Goodyear colabora com a Studio 397 para desenvolver modelos de pneus de vanguarda para as Le Mans Virtual Series
A busca do realismo é o Santo Graal das corridas virtuais. Milhares de cálculos e permutações, ao longo do decurso de cada volta, ajudam a construir um mundo que mimetiza a realidade. Poucas simulações se aproximam do nível de detalhe que o rFactor 2 incorpora no seu motor.
A Goodyear e o Studio 397, os desenvolvedores do simulador, estão envolvidos numa colaboração que deu um determinante passo em frente na replicação do comportamento dos modelos de pneus de competição no ambiente virtual, permitindo aos pilotos de esports aproximaram-se mais do que nunca das sensações que os seus homólogos da vida real experienciam, quando lutam pela glória nas Le Mans Virtual Series.
A colaboração entre a Goodyear e o Studio 397 proporciona uma experiência autêntica, imersiva e baseada em dados dos pilotos, através do modelo de física do rFactor 2. Os engenheiros de design da Goodyear desempenharam um papel decisivo na construção do modelo de pneu desde a estaca zero.
Trazer anos de experiência para novas fronteiras
O pedigree da Goodyear nas corridas de resistência torna-a no
parceiro ideal para trazer os altos e baixos de Le Mans para o mundo
virtual. A Goodyear conta com 14 vitórias à geral nas 24 Horas de Le
Mans, e é, atualmente, o fornecedor oficial de pneus da categoria LMP2
no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA.
Nas European Le Mans Series, tanto a classe LMP2, como a LMGTE, são fornecidas em exclusivo pela Goodyear. Significativamente, estas são as duas categorias que também competem no campeonato virtual, tornando ainda mais forte a relação entre os esports e a pista.
O somatório de disporem de opções de pneus com especificações FIA reais para o Le Mans Virtual, e contarem com pistas que replicam condições experimentadas na vida real, significa que os pilotos de esports são colocados perante dilemas estratégicos idênticos aos dos seus homólogos da vida real que competem nas 24 Horas de Le Mans.
A simulação é tão fiel ao mundo real, que os seus desenvolvedores consideram que as competências de condução em pista também têm correspondência no mundo virtual, como Dom Duhan, DMO do Studio 397, explica: “No caso dos pilotos, vemos que, nos anos mais recentes, a experiência na vida real ajuda a lidar, como nunca, com os desafios colocado no jogo. Por exemplo, os pilotos podem fazer muito mais a diferença em piso molhado e em condições cambiantes, tal como no mundo real”.
Para a Goodyear, estar envolvida nas corridas virtuais abre novas oportunidades. “Os pneus são, por natureza, complexos de simular, devido aos inúmeros fatores que afetam a sua performance,” explica João Coelho, Manager Testing & Track Support Car Motorsport para a EMEA da Goodyear. “Esta é uma parceria vencedora para todas as partes, que proporciona uma camada adicional de autenticidade ao rFactor 2. O seu modelo de pneus é o mais complete do mercado, e a Goodyear está no centro da experiência das corridas virtuais. O potencial é enorme”.
A vantagem competitiva
Tal como no mundo real, o desgaste, a temperatura e a pressão
dos pneus são cruciais para obter uma vantagem competitiva nas Le Mans
Virtual Series. À medida que a simulação continua a melhorar e a
desenvolver a física nuclear do pneu, as equipas têm que tornar-se mais
sofisticadas para acompanhar os níveis de afinação requeridos para serem
competitivas.
Por exemplo, o aquecimento do pneu é um componente determinante para ganhar vantagem sobre a concorrência após uma paragem nas boxes. Com a orientação da Goodyear, aspetos como a temperatura de pista e as ações do piloto têm todos um efeito mais realista sobre o automóvel. Na simulação, parâmetros para cada um destes fatores são calculados para proporcionar um mundo virtual dinâmico.
A forma como os pilotos configuram e extraem a performance dos pneus que surgem na simulação é a mesma que na vida real. A par de uma melhorada modelização do pneu, o Studio 397 integrou outros desenvolvimentos fundamentais, como a transferência de calor através dos travões.
O comportamento, as sensações transmitidas e o progresso do pneu ao longo de uma distância de corrida rapidamente tornam-se partes integrantes da experiência global das corridas virtuais; a gestão das temperaturas dos pneus logo após uma paragem nas boxes pode representar a diferença entre levar a melhor sobre os rivais, ou perder tempo precioso.
A busca pelo realismo
O Studio 397 está apto a alcançar este nível de realismo,
primeiro, fazendo scans a laser de cada pista, para garantir que as
proporções, as alterações de elevação e as imperfeiçoes dos circuitos
são capturadas. Seguidamente, trabalhando com a Goodyear, desenvolve um
pneu que se sente, tem uma performance e desgasta-se como o autêntico. O
que cria que corridas que parecem autênticas tanto para os que assistem
como para os que competem.
Dom Duhan descreve como funciona a colaboração com a Goodyear: “Começamos por nos perguntar a nós próprios ‘o que acontece se’, e, uma vez que tenhamos respondido milhares de vezes a essa questão, e estivermos satisfeitos com a forma como o simulador responde às nossas expetativas, então, temos um modelo realista. É por isto que a parceria com a Goodyear tem sido tão importante. Aceder aos que estão mais próximos dos pneus reais informou o nosso desenvolvimento e a nossa compreensão de uma forma que, de outro modo, teria sido impossível.
“Poucas pessoas podem falar acerca do impacto que um aumento de um grau na temperatura de pista tem num pneu Goodyear que já tenha vinte e cinco voltas percorridas. São estes elementos do simulador que até para os pilotos são impercetíveis, mas, não obstante, acrescentam à sensação global de autenticidade. O. número de pilotos de alto nível que nos dão comentários esmagadoramente positivos são um testemunho disso mesmo”.
O resultado deste compromisso absoluto com a perfeição é uma experiência de corridas virtuais que transporta o prestígio e os desafios de uma das provas mais célebres – e difíceis – dos desportos motorizados.
“O Le Mans Virtual é uma excelente oportunidade para ser-se reconhecido no espaço dos esports, uma indústria que tem registado um crescimento e uma popularidade enormes”, conclui João Coelho. “Estamos orgulhosos de trabalhar lada a lado com a dedicada equipa de desenvolvimento do Studio 397, para levar para novas fronteiras o pedigree, longo de décadas, da Goodyear nas corridas de resistência”.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário