O alinhamento de direção é um processo que visa ajustar os diversos ângulos das rodas de um carro aos valores originais estabelecidos pelo fabricante, com recurso a medições e correções de grande precisão
Durante a operação, que pode demorar cerca de 30 minutos, são colocados sensores em cada uma das rodas e, através de um computador, torna-se possível comparar os ângulos às especificidades do veículo. É dessa comparação que resulta a formatação dos valores, concretizada por um técnico qualificado. O objetivo é colocar as rodas de cada eixo paralelas entre si e perpendiculares ao pavimento.
O alinhamento da direção envolve o ajuste dos ângulos das rodas, de modo a que elas tenham a convergência/divergência e o sopé especificados. Os três principais ajustes que podem ser feitos em termos de alinhamento são o sopé, o avanço e a convergência/divergência.
Que parâmetros são corrigidos?
– Convergência e divergência. Teoricamente, as rodas de um
carro deveriam estar paralelas quando são observadas de frente. Porém,
esse paralelismo vai-se perdendo, devido a folgas nos componentes que
interagem com a direção. Daí resultando um desvio convergente (fecho
para o interior) ou divergente (abertura para o exterior) dos pneus.
– Inclinação. Também denominado camber, trata-se do ângulo de inclinação das rodas em relação ao plano vertical. A queda é positiva se a parte superior do pneu pender para fora, sendo negativa se pender para dentro. Qualquer dos cenários pode provocar um desgaste irregular da banda de rodagem.
– Avanço. Consiste no ângulo formado pela inclinação do eixo de direção em relação ao plano vertical. O avanço é positivo se o topo estiver inclinado para trás, negativo se estiver inclinado para a frente. Este elemento tem uma enorme influência na estabilidade do carro, podendo fazer com que uma das rodas o ‘puxe’ para um dos lados.
Quais as vantagens de alinhar a direção?
– Maior aproveitamento dos pneus. O desgaste da banda de
rodagem acontece harmoniosamente e a um ritmo inferior. Já um desarranjo
mínimo do paralelismo de uma roda influencia o consumo prematuro dos
pneus e o fim antecipado da sua vida útil.
– Melhor desempenho. O comportamento do veículo é otimizado e equilibrado. A aderência à estrada é mais efetiva e a direção torna-se mais leve e fácil de manipular, proporcionando maior controlo e conforto.
– Mais segurança. A estabilidade assegurada pelo alinhamento de direção tem eco na segurança rodoviária, pois os riscos de acidente diminuem. Além disso, permite ao automobilista focar-se na condução e não em tentar ‘segurar’ o carro por causa dos desvios de trajetória típicos de uma direção desalinhada.
– Economia de combustível. Manter a direção alinhada também significa poupar combustível, dado que permite minimizar a resistência ao rolamento. Um depósito dará para mais quilómetros.
– Menos despesas de manutenção. Um carro com as rodas coordenadas evita avarias e prolonga a vida dos seus componentes de direção e suspensão. Nesse sentido, também a vida útil do veículo aumenta.
Fonte: Revista dos Pneus
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