terça-feira, 22 de março de 2022

Hankook lança novo pneu iON para VE

03 - Hankook lanca novo pneu 

Em maio de 2022, a Hankook lançará o iON (pronuncia-se /ai’on/), a sua primeira família de pneus especialmente projetados para veículos elétricos

Com esta nova abordagem, a empresa pretende dar um contributo decisivo na perspetiva da escolha dos pneus para avançar na transição da mobilidade para veículos com emissões zero. As caraterísticas do pneu iON recém-desenvolvido incluem resistência ao rolamento ainda menor, menor ruído e grande capacidade de adaptação a situações adversas.

Em comparação com os pneus convencionais, isso significa que os condutores de carros elétricos terão um alcance maior por carga de bateria e uma experiência de condução geral mais agradável. Além disso, os novos produtos Hankook iON estão especialmente projetados para suportar os altos torques instantâneos gerados por veículos elétricos potentes.

Os produtos iON estarão disponíveis em três designs no lançamento no mercado, em tamanhos entre 18 e 22 polegadas: na Europa a partir de maio de 2022, será lançado o modelo de verão Hankook Ventus iON S, e a partir de setembro de 2022 estará no mercado o modelo de inverno Hankook Winter i*cept iON. O pneu Hankook Ventus iON A estará disponível como uma versão multi-sazonal para o mercado norte-americano.

Sanghoon Lee, Presidente da Hankook Tire Europe afirmou: “Com a introdução da nova família de pneus iON, a nossa empresa reconhece cada vez mais o rápido crescimento da procura de veículos elétricos e a necessidade inerente de pneus adequados, também em termos da necessidade da sua substituição. Com maior autonomia por carga de bateria, esta nova geração de pneus ajudará a otimizar ainda mais a eficiência dos veículos elétricos no uso diário.”

De acordo com as previsões do serviço de informação IHS Markit, a participação global de carros elétricos a bateria nas vendas totais de veículos aumentará 36,6% ao ano, da atual participação de mercado de 6,4% para 29,5% até 2028. Como os pneus Hankook iON permitem mais quilómetros a ser conduzidos por carga de bateria do que com pneus padrão, estes também podem contribuir significativamente para reduzir as emissões de CO2 geradas pelo tráfego rodoviário.

 Transferência de tecnologia entre o automobilismo elétrico e a estrada
Como um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos originais de veículos elétricos para marcas de carros premium, os engenheiros de desenvolvimento da Hankook já documentaram a sua experiência neste segmento exigente muitas vezes. Audi, BMW, Porsche, VW e outras marcas líderes já usam pneus específicos para eletromobilidade do equipamento original Hankook.

A partir da temporada 2022/2023, a Hankook também demonstrará a expertise técnica que adquiriu na área de sustentabilidade e mobilidade de alto desempenho, como fornecedor no mundo do automobilismo elétrico, designado pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA).

Os novos pneus iON atendem aos exigentes requisitos diários dos pneus EV (EV = Electric Vehicle) graças a um conjunto abrangente de medidas técnicas. Em particular, a Hankook combateu o aumento da massa de veículos elétricos, causado pelo peso considerável das baterias de tração, com maior capacidade de carga.

Entre outras coisas, as fibras de aramida ultra-resistentes neutralizam efetivamente as forças de deformação causadas pelo torque particularmente alto dos veículos elétricos. O composto do piso, que apresenta uma alta proporção de resina natural, também garante maior durabilidade e menor desgaste. Outra caraterística especial do novo composto é sua alta proporção de óleos naturais. Isso não apenas aumenta a sustentabilidade geral dos produtos iON, mas também tem um efeito positivo na quilometragem dos pneus.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli é o fornecedor oficial no novo BMW iX

03 - Pirelli e o fornecedor oficial 

A Pirelli vai fornecer pneus P Zero Elect como equipamento original para o novo BMW iX, um SUV 100% elétrico, para a versão xDrive50 e para o M60, versão mais desportiva

Os pneus P Zero Elect estão disponíveis para a versão BMW iX xDrive50 nas medidas 255/50R21 109Y XL e 275/40R22 107Y XL, estas últimas serão também as medidas disponíveis para o M60. Todos estes pneus contam com uma marcação específica (*) no flanco, que indica que foram desenvolvidos especificamente para a BMW, como parte da filosofia’Perfect Fit’da Pirelli. Há ainda uma versão extra de 22 polegadas, para o modelo mais desportivo daBMW, com uma aderência superior, de modo a garantir o máximo desempenho do veículo. Este pneu possui um “I” na lateral, além da marcação específica dedicada (*) àmarca alemã.

