quarta-feira, 26 de julho de 2023

Procedimentos de alinhamento

07 - Nw504_N1_procedimentos_alinhamento 

 

O alinhamento de direção é um processo que visa ajustar os diversos ângulos das rodas de um carro aos valores originais estabelecidos pelo fabricante, com recurso a medições e correções de grande precisão

Durante a operação, que pode demorar cerca de 30 minutos, são colocados sensores em cada uma das rodas e, através de um computador, torna-se possível comparar os ângulos às especificidades do veículo. É dessa comparação que resulta a formatação dos valores, concretizada por um técnico qualificado. O objetivo é colocar as rodas de cada eixo paralelas entre si e perpendiculares ao pavimento.

O alinhamento da direção envolve o ajuste dos ângulos das rodas, de modo a que elas tenham a convergência/divergência e o sopé especificados. Os três principais ajustes que podem ser feitos em termos de alinhamento são o sopé, o avanço e a convergência/divergência.

Que parâmetros são corrigidos?
– Convergência e divergência. Teoricamente, as rodas de um carro deveriam estar paralelas quando são observadas de frente. Porém, esse paralelismo vai-se perdendo, devido a folgas nos componentes que interagem com a direção. Daí resultando um desvio convergente (fecho para o interior) ou divergente (abertura para o exterior) dos pneus.

– Inclinação. Também denominado camber, trata-se do ângulo de inclinação das rodas em relação ao plano vertical. A queda é positiva se a parte superior do pneu pender para fora, sendo negativa se pender para dentro. Qualquer dos cenários pode provocar um desgaste irregular da banda de rodagem.

– Avanço. Consiste no ângulo formado pela inclinação do eixo de direção em relação ao plano vertical. O avanço é positivo se o topo estiver inclinado para trás, negativo se estiver inclinado para a frente. Este elemento tem uma enorme influência na estabilidade do carro, podendo fazer com que uma das rodas o ‘puxe’ para um dos lados.

Quais as vantagens de alinhar a direção?
– Maior aproveitamento dos pneus. O desgaste da banda de rodagem acontece harmoniosamente e a um ritmo inferior. Já um desarranjo mínimo do paralelismo de uma roda influencia o consumo prematuro dos pneus e o fim antecipado da sua vida útil.

– Melhor desempenho. O comportamento do veículo é otimizado e equilibrado. A aderência à estrada é mais efetiva e a direção torna-se mais leve e fácil de manipular, proporcionando maior controlo e conforto.

– Mais segurança. A estabilidade assegurada pelo alinhamento de direção tem eco na segurança rodoviária, pois os riscos de acidente diminuem. Além disso, permite ao automobilista focar-se na condução e não em tentar ‘segurar’ o carro por causa dos desvios de trajetória típicos de uma direção desalinhada.

– Economia de combustível. Manter a direção alinhada também significa poupar combustível, dado que permite minimizar a resistência ao rolamento. Um depósito dará para mais quilómetros.

– Menos despesas de manutenção. Um carro com as rodas coordenadas evita avarias e prolonga a vida dos seus componentes de direção e suspensão. Nesse sentido, também a vida útil do veículo aumenta.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Conheça o Índice Treadwear

06 - RP_indice_treadwear 

Trocar os pneus de um veículo exige uma boa pesquisa por parte do consumidor. Uma das formas de fazer uma escolha segura e acertada é considerar o índice Treadwear (desgaste do piso). Para entender a função deste índice e como ele pode ajudar numa troca de pneus, é preciso conhecer o método de medida

O Treadwear é um índice de desgaste da banda de rolamento de um pneu. Trata-se de uma medida de previsão de desgaste elaborado pelos fabricantes, para que o consumidor tenha mais informações na hora de comprar o pneu. Noutras palavras, significa que o Treadwear pode indicar quão rápido o pneu se vai desgastar, tendo como base algumas condições de uso básicas, como a velocidade, a qualidade da estrada e o clima. Essa métrica é definida por meio de testes realizados em condições controladas. O cálculo acontece por uma comparação da taxa de desgaste da borracha dentro de determinadas situações e velocidade.

A etiqueta “Treadwear” encontra-se esculpida no flanco do pneu e trata-se de uma informação que é obrigatória e que deve constar de todos os pneus vendidos na União Europeia. A etiqueta Treadwear faz parte do Padrão de Uniformidade de Classificação de Pneus (UTQG), um conjunto de testes de homologação estabelecido pelo organismo norte-americano NHTSA, e pretende servir como indicador de comparação entre diferentes pneus para ajudar na decisão de compra. Após o cálculo e a definição do índice Treadwear, o número que resulta dessa avaliação é gravado na lateral do pneu. Por isso, na altura de comprar o pneu, deve-se conferir a lateral do modelo escolhido para encontrar o índice Treadwear.

Como usar o índice Treadwear na compra do pneu?
Para usar o índice Treadwear na altura de comprar o pneu, deve ter em mente que os números variam de 60 a 620, sendo que 100 é a média básica ou o valor de referência. Ou seja, se um pneu tiver um Treadwear de 60, o seu desgaste vai ser mais rápido do que a média (que é 100). Agora, se o Treadwear for 500, o desgaste vai ser bem mais lento. De forma geral, quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar e, consequentemente, maior será sua durabilidade. Deve-se utilizar o valor 100 como referência para analisar o pneu que se deseja comprar. Se o Treadwear for de 80, significa que seu desgaste será 20% mais rápido do que pneus com média 100.

Por outro lado, se o pneu tiver Treadwear de 400, ele vai durar 4 vezes mais do que um modelo na média de 100. Mas atenção, o Treadwear não é garantia de durabilidade. O Treadwear é um índice que resulta de testes em condições específicas. Isto significa que os fabricantes testam a durabilidade do produto levando em conta a qualidade das estradas, o clima médio no país, a rotatividade dos consumidores, entre outros fatores.

Além disso, é preciso que o condutor tome algumas precauções para que os pneus tenham uma vida útil maior. Para obter máxima quilometragem de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata (a pressão ideal consta no manual do proprietário), que o carro esteja alinhado e com o conjunto pneu/roda balanceados. Também o modo de condução, temperatura ambiente, tipo de pavimento e outros fatores contribuem para aumentar ou diminuir a durabilidade de um pneu.

Como se calcula o índice Treadwear
Para determinar o índice Treadwear de diversos novos modelo de pneus a homologar, é montado um jogo de cada um numa unidade diferente do mesmo modelo. O pneu de referência é sempre o mesmo e tem um grau de desgaste elevado (índice 100) que é o desgaste máximo aceite para poder homologar o pneu para utilização em vias públicas.

Depois de cerca de 12.000 Km por estradas dos Estados Unidos, mede-se o desgaste do pneu de referência e compara-se com o desgaste do pneu a homologar. Assim, um pneu com Treadwear 200 durará, teoricamente, o dobro de um com Treadwear 100, enquanto que um de índice 400 supõe um durabilidade quatro vezes maior.

Um pneu de índice 100 é, para efeitos de desgaste, um pneu de competição em circuito. Um índice de entre 200 e 280 é habitual em pneus desportivos de estrada, mas com pouca profundidade de desenho do piso. Um índice de 350 é uma boa referência como pneu de duração média. Assim, qualquer pneu cujo Treadwear seja superior, será um pneu com maior durabilidade.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Goodyear reforça gama Cargo com 24 novas medidas

07 - Goodyear reforca gama Cargo com 24 novas medidas 

A Goodyear apresta-se a reforçar a sua oferta de pneus para Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), através da disponibilização, no segmento premium, de uma gama alargada do pneu Cargo, com fiáveis pneus com uma qualidade de topo, que proporcionam às frotas uma solução que ajuda a reduzir os tempos de imobilização, e a mantê-las em movimento

Ao longo de 2023, um total de 24 novas medidas estará disponível entre os Goodyear EfficientGrip Cargo 2, Goodyear Vector 4Seasons Cargo e Goodyear UltraGrip Cargo, continuando a Goodyear a ir de encontro às elevadas exigências dos clientes nos mercados de verão, de todas as estações, e de inverno, oferecendo até 89% de cobertura em todas as estações do ano. O que torna o portfólio de pneus para VCL da Goodyear num dos mais completos do mercado.

Também é esperado que o mercado de pneus premium para VCL cresça 4.2% até 2028, oferecendo oportunidades constantes para melhorar as eficiências, com produtos e soluções de primeira classe.

Equipamento de origem
Os pneus Goodyear são o pneu de eleição de vários dos fabricantes líderes de veículos comerciais ligeiros. Recentemente, a Volkswagen selecionou a Goodyear enquanto fornecedor de pneus para o ID.Buzz e para o ID.Buzz Cargo. Por outro lado, os modelos Sprinter e EQV da Mercedes são montados com os mais recentes pneus Goodyear enquanto equipamento de origem em toda as estações do ano.

O portfólio de produtos da Goodyear satisfaz as mais elevadas exigências, com uma performance com provas dadas em múltiplos testes de pneus, incutindo confiança tanto nas frotas como nos fabricantes de veículos. A Auto Bild Reisemobil6 teceu elogios ao Vector 4Seasons Cargo: “Talento global e a toda a prova, com performances seguras em estrada em todas as condições climatéricas, aderência lateral estável, curtas distâncias de travagem em piso molhado, com conforto”. Pelo seu lado, a Promobil recomendou o pneu, descrevendo-o como detentos de um “Comportamento muito controlável e seguro, [com] curtas distâncias de travagem e boa resistência ao aquaplaning em superfícies molhadas”.

