O mundo automóvel está em contínua
evolução, incorporando novas tecnologias que melhoram a experiência do
condutor e aumentam o nível de segurança no veículo.
Alguns dos fatores de maior grau de risco para a segurança são a
fadiga e o stress. Em seguida, iremos mencionar o tipo de tecnologias
(ainda em fase experimental) cujo propósito passa por evitar situações
de risco causadas pelos fatores anteriores.
Câmaras de reconhecimento
facial
: esta câmara – situada sobre o volante – está dotada de um
sistema de reconhecimento facial.
O seu mecanismo de atuação consiste na focagem da face do condutor em que são analisados os olhos e são realizadas uma série de verificações que visam aferir se o condutor está sob fadiga, sono ou falta de concentração (análise do pestanejar e do desvio da vista para fora da estrada).
O seu mecanismo de atuação consiste na focagem da face do condutor em que são analisados os olhos e são realizadas uma série de verificações que visam aferir se o condutor está sob fadiga, sono ou falta de concentração (análise do pestanejar e do desvio da vista para fora da estrada).
Para além de analisar a visão de forma a detetar a presença de
fadiga, este sistema permite antecipar situações de cansaço reconhecendo
bocejos ou outras expressões faciais características. Por outro lado,
também reconhece quando o condutor está stressado ou nervoso.
Uma vez detetadas estas situações, é ativado um alarme e, em
simultâneo, umas luzes vermelhas ficam intermitentes ou aparece uma
mensagem de texto no painel de instrumentos, colocando o condutor em
alerta.
- Bancos inteligentes: este sistema está dotado de uma série de
elementos que permitem medir diferentes variáveis indicativas da
presença de fadiga:
- Banco do condutor com sensores nas costas (para verificar a respiração) e com uma unidade de processamento de sinais (SPU) localizada por debaixo do assento (analisa a informação recebida pelos restantes sensores).
- Cinto de segurança: incorpora um sensor para medir a frequência cardíaca do condutor. Quando o sistema deteta sintomas de fadiga, é ativado um alarme que coloca o condutor em alerta.
Sensores no volante : esta tecnologia, que consiste em vários sensores situados no volante, vai recolhendo informação acerca dos padrões de condução que o condutor pratica frequentemente.
- Banco do condutor com sensores nas costas (para verificar a respiração) e com uma unidade de processamento de sinais (SPU) localizada por debaixo do assento (analisa a informação recebida pelos restantes sensores).
- Cinto de segurança: incorpora um sensor para medir a frequência cardíaca do condutor. Quando o sistema deteta sintomas de fadiga, é ativado um alarme que coloca o condutor em alerta.
Sensores no volante : esta tecnologia, que consiste em vários sensores situados no volante, vai recolhendo informação acerca dos padrões de condução que o condutor pratica frequentemente.
Neste contexto, são analisadas variáveis como a intensidade da
pressão exercida no volante e se há divergências relativas ao habitual
manuseamento do volante. Nestes casos, será ativado um alarme para
avisar o condutor.
Fonte: GT Motive
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