A presença da Pirelli como equipamento original para a última geração de veículos elétricos e híbridos plug-in tem vindo a crescer constantemente. Este tipo de pneus, que contam com a tecnologia Elect – como o P Zero desenvolvido para o BMX iX – distinguem-se pelo conforto de condução, redução do ruído, aderência imediata, aumento da autonomia e segurança. O intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento empregue pela Pirelli com o BMW iX destaca o compromisso da empresa italiana em desenvolver pneus específicos para automóveis elétricos, BEVs ou híbridos plug-in. Estes produtos, que contam com a marcação Elect no flanco, são criados, desde o seu início, para extrair ao máximo as características específicas dos veículos elétricos.

Pneus que oferecem uma autonomia superior
Os pneus Pirelli P Zero Elect foram desenvolvidos para o BMW iX com um forte foco na baixa resistência ao rolamento, para permitir um incremento da autonomia. Contam ainda com a classificação ‘A’ na etiqueta europeia de pneus, que certifica esse recurso específico, permitindo aos condutores aproveitar ao máximo a performance dos seus automóveis.

O perfil específico, que conta com uma aerodinâmica superior, em comparação com o P Zero padrão, também influencia a quilometragem. Ademais, o perfil externo foi modificado para garantir que o pneu “ressalte” menos, reduzindo a turbulência aerodinâmica e melhorando a eficiência geral, sem sacrificar a proteção adequada da jante.

Baixo Ruído e Conforto
Foi dada uma atenção especial ao conforto dos condutores do BMW iX, com os pneus Pirelli P Zero Elect equipados com a tecnologia PNCS (Pirelli Noise Canceling System). Esta tecnologia consiste na utilização de um material específico de absorção de som, colocado no interior do pneu, que amortece as vibrações acústicas que de outra forma seriam transmitidas para o habitáculo. A estrutura do pneu também foi otimizada para lidar com o peso considerável deste veículo totalmente elétrico, garantindo níveis ideais de segurança durante a condução em todas as condições.

Fonte; Revista dos Pneus

 

Bridgestone pretende alcançar até 2030 “Compromisso Bridgestone E8”

03 - Bridgestone pretende alcancar ate 2030 o Compromisso Bridgestone E8 

 

A Bridgestone Corporation acaba de anunciar o lançamento do “Compromisso Bridgestone E8”, o seu compromisso empresarial para 2030, por ocasião do 91º aniversário da sua fundação

O “Compromisso Bridgestone E8” consiste em 8 valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade (Ease) e Empoderamento) que o Grupo se comprometerá a criar através do “propósito” e “processo” da Bridgestone, juntamente com os colaboradores, a sociedade, os seus parceiros e os clientes para tornar real uma sociedade sustentável.

Isto servirá como eixo para impulsionar a gestão enquanto se ganha a confiança das gerações futuras, uma vez que a Bridgestone acelera a transformação para realizar a sua visão: “Por volta de 2050, a Bridgestone continua a fornecer valor social e ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis”.

Desde a sua fundação em 1931, guiado pela sua imutável Missão “Servir a Sociedade com Qualidade Superior”, o Grupo Bridgestone tem vindo a expandir e a evoluir o seu negócio para satisfazer as necessidades em mudança da sociedade e continuar a apoiar a mobilidade e os estilos de vida das pessoas. Após a sua “Segunda Fundação” em 1988 com a fusão da Bridgestone e da Firestone Tire & Rubber Company, o Grupo posicionou 2020 como o primeiro ano da sua “Terceira Fundação” Bridgestone 3.0, e tem vindo a avançar com iniciativas para concretizar a sua visão. Com base na “forte” Bridgestone que construiu nestes últimos 2 anos através da transformação empresarial (CX), o Grupo irá acelerar ainda mais a sua evolução. O eixo para impulsionar a gestão, ganhando simultaneamente a confiança das gerações futuras, é o “Compromisso Bridgestone E8”.

Shuichi Ishibashi, CEO Global da Bridgestone Corporation comenta o lançamento do “Compromisso Bridgestone E8” da seguinte forma: “Para celebrar o 100.º aniversário do Grupo em 2031 como uma empresa de soluções sustentáveis, tal como estabelecido na nossa visão, tenho o prazer de anunciar o lançamento do nosso compromisso empresarial “Compromisso Bridgestone E8” e o nosso foco em acelerar a nossa transformação. O “Compromisso Bridgestone E8” tornar-se-á em oito vetores para a Bridgestone e que irá orientar esta evolução. Conduziremos o reforço da “estratégia empresarial” e a transformação da “cultura empresarial” ao longo deste compromisso, e faremos progredir a nossa jornada em conjunto com os nossos 130.000 colegas de equipa a nível global. A jornada que se avizinha irá certamente ter muitos obstáculos, incluindo a busca pelo valor social e do cliente, e a busca pela sustentabilidade e crescimento empresarial. No entanto, o Grupo Bridgestone irá enfrentar e superar estes desafios e continuar a avançar.

O “Compromisso Bridgestone E8” não pode ser cumprido apenas pelo Grupo. Acreditamos que ganhar a empatia de muitas partes interessadas tais como a sociedade, os nossos parceiros e clientes, e co-criar valor com eles, permitir-nos-á tornar real e apoiar uma sociedade sustentável”, concluiu Shuichi.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Goodyear fornece pneus para Campeonato Resistência da FIA

03 - Goodyear fornece pneus para o Campeonato de Resistencia da FIA 

 

A Goodyear iniciou a sua segunda temporada enquanto fornecedor exclusivo de pneus da classe LMP2 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA

Começar a época em Sebring é um novo desafio em si mesmo. A pista situada no centro da Florida fez parte pela última vez parte do calendário do WEC em 2019, o que significa que a corrida deste fim de semana é o primeiro evento da Goodyear neste circuito desde que, em 2020, a marca de pneus regressou aos desportos motorizados a nível internacional.

Num traçado notoriamente irregular, com dúzias de alterações de superfície ao longo de cada volta, a gestão dos pneus é decisiva. Como tal, os engenheiros de apoio em pista da Goodyear irão trabalhar de perto com cada equipa de LMP2, para aconselhar em termos das afinações e da utilização de pneus.

Versatilidade é a chave
Este ano, a Goodyear fornecerá uma especificação de pneu slick para correr em condições de piso seco, e uma nova especificação de pneu para piso molhado. Nos anos anteriores, eram permitidos um pneu intermédio, para condições de piso húmido ou a secar, e múltiplas especificações de pneus slick. Este novo desafio significa que as duas especificações de pneu da Goodyear precisam de ser ainda mais versáteis do que em anos anteriores, dado que ambas têm de oferecer uma performance eficaz num mais amplo leque de condições.

Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear, explica: “A decisão do campeonato, de racionalizar a gama de pneus, foi tomada com base em diversas razões, incluindo a sustentabilidade. Restringir o número de especificações de pneus significa que menos pneus necessitam de ser transportados. O versátil pneu slick é o mesmo que foi utilizado em 2021, mas centrámos a nossa atenção em apoiar as equipas com as suas afinações. Alterações no camber, na convergência, e outros ajustes, significam que podemos maximizar a performance. O pneu Goodyear para LMP2 foi concebido para oferecer uma performance eficaz num amplo leque de condições, com a durabilidade e a quilometragem no topo das preocupações”.

O regulamento do Campeonato permite, agora, que cada carro utilize 12 pneus ao longo das sessões de treinos de cada fim de semana, e um máximo de 18 pneus para a qualificação e para a corrida. No caso de uma corrida mais longa, como as 1000 Milhas de Sebring deste fim de semana, ou as 8 Horas do Bahrain, são permitidos oito pneus adicionais, elevando para 26 a alocação para qualificação e corrida. Regras diferentes aplicam-se às 24 Horas de Le Mans.

Uma temporada diversificada pela frente
Depois de Sebring, o campeonato inicia a sua fase europeia, com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a 7 de maio. O ponto alto da época, as 24 Horas de Le Mans, está agendado para 11-12 de junho, seguindo-se as corridas de seis horas de Monza (10 de julho) e Fuji (11 de setembro), e o final da temporada, as 8 Horas do Bahrain, a 12 de novembro.

A variedade de circuitos de um calendário que percorre três continentes cria inúmeros desafios para as equipas, para os pilotos e, também, para a Goodyear. As variáveis condições climatéricas são uma parte determinante dos mesmos. Compare-se o frio de Spa com o calor do Bahrain, e leve-se em linha de conta as possíveis chuvas das monções em Fuji, e é evidente que os pneus slick e para chuva da Goodyear necessitam ambos de ser excelentes num amplo leque de circunstâncias.

Mike McGregor acrescenta: “Com a supressão do pneu intermédio da gama, o novo pneu para piso molhado da Goodyear tem de ser eficaz numa mais ampla janela de operação, da forte precipitação até ao ponto em que a pista seque o suficiente para trocar-se para pneus slick. Tal irá criar uma interessante decisão estratégica, em que as equipas terão que decidir se forçarão a sua utilização do pneu para piso molhado até que as condições de apresentem mais secas, ou o pneu slick até condições de piso mais molhado. Os engenheiros de apoio em pista da Goodyear trabalharão de perto com cada uma delas, para ajudar as equipas e os pilotos a encontrar o equilíbrio ideal”

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

Grupo Michelin corta relações com a Rússia

03 - Grupo Michelin corta relacoes com a Russia 

O Grupo Michelin suspende a sua atividade industrial na Rússia, assim como as suas exportações para este país

A fábrica da Michelin de Davydovo emprega cerca de 750 pessoas, e produz pneus para automóveis de passageiros, bem como pneus de camião recauchutados, principalmente, para o mercado local.

Neste muito difícil e incerto contexto, a prioridade da Michelin é apoiar todos os seus funcionários que estão a sofrer os impactos desta crise, incluindo os seus empregados da Michelin Rússia, como tal decidiu suspender a sua atividade industrial na Rússia .

O Grupo mantém-se totalmente mobilizado, e continuará a adaptar as suas decisões à medida que a situação evolui.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Hankook equipa Golf GTI, Golf R e Tiguan R

 03 - Hankook equipa Golf GTI Golf R e Tiguan R 

A Hankook é fornecedora de equipamentos originais da Volkswagen há muitos anos, neste sentido, os perfis de pneus Ventus S1 evo 3 de ultra-alto desempenho (UHP) serão instalados no Golf GTI e no Golf R; e Ventus S1 evo 2 SUV ou evo 3 SUV no Tiguan R

 

“Os pneus usados ​​no Volkswagen Golf GTI, Golf R e Tiguan R também são perfeitos para o uso diário, ampliando ainda mais a nossa linha de equipamentos originais. Isso mostra mais uma vez a grande variedade dos nossos produtos, projetados para atender às mais diversas exigências”, comentou Klaus Krause, Diretor do Centro Europeu de Desenvolvimento Hankook. “Damos especial ênfase em garantir que os pneus combinem perfeitamente com a desportividade e o conforto necessários para um alto nível de uso diário.”

A variante R particularmente desportiva do Tiguan será equipada exclusivamente com o SUV Ventus S1 evo 3, que possui um tamanho de roda de 21 polegadas. O SUV Ventus S1 evo 2, que já recebeu inúmeros prémios, está disponível para rodas de 20 polegadas. Ambos os perfis de SUV demonstram uma combinação bem sucedida de resposta dinâmica de alto nível, conforto e aderência em piso molhado, especialmente em condições difíceis.

O Ventus S1 evo 3 está equipado com um núcleo de talão de alta resistência que, em combinação com a parede lateral reforçada, garante alta direção e estabilidade direcional, bem como direção precisa. Esses recursos contribuem para um manuseio desportivo e dinâmico, o que é particularmente benéfico para os modelos Golf GTI e R de alto desempenho. Além disso, a carcaça de rayon particularmente leve e o uso de um material composto de aramida especial na área da esteira reduzem os aumentos indesejados na circunferência de rolamento em até 60%, mesmo em velocidades muito altas, em contraste com os materiais usados ​​anteriormente. Isso também tem um efeito positivo na estabilidade e precisão da direção. O composto de piso especial utiliza resinas naturais de alto desempenho e garante a aderência necessária, bem como excelente tração e desempenho de frenagem em superfícies secas e molhadas.

 

Fonte: Revista dos Pneus