terça-feira, 22 de maio de 2018

Estradas mais seguras com zonas de travagem feitas com pneus fora de uso

Estradas mais seguras com zonas de travagem feitas com pneus fora de uso
A TNU continua a sua campanha de divulgação, "sabias que?" sobre pneus usados. Na investigação de utilizações alternativas de pneus fora de uso, as zonas de travagem de emergência representam uma nova aplicação para a sua reciclagem.
Estas zonas são de travagem de emergência anexas às estradas, normalmente de montanha e autoestradas com fortes pendentes. A sua função é a de servir como zona de escape e retenção quando um veículo tem problemas com os travões. O projeto OASIS é uma iniciativa promovida pelo Grupo OHL, que realizou testes de colisão entre veículos à escala real com zonas elaborados com peças de tamanho 10x10 cm provenientes de pneus da TNU e da AMSA.

A OASIS, Operação de Autoestradas Seguras, Inteligente e Sustentáveis, é o projeto espanhol de investigação maior que se desenvolveu no campo das infraestruturas do transporte por estrada. O projeto foi financiado através do programa CENIT pelo centro de desenvolvimeto tecnológico industrial (CDTI), no qual a TNU colaborou.

O objetivo da OASIS foi definir a autoestrada do futuro, aquela em que todas as fases de desenvolvimento e conceção, desenho, construção, operação e reconstrução apresenta níveis superiores de segurança, serviço ao utilizador e sustentabilidade.
Através de alguma equivalências simples, a TNU mostra, de forma didática e direta, o que se faz com eles, uma vez que ficam fora de utilização e naquilo em que são reciclados, como relva artificial, pistas de atletismo e estradas mais seguras com base de borracha.
Fonte: Revista dos Pneus

Hankook Tire anuncia renovação do contrato com a UEFA

Hankook Tire anuncia renovação do contrato com a UEFA

A Hankook Tire renovou a sua bem sucedida parceria com a UEFA Europa League por mais três anos, até à temporada de 2020/2021.
Contando nove anos no total até final de 2021, a Hankook sustenta o patrocínio mais longo até à data numa competição de futebol profissional na Europa.

No marco do novo contrato, o fabricante de pneus premium terá, também, direito a apresentar o "Player of the week" e, por isso, poderá continuar a ampliar a presença da marca.

Para além disso, a visibilidade da marca no estádio será maior durante, pelo menos, 30 jogos na fase de grupos graças à publicidade LED adicional no perímetro no terreno de jogo.
Desde 2012, a Hankook aproveitou, com sucesso, as suas atividades de patrocinador para continuar a aumentar a popularidade da marca no mercado europeu.
Fonte: Revista dos Pneus

Dunlop faz dobradinha na ELMS de Monza

Dunlop faz dobradinha na ELMS de Monza

A segunda corrida da temporada das European Le Mans Series (ELMS) traduziu-se numa nova dobradinha para a Dunlop. A equipa G-Drive Racing foi, desta feita, a vencedora das 4 Horas de Monza, seguida do Oreca número 33 da TDS Racing. A Spirit of Race dominou a Classe GTE, com o carro número 55.
Quatro aparições do safety car obrigaram a que as equipas tivessem de mudar várias vezes de estratégia, por forma a aproveitar a oportunidade de reabastecer e trocar de pneus durante as voltas mais lentas e, assim, perder o menor tempo possível.

Os vencedores finais, a G-Drive Racing, lideraram desde a volta 39 da corrida, à exceção das paragens nas boxes, cruzaram a linha de meta com, praticamente, 30 segundos de vantagem sobre a equipa TDS Racing. O êxito das duas primeiras equipas deveu-se, em parte, à sua capacidade para entrar nas boxes apenas quatro vezes, por comparação com as cinco ou mais paragens que realizaram os restantes participantes.
A ordem de chegada é igual à atual classificação do campeonato, com a G-Drive Racing na liderança, agora com uma vantagem de um ponto sobre a TDS Racing.
As equipas da Classe LMP2 optaram por utilizar vários jogos de pneus, desde todos macios até todos médios. Alguns optaram, inclusivamente, pela escolha de ambos os compostos para os eixos dianteiro e traseiro dos seus carros. Mais uma vez, as equipas mostraram-se satisfeitas com a performance e a consistência dos pneus utilizados nos diferentes stints.
A Spirit of Race venceu na Classe LMGTE após ter dominado a corrida. A classe em que todos os concorrentes competiam com pneus Dunlop foi menos afetada pelas intervenções do safety car, devido a necessidade de efetuar menos paragens nas boxes.
O Spirit of Race número 55 liderou desde a volta 9 até à 116. O carro número 77 da Proton Competition terminou em segundo, enquanto Riccardo Pera estabeleceu a volta mais rápida de GTE da corrida no Porsche da Ebimotors, que terminou em terceiro. 

