terça-feira, 23 de novembro de 2021

Pirelli é principal fornecedor pneus do Rali de Monza

09 - Pirelli-e-o-principal-fornecedor-Monza 

 

A Pirelli fornecerá aos pilotos do Rali de Monza 5.000 pneus com várias opções diferentes, para enfrentar uma ampla gama de condições possíveis

A temporada que marcou o regresso da Pirelli como fornecedora de pneus para a categoria superior do FIA WRC atinge o clímax no famoso circuito de Monza, perto da sede da empresa italiana, em Milão, onde serão decididos os títulos do campeonato de pilotos e de construtores. O Rali de Monza mistura etapas no ‘Templo da Velocidade’ e nas estradas de montanha próximas, no sopé dos Alpes Bergamasque.

Pneus Pirelli em Monza
P Zero RA WRC: O pneu de rali para asfalto da Pirelli conta com dois compostos distintos. O novo pneu P Zero RA WRC HA será a escolha principal, um pneu especificamente criado para etapas mais longas, e condições meteorológicas secas e com altas temperaturas. O composto macio estará também disponível, sendo indicado para etapas disputadas sob baixas temperaturas e piso escorregadio.

P Zero RA RC2: O pneu da Pirelli para asfalto destinado às categorias de suporte também conta com dois compostos. O composto macio (RA7 +) é indicado para condições mistas, por seu turno, o composto duro (RA5) é indicado para as condições de piso seco.

Cinturato RWB: Um pneu de chuva disponível para os carros de todas as categorias, indicado para enfrentar condições de piso molhado em estradas de asfalto, com um padrão de banda de rodagem específica, que é particularmente eficaz na evacuação de água parada para reduzir a aquaplanagem.

Sottozero STZ-B: Pneu para todas as categorias de carros com tração às quatro rodas, para condições de inverno extremas. Ao contrário da última vez que vimos os pneus Sottozero, no Rali de Monte-Carlo, em janeiro, não estará disponível com pregos, já que não são permitidos no Rali de Monza. Estes pneus deverão aparecer em cena perante a existência de neve na estrada ou, alternativamente, em condições extremas de chuva e lama, como aconteceu, no ano passado, em algumas das etapas de Monza.

Terenzio Testoni, responsável Pirelli no WRC, referiu: “Estamos contentes por receber o WRC no nosso Monza, para a última ronda da temporada. É especial para nós que o campeonato seja decidido no nosso circuito: um lugar onde temos muita história tanto no automobilismo como no rali. As etapas no circuito podem parecer bastante simples, mas a combinação de diferentes tipos de estrada e superfícies faz deste um rali muito desafiante, até para os melhores pilotos, especialmente com a pressão adicional que uma luta pelo campeonato representa. Além disso, como vimos em 2020, as condições podem ser muito exigentes nesta altura do ano: principalmente nas montanhas. Estaremos preparados para todas as possibilidades, com quatro opções de pneus diferentes, desde o Sottozero até ao nosso mais recente composto duro (P Zero), que se estreou com sucesso em Espanha. Ser capaz de se adaptar às mudanças das condições e tomar as decisões certas será crucial para o sucesso. Esta será também a despedida da era atual dos carros de rali, antes da estreia dos carros híbridos, no próximo ano. A escolha do pneu será crucial nas manhãs de sexta e sábado, com duas etapas de montanha a serem disputadas por duas vezes, antes de as equipes regressarem a Monza.”

A Pirelli vai transportar 5.000 pneus para o rali de Monte Carlo, 1000 dos quais destinados aos veículos da categoria principal do WRC.

Cada um dos pilotos do WRC pode utilizar até 28 pneus durante o Rali, incluindo a Shakedown. Cada piloto terá disponível:

  • 32 P Zero RA WRC HA (hard)
  • 24 P Zero RA WRC S (soft)
  • 12 Cinturato RWB
  • 8  Sottozero STZ-B

A Pirelli também fornecerá 3500.  pneus para os outros carros com tração às quatro rodas do evento, incluindo os inscritos no WRC 2 e WRC 3:

  • 30 P Zero RA5 (hard)
  • 22 Zero RA7+ (soft)
  • 12 Cinturato RWB
  • 8  Sottozero STZ-B

Fonte: Revista dos Pneus

 

Sem comentários:

Enviar um comentário