sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Pirelli conquista distinção “Climate A”

12 - Pirelli-conquista-distinção-Climate-A 

A Pirelli C. S.p.A. foi reconfirmada como líder mundial na luta contra as alterações climáticas, alcançando um lugar na lista “Climate A” preparada pelo CDP (antigo Carbon Disclosure Project), organização internacional sem fins lucrativos que reúne, distribui e promove informações sobre questões ambientais.

A classificação “A”, atribuída a um seleto número de empresas entre milhares de participantes, é a pontuação mais alta que uma empresa pode receber. A avaliação tem em consideração a eficácia dos esforços realizados para reduzir as emissões, os riscos climáticos e o desenvolvimento de uma economia baseada nas baixas emissões de carbono, bem como a transparência das informações e a adoção das melhores práticas associadas aos impactos climáticos.

Sobre esta distinção, Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli afirmou o seguinte: “O reconhecimento do CDP confirma, mais uma vez, o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável através do combate às alterações climáticas. Isso é o que tentamos fazer todos os dias através da nossa equipa de investigação – desenvolver processos e produtos que sejam mais sustentáveis, seguros e com o melhor desempenho”.

O CDP, cujo objetivo é orientar as empresas e os governos rumo à redução das emissões de gases com efeito de estufa, protege os recursos hídricos e as florestas, reúne dados relacionados com os impactos ambientais, riscos e oportunidades, para uma avaliação independente e que determinará o cálculo das pontuações.

Em 2020, mais de 515 investidores, com ativos acima dos de 106 biliões de dólares, e 150 compradores em grande escala, com um poder de compra de 4 biliões de dólares, convidaram as empresas a partilhar esses dados através da plataforma CDP, sendo que mais de 9.600 empresas acederam.

O reconhecimento do CDP confirma o compromisso constante da Pirelli com as questões de Sustentabilidade, área na qual a empresa já possui uma série de conquistas. Estas incluem a liderança mundial no setor de Automóveis e Componentes nos índices Dow Jones World e Europe e a validação das metas para a redução de emissões de CO2 pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Este, em particular, é um reconhecimento significativo que atesta o compromisso da Pirelli em alcançar a Neutralidade Carbónica até 2030, sendo que a empresa tem como objetivo alcançar os 100% na utilização de energia elétrica renovável, até 2025

 

Pneus Bridgestone fornecem Hawkers European Talent Cup 2021

12 - Pneus-Bridgestone-fornecem-Hawkers-European-Talent-Cup-2021 

A Bridgestone, líder mundial em soluções de mobilidade avançada e sustentável, irá tornar- se a única fornecedora de pneus para a Hawkers European Talent Cup em 2021. O acordo terá a duração de três temporadas e marca o início de uma nova era para um dos projetos de promoção de talentos de maior sucesso da Dorna Sports.

A Hawkers European Talent Cup começou em 2017 e tornou-se uma parte essencial do FIM CEV Repsol no caminho para o MotoGP™. Esta competição, graças às suas corridas emocionantes e competitivas, impulsionou vários pilotos para o Campeonato do Mundo de Moto3™. O HETC tornou-se uma das etapas mais relevantes para jovens talentos iniciarem as suas carreiras como pilotos profissionais, pois cria um ambiente perfeito para que eles aperfeiçoem as suas capacidades.

Agora o HETC começa uma nova era com a Bridgestone, incorporando a sua experiência em Grandes Prémios, especialmente como o único fornecedor de pneus de MotoGP™ de 2009 a 2015 e como participante há três anos no Campeonato do Mundo de Enduro, que lhe proporcionou uma longa história de sucesso mundial em várias disciplinas do motociclismo. A experiência da Bridgestone proporcionará ao HETC três temporadas de corrida brilhantes e cheias de ação.

