A startup de veículos elétricos Rivian escolheu a linha Pirelli Scorpion para equipar a sua tão esperada Pick-up R1T, que começará a ser produzida em junho de 2021, e o seu R1S SUV elétrico.
A Pirelli desenvolveu versões especiais dos seus Scorpion Verde All Season, Scorpion Zero All Season e Scorpion All Terrain (linha dedicada da Pirelli para SUVs e pick-ups) para responder às especificações da Rivian e para aprimorar as características exclusivas dos veículos, de acordo com a estratégia “Pirelli Perfect Fit”. Todos os pneus Pirelli desenvolvidos para a Rivian contam com duas marcações espciais na lateral: RIV e Elect.
“Elect” é a marcação que identifica os pneus Pirelli para veículos elétricos (VE). Os pneus desempenham um papel crucial no desempenho dos VE – otimizando a segurança, o desempenho e a autonomia.
Os pneus Pirelli com marcação “Elect” oferecem uma série de vantagens para veículos elétricos, graças a um conjunto específico de características técnicas. A baixa resistência ao rolamento ajuda a maximizar a autonomia. A redução do ruído acentua uma das principais vantagens da condução elétrica: o silêncio. Finalmente, os pneus Pirelli com a marcação “Elect” oferecem uma tração aprimorada em linha com as intensas exigências da transmissão. Os motores elétricos exercem altos níveis de torque e, por isso, precisam de pneus que se agarrem bem ao asfalto.
A Pirelli e a Rivian desenvolveram em conjunto estes novos produtos ao longo de quase dois anos. Essa colaboração resultou em três pneus especiais de 20, 21 e 22 polegadas. Destaque para o Scorpion Verde All Season de 21 polegadas, que conta com um tamanho de pneu muito especial e único no mundo: 275 55R21.
A parceria técnica com a Rivian destaca o foco da Pirelli na mobilidade sustentável e nas marcas de automóveis americanas.
Scorpion Verde All Season
O Scorpion Verde All Season é o novo pneu All-Season eco-friendly da Pirelli para SUV, Crossover y pick-up. A consecução das metas de baixa resistência ao rolamento estabelecidas pela Rivian foi o maior desafio que os técnicos da Pirelli tiveram que enfrentar para desenvolver uma versão dedicada destes pneus.
Os engenheiros da Pirelli trabalharam com um composto de alto teor de sílica que diminui o consumo de energia dos veículos. De seguida, focaram-se na criação de um design de molde dedicado, estreitando o padrão da banda de rodagem dos pneus e mantendo uma distribuição ideal da pressão da zona de contacto. Neste caso, a redução do contacto da superfície com o solo traduz-se em menos dissipação de energia.
Os pneus Pirelli Scorpion Verde All Season para a Rivian são construídos com matérias-primas mais leves que não comprometem a durabilidade ou o desempenho. O Scorpion Verde All Season também apresenta um tamanho especial, único no setor: 275/55R21.
Os Pirelli Scorpion Verde All Season criados para a Rivian aumentam a eficiência e a autonomia. Além disso, foram projetados para combinar bons níveis de manobrabilidade em piso secas e molhado, conforto de condução e para garantir bons níveis de desempenho durante todo o ano, incluindo uma boa capacidade de tração em situações de neve fraca.
Excelente aderência
Se “Verde”, no vocabulário da Pirelli, define os seus pneus ecológicos com baixa resistência ao rolamento e peso reduzido, “Zero” indica a sua linha de alta performance.
Em particular, os pneus Scorpion Zero All Season foram desenvolvidos para condutores de SUV, Crossover y pick-ups de alto rendimento e de carácter desportivo, que procuram a combinação de alta performance com a utilidade de um pneu All season, incluindo a possibilidade de conduzir em situações de neve.
Para os seus veículos, a Rivian pediu à Pirelli para desenvolver uma versão dos seus pneus Scorpion Zero All Season ainda mais “aderentes”. Para isso, os engenheiros da Pirelli introduziram nano-compostos para garantir uma máxima aderência e estabilidade. De seguida, focaram-se no padrão da banda de rodagem, introduzindo um molde dedicado com maior largura, capaz de proporcionar uma maior área de contato e, consequentemente, levando a um melhor desempenho no que à manobrabilidade diz respeito.
Tudo, sem comprometer as metas de baixa resistência ao rolamento necessárias para permitir uma maior autonomia do veículo.
Fonte: Revista dos Pneus
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