terça-feira, 22 de março de 2022

Goodyear fornece pneus para Campeonato Resistência da FIA

03 - Goodyear fornece pneus para o Campeonato de Resistencia da FIA 

 

A Goodyear iniciou a sua segunda temporada enquanto fornecedor exclusivo de pneus da classe LMP2 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA

Começar a época em Sebring é um novo desafio em si mesmo. A pista situada no centro da Florida fez parte pela última vez parte do calendário do WEC em 2019, o que significa que a corrida deste fim de semana é o primeiro evento da Goodyear neste circuito desde que, em 2020, a marca de pneus regressou aos desportos motorizados a nível internacional.

Num traçado notoriamente irregular, com dúzias de alterações de superfície ao longo de cada volta, a gestão dos pneus é decisiva. Como tal, os engenheiros de apoio em pista da Goodyear irão trabalhar de perto com cada equipa de LMP2, para aconselhar em termos das afinações e da utilização de pneus.

Versatilidade é a chave
Este ano, a Goodyear fornecerá uma especificação de pneu slick para correr em condições de piso seco, e uma nova especificação de pneu para piso molhado. Nos anos anteriores, eram permitidos um pneu intermédio, para condições de piso húmido ou a secar, e múltiplas especificações de pneus slick. Este novo desafio significa que as duas especificações de pneu da Goodyear precisam de ser ainda mais versáteis do que em anos anteriores, dado que ambas têm de oferecer uma performance eficaz num mais amplo leque de condições.

Mike McGregor, Diretor do Programa de Resistência da Goodyear, explica: “A decisão do campeonato, de racionalizar a gama de pneus, foi tomada com base em diversas razões, incluindo a sustentabilidade. Restringir o número de especificações de pneus significa que menos pneus necessitam de ser transportados. O versátil pneu slick é o mesmo que foi utilizado em 2021, mas centrámos a nossa atenção em apoiar as equipas com as suas afinações. Alterações no camber, na convergência, e outros ajustes, significam que podemos maximizar a performance. O pneu Goodyear para LMP2 foi concebido para oferecer uma performance eficaz num amplo leque de condições, com a durabilidade e a quilometragem no topo das preocupações”.

O regulamento do Campeonato permite, agora, que cada carro utilize 12 pneus ao longo das sessões de treinos de cada fim de semana, e um máximo de 18 pneus para a qualificação e para a corrida. No caso de uma corrida mais longa, como as 1000 Milhas de Sebring deste fim de semana, ou as 8 Horas do Bahrain, são permitidos oito pneus adicionais, elevando para 26 a alocação para qualificação e corrida. Regras diferentes aplicam-se às 24 Horas de Le Mans.

Uma temporada diversificada pela frente
Depois de Sebring, o campeonato inicia a sua fase europeia, com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a 7 de maio. O ponto alto da época, as 24 Horas de Le Mans, está agendado para 11-12 de junho, seguindo-se as corridas de seis horas de Monza (10 de julho) e Fuji (11 de setembro), e o final da temporada, as 8 Horas do Bahrain, a 12 de novembro.

A variedade de circuitos de um calendário que percorre três continentes cria inúmeros desafios para as equipas, para os pilotos e, também, para a Goodyear. As variáveis condições climatéricas são uma parte determinante dos mesmos. Compare-se o frio de Spa com o calor do Bahrain, e leve-se em linha de conta as possíveis chuvas das monções em Fuji, e é evidente que os pneus slick e para chuva da Goodyear necessitam ambos de ser excelentes num amplo leque de circunstâncias.

Mike McGregor acrescenta: “Com a supressão do pneu intermédio da gama, o novo pneu para piso molhado da Goodyear tem de ser eficaz numa mais ampla janela de operação, da forte precipitação até ao ponto em que a pista seque o suficiente para trocar-se para pneus slick. Tal irá criar uma interessante decisão estratégica, em que as equipas terão que decidir se forçarão a sua utilização do pneu para piso molhado até que as condições de apresentem mais secas, ou o pneu slick até condições de piso mais molhado. Os engenheiros de apoio em pista da Goodyear trabalharão de perto com cada uma delas, para ajudar as equipas e os pilotos a encontrar o equilíbrio ideal”

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

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