Nico Thuy, Diretor de Motos da Bridgestone EMIA, afirmou: “Estamos orgulhosos da parceria com a Dorna Sports na Hawkers European Talent Cup e temos a oportunidade de fazer parte da formação de futuros campeões. O motociclismo faz parte do nosso legado e estamos ansiosos para que chegue a nova temporada para juntar os pneus de vanguarda da Bridgestone aos novos talentos, no que será uma grande combinação”. Por sua vez, Pau Serracanta, Diretor Executivo da Dorna Sports referiu: “O HETC tem sido um sucesso incrível desde o seu início e temos o prazer de receber a Bridgestone nos próximos três anos. Este será o início de uma nova era para a Copa, criando mais futuros campeões, e a Bridgestone será um parceiro vital na continuidade do incrível sucesso da HETC em encontrar e aperfeiçoar o talento para os Grandes Prémios de amanhã”.

 

 

 

Goodyear desenvolve pneus adicionais para Porsche Taycan

 

12 - Goodyear-desenvolve-pneus-adicionais-para-Porsche-Taycan

A Goodyear foi nomeada fornecedor dos primeiros modelos do Taycan, em 2019. A bem-sucedida relação levou a um encargo adicional do fabricante alemão de automóveis de prestígio, materializado na chegada de dois novos pneus Goodyear para o Porsche Taycan totalmente elétrico.

“Temos o prazer de poder satisfazer as exigências de alta performance de um veículo tão prestigiado como o Porsche Taycan,” referiu Hans Vrijsen, Diretor Geral de Equipamento de Origem da Goodyear EMEA. “Estes equipamentos adicionais são o produto de um grande trabalho de colaboração com a Porsche”.

A Goodyear fornecerá para o Porsche Taycan os seguintes pneus, com a certificação Porsche NF0:

Novos pneus Goodyear para o Taycan:

– Goodyear Eagle F1 SuperSport, nas medidas 255/40R20 101 Y XL e 295/35R20 105 Y XL

– Goodyear Eagle Touring, nas medidas 265/35R21 101 H XL e 305/30R21 104 H XL

Pneus Goodyear já existentes para o Taycan:

– Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3, nas medidas 265/35ZR21 101Y XL e 305/30ZR21 104Y XL

– Goodyear UltraGrip Performance Gen-1, nas medidas 245/45R20 103V XL y 285/40R20 108V XL

– Goodyear Eagle Touring, nas medidas 225/55R19 103H XL e 275/45R19 108H XL

Fonte: Revista dos Pneus

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Goodyear equipa de origem Volkswagem ID.3

11 - Goodyear-equipa-1 

 A Volkswagen apresentou o novo ID.3, primeiro veículo da marca desenvolvido exclusivamente para a mobilidade totalmente elétrica. Um automóvel que, segundo o próprio fabricante, “assinala o início de uma nova era, marcada pela eletromobilidade”.

O ID.3 tem por base a plataforma modular MEB, a nova arquitetura 100% elétrica do Grupo Volkswagen, que dará lugar a outros modelos num futuro muito próximo.

“Estamos orgulhosos de que a Volkswagen tenha escolhido equipar com pneus Goodyear um modelo tão pioneiro”, referiu Hans Vrijsen, Managing Director OE da Goodyear EMEA. “A Goodyear está comprometida com o desenvolvimento de produtos que proporcionem o desempenho que os veículos elétricos requerem. Estamos a trabalhar com todos os principais fabricantes de equipamento original na mobilidade elétrica e híbrida, e metade do nosso desenvolvimento de pneus para equipamento de origem na Europa destina-se a automóveis elétricos e híbridos”.

O novo Volkswagen ID.3, que começa agora a ser entregue aos seus clientes em toda Europa, montará os pneus Goodyear EfficientGrip Performance nas medidas 215/55R18, 215/50R19 e 215/45R20, e, também, os pneus de inverno UltraGrip Performance e UltraGrip Performance+, nas medidas 215/55R18 e 215/50R19.

Os pneus instalados no Volkswagen ID.3 cumprem com os elevados padrões da prestigiada marca automóvel, graças às suas evoluídas caraterísticas, adaptadas na perfeição à mobilidade elétrica.

 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
O EfficientGrip da Goodyear, líder no segmento de altas prestações, é caraterizado pela elevada quilometragem e pelos elevados níveis de performance em travagem, tanto em piso seco como molhado.

Uma série de caraterísticas inovadoras permite que o pneu ofereça estas performances excecionais: a elevada elasticidade e flexibilidade da banda de rolamento ajuda a reduzir o desgaste; a menor rigidez do composto facilita a flexão dos blocos, o que, juntamente com um número superior de bordos, ajuda no escoamento da água em piso molhado; os blocos de maiores dimensões na banda de rolamento aumentam a rigidez em curva, proporcionando maior estabilidade em manobras de emergência em piso seco.

A gama UltraGrip Performance da célebre marca de pneus proporciona uma melhor travagem e aderência aos condutores que buscam uma excelente performance no inverno. Esta gama foi concebida para automóveis de altas prestações, ajudando a melhorar o seu desempenho em condições de piso molhado, seco, com gelo ou com neve, graças a duas tecnologias fundamentais.

A tecnologia Traction Protect inclui uma nova resina que melhora as capacidades de deformação e reformação do pneu, o que permite melhorar as forças de travagem, o que se traduz numa superior aderência. A tecnologia Winter Grip contém uma nova mistura de compostos que proporciona uma melhor elasticidade da borracha a baixas temperaturas, o que aumenta a aderência tanto sobre neve como no gelo.

Adicionalmente, os pneus montados no Volkswagen ID.3 incorporam a tecnologia SealTech da Goodyear, a mais recente solução de mobilidade alargada da Goodyear, baseada numa avançada tecnologia de vedante. O SealTech veda furos com até 5 mm de diâmetro na área da banda de rolamento do pneu, proporcionando um excelente e equilibrado desempenho de condução.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Novos modelos Audi RS com pneus Hankook

 

11 - Novos-modelos-Audi-RS 

A Hankook está a expandir seu negócio de equipamento original na AUDI AG para o poderoso segmento de modelos RS.

Além de outros modelos Audi RS, o Audi RS 6 Avant e o Audi RS 7 Sportback também serão entregues com pneus Hankook originais. Os modelos Ventus S1 evo 3 e Winter i * cept evo 2 serão montados em 21 ou 22 polegadas, respetivamente.

Com seus potentes motores de 441 kW (600 cv), os dois novos modelos de alto desempenho da Audi chegam a 0-100 km / h. em 3,6 segundos. Esses carros esportivos de alto desempenho continuam a oferecer espaço e conforto para toda a família. O mesmo se aplica a pneus montados, que, além dos testes de homologação de pneus RS, também devem suportar dez voltas do lendário Nürburgring Nordschleife na velocidade mais alta possível. Isso garante que a construção do pneu seja robusta, mas o conforto em outras situações não deve ser comprometido.

Para atingir esse equilíbrio entre desempenho de direção incrível e adequação para o uso diário, a Hankook fornece pneus de alta qualidade para este segmento de veículos particularmente exigente. Os dois novos modelos Audi RS serão equipados com Ventus S1 evo 3 da Hankook em pneus 275/35 ZR21 (103Y) XL AO ou, opcionalmente, pneus 285/30 ZR22 (101Y) XL AO. Para garantir uma direção segura na estação fria, o Audi RS 6 Avant e o RS 7 Sportback também podem ser equipados com o Winter i * exceto evo 2, nos pneus 245/40 R21 100V XL AO ou 285/30 R22 101W XL AO. .

“O Audi RS 6 Avant e o RS 7 Sportback combinam um desempenho de direção impressionante para o uso diário”, disse Sanghoon Lee, presidente da Hankook Tire Europe. “O mesmo pode ser dito dos nossos pneus Premium. Como parceiros de longa data, já equipamos muitos modelos Audi de alto desempenho e estamos muito orgulhosos de que nossos produtos mais uma vez impressionaram a Audi Sport GmbH.

O Ventus S1 evo 3 é equipado com um núcleo de calcanhar de alta resistência que, em combinação lateral reforçada, garante não apenas uma condução esportiva e dinâmica, mas também controle total de condução, estabilidade em linha reta e precisão da direção, especialmente em altas velocidades. Além disso, a carcaça de camada dupla e o uso de um material composto de aramida reduzem a expansão indesejada do piso em velocidades acima de 300 km / h em até 60% em comparação com os materiais usados anteriormente. O novo composto do piso, que utiliza resinas naturais de alto desempenho, garante a aderência necessária com excelente tração e desempenho de frenagem em piso seco e molhado.

A redução de um alto nível de ruído interno, típico de pneus esportivos de baixo perfil a uma determinada velocidade, foi outro aspecto central durante o processo de desenvolvimento, que se destinava a fornecer uma experiência de direção potente e confortável. O premiado Hankook Winter i * cept evo 2 com piso assimétrico é fornecido como pneu de inverno opcional para ambos os modelos Audi RS.

A parte externa da banda de rodagem com seu padrão de bloco largo garante melhores características de direção e estabilidade lateral precisa, especialmente em condições secas, enquanto o lado interno da banda de rodagem tem um maior número de bordas de bloco e lamelas garantindo excelente desempenho de travagem e tração em estradas com neve, granizo e molhado.

Pirelli cria pneus para os 4×4 elétricos da Rivian

11 - Pirelli-cria-pneus 

A startup de veículos elétricos Rivian escolheu a linha Pirelli Scorpion para equipar a sua tão esperada Pick-up R1T, que começará a ser produzida em junho de 2021, e o seu R1S SUV elétrico. 

A Pirelli desenvolveu versões especiais dos seus Scorpion Verde All Season, Scorpion Zero All Season e Scorpion All Terrain (linha dedicada da Pirelli para SUVs e pick-ups) para responder às especificações da Rivian e para aprimorar as características exclusivas dos veículos, de acordo com a estratégia “Pirelli Perfect Fit”. Todos os pneus Pirelli desenvolvidos para a Rivian contam com duas marcações espciais na lateral: RIV e Elect.

“Elect” é a marcação que identifica os pneus Pirelli para veículos elétricos (VE). Os pneus desempenham um papel crucial no desempenho dos VE – otimizando a segurança, o desempenho e a autonomia.

Os pneus Pirelli com marcação “Elect” oferecem uma série de vantagens para veículos elétricos, graças a um conjunto específico de características técnicas. A baixa resistência ao rolamento ajuda a maximizar a autonomia. A redução do ruído acentua uma das principais vantagens da condução elétrica: o silêncio. Finalmente, os pneus Pirelli com a marcação “Elect” oferecem uma tração aprimorada em linha com as intensas exigências da transmissão. Os motores elétricos exercem altos níveis de torque e, por isso, precisam de pneus que se agarrem bem ao asfalto.

A Pirelli e a Rivian desenvolveram em conjunto estes novos produtos ao longo de quase dois anos. Essa colaboração resultou em três pneus especiais de 20, 21 e 22 polegadas. Destaque para o Scorpion Verde All Season de 21 polegadas, que conta com um tamanho de pneu muito especial e único no mundo: 275 55R21.

A parceria técnica com a Rivian destaca o foco da Pirelli na mobilidade sustentável e nas marcas de automóveis americanas.

Scorpion Verde All Season
O Scorpion Verde All Season é o novo pneu All-Season eco-friendly da Pirelli para SUV, Crossover y pick-up. A consecução das metas de baixa resistência ao rolamento estabelecidas pela Rivian foi o maior desafio que os técnicos da Pirelli tiveram que enfrentar para desenvolver uma versão dedicada destes pneus.

Os engenheiros da Pirelli trabalharam com um composto de alto teor de sílica que diminui o consumo de energia dos veículos. De seguida, focaram-se na criação de um design de molde dedicado, estreitando o padrão da banda de rodagem dos pneus e mantendo uma distribuição ideal da pressão da zona de contacto. Neste caso, a redução do contacto da superfície com o solo traduz-se em menos dissipação de energia.

Os pneus Pirelli Scorpion Verde All Season para a Rivian são construídos com matérias-primas mais leves que não comprometem a durabilidade ou o desempenho. O Scorpion Verde All Season também apresenta um tamanho especial, único no setor: 275/55R21.

Os Pirelli Scorpion Verde All Season criados para a Rivian aumentam a eficiência e a autonomia. Além disso, foram projetados para combinar bons níveis de manobrabilidade em piso secas e molhado, conforto de condução e para garantir bons níveis de desempenho durante todo o ano, incluindo uma boa capacidade de tração em situações de neve fraca.

Excelente aderência
 Se “Verde”, no vocabulário da Pirelli, define os seus pneus ecológicos com baixa resistência ao rolamento e peso reduzido, “Zero” indica a sua linha de alta performance.

