terça-feira, 27 de setembro de 2022

Bridgestone Turanza 6: pneus de verão preparados para o inverno

09 - Bridgestone Turanza 6 pneus de verão preparados para o inverno 

Desenvolvido para satisfazer as necessidades e expectativas dos condutores, o novo Bridgestone Turanza 6 alcançou o melhor desempenho em piso molhado da classe, quilometragem superior  e melhor eficiência de combustível/energia. O novo pneu touring de Verão da Bridgestone permite aos condutores permanecerem seguros e com o controlo na estrada, além de estarem preparados para atuar, mesmo num dia de chuva

A Bridgestone, líder mundial em pneus e soluções de mobilidade sustentável, anunciou o lançamento do seu novo pneu emblemático touring de Verão – o Bridgestone Turanza 6. O pneu premium oferece o melhor desempenho em piso molhado da classe para ajudar a manter os condutores seguros na estrada, ao mesmo tempo que proporciona uma maior sustentabilidade através de uma quilometragem superior e uma maior eficiência em termos de combustível/energia. O novo Bridgestone Turanza 6 dá aos condutores controlo e confiança em condições de stress ou com imprevistos, inclusive num dia de chuva.

De acordo com os testes realizados pelo organismo independente TÜV SÜD, o Bridgestone Turanza 6 supera os seus concorrentes no mesmo segmento com o melhor desempenho no molhado da classe . Isto inclui ser o melhor em manobras de curva e um excelente desempenho em linha reta. O Bridgestone Turanza 6 também alcança a melhor classificação da UE em termos de aderência em piso molhado a toda a linha.

Uma extensa pesquisa de consumidores realizada pela Bridgestone sobre as necessidades e expectativas dos condutores demonstrou que 86% dos condutores listaram o “desempenho em piso molhado” como um dos aspetos mais importantes na compra de um pneu, e as condições de chuva e de piso molhado foram identificadas como um desafio chave que encontram na estrada. Com o seu melhor desempenho em piso molhado, o Bridgestone Turanza 6 responde às expectativas dos condutores e ajuda a mantê-los seguros na estrada, mesmo em condições climatéricas difíceis em piso molhado.

Desempenho sustentável possibilitado por tecnologias de ponta em pneus
A segurança não é a única área de desempenho do novo Bridgestone Turanza 6. O mais recente pneu emblemático da Bridgestone também proporciona uma quilometragem superior, com uma melhoria de 22% quando comparado com o seu predecessor, o Turanza T005, que continua a ser um produto vencedor de testes.

O Bridgestone Turanza 6 também proporciona uma melhor eficiência de combustível ou uma maior autonomia da bateria (dependendo do tipo de veículo), proporcionando uma redução de 4% na resistência ao rolamento em relação ao seu predecessor e oferecendo a melhor classificação da UE em resistência ao rolamento em medidas selecionados. Isto é apoiado pela introdução de um protetor de jante aerodinâmico, concebido para reduzir a resistência do ar no pneu durante a condução.

O Bridgestone Turanza 6 é o resultado de muitas tecnologias pioneiras, com várias inovações revolucionárias no desenho do piso, composto e construção que ampliam as suas capacidades de desempenho. Estas incluem as revolucionárias e sustentáveis TECHSYN e ENLITEN – um conjunto de tecnologias que proporcionam o melhor desempenho da classe dos pneus, com uma mudança radical em direção à sustentabilidade em comparação com as gerações anteriores, ambas apresentadas pela primeira vez num pneu de substituição Bridgestone.

Como empresa de soluções sustentáveis, a Bridgestone está constantemente a evoluir o seu processo de I&D para se tornar mais eficiente e sustentável. Por exemplo, o novo Bridgestone Turanza 6 foi desenvolvido utilizando a inovadora tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus da Bridgestone. Isto permite a criação e teste de uma versão digital de um pneu em desenvolvimento, ajudando a Bridgestone a prever o desempenho de um pneu em diferentes condições antes de construir fisicamente protótipos. Na fase de desenvolvimento, esta abordagem sustentável conduz a uma poupança de 21% de matérias-primas e emissões de CO 2 , ao mesmo tempo que reduz 60.000 km e 7,7 toneladas de CO 2 de testes ao ar livre.

Concebido para estar preparado para os VE
Graças à utilização das mais recentes tecnologias, como a Tecnologia ENLITEN, o novo Bridgestone Turanza 6 é também perfeitamente adequado para veículos híbridos e elétricos, ajudando a otimizar o seu desempenho. Isto inclui a baixa resistência ao rolamento para poupar a vida útil da bateria e resolver as questões de autonomia, excelente controlo para resolver questões específicas de condução dos VE, maior tolerância ao desgaste para combater o desgaste dos pneus devido ao maior peso e maior binário e diminuição do ruído para conforto do condutor devido ao ruído quase inexistente dos VE. O Bridgestone Turanza 6 proporciona uma redução de 2db no ruído de passagem em relação ao seu predecessor.

Soluções sustentáveis para um futuro sustentável
Sobre o lançamento do Bridgestone Turanza 6, Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA refere: “Temos o prazer de apresentar o nosso mais recente pneu líder da classe, o Bridgestone Turanza 6, que foi desenvolvido utilizando tecnologias inovadoras para oferecer aos nossos clientes um pneu seguro, sustentável e eficiente, que funciona quando mais necessitam. Estamos particularmente orgulhosos do desempenho do Bridgestone Turanza 6 no molhado, dando aos condutores controlo e confiança nas condições mais exigentes, mesmo nos dias mais chuvosos”.

Desenvolvido e fabricado na Europa, o Bridgestone Turanza 6 estará disponível em toda a região a partir de janeiro de 2023 numa vasta gama – 136 medidas de 16” a 22” na linha de Verão de pneus de substituição, tanto para automóveis de passageiros como para SUV. Isto aumenta a cobertura da procura com 34 novas medidas, com destaque para o segmento de diâmetro de bordo elevado.

Nos próximos meses, a Bridgestone irá revelar várias parcerias com os principais fabricantes de automóveis que escolheram pneus Bridgestone Turanza 6 sob medida como equipamento de origem para os seus novos modelos de automóveis.

O Bridgestone Turanza 6 proporciona benefícios significativos em termos de Energia, Eficiência, Ecologia, Economia e Facilidade (Ease), em linha com o Compromisso Bridgestone E8 – o compromisso empresarial amplo e global que define claramente o valor que a empresa promete fornecer à sociedade, aos clientes e às gerações futuras em oito áreas de foco.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli P Zero Corsa equipa Pagani Utopia

09 - Pirelli P Zero Corsa equipa Pagani Utopia 

A mais recente criação de Horacio Pagani, o Utopia, sairá de fábrica exclusivamente com pneus Pirelli P Zero Corsa. O novo hypercar foi revelado no Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, luzindo pneus Pirelli feitos à medida, capazes não só de oferecer o melhor desempenho em todas as condições de condução, mas também de garantir elevados níveis de conforto.

 

A Pirelli escolheu o P Zero Corsa para responder às exigências deste Utopia, uma vez que estes pneus personificam toda a experiência obtida pela Pirelli no mundo do automobilismo. A tecnologia presente nos compostos e na banda de rodagem permitem ao pneu lidar com a potência fenomenal e o torque extremamente alto, em todas as temperaturas e superfícies da estrada.

Ao mesmo tempo, a versatilidade do P Zero Corsa será um ponto crucial para garantir o máximo de conforto, tal como imaginado por Horacio Pagani. O resultado é uma comunhão entre pneus e carro, algo visível no flanco do pneu, onde a marcação específica da Pagani se une com a silhueta do modelo para sublinhar o desenvolvimento específico.

Para reforçar dinâmicas de condução, foram escolhidos tamanhos diferentes para cada eixo: 265/35 ZR21, na frente, e 325/30 ZR22, na traseira. Um pneu P Zero Winter especialmente fabricado para este modelo está também disponível para enfrentar condições meteorológicas mais frias.

O desenvolvimento de pneus para o Pagani Utopia foi conduzido com recurso à tecnologia virtual: uma abordagem pioneira no automobilismo, posteriormente transferida para produtos de estrada de nova geração.

As técnicas mais recentes permitem à Pirelli criar um modelo digital do pneu, que pode ser calibrado e testado com precisão antes mesmo de um protótipo físico ser produzido. Essa metodologia é mais rápida, mais sustentável e mais eficiente do que o processo tradicional, permitindo à Pirelli afinar os seus produtos com precisão e de acordo com as especificações exatas dos fabricantes, e posteriormente iniciar a fase de testes com recurso a computadores, permitindo economizar matérias-primas.

A colaboração da Pirelli com a Pagani dura há mais de uma década e tem sido caracterizada pela missão de unir a tecnologia de ponta com um estilo vanguardista. Até agora, ao longo desta parceria, destacam-se os pneus P Zero para o Zonda, P Zero Trofeo R para o Huayra Roadster BC e, mais recentemente, o P Zero Corsa para o Utopia.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Dunlop Qualifier disponível em mais medidas

09 - Dunlop Qualifier disponível em mais medidas 1 

O Dunlop Qualifier CORE está, agora, disponível em mais medidas, por forma a criar uma gama mais abrangente de instalações nos vários segmentos de motos desportivas e naked, disponibilizando a tecnologia hypersport vencedora de corridas da Dunlop num conjunto acessível

Originalmente lançado no início de 2022, o Qualifier CORE é o mais recente membro da consagrada família de pneus hypersport da Dunlop. Ao mesmo tempo que recorre à mais recente tecnologia, posiciona-se na gama como uma opção intermédia, abaixo dos pneus de topo SportSmart TT e SportSmart Mk3, oferecendo um excelente valor aos utilizadores de motores de gerações anteriores, ou aqueles que conduzem menos frequentemente.

Tal como os pneus premium SportSmart TT e SportSmart Mk3, o Qualifier CORE é concebido com base na ampla experiência de vitórias em corridas da Dunlop ao nível de campeonatos do mundo, e em eventos como o TT da Ilha de Man, em que todos os vencedores individuais de corridas escolheram a Dunlop em 2022.

Por comparação com o seu antecessor direto, o Qualifier II, a aderência e o comportamento em piso molhado foram especialmente aprimorados, por via do seu composto de sílica melhorada. As mais recentes tecnologias da Dunlop, como a Dynamic Front Formula, o Carcass Tension Control System e a Jointless Belt, proporcionam um comportamento e uma estabilidade excelentes, por forma a sublinhar, verdadeiramente, as credenciais hypersport do Qualifier CORE.

O resultado é um pneu destinado a utilizadores de motos de entrada de gama, de naked de gama média, de motos desportivas de anteriores gerações, de roadsters de médio porte e de um vasto leque de sport tourers. Aqui se incluindo muitas das motos mais vendidas na Europa, caso das Yamaha MT-07 e MT-09, das Kawasaki Z650 e X90, da Suzuki GSX-S 750 e da BMW F 900 R.

Dmitri Talboom, Gestor de Produto da Dunlop Moto Europe, refere: “Graças às duas novas medidas dianteiras, e cinco traseiras, agora disponíveis, o Qualifier CORE adequa-se a um vasto leque de motos desportivas e naked, e ainda de roadsters e sport tourers. Em particular, o seu posicionamento de preço mais baixo faz desta uma escolha ideal para utilizadores ocasionais, e para aqueles com motos de anteriores gerações, proporcionando-lhes a nossa mais recente tecnologia inspirada na competição num conjunto acessível”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Michelin apresenta soluções de mobilidade sustentável

 

09 - Michelin apresenta soluções de mobilidade sustentável 

 

A partir de 20 de setembro, quando o sector do transporte e da logística se reúne no IAA Transportation de Hanover, a Michelin mostrará aos operadores e aos gestores de frotas como prepararem as suas empresas para o futuro

O stand A11 dos pavilhões 19-20 da principal plataforma internacional de transporte, logística, camiões e autocarros estará dedicado a soluções de mobilidade sustentável de pneus, para os pneus e para alem dos pneus. “O sector do transporte rodoviário enfrenta inúmeros desafios. A rentabilidade, a segurança, a sustentabilidade, a digitalização, a neutralidade carbónica e a criação de redes são os grandes problemas neste momento. Queremos desempenhar o nosso papel, oferecendo mobilidade sustentável neste sector, e fá-lo-emos, principalmente, através de ideias e abordagens que vão para além do negócio convencional dos pneus”, explica a Michelin.

Alta performance e respeito pelo meio ambiente
Ganhar em eficiência de combustível, reduzir as emissões de CO2, melhorar a durabilidade, prolongar a vida útil dos pneus e a reciclagem dos pneus: a Michelin traz uma grande quantidade de soluções ao IAA, que irão reduzir os custos globais associados aos veículos comerciais, e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono. Por exemplo, o MICHELIN X MULTITM EnergyTM poupa até 1,1 litros a cada 100 quilómetros em viagens de curta e longa distância.

Este pneu oferece uma otimizada resistência ao rolamento, e também foi concebido para conseguir um elevado potencial de quilometragem, duas caraterísticas que potenciam a performance. “Com as suas fábricas em Valladolid e Aranda, em Espanha, Alessandria, em Itália, Homburg e Karlsruhe, na Alemanha, e Stoke-on-Trent, no Reino Unido, a Michelin, na Europa Ocidental, possui uma ampla experiência no fabrico de pneus para o transporte. Para muitos fabricantes de camiões, autocarros, furgões e reboques, a produção baseada na Europa é atraente”, afirma a Michelin.

Os pneus da Michelin também usufruem de um grande reconhecimento por parte dos consumidores no que diz respeito à proteção do meio ambiente e à preservação dos recursos. Dois dos temas principais da feira girarão em torno da recauchutagem e da reciclagem. Por exemplo, utilizar o serviço especial de recauchutagem MICHELIN REMIX, e reesculturar os pneus de camião com um elevado padrão de qualidade, aumenta a sua capacidade de quilometragem até 150 por cento.

A Michelin sublinha que a recauchutagem de pneus de camião e autocarro é um processo sustentável e respeitador do meio ambiente, e um pilar decisivo da sua proposta para os transportadores. O conceito de vida prolongada da Michelin reduz os custos para as frotas de camiões e para as empresas de transporte, que não têm que substituir os pneus com tanta frequência, e reduz consideravelmente o impacto ambiental. Na sua moderna fábrica de Valladolid (Espanha), a Michelin conta com uma capacidade de produção anual de 400 000 pneus, e, em Homburg (Alemanha), a Michelin conta com uma capacidade de produção de até 620 000 pneus recauchutados por ano. A fábrica de camiões de Stoke-On-Trent (Reino Unido) também desempenha um papel fulcral nesta área, com uma capacidade de produção anual de até 310 000 pneus recauchutados.

Soluções e serviços integrados e conectados
O IAA Transportation também será o palco para o lançamento da MICHELIN Connected Fleet no mercado alemão. Esta nova marca global reúne as soluções de gestão de frotas baseadas em dados do Grupo Michelin. A MICHELIN Connected Fleet incorpora, igualmente, um novo conjunto de soluções conectadas para transportadores, operadores de frotas e frotas de furgões. Estas soluções oferecem uma visão geral completa, e em tempo real, de diferentes fatores, como o uso de camiões e reboques. Com estas garante-de que os utilizadores podem aproveitar ao máximo as capacidades da sua frota, reduczir os seus custos operacionais, melhorar a segurança do tráfego em função dos comentários acerca da condução, reduzir o desgaste do veículo e, assim, otimizar o consumo de combustível.

A solução de manutenção preditiva de pneus da Michelin complementará a gama de produtos MICHELIN Connected Fleet, ao aproveitar os algoritmos de IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning ó aprendizagem automatizada). O que permite aos clientes anteciparem-se a uma perda de pressão, e prever a evolução do desgaste dos pneus. Uma das tecnologias conectadas que potenciam esta solução será mostrada no IAA: o MICHELIN QuickScan, um inovador scanner magnético, capaz de verificar os pneus em segundos. Mede a profundidade da banda de rolamento, à medida que o veículo passa sobre o mesmo, assim se simplificando e otimizando a manutenção dos pneus. O QuickScan oferece, deste modo, uma total transparência no que respeita ao estado dos pneus na frota de veículos, por forma a que as empresas possam aproveitar a totalidade da vida útil de um pneu, beneficiar de um menor dispêndio em combustível e diminuir o gasto em pneus.

