terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Guia de tamanhos dos pneus: tudo o que importa saber


As inscrições marcadas nos flancos dos pneus proporcionam uma quantidade significativa de informações acerca da finalidade a que se destina o pneu, dimensões, capacidade de carga e durabilidade a alta temperatura/velocidade elevada.
O exemplo principal neste artigo será baseado em variações do tamanho 225/50R16, embora surjam outros quando tal seja adequado. A maioria dos tamanhos começa com uma letra (ou letras) que identificam o tipo de veículo e/ou o tipo de serviço para o qual os pneus foram concebidos. Os in- dicadores comuns são os que se seguem.
P225/50R16 91S
P = Quando o tamanho começa com um “P”, significa que o pneu é de um tamanho que utiliza o sistema “métrico P”, que foi conce- bido para equipar veículos que são usados, sobretudo, como veículos de passageiros. Isto inclui automóveis, monovolumes, SUV e modelos pick-up ligeiras (habitualmente com capacidade de carga de 1/4 e 1/2 tone- lada). A utilização de tamanhos de sistema “métrico P” começou no final da década de 70 e é, atualmente, o tipo de tamanho de pneus mais utilizado frequentemente.
225/50R16 92S
Caso não exista uma letra a preceder a parte numérica de três dígitos do tamanho do pneu, significa que o pneu é de um tama- nho que utiliza o sistema “Métrico” (também denominado“métricoEuro”,vistoqueestes tamanhos têm origem na Europa). Embora os tamanhos de pneu de sistema “Métrico” sejam utilizados sobretudo em automó- veis europeus, também são utilizados em carrinhas e SUV. Os tamanhos de sistema “métrico Euro” são equivalentes em termos de dimensões aos tamanhos de sistema “mé- trico P”, mas, por norma, divergem ligeiramente nas capacidades de carga.
T125/90D16 98M
T = Se o tamanho de um pneu começa com um “T”, significa que o pneu é uma “Peça Sobressalente Temporária” (“economizador de espaço” ou “minipeça sobressalente”), que foi concebido par ser utilizado temporaria- mente apenas até um pneu furado poder ser reparado ou substituído.
Fonte: Revista dos Pneus


Sem comentários:

Enviar um comentário