Em particular, os pneus Scorpion Zero All Season foram desenvolvidos para condutores de SUV, Crossover y pick-ups de alto rendimento e de carácter desportivo, que procuram a combinação de alta performance com a utilidade de um pneu All season, incluindo a possibilidade de conduzir em situações de neve.

Para os seus veículos, a Rivian pediu à Pirelli para desenvolver uma versão dos seus pneus Scorpion Zero All Season ainda mais “aderentes”. Para isso, os engenheiros da Pirelli introduziram nano-compostos para garantir uma máxima aderência e estabilidade. De seguida, focaram-se no padrão da banda de rodagem, introduzindo um molde dedicado com maior largura, capaz de proporcionar uma maior área de contato e, consequentemente, levando a um melhor desempenho no que à manobrabilidade diz respeito.

Tudo, sem comprometer as metas de baixa resistência ao rolamento necessárias para permitir uma maior autonomia do veículo.

Fonte: Revista dos Pneus

 

Continental lança gama premium para os SUVs

11 - Continental-lança-gama 

Os pneus para SUV´s obrigam a um grande desafio na investigação e desenvolvimento, precisamos de investir mais tempo e esforço por forma a garantir a segurança e precisão da condução.

Afinal, nos SUV´s desportivos e luxuosos estamos a falar de condução a elevada velocidade, não muito distantes das dos carros desportivos topo de gama.

Os pneus para os SUVs premium e versões 4×4 têm de privilegiar e conjugar a exigência de um comportamento dinâmico com estabilidade e agilidade, com elevado padrão de conforto, quando comparados com os utilitários tradicionais. “Quando comparamos as características dos veículo, percebemos que os de maior volume e elevada velocidade, exigem mais dos seus pneus,” explica o engenheiro de desenvolvimento da Continental, Andreas Schlenke. “Em termos de peso, são por norma um terço mais pesados do que um utilitário tradicional, então os pneus necessitam de uma maior capacidade de carga. Para o efeito, os pneus XL (XL = Carga Extra) foram desenvolvidos para oferecer uma capacidade de carga superior à normal, atendendo aos requisitos dos SUV´s. Além de que, os SUV’s têm um centro de gravidade mais elevado, o que requer suspensões mais altas e uma maior largura de via do que os utilitários tradicionais”.

De acordo com Schlenke, “só uma pequena proporção de SUV’s premium e versões 4×4 são realmente conduzidos fora-de-estrada. Desenvolver um pneu que garanta a sua segurança, baixa resistência ao rolamento e um bom comportamento dinâmico com estabilidade já são desafios suficientes, se isso se somar à robustez e tração necessárias para percursos fora-de-estrada, o desafio aumenta”. “A condução fora-de-estrada exige um piso mais volumoso e com boas propriedades de autolimpeza, maior proteção contra cortes e arrancamentos, reforço das paredes laterais, refere descrevendo os pneus.

Este tipo de construção não é ideal para condução em estrada a elevada velocidade porque, o volumoso piso que protege contra cortes em terreno acidentado, não consegue ter o desempenho suficiente na aderência em curva e em travagens repentinas a elevadas velocidades. “É por este motivo que os pneus para utilização fora-de-estrada ostentam o símbolo M+S” afirma Schlenke. “Esta é a imagem de marca dos especialistas – já que o símbolo M+S representa mud (lama) e snow (neve).” Então antes de avançarem para a compra de pneus, os proprietários de SUVs premium e versões 4×4 devem pensar cuidadosamente onde irão conduzir os seus veículos e escolher os pneus de acordo”.

Fonte: Revista dos Pneus

 

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Goodyear EfficientGrip vence teste de pneus

 10 - Goodyear-EfficientGrip-vence

A Auto Express, a revista semanal de automóveis mais vendida no Reino Unido, publicou o seu teste comparativo anual de pneus de verão, coroando a Goodyear como vencedor.

O novo Goodyear EfficientGrip Performance 2 registou uma excelente performance ao longo de todo o teste. O pneu está equipado com as tecnologias Wet Braking e Dry Stability Plus, pelo que foi sem surpresa que alcançou o primeiro lugar na priva de condução sobre piso seco realizada pela Auto Express.

O teste focou-se na dimensão mais vendida do mundo – 205/55R16 –, e comparou dez marcas diferentes de pneus em fatores determinantes, como comportamento e travagem sobre piso seco e molhado, aquaplaning, ruído, resistência ao rolamento e preço.

O novo Goodyear EfficientGrip Performance 2 registou uma excelente performance ao longo de todo o teste, e conseguiu alcançar a vitória. Kim Adams, que conduziu o teste para a Auto Express, afirmou: “É uma ótima vitória para o Goodyear EfficientGrip Performance 2, que regista uma performance em piso molhado perfeitamente equilibrada com a sua aderência em seco, além de uma impressionante economia de combustível”.

Comentando as diversas situações testadas, Kim Adams acrescenta: “Em molhado, transmitiu boas sensações ao volante, com uma potente aderência no eixo dianteiro, e uma traseira que se mantém permanentemente sob controlo. Ao passar para a pista seca, o EfficientGrip regista a sua máxima performance, brilhando em curva e pela capacidade para suportar acelerações mais intensas do que os rivais nas saídas de curva mais intensas. Em comparação com a maioría dos seus rivais, também aguentou mais tempo os maus tratos antes de revelar sinais de fadiga e começar a perder aderência”.

No prestigiado teste, o pneu também alcançou uma boa performance nas provas de resistência ao rolamento e de ruído, ficando em primeiro lugar em ambas.

Mike Rytokoski, Diretor de Marketing da Goodyear Europa, comentou: “Estamos muito satisfeito por o novo Goodyear EfficientGrip Performance 2 ter vencido estae importante teste de pneus. Não só demonstrámos que o produto funciona bem nos cenários testados pela Auto Express, como também sabemos que uma das grandes vantagens deste novo pneu é sia quilometragem potencial”.

Graças à tecnologia Mileage Plus, oferece mais 50% de quilometragem do que o seu predecessor, e 20% mais de quilometragem que o seu melhor concorrente, da Michelin, segundo a organização de testes independente TÜV SÜD*.

“Com o novo Goodyear EfficientGrip Performance 2, continuamos a obter prémios em testes de pneus em toda a Europa, e, agora, o primeiro posto no da Auto Express vem somar-se à coleção”.

Fonte: Revista dos Pneus

Bridgestone Battlax Sport Touring T32 já está disponível

10 - Bridgestone-Battlax 

A Bridgestone acaba de lançar uma nova referência na categoria de motos desportivas de turismo: o novo pneu Battlax Sport Touring T32.

O T32, juntamente com a linha T32GT dedicada para motos de peso médio e mais pesadas, reúne tudo o que os motociclistas de veículos Sport Touring precisam em termos de desempenho, confiança e sensação de contato em todas as condições climatéricas.

Desempenho de última geração em clima húmido
Um dos principais benefícios do Battlax Sport Touring T32 é o seu desempenho geral melhorado em piso molhado em comparação com seu antecessor, o Battlax Sport Touring T31. Isso deve-se a vários recursos novos e inovadores no design do pneu e na tecnologia dos compostos.

O pneu aplica a tecnologia de ponta Pulse Groove Pattern da Bridgestone, que combina ranhuras em forma de pulso com pequenos defletores centrais para igualar o fluxo de água em comparação com uma ranhura reta e otimizar a velocidade do fluxo de água. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a canalização da água e a drenagem através do pneu, o que melhora a aderência e reduz a taxa de deslizamento do pneu em condições difíceis e de piso molhado.

O impacto da tecnologia Pulse Groove no desempenho do Battlax Sport Touring T32 em tempo chuvoso é complementado por melhorias no desenho do padrão do piso do pneu em relação ao seu antecessor. Proporções de ranhura aumentadas, combinadas com ângulos de ranhura otimizados, posicionamento de ranhura e rigidez do padrão, além de um aumento de área de contato de 13% na parte traseira, fornecem uma área de contato geral aumentada e ligação à estrada – com um comportamento melhorado de manuseabilidade neutra e linear – que melhora o desempenho geral em piso molhado.

As valências do Battlax Sport Touring T32 permitem uma distância de travagem em piso molhado 7% mais curta do que o seu antecessor, sem sacrificar a vida útil do pneu.

As atualizações técnicas no Battlax Sport Touring T32 não são apenas visuais. Esforços tremendos em termos de construção e combinação de compostos dão ao pneu desportivo de turismo excelentes capacidades de manuseabilidade em piso seco e molhado, além de uma excelente estabilidade em alta velocidade, retas e curvas.

Uma linha GT totalmente dedicada
Para motos médias e pesadas de turismo, a Bridgestone desenvolveu o pneu Battlax Sport Touring T32GT totalmente dedicado, com características técnicas e um desenho do padrão do piso de acordo com os requisitos para esta categoria de motos muito específica.

A versão GT também incorpora a tecnologia de ponta Pulse Groove Pattern da Bridgestone, juntamente com um posicionamento e construção da ranhura otimizados para a rigidez ideal do desenho do padrão do piso necessária para motos médias e pesadas. Esses benefícios, entre outras características, permitem um desempenho melhorado em piso molhado e aderência face ao Battlax Sport Touring T31, além de um aumento de 10% na vida útil do pneu quando comparado com o antecessor.

Desempenho incrível em más condições
O Bridgestone Battlax Sport Touring T32 oferece uma linha completa para a categoria de turismo desportivo. O T32 e o T32GT estarão disponíveis no mercado no início de 2021.

Nico Thuy, Chefe de Motos da Bridgestone EMIA, falou sobre este assunto: “Os pneus de turismo desportivo da próxima geração da Battlax, os T32 e T32GT, são o resultado de conhecimentos técnicos e aplicações tecnológicas que estão na vanguarda do desenvolvimento de pneus. Ao melhorar significativamente a ligação do pneu com a estrada a partir do T31, criámos um pneu que oferece um desempenho incrível mesmo em más condições. Queríamos dar aos condutores mais controlo e confiança em piso molhado e este pneu oferece exatamente isso. É ótimo também podermos levar os seus benefícios a mais motociclistas ao expandir para a linha GT”.

 

Nico Rosberg no desafio Extreme E Continental

 

10 - Nico-Rosberg

Nico Rosberg compete na classe Extreme E com os pneus Continental. Todas as equipas iniciarão a corrida com equipamento técnico idêntico: um SUV com o nome de ODYSSEY 21, equipado com os pneus de corrida de jantes 37 – CrossContact Extreme E – desenvolvidos pela Continental para colocar os carros na pista independentemente das condições.

A apenas alguns meses do arranque da nova edição do desafio off-road Extreme E, os organizadores estão lentamente a levantar o véu sobre as equipas que irão participar na corrida de SUV´s elétricos nos mais remotos cantos do planeta. Recentemente o campeão do mundo em Formula 1 Lewis Hamilton anunciou que a sua recém-criada equipa Team X44 fará parte do desafio, e agora com o anuncio de Nico Rosberg, a Extreme E pode anunciar outro nome proeminente da Formula 1.

Tal como Lewis Hamilton, Nico Rosberg fundou também a sua própria equipa de corrida, a Rosberg Xtreme Racing (RXR). Explicando porque se associou à Extreme E, o campeão do mundo de F1 em 2016 afirma, “Estamos muito felizes por anunciar que a equipa Rosberg Xtreme Racing se vai juntar ao desafio Extreme E. A corrida representa uma oportunidade fabulosa não só para conduzir mas também para alertar para a luta contra as alterações climáticas – atualmente a maior ameaça ao nosso planeta. Desde que me retirei da F1 tenho dedicado a minha carreira a tecnologias sustentáveis. A oportunidade de combinar esta área com a minha paixão pela corrida é extremamente reconfortante”. A assinatura da competição Extreme E é a escolha de locais próximos de habitats ameaçados. Desta forma, o objetivo do desafio é chamar a atenção dos fãs do desporto automóvel por todo o mundo, políticos, e entidades locais para as alterações climáticas, incentivando-os a redobrar os esforços para restringir o aquecimento global a 1.5°C.

Como membro fundador e patrocinador principal, a Continental está deliciada com este nome na grelha de partida. “O nível de interesse que o Extreme E tem despertado é a prova de que este está alinhado com os novos tempos.” Afirma Sandra Roslan que é responsável pelo projeto Extreme E na Continental. “Está a tornar-se cada vez mais evidente que demos início a algo que chama a atenção. Uma oportunidade única de falarmos ao coração e à razão de muitas pessoas para uma aproximação responsável ao ambiente. A Continental está muito orgulhosa e feliz por integrar este projeto. Nico Rosberg é não só um campeão do mundo, mas as suas atividades fora da pista transformam-no num grande parceiro para este desafio”.

Em 206 corridas na Formula 1, este icónico piloto alcançou 23 vitorias e 57 pódios. Depois da sua retirada, Nico Rosberg envolveu-se no campeonato de Formula E como investidor, alertando para o aquecimento global, chamando a atenção da Formula 1 para a mudança para os carros elétricos. Ele é co-fundador do Green Tech Festival, uma plataforma global para tecnologias verdes pioneiras no campo da mobilidade, energia e lifestyle. É também partner na equipa Rosberg Engineering (TRE). Juntamente com Schaeffler Paravan Technology, ganhou em 2019 o prémio “German Mobility” com o desenvolvimento do Schaeffler Mover – um compacto e altamente manobrável, capaz de conduzir de forma autónoma.

Com as equipas de Nico Rosberg’s e de Lewis Hamilton’s, outras sete equipas anunciaram o seu envolvimento neste desafio, incluindo a famosa equipa da US IndyCar Andretti Autosport e a Chip Ganassi Racing, o projeto espanhol QEV Technologies, os bi-campeões da Formula E – Techeetah, e a Veloce Racing, propriedade britânica e co-fundada com o atual campeão de Formula E, Jean-Eric Vergne. Duas equipas alemãs – a ABT Sportsline e a HWA RACELAB – estão também entre os participantes quando a nova serie arrancar no início do próximo ano.

Fonte: Revista dos Pneus

Dunlop alarga gama pneus All Season

 

10 - Dunlop-alarga 

A Dunlop está a completar o seu portfólio de produtos com o lançamento do Dunlop Sport All Season. O primeiro pneu para todas as estações da marca, está otimizado para uma ampla gama de temperaturas e oferece uma travagem excecional em pisos molhados e escorregadios.

“O Dunlop Sport All Season é um produto concebido para oferecer uma performance superior em climas de inverno moderados”, refere Mike Rytokoski, diretor de marketing para a Europa da Goodyear. “Com uma certificação de inverno 3PMSF, o Sport All Season poderá lidar com todas as condições climatéricas: piso seco, molhado e com neve”.

Ao fazer parte do portfólio de marcas da Goodyear, a Dunlop beneficiou do conhecimento do líder na indústria para a sua entrada no segmento de todas as estações. Inventora do pneu para todas as estações, a Goodyear lançou recentemente o Vector 4Seasons Gen-3, digno sucessor do Vector 4Seasons Gen-2, um pneu para todas as estações que conta com mais prémios do que qualquer outra marca.

O Dunlop Sport All Season é um conceito único, que faz uso de um design com nervuras diferente, assim como de três caraterísticas principais:

1.Construção de blocos desportiva: graças a esta solução, o pneu proporciona um comportamento excecional em superfícies secas. A forte e resistente cintura do pneu e o revestimento da carcaça melhoram a performance desportiva em curva e a estabilidade.

2.Desenho da banda de rolamento Aqua-Eject: os sulcos longitudinais e os bordos radiais de maiores dimensões aceleram o escoamento da água do piso, oferecendo uma maior superfície de contacto com a estrada, o que melhora a travagem em molhado e em pisos de baixa aderência.

3.Composto Weather-Flex: oferece uma performance otimizada em qualquer temperatura ou condição climatérica. A mistura de polímeros multifuncional ativa a elasticidade da borracha numa ampla gama de temperaturas.

“A Dunlop orgulha-se de entrar no mercado de todas as estações com um produto adaptado às necessidades dos consumidores, que compram cada vez mais pneus deste tipo, esperando dos mesmo uma excelente performance em piso seco e molhado,” conclui Mike Rytokoski.

O Dunlop Sport All Season é proposto numa gama de 31 medidas, que cobrem uma muita alargada fatia do mercado, em jantes que vão das 14 às 18 polegadas.

Fonte: Revista dos Pneus