A Michelin também continua a fazer evoluir a digitalização, como o provam as diversas aplicações que terá expostas: a MyTechXperts, por exemplo, apoia os operadores de frotas que possuem as suas próprias oficinas para as operações de manutenção diárias. A aplicación TruckFly facilita a vida dos motoristas, localizando lugares úteis para os camionistas. Ao passo que o MICHELIN ProCare é um novo serviço baseado na Internet e centrado nas frotas de furgões, que será lançado em 2023. Oferece aos operadores de frotas uma solução simples, transparente e rentável para a gestão de pneus. “Os nossos clientes das linhas de negócio de OEM e frotas esperam soluções rentáveis, que revelem potenciais poupanças de custos e os ajudem a desempenhar o seu papel na sustentabilidade do transporte. Oferecemos soluções e serviços inovadores, precisamente com estes objetivos”, explica Montse Zamarra, Diretora da MICHELIN Connected Fleet España.

Soluções de futuro
A Michelin mostra claramente o espírito de inovação que está a trazer à revolução da mobilidade, expondo, na feira, a sua estratégia de hidrogénio através da joint-venture Symbio. Espera-se que, em 2030, a Symbio alcance uma quota de mercado de 12%, gerando uma faturação de 1500 milhões de euros, e fabricando mais de 200 000 sistemas de pilhas de combustível por ano. A Symbio está, presentemente, a instalar o seu sistema StackPack na primeira frota de veículos comerciais animado por hidrogénio do Grupo Stellantis. O segmento dos camiões também é uma prioridade principal para a Symbio, dado que as cargas úteis pesadas e as longas rotas de transporte fazem com que o hidrogénio seja indispensável para a revolução energética.

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 177 países, emprega mais de 124.760 pessoas e dispõe de 68 centros de produção de pneus, que, em 2021, fabricaram 173 milhões de pneus.

 

Fonte: Revista dos Pneus

Falken Eurowinter HS02 e HS02 Pro a nova aposta deste Inverno

09 - Falken Eurowinter HS02 e HS02 Pro a nova aposta deste Inverno 

A Falken apresentou a próxima geração de pneus de inverno com dois modelos completamente novos: EUROWINTER HS02 e EUROWINTER HS02 Pro, que se destacam pela boa gestão dos recursos e pelas suas caraterísticas inovadoras

O Falken EUROWINTER HS02 é um pneu direcional com padrão simétrico, oferecido numa ampla gama dimensional que inclui 76 tamanhos, com aros entre 14 e 19 polegadas, em séries de 40 a 70 e códigos de velocidade T, H e V. (190, 210 e 240 km/h).

Por sua vez, o EUROWINTER HS02 Pro, com perfil assimétrico, foi desenvolvido para carros de passeio e SUVs com os mais altos requisitos dinâmicos. É oferecido em 87 dimensões, com aros entre 16 e 21 polegadas e séries de 35 a 70, nos códigos de velocidade H, V e W (210, 240 e 270 km/h). Ambos os modelos, convencem à primeira vista devido ao seu design, com um layout dinâmico dos flancos, onde o HS02 Pro, além disso, incorpora a inscrição “Nano Black”, o que lhe confere maior apelo estético.

Durante o Inverno, é preciso enfrentar com segurança os desafios de condução em condições menos favoráveis. A base fundamental para superá-los com garantias é o único contato do veículo com a estrada, o pneu. Assim, o novo Falken EUROWINTER HS02 tem um padrão direcional em V com uma estrutura simétrica. Este desenho permite uma excelente drenagem da água na zona em contacto com o solo. Na dimensão 205/55 R 16, o pneu consegue expelir 78 litros por segundo, o que, na prática, representa uma proteção extraordinária contra a aquaplanagem.

Capaz de descarregar 101 litros por segundo na dimensão 245/45 R 18, o HS02 Pro foi projetado para oferecer o mais alto desempenho. O seu perfil assimétrico, oferece desempenho equilibrado em todas as condições de inverno: os engenheiros de desenvolvimento otimizaram a parte central do padrão para oferecer uma condução segura na neve e no granizo, enquanto a área externa da banda de rodagem, oferece o máximo desempenho tanto em piso seco, quanto molhado. A combinação inteligente de ambas as áreas do desenho, permitem uma condução desportiva e precisa com elevadas reservas de segurança.

