Os principais fabricantes de automóveis já escolheram pneus Potenza Sport, da Bridgestone, concebidos à medida como equipamento de origem, incluindo Maserati, Lamborghini e BMW
A Bridgestone revolucionou o cenário dos pneus desportivos com o novo Potenza Sport. Lançado este ano, o pneu ascendeu ao topo da sua classe pela sua elevada performance. Atingiu os melhores resultados nos testes de desempenho em curva e de manobrabilidade em piso molhado realizados pela TÜV SÜD e foi nomeado vencedor no teste de pneus desportivos “Auto Bild Sportscars 2021”. O Bridgestone Potenza Sport superou os pneus de outros oito fabricantes nos testes, obtendo a melhor pontuação geral em piso molhado e as melhores notas em piso seco, obtendo uma classificação exemplar.
Os condutores exigentes sabem que um bom pneu desportivo não só proporciona aderência em piso molhado e seco para curvas, travagem e aceleração, mas também precisão, estabilidade, resposta da direção, elevada durabilidade e uma sensação de segurança e confiança. Mas quais são as principais características de um pneu desportivo, quais são os parâmetros pelos quais o seu desempenho é medido, o que sente um condutor quando conduz um automóvel com pneus desportivos de última geração?
Aderência lateral em piso molhado e seco
A aderência é o coeficiente de atrito entre a
superfície do pneu e a superfície do asfalto. Um pneu gera aderência
através de dois tipos de mecanismos de tensão: indentação e aderência
molecular. A primeira é a interação entre a rugosidade da superfície da
estrada e o material do pneu. Como a borracha é viscoelástica,
deforma-se e adapta-se à textura da superfície da estrada à medida que
desliza sobre ela. A aderência molecular é a interação molecular entre a
borracha do pneu (um polímero) e a superfície da estrada (uma estrutura
cristalina). A adesão não é um valor estável e depende de múltiplos
fatores. A aderência de um pneu pode ser lateral (durante as curvas) ou
longitudinal (durante a aceleração e travagem).
Um dos requisitos fundamentais de um pneu desportivo é conseguir a máxima aderência lateral e que a quebra desta aderência ocorra de forma progressiva, de modo a que o deslizamento do carro seja mais previsível e controlável pelo condutor.
O Bridgestone Potenza Sport tem um alto índice de aderência lateral tanto em condições secas como molhadas, onde obteve a melhor classificação em estabilidade em curva seca (teste TÜV SÜD); e manobrabilidade e desempenho em piso molhado numa pista circular (teste Auto Bild Sportscars 2021). O condutor sente que o carro tem mais aderência na curva, pode gerar mais aceleração lateral e ganhar velocidade segura nas curvas.
Para atingir este objetivo, a Bridgestone utilizou tecnologias inovadoras de banda de rodagem, composto e estrutura no Potenza Sport. O desenho do piso utiliza as tecnologias mais avançadas, tais como “sipes” 3D inovadores para aumentar a rigidez lateral e a utilização de menos “sipes” transversais para aumentar a superfície de borracha em contacto com a estrada. O composto de borracha emprega uma formulação otimizada e tecnologia inovadora de mistura de compostos para melhorar o desempenho tanto em piso húmido como seco.
Aderência longitudinal em condições secas e húmidas
A aderência longitudinal é a aderência que ocorre durante a
linha reta, aceleração e travagem. O Bridgestone Potenza Sport provou em
testes ser um grande executante em condições de aquaplanagem e o líder
do segmento em travagem, onde demonstrou a distância de travagem mais
curta tanto em condições secas como molhadas. Como resultado, a Auto
Bild sportscars descreveu-o como “uma nova referência” na
manobrabilidade em piso molhado.
O Bridgestone Potenza Sport também foi concebido para poder transmitir para a estrada, com elevada eficácia, potências como as do Maserati MC20 ou Lamborghini Huracán STO, que utilizam o Potenza Sport como equipamento de origem.
Elevada estabilidade e controlo a qualquer velocidade
Os pneus desportivos são concebidos para funcionar com precisão
e segurança a velocidades muito elevadas (o Bridgestone Potenza Sport
pode ter um código de velocidade Y até 300 km/h). A Bridgestone utilizou
neste pneu um novo endurecedor de coroa híbrido e uma carcaça
desportiva para maximizar a estabilidade a alta velocidade. Os perfis
baixos do pneu também ajudam nesta área.
Resposta da direção
Um pneu desportivo deve oferecer uma resposta de direção
precisa e direta. O condutor deve sentir que o pneu vai exatamente para
onde quer que vá e que marcou com a direção. Por outro lado, a resposta
do pneu ao movimento do volante deve ser tão verdadeira e direta quanto
possível, com o mínimo de flexões da carcaça e desvios de aderência que
provoquem um atraso entre o comando do condutor e a viragem efetiva do
carro.
As tecnologias de reforço utilizadas no flanco e coroa do pneu conferem-lhe maior resistência à flexão; e o desenho da carcaça, com um contorno desportivo e ombros menos arredondados, melhora o controlo da direção, bem como aumenta a área de contacto e maximiza o desempenho de estabilidade.
Um “feeling” que transmite confiança
A Bridgestone entrevistou mais de 3.800 condutores na Europa
para saber o que eles pediam exatamente de um pneu desportivo. Para além
da aderência, estabilidade, segurança em todas as condições e muitos
outros pedidos, os condutores explicaram que a capacidade de um pneu
transmitir informação é importante para o condutor compreender e prever
as suas reações. Outro aspeto valorizado de um pneu desportivo é que as
suas reações em situações limite são progressivas, ou seja, que perde
aderência de uma forma suave e linear, não abrupta, a fim de oferecer um
comportamento mais controlável e seguro.
Ambos os aspetos só podem ser alcançados após milhares de horas de desenvolvimento e testes reais de centenas de protótipos em que os peritos da marca avaliam o “feeling” e as sensações que os pneus transmitem. Este trabalho de desenvolvimento é complementado pela tecnologia de desenvolvimento virtual de pneus da Bridgestone, que poupa tempo, é amiga do ambiente e permite à Bridgestone Bridgestone prever com precisão o desempenho dos pneus nas fases iniciais de desenvolvimento.
Ampla gama de temperaturas de funcionamento
Um pneu de competição pode suportar temperaturas muito elevadas
durante a utilização intensiva em pista, mas não é capaz de
proporcionar aderência a temperaturas médias e baixas. A Bridgestone
alcançou uma gama muito ampla de temperaturas ótimas de funcionamento
com o novo Potenza Sport. Como resultado, oferece segurança,
durabilidade e aderência numa manhã fria de Inverno ou numa tarde quente
de Verão. O novo composto de borracha é fundamental a este respeito.
Durabilidade
Um dos grandes segredos do novo Bridgestone Potenza Sport é a
sua capacidade de combinar excelentes prestações em todos os terrenos,
com uma maior resistência ao desgaste. Conseguiu melhorar
substancialmente todos os indicadores do seu antecessor, o Potenza S001,
e também alcançar uma maior quilometragem e uma vida útil mais longa.
Fonte: Revista dos Pneus
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