Trocar os pneus de um veículo exige uma boa pesquisa por parte do consumidor. Uma das formas de fazer uma escolha segura e acertada é considerar o índice Treadwear (desgaste do piso). Para entender a função deste índice e como ele pode ajudar numa troca de pneus, é preciso conhecer o método de medida
O Treadwear é um índice de desgaste da banda de rolamento de um pneu. Trata-se de uma medida de previsão de desgaste elaborado pelos fabricantes, para que o consumidor tenha mais informações na hora de comprar o pneu. Noutras palavras, significa que o Treadwear pode indicar quão rápido o pneu se vai desgastar, tendo como base algumas condições de uso básicas, como a velocidade, a qualidade da estrada e o clima. Essa métrica é definida por meio de testes realizados em condições controladas. O cálculo acontece por uma comparação da taxa de desgaste da borracha dentro de determinadas situações e velocidade.
A etiqueta “Treadwear” encontra-se esculpida no flanco do pneu e trata-se de uma informação que é obrigatória e que deve constar de todos os pneus vendidos na União Europeia. A etiqueta Treadwear faz parte do Padrão de Uniformidade de Classificação de Pneus (UTQG), um conjunto de testes de homologação estabelecido pelo organismo norte-americano NHTSA, e pretende servir como indicador de comparação entre diferentes pneus para ajudar na decisão de compra. Após o cálculo e a definição do índice Treadwear, o número que resulta dessa avaliação é gravado na lateral do pneu. Por isso, na altura de comprar o pneu, deve-se conferir a lateral do modelo escolhido para encontrar o índice Treadwear.
Como usar o índice Treadwear na compra do pneu?
Para usar o índice Treadwear na altura de comprar o pneu, deve
ter em mente que os números variam de 60 a 620, sendo que 100 é a média
básica ou o valor de referência. Ou seja, se um pneu tiver um Treadwear
de 60, o seu desgaste vai ser mais rápido do que a média (que é 100).
Agora, se o Treadwear for 500, o desgaste vai ser bem mais lento. De
forma geral, quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a
quilometragem que o pneu irá suportar e, consequentemente, maior será
sua durabilidade. Deve-se utilizar o valor 100 como referência para
analisar o pneu que se deseja comprar. Se o Treadwear for de 80,
significa que seu desgaste será 20% mais rápido do que pneus com média
100.
Por outro lado, se o pneu tiver Treadwear de 400, ele vai durar 4 vezes mais do que um modelo na média de 100. Mas atenção, o Treadwear não é garantia de durabilidade. O Treadwear é um índice que resulta de testes em condições específicas. Isto significa que os fabricantes testam a durabilidade do produto levando em conta a qualidade das estradas, o clima médio no país, a rotatividade dos consumidores, entre outros fatores.
Além disso, é preciso que o condutor tome algumas precauções para que os pneus tenham uma vida útil maior. Para obter máxima quilometragem de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata (a pressão ideal consta no manual do proprietário), que o carro esteja alinhado e com o conjunto pneu/roda balanceados. Também o modo de condução, temperatura ambiente, tipo de pavimento e outros fatores contribuem para aumentar ou diminuir a durabilidade de um pneu.
Como se calcula o índice Treadwear
Para determinar o índice Treadwear de diversos novos modelo de
pneus a homologar, é montado um jogo de cada um numa unidade diferente
do mesmo modelo. O pneu de referência é sempre o mesmo e tem um grau de
desgaste elevado (índice 100) que é o desgaste máximo aceite para poder
homologar o pneu para utilização em vias públicas.
Depois de cerca de 12.000 Km por estradas dos Estados Unidos, mede-se o desgaste do pneu de referência e compara-se com o desgaste do pneu a homologar. Assim, um pneu com Treadwear 200 durará, teoricamente, o dobro de um com Treadwear 100, enquanto que um de índice 400 supõe um durabilidade quatro vezes maior.
Um pneu de índice 100 é, para efeitos de desgaste, um pneu de competição em circuito. Um índice de entre 200 e 280 é habitual em pneus desportivos de estrada, mas com pouca profundidade de desenho do piso. Um índice de 350 é uma boa referência como pneu de duração média. Assim, qualquer pneu cujo Treadwear seja superior, será um pneu com maior durabilidade.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário