quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Goodyear ansiosa por chegar à dupla ronda do WEC

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A temporada do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA encerra com duas corridas consecutivas no Circuito Internacional do Bahrain

As 6 Horas do Bahrain terão lugar a 30 de outubro, seguidas, uma semana mais tarde, de uma corrida de oito horas que será o epílogo do WEC de 2021. A Goodyear anseia pelos desafios que se avizinham no deserto. A configuração do traçado pode ser a mesma, mas a diferente duração das corridas acarretará interessantes desafios para as equipas inscritas na classe dos protótipos de LMP2, todas competindo com pneus Goodyear.

O evento de seis horas será uma corrida diurna, ao passo que o grande final de época de oito horas levará a competição pela noite dentro, trazendo um toque da atmosfera das 24 Horas Le Mans aos adeptos do Bahrain.

As diferentes temperaturas da pista, e as duas distintas durações das corridas, desafiarão as equipas e levá-las-ão a pensar em diferentes estratégias, como explicado por Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear: “No ano passado, demos às equipas a opção de duas especificações de pneus para ajudá-las com a transição da temperatura da luz do sol do deserto para a da escuridão.

É possível que ocorra uma diferença de 15° C na temperatura da pista à medida que a noite cai. Este ano, desenvolvemos um pneu com uma muito mais ampla janela de operação, e iremos fornecê-lo a todas as equipas da classe LMP2. Foi provado nos 47°C de temperatura de pista de Portimão, e nos 12°C noturnos de Le Mans. Por comparação com estes circuitos, o Bahrain coloca maiores exigências em termos de travagem e de tração. As longas retas e as zonas de forte travagem colocam o foco nas forças longitudinais, ao invés das cargas laterais de um traçado clássico, como Spa”.

As equipas podem utilizar 18 pneus slick da Goodyear durante a qualificação e a corrida no primeiro fim de semana, aumentando para uma alocação de 26 pneus no segundo fim de semana. Tal confere às equipas algumas variáveis estratégicas a considerar quando do planeamento da sua estratégia de paragem nas boxes nos dois eventos. Estão, também, autorizadas a utilizar mais 12 pneus nos treinos livres. Em caso de chuva no deserto, a Goodyear terá, igualmente, disponível a sua gama de pneus intermédios e de chuva.

A grelha de doze carros de LMP2 conta com alguns pilotos notáveis. A High Class Racing confirmou que Robert Kubica irá correr pela equipa. Em Le Mans, o antigo piloto de F1 estava na liderança com a equipa WRT, até que um cruel volte face do destino levou a que o seu carro parasse na última volta, o que fez com que o outro carro da equipa vencesse o evento. Robert Kubica irá querer terminar a sua vitoriosa época nas European Le Mans Series (ELMS) com um desempenho de alto nível no momento mais alto Campeonato do Mundo, juntando-se a Anders Fjordbach e a Dennis Andersen no Oreca 07-Gibson.

Os líderes da classe no WEC são os membros da equipa Jota Sport, Stoffel Vandoorne, Sean Gelael e Tom Blomqvist, mas, com apenas 13 pontos a separar as primeiras quatro classificadas, muito está ainda em jogo. O WEC atribui 25 pontos pela vitória numa corrida de seis horas, e 38 pontos pela vitória numa corrida de 8 horas, pelo que, matematicamente, estão 23 pilotos e oito equipas em compita pela vitória no campeonato. O que sublinha o quão aberta e intensamente competitiva tem sido a temporada de 2021, para tal tendo ainda contribuído o facto de o WEC ter escolhido a Goodyear como o único fornecedor de pneus para a classe.

A Goodyear tornou-se fornecedor exclusivo de pneus da classe LMP2 no WEC e nas ELMS no arranque da presente temporada, os quais se juntaram a um já existente rol de campeonatos de topo digno de orgulho, incluindo o WTCR – Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, o PURE ETCR, a NASCAR e uma variedade de outros campeonatos e classes.

Mike McGregor acrescenta: “Estamos encantados com o nosso primeiro ano enquanto fornecedor único de pneus. O nosso compromisso com o WEC e com as ELMS é sublinhado pelo facto de termos introduzido uma gama completamente nova de pneus slick, intermédios e de chuva para esta época. A consistência do pneu, e a oferta de um serviço de assistência igual para todas as equipas, contribuíram para a feroz competição em pista. Poucos campeonatos têm tantas equipas em disputa pela vitória final com apenas duas rondas por disputar”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

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