O resultado intensificou a luta pelo título, com os cinco primeiros concorrentes separados por somente 11 pontos. A JMW Motorsport (Ferrari F488) mantém a liderança, seguida do Porsche 911 RSR número 88 da Proton Competition.
A próxima prova das European Le Mans Series são as 4 horas de Red Bull Ring, que terão lugar a 22 de julho.
Fonte: Revista dos Pneus

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Bridgestone Turanza T005 equipa novo Mercedes-Benz Classe A

Bridgestone Turanza T005 equipa novo Mercedes-Benz Classe A
A Bridgestone, a empresa de pneus e borracha líder a nível mundial, e a Mercedes-Benz colaboraram, durante mais de dois anos, no desenvolvimento, produção e aperfeiçoamento do pneu de turismo Turanza T005 para o novo Mercedes Classe A.
O Turanza T005 irá equipar a gama de jante de grandes dimensões 17–19”, incluindo as medidas de 17” e 18” com tecnologia Run-Flat. O seu desempenho está em perfeita sintonia com o automóvel para otimizar a experiência de condução e cumprir com os mais elevados padrões de segurança pelos quais a Bridgestone e a Mercedes-Benz são já conhecidas.

O desempenho em piso molhado é excelente, garantindo uma experiência de condução confortável. Esta abordagem permitiu também à Bridgestone desenvolver um pneu com o melhor desempenho na categoria Run-Flat, graças à qual os condutores do Mercedes-Benz Classe A não terão de parar à beira da estrada devido a um furo.

O Turanza T005 estará disponível na gama de jantes de grandes dimensões nas medidas 17–19”, estando os modelos de inverno já aprovados pela Mercedes-Benz para o mercado de reposição.
Fonte: Revista dos Pneus

24 horas de Nürburgring: 4.000 pneus Dunlop

24 horas de Nürburgring: 4.000 pneus Dunlop

A corrida de 24 horas em Nürburgring é a maior prova de velocidade do mundo, com 151 veículos e mais de 500 pilotos. A Dunlop abastece inúmeras equipas profissionais e ambiciosas equipas privadas na corrida de 12 e 13 de maio, que irão competir na combinação de 25,4 km entre o circuito de Grande Prémio e o Nordschleife.
Este ano, a marca de pneus tem a missão de defender o título de 2017, quando a Dunlop e a Audi asseguraram a vitória na geral, estabelecendo um novo recorde da distância de 4009,7 km no seu caminho rumo ao prestigiante triunfo.

O Nordschleife representa exigências extremas para os pneus, devido à sua desafiante combinação de 33 curvas para a esquerda, 40 curvas para a direita, diferentes raios e gradientes, até um máximo de 17%. Numa volta, um pneu roda 40 mil vezes. Um pneu de GT3 tem de suportar cargas parciais por roda de 10.000 a 12.000 Newton em diversas secções.

Durante a qualificação do Top 30 de 2017, o Dunlop SCG00C, da Scuderia Cameron Glickenhaus, conquistou a pole position com uma volta espantosa em 8:15.427 minutos. A velocidade média foi de uns impressionantes 184,408 km/h.
Para além da performance no Nordschleife, a escolha de pneus desempenha um papel decisivo na durabilidade de horas de carga para pilotos e equipas. Algo que exige a capacidade para proporcionar, a todo o momento, a melhor aderência sem necessidade de paragens adicionais nas boxes. 

Ao mesmo tempo, as condições climatéricas do Eifel em permanente alteração são decisivas para a escolha de pneus. No "infame" Nürburgring Nordschleife, os pilotos podem viver uma temporada inteira num único dia: por exemplo, no arranque e na chegada, o piloto pode, a 62 metros acima do nível do mar, estar a correr com um sol radioso.

Mas no ponto mais baixo, em Breidscheid (320 metros), é sabido que os pilotos estiveram sujeitos a chuva forte na mesma volta. Sejam slick, intermédios ou de chuva, os especialistas em pneus da Dunlop podem disponibilizar uma ampla gama de especificações para todas as rotas e condições climatéricas possíveis.

Para este efeito, 16 camiões de assistência transportam mais de 4.000 pneus de competição para o Nürburgring. Mais de 40 instaladores de pneus, engenheiros e pessoal de assistência estarão de serviço de quinta-feira a sábado. Na” Cidade Dunlop”, existe sempre atividade nas três linhas de montagem de pneus quando as inúmeras equipas solicitam novos pneus de competição.
Fonte: Revista dos Pneus