MX53 oferecerá aos pilotos um desempenho de referência na sua categoria e numa mais ampla gama de terrenos face ao seu antecessor.
O pneu posiciona-se, na variada gama Geomax da Dunlop, entre o destinado a terreno "superduro" MX71, e o “intermédio” e altamente versátil MX33.
Este ano, foi uma temporada em que os pilotos Dunlop Geomax conquistaram grandes êxitos. Cooper Webb (KTM) venceu o título de AMA Supercross, campeonato em que todas as corridas da época de 2019 foram ganhas por pilotos Dunlop.
Também na América do Norte, Eli Tomac (Kawasaki) igualou esta façanha no Campeonato Pro Motocross.
Nos Campeonatos Mundiais de MXGP de la FIM, os pilotos Dunlop venceram cinco das últimas nove corridas, com os pilotos da KTM, Max Anstie e Glenn Coldenhoff, a darem mostras de uma forma dominadora nas últimas rondas da temporada.
No Campeonato do Mundo Feminino, Courtney Duncan dominou com a sua Kawasaki, com Amandine Verstappen a vencer, também, o GP da Holanda para a Yamaha.
“Este amplo leque de êxitos mostra que a gama Dunlop Geomax serve para uma grande variedade de motos. Estamos orgulhosos de que muitos desses êxitos tenham sido obtidos com o Geomax MX33 de série "de venda ao público”, um feito que esperamos que se repita com o MX53.
"O desenvolvimento do MX53 foi levado a cabo nas competições de nível máximo em que a Dunlop esteve presente nas temporadas de 2018 e 2019”, referiu Luca Davide Andreoni, diretor de marketing da Dunlop Moto para a Europa.
As novas tecnologias com as quais o Dunlop Geomax MX53 foi desenvolvido proporcionam elevada performance numa ampla gama de terrenos.
Para a construção da cobertura do pneu, foi adotado o design avançado de vértice Advanced Apex Design da Dunlop.
Este é um dos segredos do êxito do MX33, que oferece uma superior absorção de impactos, uma rigidez uniforme na parede lateral e uma condução mais suave, com uma resposta mais firme. E oferece tudo isto sem incrementar o peso.
Os testes da Dunlop demonstraram que o MX53 deu um passo em frente em termos de performance face ao MX52 em terrenos duros e ainda maior em superfícies intermédias. Tal deve-se, em parte, ao novo desenho da banda de rolamento.
O trabalho da Dunlop para aumentar a versatilidade do MX53 traduziu-se no desenvolvimento de um composto totalmente diferente do utilizado no MX52.
A inovadora mistura de compostos dispõe de uma grande quantidade de partículas de polímero molecular, resultando numa maior resistência, isto é, maior durabilidade ao aumentar a resistência aos cortes.
 “Podemos estar realmente orgulhosos do nosso trabalho e do desenvolvimento conjunto com equipas e pilotos vencedores de todo o mundo, para criar um produto e uma gama tão completos", afirmou o diretor de marketing
"O nosso objetivo é disponibilizar os melhores pneus aos pilotos que partilham a nossa paixão pelo motocross e a nossa vontade de melhorar em permanência. Com a incorporação do MX53, a nossa gama Geomax é, agora, mais completa do que nunca”, acrescentou Luca.

Fonte: Revista dos Pneus