Os pneus MICHELIN e.PRIMACY demonstraram ser eco-responsáveis numa viagem entre Madrid e Valência em veículos Peugeot E-3008
“Chega o verão e, com ele, o aumentam as deslocações. E quando se fala de veículos elétricos, as longas distâncias representam um desafio importante para os utilizadores deste tipo de veículos, pela incerteza que causam aspetos como a autonomia das baterias”, começou por explicar a Michelin.
“Neste domínio, os pneus assumem um papel fundamental. Devido ao binário instantâneo dos motores elétricos, e ao seu maior peso, devido às baterias cada vez com maior capacidade, os pneus dos veículos de propulsão elétrica são submetidos a maiores cargas, e, portanto, a um maior desgaste. Por isso, a resistência ao rolamento desempenha um papel decisivo, tanto em termos de consumo de energia e de autonomia, como de ruído, fatores determinantes para os utilizadores de veículos elétricos”, afirmou.
MICHELIN e.PRIMACY: eficazes e eficientes
Numa série de jornadas de testes, diversos condutores tiveram a oportunidade de cumprir o trajeto entre Madrid e Valência ao volante dos veículos Peugeot E-3008 equipados com pneus MICHELIN e.PRIMACY, percorrendo quase 400 km sem necessidade de parar para recarregar a bateria.
As diversas equipas de condutores conduziram os 384 km que separam o bairro de Aravaca, nas imediações de Madrid, da Albufeira de Valência, um espetacular espaço natural, com grande valor ecológico, e atrativas praias, como a do Saler. O trajeto foi realizado pelas autoestradas R-3 e A-3, com o modo de condução Normal ou Eco, e a climatização automática programada para 321º C.
“A única paragem autorizada era para trocar de condutor, em Atalaya del Cañavate (Cuenca), ao fim de percorrer 175km. Em caso algum era admitida uma recarga durante o percurso”, assegurou.
“O resultado não podia ser mais satisfatório: todos os PEUGEOT E-3008, equipados com pneus MICHELIN e.PRIMACY, chegaram à Albufeira valenciana, e com quilómetros de autonomia de sobra para fazer um longo percurso pelos arredores”, garantiu.
Uma das unidades que cobriu uma maior distância efetuou uma viagem de 420 km, a uma velocidade média de 91 km/h, conservando, ainda, 48 km de autonomia extra, enquanto que o veículo que alcançou uma maior autonomia restante, 70 km, percorreu 387 km, a uma média de 89 km/h, com um consumo médio de 14,6 kWh.
“Durante o evento, também ficou demonstrado que a velocidade não é incompatível com a eficiência, dado que um dos PEUGEOT E-3008 registou uma média de 97 km/h para um trajeto de 389 km (66 km de autonomia restante). O mais rápido cumpriu o trajeto a uma média de 105 km/h, para percorrer 385 km e deixar 33 km de reserva”, assinalou.
“Neste ponto, os pneus mostraram ser um fator chave do desafio na melhoria do rendimento energético de um veículo elétrico. No caso dos MICHELIN e.PRIMACY, que equipam, de origem, o Peugeot E-3008, oferecem a resistência ao rolamento mais baixa da sua categoria”, sublinhou.
“Num veículo elétrico, são capazes de incrementar a autonomia em até 7%; além de que, em veículos com motor térmico, podem reduzir o consumo de combustível em até 0,21 l/100 km, o que representa uma poupança de 80 euros durante a vida útil do pneu. E, como todos os pneus MICHELIN, os e.PRIMACY são compatíveis com qualquer tecnologia de propulsão (térmica, híbrida ou elétrica), e foram concebidos para oferecer um elevado nível de prestações desde o primeiro ao último quilómetro”, concluiu.
Fonte: Revista dos Pneus
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