No entanto, os pneus de inverno não devem apenas lidar bem com superfícies molhadas, mas também responder com desempenho perfeito em estradas com neve. Por esta razão, o Falken EUROWINTER HS02 e HS02 Pro incorporam lamelas 3D Miura-Ori de formato especial, que garantem tração confiável e comportamento de frenagem seguro com paragens curtas. Estas secções dos perfis dispostas ao centro, e de forma multidireccional no HS02, garantem uma elevada aderência à neve. Isso é reforçado pelas bordas do piso em escala 3D, que aumentam a absorção de neve do piso, otimizando a aderência e melhorando as capacidades de autolimpeza.

O Falken EUROWINTER HS02 apresenta um design híbrido das lamelas 3D, com interseções entre si nas áreas laterais. Graças ao seu arranjo especial, a rigidez dos blocos foi aumentada e, com isso, a estabilidade de direção foi aumentada significativamente. Com a associação dos diferentes tipos de lamelas, o Falken EUROWINTER HS02 atua com a mesma excelência em estradas nevadas, molhadas e secas.

O perfil específico do HS02 Pro apresenta duas nervuras circunferenciais com bordas em ziguezague adicionais que garantem tração confiável na neve e lama, melhoram o desempenho de frenagem e melhoram o manuseio. Dentro do padrão, possui ranhuras descendentes que reforçam a sua boa aderência na neve, contribuem para uma autolimpeza confiável e garantem a melhor aderência e controlo de direção preciso em estradas com neve.

Outra caraterística importante da nova geração de pneus de inverno Falken, é o seu peso, entre 1% e 9% (HS02) e até 14% (HS02 Pro) menor que os pneus anteriores em dimensões equivalentes. Esta nova construção otimizada, economiza material graças à sua forma. Isso representa um benefício para toda a sociedade ao utilizar menos matérias-primas na sua fabricação.

Nos valores provisórios da etiqueta europeia de pneus, os Falken EUROWINTER HS02 e HS02 Pro obtêm, respetivamente, uma classificação de “C” e “D” em eficiência energética, “B” em aderência em piso molhado e “A” e “B ” (67 e 71 dB) na emissão de ruído.

 

Fonte: revista dos Pneus

 

NEXEN fornece pneus UHP para Alfa Romeo Tonale

09 - NEXEN fornece pneus UHP para Alfa Romeo Tonale 1 

O primeiro SUV Tonale elétrico compacto da montadora equipado com o NEXEN TIRE ultra-alto pneu de Verão de desempenho N’FERA Primus

NEXEN TIRE, um fabricante líder mundial de pneus, anunciou a sua aprovação OEM para o último modelo do Tonale do fabricante italiano de automóveis Alfa Romeo.

O Tonale é o primeiro SUV eléctrico da marca Alfa Romeo, que oferece um híbrido suave e modelos híbridos plug-in, para além dos motores de combustão interna convencionais. A frente apresenta o inimitável “Trilobo” e o distintivo escudo Alfa Romeo “Scudetto”, que atua como um foco central. Os faróis “3+3” com a nova Matriz Adaptativa Full-LED evoca o olhar de orgulho do SZ Zagato ou do carro conceito Proteo. Tem também um aspeto distinto roda de pneu com as clássicas jantes de 5 buracos da marca.

NEXEN TIRE irá fornecer os pneus N’FERA Primus que são fabricados na República Checa e é fornecido como pneus para carros novos. Possui um excelente desempenho de drenagem e um desempenho de condução estável mesmo no topo.

Uma ranhura larga de 3+1 oferece um excelente desempenho de drenagem para evitar hidroplanagem mesmo a alta velocidade, e a conveniência do utilizador é tida em conta.  Além disso, as três nervuras fortes da banda de rodagem proporcionam estabilidade para a condução com manuseamento instantâneo, e através de ranhuras transversais, alcançaram um excelente desempenho de travagem em ambos superfícies secas e húmidas, ganhando-lhes o prémio máximo no IF Design Awards alemão, um dos três melhores concursos de design do mundo.

Para aumentar a competitividade da sua marca, a NEXEN TIRE continuará a aumentar a fornecimento de pneus novos em folha a numerosos fabricantes de automóveis premium em todo o mundo. O N’FERA Primus será montado nos tamanhos 215/60R17 96V e 235/50R18 97V para os novos Alfa Romeo Tonale.

Fonte: revista dos Pneus