terça-feira, 31 de agosto de 2021

Pneus Slick Pirelli P Zero equipam Stradale EXP

 

08 - pneus-slick-pirelli-P-zero-1 

Os pneus Slick Pirelli P Zero foram escolhidos pela Dallara para equipar o exclusivo Stradale EXP, uma versão do Stradale de estrada projetado para uma utilização em circuito, com 500 cv, 720Nm de torque e apenas 890 kg

Os engenheiros da Pirelli estiveram à altura do desafio que foi desenvolver estes pneus, capazes de suportar cargas impressionantes. Os pneus P Zero desenvolvidos especialmente para o Stradale EXP permitiram que a Dallara atingisse o seu objetivo: completar uma volta ao circuito de Mugello em menos de um minuto e 46 segundos. A meta foi superada com o Stradale EXP e os seus pneus Pirelli a registarem uma volta de 1m45.837s.

O Dallara Stradale EXP é uma evolução do Stradale que tem como objetivo oferecer a todos uma experiência amadora em circuito, permitindo uma participação nos track days, sem que os utilizadores se tenham de preocupar com as restrições de homologação dos carros de estrada. O carro surgiu em ação pela primeira vez no Pirelli P Zero Experience, em Mugello, um dos eventos mais exclusivos dedicados àqueles que querem levar os seus carros para o ciircuito e testar os modelos alta performance dos fabricantes para os quais a Pirelli produz sob medida pneus.

O desenvolvimento dos pneus para o Stradale EXP apresentou vários desafios técnicos aos engenheiros da Pirelli. Nos circuitos, o seu habitat natural, o carro gera cargas dinâmicas significativas, comparáveis às cargas geradas por um carro de corrida GT3. A solução passou por um desenvolvimento preciso de estruturas e materiais, o que levou à utilização de um composto mais macio (médio) para o eixo dianteiro e um mais rígido (mais duro) para o traseiro, de modo a garantir um bom equilíbrio dinâmico do carro e proporcionar o equilíbrio certo entre desempenho, aderência e resistência a diferentes temperaturas, graças à introdução de polímeros de nova geração. Isso explica a nomenclatura diferente entre os pneus dianteiros DMA e os pneus traseiros DHA. Antes da estreia oficial no Pirelli P Zero Experience, o Stradale EXP com pneus P Zero Slick percorreu mais de 9.000 km em vários circuitos, incluindo Barcelona, Misano e Vallelunga, para ser testado perante uma variedade de condições representativas de diferentes circuitos.

Pierangelo Misani, vice-presidente sénior dos departamentos de Cyber e de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli, deixou as seguintes paçavras: “Com os pneus desenvolvidos para o Dallara Stradale EXP, o nosso objetivo é oferecer o máximo desempenho e, tal como acontece com os carros GT, também uma grande versatilidade. Queríamos um P Zero que fosse fácil de utilizar, mas adequado para os condutores mais exigentes. Trabalhámos muito bem com a equipe do Dallara: é uma empresa com a qual partilhamos a mesma paixão e os mesmos objetivos, começando por oferecer a máxima segurança possível”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear com boa performance das 24 Horas de Le Mans

08 - Goodyear-com-boa-1 

A nova gama de pneus de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport garantiu consistência, durabilidade e performance durante as 24 horas de Le Mans, naquela que foi a maior operação da Goodyear desde o seu regresso ao automobilismo mundial, há dois anos atrás

Não menos do que 25 carros, a totalidade da classe LMP2, competiram com os pneus slick, intermédios e de chuva da Goodyear, e a equipa belga Team WRT alcançou uma vitória memorável após 24 horas de competição a fundo.

Depois de ter fornecido cinco carros em Le Mans no ano passado, em competição aberta de pneus, foi atribuído à Goodyear o fornecimento exclusivo da classe LMP2 a partir de 2021. A 89ª edição deste ano da mais prestigiada corrida de resistência do mundo foi a primeira em que a Goodyear forneceu toda a classe LMP2, a categoria mais numerosa da prova.

Começa a corrida
A equipa britânica JOTA arrancou da pole position, com António Félix da Costa a assumir a largada. O piloto português teve um rápido primeiro stint, aproveitando as condições mistas para ser segundo da geral, bem no seio da mais veloz categoria Hypercar. Infelizmente, o protótipo acabaria, mais tarde, por cair na tabela classificativa, depois de uma saída de pista.

Após ter lutado com Félix da Costa nas primeiras voltas, o ex-piloto de Fórmula 1, Robert Kubica, assumiu a dianteira pouco antes do final da terceira hora. A partir daí, Kubica e os seus companheiros de equipa na WRT, Louis Deletraz e Yifei Ye, tornaram-se líderes firmes, juntamente com o outro carro da JOTA e os inscritos pelas equipas United Autosports e Panis Racing, que terminou no pódio em 2020.

À medida que a corrida progredia ao longo da noite, foi o outro carro da WRT, partilhado por Ferdinand Habsburg, Robin Frijns e Charles Milesi, que assumiu a liderança. Ao amanhecer, os dois carros da WRT estavam na frente, e mantiveram-se em formação 1-2 durante o resto da corrida, apesar de uma troca de posições na penúltima volta, que levou Yifei Ye à liderança. O drama de final da prova, já na última volta, obrigou Ye a parar na pista, permitindo a Robin Frijns recuperar e levar a vitória para Habsburg e Milesi.

Robins Frijns segurou por muito pouco o piloto da JOTA, Tom Blomqvist, atrás de si durante a derradeira volta, e acabou por cruzar a linha de chegada com uma vantagem de apenas 0,727 segundos. Blomqvist partilhou o seu carro da JOTA com Stoffel Vandoorne e Sean Gelael. Na terceira posição ficou a Panis Racing pelo segundo ano consecutivo. Em LMP2 Pro-Am, a subcategoria reservada a formações de pilotos de nível um pouco mais amador, os pilotos da DragonSpeed, Juan Pablo Montoya, Henrik Hedman e Ben Hanley, alcançaram a vitória.

Ritmo consistente
A Goodyear tomou a decisão de levar uma especificação slick para Le Mans, o mesmo composto de especificação “C” que as equipas de LMP2 utilizaram em todas as corridas até agora disputadas este ano no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA e nas European Le Mans Series (ELMS).

Este composto médio-plus foi eleito para apoiar os objetivos de estratificação do organizador de Le Mans, a ACO, com o intuito de garantir uma suficiente diferença de ritmo entre as classes.

Houve uma equipa que disputou mais de 650 km com apenas um jogo de pneus durante as mais frias condições noturnas, o que é mais do dobro da extensão de uma corrida de Fórmula 1, e mostra claramente a durabilidade e a longevidade do Goodyear Eagle F1 SuperSport de competição.

Ben Crawley, Diretor de Motorsport para a EMEA da Goodyear, referiu: “As 24 Horas de Le Mans são sempre um evento especial. A corrida deste ano foi particularmente importante para a Goodyear, por ter sido a primeira edição da prova desde que nos tornámos fornecedores exclusivos de pneus para a classe LMP2.

Por isso, a dimensão da nossa operação cresceu desde o nosso regresso a Le Mans no ano passado, para tornar-se na maior presença da Goodyear desde o nosso regresso o automobilismo mundial, em 2019. Foi um prazer dar as boas-vindas a convidados VIP, jornalistas, clientes e parceiros da Goodyear, para acompanharem a ação no novo Goodyear Racing Club, e levar o Goodyear Blimp a Le Mans pelo segundo ano consecutivo, para voos com passageiros durante toda a corrida. Parabéns a todas as nossas equipas parceiras, pelo seu árduo trabalho durante toda a corrida, e, em particular, à WRT, por alcançar uma vitória histórica na sua primeira presença em Le Mans”.

Pelo seu lado, Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear, salientou: “Estamos muito satisfeitos com a performance dos nossos pneus de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport durante a semana em Le Mans. Tomámos a decisão de trazer um único composto slick que temos utilizado durante toda a temporada até agora, o nosso pneu de especificação média-plus ‘C’.

A excelente durabilidade deste pneu significou que muitas equipas optaram por quatro stints, ou mesmo mais, com só jogo de pneus, durante as condições noturnas mais frias. Estávamos entusiasmados por ver as oportunidades estratégicas que as equipas tomaram entre os pneus intermédios e slick quando a corrida começou sob um aguaceiro, e António Félix da Costa subiu até ao segundo lugar da geral no início da prova.

Ambos os pneus, incluindo o nosso novo para piso molhado, possuem amplas janelas de operação, o que permite aos pilotos retirar uma excelente performance dos mesmos em condição variáveis”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Nokian aposta em pneus premium para automóveis elétricos

08 - Nokian-aposta 

 

A Nokian Tyres está a trabalhar no desenvolvimento de pneus premium para automóveis elétricos de forma a responder às necessidades específicas deste segmento, que vai ganhando cada vez mais presença na Europa

A escolha correta do pneu certo contribui para melhorar a segurança e o conforto de direção desse tipo de veículo, além de aumentar ainda mais sua autonomia.

Os carros elétricos tendem a ter uma resposta de alta potência e baterias muito mais eficientes, o que os faz pesar significativamente mais do que os modelos de motor de combustão interna (ICE). Por serem mais pesados, eles demoram mais para parar, o que dá muito mais ênfase à segurança do veículo.

Na última década, os carros elétricos e híbridos passaram de uma parte praticamente marginal da indústria automobilística internacional a um dos segmentos de crescimento mais rápido.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a participação global dos carros elétricos aumentou para 2% do mercado automotivo até ao final de 2020.

Além disso, entre janeiro e julho deste ano, o mercado espanhol de unidades de mobilidade elétrica acumulou um total de 19.617 unidades cadastradas, 14,1% a mais que no mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Empresarial para o Desenvolvimento e Promoção da Mobilidade Elétrica (AEDIVE) e da Associação Nacional dos Vendedores de Veículos Automotores (GANVAM).

Pode parecer pouco, mas há dez anos a sua participação mundial era quase nula. Apenas alguns mercados, como a Europa, Estados Unidos e Japão, tiveram participação minimamente apreciável. As variações nacionais nas vendas de carros elétricos na UE estão claramente relacionadas com o padrão de vida em cada país.

De acordo com novas estatísticas da European Automobile Manufacturers Association (ACEA), a participação de mercado de veículos elétricos a bateria mais que dobrou, de 3,5% no segundo trimestre de 2020 para 7,5% este ano, enquanto os híbridos plug-in respondem por 8,4% de todos os carros novos vendidos.

Esses números demonstram a crescente penetração desse tipo de carro no mercado automotivo. Conforme a tecnologia e a infraestrutura associada se desenvolvem, os veículos elétricos estão a tornar-se mais comuns, portanto, a manutenção dos veículos também está a mudar. No caso de carros com motor de combustão interna, a troca do óleo e a verificação dos freios são os itens de manutenção mais comuns. No caso dos veículos elétricos, porém, os dois principais fatores de manutenção são os pneus e o vidro.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone lança novo pneu desportivo Potenza Sport

06 - Bridgestone-lanca-novo-pneu-desportivo-Potenza-Sport 

 

Os principais fabricantes de automóveis já escolheram pneus Potenza Sport, da Bridgestone, concebidos à medida como equipamento de origem, incluindo Maserati, Lamborghini e BMW

A Bridgestone revolucionou o cenário dos pneus desportivos com o novo Potenza Sport. Lançado este ano, o pneu ascendeu ao topo da sua classe pela sua elevada performance. Atingiu os melhores resultados nos testes de desempenho em curva e de manobrabilidade em piso molhado realizados pela TÜV SÜD e foi nomeado vencedor no teste de pneus desportivos “Auto Bild Sportscars 2021”. O Bridgestone Potenza Sport superou os pneus de outros oito fabricantes nos testes, obtendo a melhor pontuação geral em piso molhado e as melhores notas em piso seco, obtendo uma classificação exemplar.

Os condutores exigentes sabem que um bom pneu desportivo não só proporciona aderência em piso molhado e seco para curvas, travagem e aceleração, mas também precisão, estabilidade, resposta da direção, elevada durabilidade e uma sensação de segurança e confiança. Mas quais são as principais características de um pneu desportivo, quais são os parâmetros pelos quais o seu desempenho é medido, o que sente um condutor quando conduz um automóvel com pneus desportivos de última geração?

 Aderência lateral em piso molhado e seco
 A aderência é o coeficiente de atrito entre a superfície do pneu e a superfície do asfalto. Um pneu gera aderência através de dois tipos de mecanismos de tensão: indentação e aderência molecular. A primeira é a interação entre a rugosidade da superfície da estrada e o material do pneu. Como a borracha é viscoelástica, deforma-se e adapta-se à textura da superfície da estrada à medida que desliza sobre ela. A aderência molecular é a interação molecular entre a borracha do pneu (um polímero) e a superfície da estrada (uma estrutura cristalina). A adesão não é um valor estável e depende de múltiplos fatores. A aderência de um pneu pode ser lateral (durante as curvas) ou longitudinal (durante a aceleração e travagem).

Um dos requisitos fundamentais de um pneu desportivo é conseguir a máxima aderência lateral e que a quebra desta aderência ocorra de forma progressiva, de modo a que o deslizamento do carro seja mais previsível e controlável pelo condutor.

O Bridgestone Potenza Sport tem um alto índice de aderência lateral tanto em condições secas como molhadas, onde obteve a melhor classificação em estabilidade em curva seca (teste TÜV SÜD); e manobrabilidade e desempenho em piso molhado numa pista circular (teste Auto Bild Sportscars 2021). O condutor sente que o carro tem mais aderência na curva, pode gerar mais aceleração lateral e ganhar velocidade segura nas curvas.

Para atingir este objetivo, a Bridgestone utilizou tecnologias inovadoras de banda de rodagem, composto e estrutura no Potenza Sport. O desenho do piso utiliza as tecnologias mais avançadas, tais como “sipes” 3D inovadores para aumentar a rigidez lateral e a utilização de menos “sipes” transversais para aumentar a superfície de borracha em contacto com a estrada. O composto de borracha emprega uma formulação otimizada e tecnologia inovadora de mistura de compostos para melhorar o desempenho tanto em piso húmido como seco.

Aderência longitudinal em condições secas e húmidas
A aderência longitudinal é a aderência que ocorre durante a linha reta, aceleração e travagem. O Bridgestone Potenza Sport provou em testes ser um grande executante em condições de aquaplanagem e o líder do segmento em travagem, onde demonstrou a distância de travagem mais curta tanto em condições secas como molhadas. Como resultado, a Auto Bild sportscars descreveu-o como “uma nova referência” na manobrabilidade em piso molhado.

O Bridgestone Potenza Sport também foi concebido para poder transmitir para a estrada, com elevada eficácia, potências como as do Maserati MC20 ou Lamborghini Huracán STO, que utilizam o Potenza Sport como equipamento de origem.

Elevada estabilidade e controlo a qualquer velocidade
Os pneus desportivos são concebidos para funcionar com precisão e segurança a velocidades muito elevadas (o Bridgestone Potenza Sport pode ter um código de velocidade Y até 300 km/h). A Bridgestone utilizou neste pneu um novo endurecedor de coroa híbrido e uma carcaça desportiva para maximizar a estabilidade a alta velocidade. Os perfis baixos do pneu também ajudam nesta área.

Resposta da direção
Um pneu desportivo deve oferecer uma resposta de direção precisa e direta. O condutor deve sentir que o pneu vai exatamente para onde quer que vá e que marcou com a direção. Por outro lado, a resposta do pneu ao movimento do volante deve ser tão verdadeira e direta quanto possível, com o mínimo de flexões da carcaça e desvios de aderência que provoquem um atraso entre o comando do condutor e a viragem efetiva do carro.

As tecnologias de reforço utilizadas no flanco e coroa do pneu conferem-lhe maior resistência à flexão; e o desenho da carcaça, com um contorno desportivo e ombros menos arredondados, melhora o controlo da direção, bem como aumenta a área de contacto e maximiza o desempenho de estabilidade.

Um “feeling” que transmite confiança
A Bridgestone entrevistou mais de 3.800 condutores na Europa para saber o que eles pediam exatamente de um pneu desportivo. Para além da aderência, estabilidade, segurança em todas as condições e muitos outros pedidos, os condutores explicaram que a capacidade de um pneu transmitir informação é importante para o condutor compreender e prever as suas reações. Outro aspeto valorizado de um pneu desportivo é que as suas reações em situações limite são progressivas, ou seja, que perde aderência de uma forma suave e linear, não abrupta, a fim de oferecer um comportamento mais controlável e seguro.

Ambos os aspetos só podem ser alcançados após milhares de horas de desenvolvimento e testes reais de centenas de protótipos em que os peritos da marca avaliam o “feeling” e as sensações que os pneus transmitem. Este trabalho de desenvolvimento é complementado pela tecnologia de desenvolvimento virtual de pneus da Bridgestone, que poupa tempo, é amiga do ambiente e permite à Bridgestone Bridgestone prever com precisão o desempenho dos pneus nas fases iniciais de desenvolvimento.

Ampla gama de temperaturas de funcionamento
Um pneu de competição pode suportar temperaturas muito elevadas durante a utilização intensiva em pista, mas não é capaz de proporcionar aderência a temperaturas médias e baixas. A Bridgestone alcançou uma gama muito ampla de temperaturas ótimas de funcionamento com o novo Potenza Sport. Como resultado, oferece segurança, durabilidade e aderência numa manhã fria de Inverno ou numa tarde quente de Verão. O novo composto de borracha é fundamental a este respeito.

Durabilidade
Um dos grandes segredos do novo Bridgestone Potenza Sport é a sua capacidade de combinar excelentes prestações em todos os terrenos, com uma maior resistência ao desgaste. Conseguiu melhorar substancialmente todos os indicadores do seu antecessor, o Potenza S001, e também alcançar uma maior quilometragem e uma vida útil mais longa.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone desenvolve Potenza Race para Lamborghini Huracán STO

uploads - Bridgestone-desenvolve 

 

A Bridgestone foi selecionada como fornecedor exclusivo de pneus para o novo Lamborghini Huracán STO, o superdesportivo de luxo do fabricante italiano.

Além dos pneus Bridgestone Potenza Sport desenvolvidos em exclusivo, o Lamborghini Huracán STO pode agora também ser equipado com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slicks feitos à medida

Os pneus Bridgestone Potenza Race desenvolvidos à medida, foram concebidos para melhorar as incríveis capacidades do Lamborghini Huracán STO e deixar os condutores experienciarem o elevado desempenho deste carro. Com base na longa herança da Bridgestone em corridas de Fórmula 1 e veículos de alta performance, o pneu Potenza Race semi-slick foi feito à medida pela primeira vez para o Lamborghini Huracán STO.  Como tal, o piso do pneu tem listas com as cores do tricolor italiano – um detalhe para o facto de tanto o pneu como o veículo terem sido concebidos em Itália – e apresenta as marcas distintivas da Lamborghini.

O pneu Bridgestone Potenza Race feito à medida promete uma excelente aderência em seco, graças a um composto de piso otimizado; um desenho de piso e perfil de pneu desportivo, o que aumenta a aderência e a manobrabilidade em condições secas. Proporciona um desempenho duradouro na pista e uma excelente capacidade de tempo por volta – resultado de uma área de contacto no solo maximizada, e uma distribuição uniforme da pressão, o que melhora o desempenho na travagem e em curva. Com um desenho de carcaça que permite um elevado desempenho em estradas normais, o pneu é projetado tanto para a estrada como para a pista.

O desenvolvimento do Bridgestone Potenza Race teve como base as tecnologias inovadoras de modelação e simulação virtual, utilizadas em produtos de elevado desempenho, que permitem desenvolver e testar uma réplica digital de um pneu. Neste projeto, a conceção e simulação virtual permitiram à Bridgestone e à Lamborghini encontrar a combinação ideal para o Huracán STO maximizando a área de contacto do pneu e distribuindo a pressão uniformemente no solo, sob as mais severas condições, a curvar, travar e em aceleração.

A utilização desta tecnologia garantiu que o período de desenvolvimento de pneus para o Huracán STO fosse reduzido, oferecendo ao mesmo tempo uma maior flexibilidade. O ambiente virtual permite testar mais variantes de um determinado pneu, graças à velocidade extrema de modificação da réplica digital do pneu e submetê-lo imediatamente a um teste subjetivo no simulador de condução, o que acaba por reduzir o tempo de lançamento do veículo no mercado. A utilização de tecnologias virtuais também assegura que o pneu escolhido é o pneu ideal, uma vez que muitas alternativas foram avaliadas durante o desenvolvimento e ajuda a proporcionar vários benefícios ambientais: tanto a utilização de recursos naturais como as emissões de CO2 são reduzidas, uma vez que é necessário construir menos protótipos de pneus e assim é reduzido o número de testes.

Fornecedor exclusivo de pneus
Desenvolvidos e fabricados na Europa, os pneus Bridgestone Potenza Race de engenharia personalizada, estão agora disponíveis como equipamento opcional no Huracán STO da Lamborghini. Em alternativa, o Lamborghini Huracán STO está também disponível com pneus Bridgestone Potenza Sport redesenhados em exclusivo para maximizar o elevado desempenho deste super desportivo em estrada.

Steven De Bock, Vice-Presidente da EMIA da área de Produtos de Consumo de Reposição e EO, afirmou: “É brilhante voltar a colaborar com a Lamborghini, especialmente como único fornecedor de pneus para o incrível Huracán STO. Já lançámos orgulhosamente os nossos pneus Potenza Sport exclusivos para este veículo e agora estamos entusiasmados por fornecer o Potenza Race especificamente para os frequentadores de pista e entusiastas de alta performance. Ambos os pneus maximizam as impressionantes capacidades deste veículo de formas diferentes; tenho orgulho em falar em nome de uma equipa capaz de fornecer este nível de detalhe e segurança aos clientes Lamborghini”.

“Estamos satisfeitos por termos escolhido novamente a Bridgestone para desenvolver dois pneus especificamente para o Huracán STO: primeiro o Potenza Sport e agora o Potenza Race”, disse Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Lamborghini. “Estas duas opções da Bridgestone feitas à medida sincronizam-se perfeitamente com as capacidades dinâmicas inatas do Huracán STO, fornecendo aos condutores um pneu que responde perfeitamente numa variedade de configurações de desempenho e que maximiza as capacidades do nosso superdesportivo tanto na estrada como na pista”.

Fonte: Revista dos Pneus