Sonia Leneveu, Diretora de Marketing Consumer para a Europa da Goodyear: “Acreditamos que o mercado de veículos comerciais ligeiros irá continuar a crescer durante esta década, pelo que a Goodyear continua a inovar, com tecnologias dedicadas a este segmento. Utilizando pneus premium, que oferecem fiabilidade e durabilidade, as frotas podem alcançar poupanças de custos através de um tempo de imobilização reduzido. Em particular, a nossa solução para todas as estações no Goodyear Vector 4Seasons Cargo significa que as frotas, em muitos locais da Europa, podem estar seguras de que possuem o pneu certo para as condições que irão enfrentar, ao longo de todo o ano”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Yokohama realiza test drive de Verão

07 - Yokohama realiza test drive de Verao 

 

A Yokohama realizou o seu test drive de verão no lendário circuito de Nürburgring com jornalistas e clientes convidados. A Revista dos Pneus esteve presente e testou no limite os novos ADVAN Sport EV V108, bem como o novo pneu todo-o-terreno para SUVs crossover, o GEOLAN-DAR CS 4S G06

Durante a primeira semana de julho, a Yokohama Europa levou ao lendário circuito alemão de Nürburgring, mais de duzentos profissionais do setor de toda a Europa para experimentar numa variedade de carros desportivos e contra pneus concorrentes o rendimento de alta performance dos seus mais recentes pneus.

Uma gama variada de testes sobre o desempenho superior dos pneus da YOKOHAMA foi realizada em diferentes seções de Nürburgring e ao redor, bem como test-drives na própria pista do Grande Prémio. Os elementos técnicos e suporte foram coordenados em conjunto com a equipa da YOKOHAMA Europe, incluindo a sua própria equipa do Centro de Testes de Nürburgring, assistida por instrutores do Centro. Ao longo da experiência, os jornalistas também tiveram a oportunidade de compartilhar informações e discutir tópicos de interesse com os engenheiros, pilotos de teste e instrutores da YOKOHAMA.

O programa começou por uma visita ao lendário circuito de Nürburgring Nordschleife com 20.832 km, organizada para proporcionar aos participantes uma experiência única do “Inferno Verde”.

Em grupos divididos por quatro estações, os convidados puderam testar a aderência em piso seco e molhado, rendimento a alta velocidade e o desempenho em slalom do novo ADVAN Sport V107 e do novo e muito aguardado ADVAN NEOVA AD09.

Os convidados também puderam testar o GEOLANDAR MT G003 e o GEOLANDAR A/T G015 para veículos todo-o-terreno, bem como fazer comparações entre o ADVAN Sport EV V108 e o ADVAN Sport V107.

O evento foi realizado no âmbito do 45º Aniversário da ADVAN, com apresentações técnicas de produtos, e foi muito valorizado por todos, recebendo apreciações sobre o alto desempenho dos pneus YOKOHAMA, a organização dos testes, e o entusiasmo dos participantes, que também puderam conhecer a direção europeia e japonesa, que participaram no evento.

No âmbito do plano de gestão a médio prazo de três anos (2021-2023) da Yokohama Rubber, Yokohama Transformation 2023 (YX2023), o negócio de pneus de consumo visa maximizar as taxas de vendas de pneus YOKOHAMA de elevado valor acrescentado, nomeadamente a marca global ADVAN, a marca GEOLANDAR de pneus SUV e pick-up, e vários pneus de inverno.

O programa também considera a participação em atividades desportivas competitivas como crucial para o desenvolvimento das tecnologias avançadas de pneus da Yokohama Rubber e para o reforço das suas marcas ADVAN e GEOLANDAR.

A realização destes testes tem como objetivo ajudar os profissionais da indústria a conhecer em primeira mão as vantagens e o desempenho dos pneus premium da YOKOHAMA.

Após o evento, o presidente da YOKOHAMA Europa, Gregorio Borgo expressou sua satisfação com a resposta muito positiva dos convidados presentes e os muitos elogios recebidos durante o evento de test drive.

O evento foi encerrado com um jantar de despedida em Eifeldorf o qual culminou com a entrega aos representantes dos vários países um certificado de participação no YOKOHAMA Summer test Drive Event 2023.

Características e vantagens dos novos pneus YOKOHAMA  ADVAN Sport EV V108

– Herda a tecnologia da ADVAN Sport V107

– Especificações ADVAN Premium EV (baixo RRC + baixo ruído)

– Produção neutra em termos de carbono com energias renováveis

GEOLANDAR CV 4S G061

– Desempenho fiável durante todo o ano, incluindo no inverno com a marcação 3PMSF

– Excelente desempenho na neve

– Conforto de condução

 

Fonte: Revista dos Pneus