A Nokian Tyres está a trabalhar no desenvolvimento de pneus premium para automóveis elétricos de forma a responder às necessidades específicas deste segmento, que vai ganhando cada vez mais presença na Europa
A escolha correta do pneu certo contribui para melhorar a segurança e o conforto de direção desse tipo de veículo, além de aumentar ainda mais sua autonomia.
Os carros elétricos tendem a ter uma resposta de alta potência e baterias muito mais eficientes, o que os faz pesar significativamente mais do que os modelos de motor de combustão interna (ICE). Por serem mais pesados, eles demoram mais para parar, o que dá muito mais ênfase à segurança do veículo.
Na última década, os carros elétricos e híbridos passaram de uma parte praticamente marginal da indústria automobilística internacional a um dos segmentos de crescimento mais rápido.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a participação global dos carros elétricos aumentou para 2% do mercado automotivo até ao final de 2020.
Além disso, entre janeiro e julho deste ano, o mercado espanhol de unidades de mobilidade elétrica acumulou um total de 19.617 unidades cadastradas, 14,1% a mais que no mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Empresarial para o Desenvolvimento e Promoção da Mobilidade Elétrica (AEDIVE) e da Associação Nacional dos Vendedores de Veículos Automotores (GANVAM).
Pode parecer pouco, mas há dez anos a sua participação mundial era quase nula. Apenas alguns mercados, como a Europa, Estados Unidos e Japão, tiveram participação minimamente apreciável. As variações nacionais nas vendas de carros elétricos na UE estão claramente relacionadas com o padrão de vida em cada país.
De acordo com novas estatísticas da European Automobile Manufacturers Association (ACEA), a participação de mercado de veículos elétricos a bateria mais que dobrou, de 3,5% no segundo trimestre de 2020 para 7,5% este ano, enquanto os híbridos plug-in respondem por 8,4% de todos os carros novos vendidos.
Esses números demonstram a crescente penetração desse tipo de carro no mercado automotivo. Conforme a tecnologia e a infraestrutura associada se desenvolvem, os veículos elétricos estão a tornar-se mais comuns, portanto, a manutenção dos veículos também está a mudar. No caso de carros com motor de combustão interna, a troca do óleo e a verificação dos freios são os itens de manutenção mais comuns. No caso dos veículos elétricos, porém, os dois principais fatores de manutenção são os pneus e o vidro.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário