Em maio de 2022, a Hankook lançará o iON (pronuncia-se /ai’on/), a sua primeira família de pneus especialmente projetados para veículos elétricos
Com esta nova abordagem, a empresa pretende dar um contributo decisivo na perspetiva da escolha dos pneus para avançar na transição da mobilidade para veículos com emissões zero. As caraterísticas do pneu iON recém-desenvolvido incluem resistência ao rolamento ainda menor, menor ruído e grande capacidade de adaptação a situações adversas.
Em comparação com os pneus convencionais, isso significa que os condutores de carros elétricos terão um alcance maior por carga de bateria e uma experiência de condução geral mais agradável. Além disso, os novos produtos Hankook iON estão especialmente projetados para suportar os altos torques instantâneos gerados por veículos elétricos potentes.
Os produtos iON estarão disponíveis em três designs no lançamento no mercado, em tamanhos entre 18 e 22 polegadas: na Europa a partir de maio de 2022, será lançado o modelo de verão Hankook Ventus iON S, e a partir de setembro de 2022 estará no mercado o modelo de inverno Hankook Winter i*cept iON. O pneu Hankook Ventus iON A estará disponível como uma versão multi-sazonal para o mercado norte-americano.
Sanghoon Lee, Presidente da Hankook Tire Europe afirmou: “Com a introdução da nova família de pneus iON, a nossa empresa reconhece cada vez mais o rápido crescimento da procura de veículos elétricos e a necessidade inerente de pneus adequados, também em termos da necessidade da sua substituição. Com maior autonomia por carga de bateria, esta nova geração de pneus ajudará a otimizar ainda mais a eficiência dos veículos elétricos no uso diário.”
De acordo com as previsões do serviço de informação IHS Markit, a participação global de carros elétricos a bateria nas vendas totais de veículos aumentará 36,6% ao ano, da atual participação de mercado de 6,4% para 29,5% até 2028. Como os pneus Hankook iON permitem mais quilómetros a ser conduzidos por carga de bateria do que com pneus padrão, estes também podem contribuir significativamente para reduzir as emissões de CO2 geradas pelo tráfego rodoviário.
Transferência de tecnologia entre o automobilismo elétrico e a estrada
Como um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos
originais de veículos elétricos para marcas de carros premium, os
engenheiros de desenvolvimento da Hankook já documentaram a sua
experiência neste segmento exigente muitas vezes. Audi, BMW, Porsche, VW
e outras marcas líderes já usam pneus específicos para eletromobilidade
do equipamento original Hankook.
A partir da temporada 2022/2023, a Hankook também demonstrará a expertise técnica que adquiriu na área de sustentabilidade e mobilidade de alto desempenho, como fornecedor no mundo do automobilismo elétrico, designado pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA).
Os novos pneus iON atendem aos exigentes requisitos diários dos pneus EV (EV = Electric Vehicle) graças a um conjunto abrangente de medidas técnicas. Em particular, a Hankook combateu o aumento da massa de veículos elétricos, causado pelo peso considerável das baterias de tração, com maior capacidade de carga.
Entre outras coisas, as fibras de aramida ultra-resistentes neutralizam efetivamente as forças de deformação causadas pelo torque particularmente alto dos veículos elétricos. O composto do piso, que apresenta uma alta proporção de resina natural, também garante maior durabilidade e menor desgaste. Outra caraterística especial do novo composto é sua alta proporção de óleos naturais. Isso não apenas aumenta a sustentabilidade geral dos produtos iON, mas também tem um efeito positivo na quilometragem dos pneus.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário