segunda-feira, 30 de maio de 2022

Goodyear torna-se principal fornecedor do FIA ETRC

05 - Goodyear torna se principal fornecedor do FIA ETRC 

O Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA (Goodyear FIA ETRC) arranca a 21 e 22 de maio em Misano, Itália. Este ano, a Goodyear incrementa o seu compromisso com o pináculo das corridas de camiões na Europa ao tornar-se no seu principal parceiro

A Goodyear tem sido o fornecedor exclusivo de pneus durante praticamente 20 anos, foi nomeada parceiro oficial em 2016, e, agora, torna-se no principal patrocinador do título. O fortalecimento desta parceria fará com que a Goodyear ajude a impulsionar o campeonato rumo ao seu objetivo de zero emissões líquidas, estabelecido pela FIA em linha com o Acordo de Paris. O objetivo é que o campeonato seja neutro em emissões, o mais tardar, em 2038.

A temporada de 2022 verá 15 equipas, e os seus pilotos, a competirem em oito rondas e 32 corridas, para determinar quem será coroado campeão. O campeonato visitará locais históricos, como Nürburgring, Zolder, Hungaroring e Le Mans Bugatti, antes do final da temporada em Jarama, em outubro.

Impulsionar a inovação, tanto dentro como fora da pista
Enquanto patrocinador do título, o envolvimento da Goodyear ajudará a acelerar o impulso do Goodyear FIA ETRC em termos de sustentabilidade, uma vez que o campeonato é o laboratório de testes perfeito para a inovação. Os pneus têm um papel determinante a desempenhar para ajudar a alcançar uma maior eficiência e mais baixas emissões.

Tecnologias pioneiras, desenvolvidas para a competição, são filtradas de várias formas até se tornarem em produtos para a estrada. A tecnologia de carcaça mais resistente proporciona aos veículos comerciais um mais elevado nível de proteção e robustez. Por outro lado, as melhorias dos compostos permitem alcançar uma melhorada resistência ao rolamento e uma deslocação mais eficiente, em termos globais, assim como uma superior quilometragem.

Maciej Szymanski, Diretor de Marketing para a Europa: “”Estamos entusiasmados por ampliar a nossa relação e o nosso compromisso com o FIA ETRC. Enquanto patrocinadores do título, estamos em posição de aprender com os desafios que enfrentam os pilotos em pista para servir melhor os nossos clientes em toda a Europa, em termos de alcançar uma maior eficiência e sustentabilidade. As condições extremas das corridas roda com roda no Goodyear FIA ETRC ajudam-nos a compreender informação valiosa acerca da performance dos pneus, para adicionar à experiência da Goodyear no que respeita a apoiar os operadores de frotas com avançadas soluções de gestão de pneus”.

Georg Fuchs, diretor geral do ETRA, referiu: “A Goodyear tem sido um parceiro valioso durante muitos anos, estamos entusiasmados por ter reforçado a nossa parceria, e por dar as boas vindas à Goodyear enquanto patrocinador do título.

Esforçamo-nos por converter-nos numa plataforma líder em tecnologias sustentáveis, e por fazer das corridas de camiões uma plataforma de investigação e desenvolvimento relevante para os fabricantes. Ao longo dos últimos anos, temos já sido capazes de servir enquanto campo de testes para a Goodyear e para os seus desenvolvimentos relevantes para a estrada. Estamos orgulhosos de saber que os pneus de estrada da Goodyear transportam em si um pouco da emoção das corridas de camiões”.

Calendário da temporada:
Misano, Itália (21-22 de maio)

Hungaroring, Hungria (11-12 de junho)

Slovakia Ring, Eslováquia (2-3 de julho)

Nürburgring, Alemanha (16-17 de julho)

Most, República Checa (3-4 de setembro)

Zolder, Bélgica – (10-11 de setembro)

Le Mans Bugatti, França (24-25 de setembro)

Jarama, Espanha (1-2 de outubro)

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

 

 

Goodyear, FIA e ETRA focadas na competição sustentável

05 - Goodyear FIA e ETRA focadas na competição sustentável 

 

À partida para a temporada de 2022 do FIA European Truck Racing Championship (ETRC), a Goodyear, a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) e a European Truck Racing Association (ETRA) estão todas focadas na condução de ações destinadas a uma competição sustentável

Manuel Vidal, Presidente da Comissão da FIA Truck Racing: “A abordagem da FIA é ter o desporto automóvel a agir como um laboratório para a mobilidade sustentável. Em linha com isto mesmo, há alguns anos que a Comissão do FIA Truck Racing desenvolveu um roteiro de sustentabilidade que está, agora, a ser implementado.

O primeiro marco, a introdução de biodiesel HVO 100% renovável no Campeonato da Europa de Corridas de Camiões da FIA, foi alcançado no ano passado. Hoje, estamos encantados por dar às boas-vindas à Goodyear ao juntar-se à nossa jornada. As restrições extremas das corridas de camiões significam que os pneus são um dos aspetos fundamentais desta disciplina, e a sua relevância para a indústria do transporte rodoviário de mercadorias prova que o desporto automóvel pode servir um propósito maior”.

Estes esforços são reunidos pela FIA sob três pilares fundamentais: ação climática, tecnologia e inovação, e práticas sustentáveis. Após ter-se tornado neutra em carbono em 2021, um dos principais marcos da estratégia ambiental da FIA é alcançar zero emissões líquidas de carbono em 2030.

A ETRA, organizadora do Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA, trabalhou com o seu acionista, o ADAC Mittelrhein, e com a FIA para desenvolver e implementar planos para reduzir a sua pegada de carbono e promover tecnologias verdes. O pilar estratégico da sustentabilidade está no âmago do campeonato das corridas de camiões, e todos estão empenhados em apoiar o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.

Georg Fuchs, Diretor-Geral da ETRA: “Em 2021, o FIA ETRC tornou-se no primeiro campeonato regulado pela FIA a mudar para combustível 100% sustentável, o que suporta o objetivo do campeonato, de tornar-se numa plataforma líder para as tecnologias sustentáveis na indústria do transporte rodoviário. A Goodyear e a ETRA há muito que vêm trabalhando em estreita colaboração por forma a alcançar resultados para as equipas. Estamos ansiosos por intensificar ainda mais os nossos esforços no sentido de contribuir para a economia circular, e de avançar rumo ao transporte sustentável, através do prolongamento da vida útil da competição de camiões para além das corridas”.

Maciej Szymanski, Diretor de Marketing Commercial para a Europa da Goodyear: “Estamos entusiasmados por trabalhar com a FIA e a ETRA no sentido de, este ano, levarmos o Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA para o nível seguinte em termos de sustentabilidade. Por conseguinte, estamos agora a introduzir no Goodyear FIA ETRC o avançado programa de recauchutagem da Goodyear.

Os testes em condições extremas de competição contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de carcaça avançada e robusta da Goodyear. Seguindo em frente, prolongaremos ainda mais a vida útil das carcaças de competição através de programas de recauchutagem selecionados e de alta qualidade para aplicações em estrada. Esta é uma boa prática do modelo de economia circular da Goodyear, sem comprometer a qualidade ou a performance. Estamos ansiosos por, de forma incrementa, ligar os nossos esforços de sustentabilidade no campeonato à forma como apoiamos as frotas de veículos comerciais em toda a região.

Durante muitos anos, o estabelecido programa de recauchutagem de pneus de camião da Goodyear foi já implementado pelas principais empresas de transporte europeias, apoiando-as no sentido de reduzir os custos globais com pneus em 10%, e de prolongar a vida útil dos pneus em 150%. Enquanto novo patrocinador do título, e há muito fornecedor exclusivo de pneus, a Goodyear está altamente empenhada em alavancar o FIA ETRC enquanto plataforma de testes e inovação, por forma a continuar a definir o caminho para o sector dos veículos comerciais rumo a práticas eficientes de economia circular e à redução das emissões.

Competição sustentável e inovação na estrada
Os dados recolhidos em condições de competição extremas contribuíram já para a Goodyear estabelecer os padrões em termos de pneus duráveis e versáteis, com baixa emissões e reduzida resistência ao rolamento. Como exemplo, toda a gama FUELMAX ENDURANCE possui etiquetagem de pneus B para eficiência de combustível da UE, trazendo a eficiência de combustível conhecida das operações em autoestrada para as estradas nacionais.

Durante as exigentes condições de corrida, a geração de calor e a deformação são parâmetros críticos. Também nas aplicações em estrada, reduzir a geração de calor no pneu é fundamental para aumentar a eficiência do combustível e diminuir as emissões. Ao passo que a limitação da deformação contribuirá ainda mais para prolongar a vida útil do pneu com as aprendizagens incorporadas na inovadora tecnologia de carcaça da Goodyear.

Redução da pegada de carbono de ponta a ponta
Os pneus de competição para camiões da Goodyear são produzidos através da utilização de fontes de eletricidade renováveis, como as energias hídrica, eólica, solar ou geotérmica de biomassa. Numa escala mais vasta, a Goodyear adotou uma série de iniciativas transversais a toda a empresa, tanto a nível mundial como específicas para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). O seu objetivo primordial é alcançar zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050. Todas as fábricas da Goodyear, em toda a Europa e na Turquia, utilizam já 100% de energia renovável, e este feito será alcançado por todas as instalações, em toda a região EMEA, até ao final de 2022. A empresa adotou uma política de resíduos zero para aterros sanitários em 2006.

Do lado do produto, a Goodyear ambiciona desenvolver um pneu 100% construído a partir de material sustentável até 2030, e já lançou um modelo de demonstração que utiliza 70% de material sustentável.

Do lado das operações, três quartos das frotas identificaram a redução da pegada de carbono como uma questão importante no Inquérito de Realidade Sustentável da Goodyear do ano passado. Quatro em cada cinco grandes frotas inquiridas afirmaram que terão implementados indicadores-chave de desempenho, em matéria de sustentabilidade, até ao outono deste ano. É, por conseguinte, evidente que as preocupações ambientais são fundamentais para o futuro da indústria.

Enquanto fornecedor oficial de pneus, e patrocinador do título, do campeonato europeu de corridas de camiões, a Goodyear tem um papel importante a desempenhar no apoio aos extensos esforços do campeonato para melhorar ainda mais as suas credenciais ambientais. O novo Goodyear FIA ETRC continuará a ser um importante campo de testes para assumir a liderança no desenvolvimento de soluções de mobilidade rodoviária sustentáveis.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Conceitos errados de pressão pneus que comprometem a segurança

05 - Conceitos errados de pressão pneus 

A segurança na condução e a longevidade dos pneus podem ser melhoradas com um hábito que demora apenas alguns minutos: regulação da pressão dos pneus. A pressão dos pneus deve ser mais elevada no Inverno do que no Verão.

É também necessário aumentar a pressão dos pneus quando a carga é mais elevada do que o normal. Apesar disso, muitas pessoas conduzem com pressões de pneus demasiado baixas, quer por causa do conforto de condução, quer devido a crenças perigosas. Matti Morri, especialista da Nokian Tyres, explica quantas crenças populares sobre pneus são, de facto, falsas.

É mais confortável conduzir com uma pressão de pneu mais baixa?
“Mais confortável, talvez, mas também mais perigoso. Um pneu com uma pressão demasiado baixa é demasiado flexível, o que o torna incontrolável. Esta é provavelmente a conceção errada mais perigosa sobre a pressão dos pneus. Há uma razão pela qual os fabricantes de automóveis e pneus determinaram um nível de pressão de pneus recomendado que garante um desempenho seguro dos pneus, mesmo em circunstâncias extremas”, diz Matti Morri, Director Técnico de Serviço ao Cliente da Nokian Tyres.

A pressão de ar suficiente causa desgaste no centro dos pneus?
“Nos antigos pneus de camada cruzada, era possível ajustar o padrão de desgaste pela pressão dos pneus. Isso foi há mais de 30 anos, mas o mito persiste. O padrão de desgaste de um pneu moderno com cinto de aço não pode ser afetado pelo nível normal de pressão. Os pneus de tração são ligeiramente mais propensos ao desgaste central, porque a sua superfície central faz mais trabalho durante a aceleração. Para que os pneus se desgastem uniformemente, é necessário trocar os pneus, ou seja, os pneus traseiros pelos dianteiros e vice-versa, sempre de forma atempada”, diz Morri.

A pressão correta dos pneus aumenta a sua vida útil?
Definitivamente. Quanto mais baixa for a pressão do pneu, mais a parede lateral do flanco do pneu se torna mais volumosa. O flanco é a parte mais fraca de um pneu, e a pressão correta do pneu ajuda a reduzir furos, cortes e avarias. Se um pneu rola a uma pressão demasiado baixa em comparação com a carga, a sua forma é afetada em demasia durante a condução. A sua estrutura aquece, o que pode levar a fissuras entre os componentes. A vida útil de um pneu pode ser maximizada através da verificação regular da pressão do pneu. A pressão correta dos pneus facilita o controlo do veículo, o que também reduz correções de direção desnecessárias.

A pressão dos pneus dianteiros deve ser aumentada quando se puxa um reboque?
“Esta é também uma crença recorrente, e a resposta é não. A pressão sobre o eixo traseiro é o que é necessário. A pressão sobre o eixo traseiro é o que precisa de ser aumentada quando se conduz para um destino de férias com uma carga pesada na bagageira, por exemplo, ou quando se puxa um reboque. O aumento do peso na barra de tracção aumenta a carga do eixo traseiro. Uma pressão demasiado baixa dos pneus provoca uma sobreviragem em situações de curva. A extremidade traseira começa a mover-se incontrolavelmente, o que torna um veículo carregado difícil de conduzir”, salienta Morri.

Uma carrinha pode precisar de uma pressão de pneu de até 5 bar?
A estrutura mais robusta de uma carrinha pode levar a crer que a capacidade de carga dos seus pneus é suficiente, mesmo a pressões mais baixas. No entanto, para atingir a capacidade máxima de carga, o nível de pressão dos pneus da carrinha deve ser até 5 bar ou mesmo superior. A capacidade de carga refere-se à quantidade de objectos e pessoas que podem ser transportados no veículo. Se houver problemas estruturais nos pneus de uma carrinha, a razão é normalmente uma pressão demasiado baixa em relação à carga. Uma pressão mais elevada faz com que o pneu se sinta duro no início da condução, mas não é aconselhável enfatizar o conforto através de uma pressão demasiado baixa dos pneus, em detrimento da durabilidade e segurança dos pneus.

Pode um pneu sair da jante?
“Sim, um pneu pode sair da jante enquanto se conduz. Quando a temperatura cai dez graus, a pressão do pneu diminui em 0,1 bar. As temperaturas de congelação também provocam o encolhimento do aro de aço. A temperaturas abaixo de zero extremamente baixas, um pneu com uma pressão demasiado baixa pode sair da jante se o carro atingir um lancil numa curva a alta velocidade, por exemplo. Quando a temperatura sobe, a pressão dos pneus aumenta. Uma pressão dos pneus demasiado alta não é motivo de preocupação: melhor demasiado alta do que demasiado baixa. Uma pressão dos pneus demasiado baixa aumenta a resistência ao rolamento, o desgaste dos pneus e o consumo de combustível, bem como a redução do manuseamento na estrada. Isto aplica-se tanto no Verão como no Inverno”, diz Morri.

 

Fonte: Revista Pneus

 

 

 

Dunlop GEOMAX MX33 equipam KTM SX

05 - Dunlop GEOMAX MX33 equipam KTM SX 

 

O pneu Geomax MX33 da Dunlop, vencedor de corridas no campeonato do mundo, foi escolhido como equipamento de origem para a maioria dos modelos da gama de motocross da KTM para 2023

A intensa competitividade do sector do motocross significa que os fabricantes estão a lançar modelos novos e melhorados mais cedo do que nunca. A mais recente gama da KTM é descrita pelo fabricante como “mas esguia, mais leve e concebida para proporcionar um controlo total a todos os pilotos, de qualquer nível de experiência”. Para alcançar estes objetivos, a KTM escolheu o Dunlop Geomax MX33 vencedor de corridas.

O versátil Geomax MX33 estará instalado em todas as motos KTM SX de maior cilindrada com as especificações de 2023, incluindo a KTM 450 SX-F e a KTM 250 SX-F.

O Dunlop Geomax MX33 foi concebido para terrenos macios, lama e intermédios, mas os seus êxitos nas corridas advieram da sua capacidade para oferecer uma elevada performance numa gama mais ampla de superfícies. O que confere aos pilotos uma vantagem em condições variáveis. Os pilotos elogiaram o Geomax MX33 pela sua absorção de impactos e controlo, auxiliado pela tecnologia Progressive Cornering Block patenteada pela Dunlop.

No Campeonato AMA de Supercross de 2022, todas as vitórias em corridas foram obtidas por um piloto da Dunlop, dando seguimento ao êxito alcançado pelo Geomax MX33 no Campeonato do Mundo de Motocross da FIM (MXGP) do ano passado.

Miguel Morais, Diretor de Equipamentos de Origem da Dunlop Motocicletas EMEA, refere: “Estamos orgulhosos de que o Dunlop Geomax MX33 tenha sido escolhido pela KTM. O objetivo do fabricante é vender uma máquina que esteja pronta para vencer a nível profissional e amador em todo o mundo, e a montagem de um pneu vencedor em Supercross e MXGP encaixa na perfeição neste objetivo”.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Pirelli Sottozero Center apto para testes de verão

05 - Pirelli Sottozero Center apto para testes de verão 

 

O centro de testes Pirelli Sottozero Centre, sediado na Lapónia, Suécia, conhecido por sediar os ensaios de inverno da marca italiana, passará, igualmente, a conduzir testes de verão. Esta transformação deve-se à crescente necessidade de desenvolvimento de produtos que requerem rigorosos testes em piso molhado e em piso seco, especialmente no que concerne aos pneus para todas as estações

O constante lançamento de novos automóveis significa que existe uma crescente e contínua necessidade de pneus cada vez mais modernos e adaptados aos veículos mais recentes. Motivo que levou a Pirelli a renovar as suas gamas Cinturato e Scorpion, em apenas dois anos, com a introdução de novas versões dos pneus de verão, inverno e All Season. Apesar da atual prevalência da utilização das tecnologias de simulação e de realidade virtual, os testes físicos continuam na base da filosofia de desenvolvimento para validar o desempenho dos produtos da Pirelli.

Tudo conjugado, verificou-se a necessidade de incrementar consideravelmente a utilização dos vários locais de testes: além do Centro Sottozero, na Suécia, a Pirelli conta ainda com a sua conhecida fábrica de Vizzola Ticino, perto de Milão, especializada em manobrabilidade em piso molhado, há mais de meio século; e como o novo Circuito Panamericano, no Brasil, atualmente o maior complexo multipistas de toda a América Latina.

Pirelli Sottozero Centre
O centro de testes Pirelli Sottozero Centre, inaugurado em 2017 e ampliado no ano seguinte, está sediado em Flurheden, a cerca de 900 quilómetros do norte de Estocolmo, e conta com uma área de 120 hectares, 250.000 metros quadrados dedicados a circuitos e 1.300 metros quadrados de edifícios (com espaços dedicados às oficinas e aos colaboradores e ainda com uma sauna que espelha o verdadeiro espírito nórdico). O layout atual inclui circuitos de manobrabilidade, uma área de testes aberta e pistas com inclinações de até 20%. No verão, foram construídos dois circuitos de manobrabilidade para testes em piso seco e molhado, cada um com 1200 metros de comprimento, e também uma reta de 400 metros para testar a travagem em ambas as condições.

Perfeitamente adaptada a todos os tipos de carros e pneus
A variedade das instalações de testes disponíveis no Pirelli Sottozero Centre permite o desenvolvimento de pneus adequados para todos os tipos de veículos e (agora) também para todas as estações. Além disso, o centro de testes de Flurheden é também adequado para o desenvolvimento de pneus para a última geração de híbridos plug-in ou veículos totalmente elétricos, graças à estrutura de carregamento disponível e à variedade de testes que podem ser realizados. Entre os fabricantes que utilizaram recentemente as instalações suecas para comprovar os produtos da Pirelli encontra-se a empresa croata Rimac que testou os novos pneus de inverno para o seu mais recente hipercarro elétrico: o Nevera.

 

Bridgestone desenvolve pneu alta performance para SUV

04 - Bridgestone desenvolve pneu de alta performance para os SUV 

 

Os SUV e os crossovers são muito exigentes com os pneus e geram inércias e valores de transferência de carga mais elevados por serem veículos mais pesados, mais altos e com um centro de gravidade mais elevado. Os Bridgestone Potenza Sport satisfazem todos estes requisitos em todas as medidas da sua gama destinada aos SUV

Os SUV e os crossovers são os grandes vencedores no mercado. Esta tipologia de veículos oferece um desempenho cada vez maior e dispõe de versões de alto desempenho e desportivas. Por este motivo requerem pneus adaptados ao seu desempenho, tais como os novos Bridgestone Potenza Sport, que foram desenvolvidos utilizando tecnologias inovadoras que permitem oferecer um desempenho superior tanto em condições molhadas como secas.

Os pneus Potenza Sport estão disponíveis em 96 medidas, desde 17” a 22”, cobrindo uma vasta gama de automóveis ligeiros e SUV de estrada, desde berlinas e SUV premium a veículos de luxo e prestígio. A sua gama de medidas abrange os SUV mais potentes do mercado, tais como o Maserati Levante, Porsche Macan, BMW X6, Mercedes GLE, Audi Q8 e Q7, Jaguar F-Pace ou Tesla Modelo X, entre outros.

Os requisitos de aderência de um SUV desportivo
Os pneus para SUV e crossovers requerem uma construção e conceção ótimas, tanto da carcaça como do composto de borracha do piso e a sua distribuição de ranhuras e tacos. Estes veículos são muito exigentes para os pneus, uma vez que são mais pesados e altos do que os veículos ligeiros equivalentes e têm um centro de gravidade mais elevado.

Geram inércias e valores de transferência de carga mais elevados nas diferentes manobras que realizamos ao conduzir, por este motivo os pneus devem ser capazes de suportar esta carga mais elevada (índice de carga mais elevado), e evitar deformações e perda de aderência derivadas destas mudanças de suporte. Isto evita uma condução instável que gera desvios na trajetória do veículo, ou perda de tração e aderência.

Os SUV e ligeiros de passageiros de alto desempenho são candidatos ideais para pneus desportivos. A sua conceção desportiva está associada a valores elevados de potência e binário do motor, combinados com sistemas de tração, suspensão e travagem a condizer. Na condução desportiva traduz-se em rápidas acelerações, travagens, respostas de direção e curvas, bem como velocidades elevadas, pelo que um pneu que consiga acompanhar este desempenho e manter os mais elevados níveis de segurança em todas as circunstâncias é uma obrigação.

Os pneus Bridgestone Potenza Sport também oferecem aos utilizadores de SUV de alto desempenho a melhor estabilidade em curva e em linha reta, bem como a travagem a seco certificada pela TUV SUD e um excelente desempenho em piso molhado com uma classificação europeia de A (a classificação mais alta possível) em todas as medidas da gama.

Os pneus SUV de baixo perfil requerem uma conceção muito mais específica, uma vez que têm uma capacidade de flexão reduzida, que é necessária para absorver as irregularidades da superfície em que circulam e os obstáculos que podem ser encontrados. Por este motivo, é realizado um processo constante de I&D em termos de utilização e desenvolvimento de novos compostos (que são mais rígidos, leves, mais resistentes à geração de calor) e desenhos de carcaça (disposição do reforço do talão, formas dos perfis de telas radiais, inserções de telas estabilizadoras, etc.). Tudo isto para proporcionar não só o mais alto desempenho desportivo de condução, mas também o mais alto nível de segurança.

Não devemos esquecer que o fator que mais influencia o desempenho de um pneu é a pressão de enchimento, pelo que recomendamos sempre que se verifiquem as pressões uma vez por mês a frio, para garantir que cumprem os valores recomendados pelo fabricante do veículo, o que garantirá o melhor desempenho.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

terça-feira, 3 de maio de 2022

Goodyear EfficientGrip Performance 2 equipa BMW iX

04 - Goodyear EfficientGrip Performance 2 

 

Pneus Goodyear vão ser instalados como equipamento de origem no novíssimo BMW iX, o muito propalado SAV elétrico premium do fabricante germânico. O Goodyear EfficientGrip Performance 2 está entre os pneus Goodyear selecionados pela BMW para o novo veículo

O Goodyear EfficientGrip Performance 2 oferece aos condutores curtas distâncias de travagem em piso seco e molhado, juntamente com um comportamento envolvente e uma elevada aderência em variadas condições. Tal como o BMW iX, o EfficientGrip Performance 2 foi concebido para maximizar a autonomia, e é capaz de garantir uma quilometragem 20% superior à do melhor concorrente testado, bem com mais 50% do que o seu predecessor.

O EfficientGrip Performance 2 está disponível para montagem em jantes de 20 e 21 polegadas para o iX, sendo as mesmas medidas cobertas pela gama de pneus de inverno da Goodyear, com o UltraGrip Performance+ (20 e 21 polegadas). O Goodyear UltraGrip Performance+ exibe a marcação 3 Peak Mountain Snowflake (3PMSF), que designa o seu desempenho na neve. Com excelentes competências também em piso seco e molhado, estes pneus de inverno permitem aos condutores do BMW iX desfrutar da sua performance quaisquer que sejam as condições climatéricas.

Hans Vrijsen, Managing Director Consumer OE da Goodyear EMEA: “Estamos muito satisfeitos por o BMW iX se ter tornado no mais recente automóvel totalmente elétrico a montar pneus Goodyear como equipamento de origem. O EfficientGrip Performance 2 foi concebido tendo em mente os veículos elétricos, devido à sua soberba eficiência e à sua reduzida resistência ao rolamento, ao mesmo tempo que mantém um alto nível de performance. Com os pneus de inverno Goodyear UltraGrip Performance+, os condutores do BMW iX estão garantidos independentemente das condições climatéricas”.

Pneus disponíveis:

235/60R20 108H – Goodyear EfficientGrip Performance 2 (Dianteiros e Traseiros)

255/50R21 109Y – Goodyear EfficientGrip Performance 2 (D+T)

235/60R20 108H – Goodyear UltraGrip Performance+ (D+T)

255/50R21 109H – Goodyear UltraGrip Performance+ (D-T)

 

Fonte: Idealista News

 

Hankook equipa novo BMW i4 com o Ventus S1 evo 3

 

04 - Hankook equipa novo BMW i4 com o Ventus S1 evo 3 

A Hankook vai equipar o BMW i4 Gran Coupé com os seus pneus de ultra-alto desempenho (UHP) de fábrica. As medidas abrangem pneus mistos de 18 e 19 polegadas. Há também um modelo antifuro de 19 polegadas e uma versão multiuso de 18 polegadas. Pneus de ultra-alto desempenho (UHP) do tipo Ventus S1 evo 3 serão usados ​​no BMW i4

“Colocar um pneu para uso num veículo elétrico, como o BMW i4, é particularmente exigente”, diz Sanghoon Lee, presidente da Hankook Tire Europe. “Por isso, aproveitamos agora que há anos promovemos fortemente a pesquisa nessa área. Com o BMW i4, continuamos a fortalecer a nossa presença no setor de carros desportivos elétricos, algo do qual estou muito orgulhoso”.

O modelo Ventus S1 evo 3 combina o bloco lateral reforçado com núcleos de talão de alta resistência, garantindo assim uma condução desportiva, dinâmica e precisão de direção. Além disso, a carcaça de rayon particularmente leve e o material composto de aramida na área da correia reduzem parcialmente o crescimento indesejado da circunferência de rolamento, mesmo em velocidades muito altas, o que também tem um efeito positivo na estabilidade, direção e precisão direcional. O composto de piso especial, que utiliza resinas naturais de alto desempenho, garante a aderência necessária e excelente desempenho de tração e frenagem.

 

Fonte: Idealista News

Bridgestone dá mais um passo na oferta soluções mobilidade

05 - Bridgestone dá mais um passo 1 

A Bridgestone dá mais um passo na sua estratégia de fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável ao lançar a Garantia Total Bridgestone. Esta é uma resposta abrangente que vai além da mera aquisição de pneus e oferece aos utilizadores uma série de garantias comerciais para qualquer incidente que possam sofrer com os seus pneus, incluindo a melhor manutenção

Dada a falta de conhecimento que muitos consumidores têm ao escolher e comprar pneus novos, agravada pela atual incerteza de fazer grandes investimentos, a Bridgestone está a oferecer um pacote de benefícios concebido para tranquilizar os consumidores de que estão a fazer o investimento certo e que podem estar confiantes de que irão tirar o máximo partido dos seus novos pneus premium. A Garantia Total da Bridgestone está disponível nas oficinas First Stop.

Máximo conforto, segurança e paz de espírito

A Garantia Total Bridgestone oferece os seguintes benefícios:

  • Garantia de satisfação: se o utilizador não estiver satisfeito com a compra, tem 30 dias ou 1.000 km, o que ocorrer primeiro, para trocar o seu conjunto de pneus por outro conjunto.
  • Cobertura de danos: inclui a reparação gratuita de danos reparáveis ou desconto na aquisição de novos pneus em caso de danos irreparáveis.
  • Garantia de quilometragem: proporciona uma quilometragem garantida para pneus específicos. Se não forem alcançados, o utilizador terá um desconto proporcional na próxima compra de qualquer pneu.
  • Serviço gratuito: todos os anos ou antes dos 15.000 km – o que ocorrer primeiro – o condutor poderá fazer uma revisão na sua oficina de referência. Inclui verificação de pneus, verificação da pressão dos pneus e troca de pneus.

Disponível para vários modelos de pneus

A Garantia Total Bridgestone está disponível numa gama de pneus para ligeiros de passageiros, SUV, 4×4 e veículos comerciais. Mais concretamente, são elegíveis os pneus Potenza Sport, Turanza T005, Weather Control A005, Weather Control A005 EVO, Duravis R660 e Duravis All Season.

“A Garantia Total é mais um exemplo do empenho da empresa em ser líder em soluções pioneiras de mobilidade. Estamos conscientes de que a atual situação de incerteza em que vivemos, faz com que o condutor queira ter segurança no investimento que faz e que não só obtenha um produto, mas também um serviço abrangente, que proporcione segurança, comodidade, tranquilidade e confiança. A Garantia Total Bridgestone oferece tudo isso”, refere José Manuel Ledo, Diretor de Produtos de Consumo da Bridgestone para a Região Sudoeste da Europa.

A Garantia Total Bridgestone é um extra e está incluída na mesma fatura/transação juntamente com a venda dos pneus garantidos e no alinhamento, se aplicável. O seu PVPR é de 9,95€ por pneu (incl. IVA).

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone apoia jovens talentos do motociclismo

05 - Bridgestone apoia jovens 

 

A paixão pela competição e o desejo de estar sempre preparado para correr são a base das corridas de motociclismo. Estes são também valores que inspiram a Bridgestone a ser uma referência para todos os entusiastas do desporto motorizado, graças à qualidade premium dos seus produtos

A Bridgestone confirmou mais uma vez o seu empenho no desporto motorizado, apoiando jovens talentos que moldarão o futuro das corridas de motociclismo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Bridgestone é parceira da Hawkers European Talent Cup (HETC), a referência internacional para a promoção de jovens talentos. O HETC fez nome como o campeonato onde todos os jovens pilotos querem competir, antes de passarem para o campeonato de Moto3 FIM JuniorGP, Moto2 e, para aqueles que se destacam, MotoGP.

Como único fornecedor de pneus, a Bridgestone irá trabalhar ao lado de aspirantes a campeões que competem pelo título durante sete corridas realizadas em alguns dos mais belos circuitos de Portugal e Espanha.

Além disso, a partir deste ano, a Bridgestone juntar-se-á à Federação Francesa de Motociclismo (FFM) como parceiro oficial e fornecedor exclusivo do Objectif Grand Prix (OGP), a competição jovem mais importante das corridas de motociclismo francesas.

O Objectif Grand Prix consiste num campeonato de sete corridas em França e permite aos jovens pilotos entre os 11 e 18 anos competirem nos circuitos mais emblemáticos do país. O objetivo é simples: apoiar a descoberta e dar formação aos jovens talentos que poderão ser os campeões do motociclismo de amanhã.

Os pilotos, tanto no HETC como no OGP, vão receber os pneus Bridgestone V02 slick de alto desempenho.

“O mundo das competições jovens nunca deixa de fascinar com a paixão, entusiasmo e energia que podemos admirar nestes jovens talentos. A Bridgestone reconhece-se no constante compromisso de excelência demonstrado pelas equipas e por todos os aspirantes a campeões participantes no HETC e OGP e, tal como eles, está preparada para correr. Através dos produtos que fabricamos na Bridgestone e da nossa parceria com estas competições, queremos dar apoio ao crescimento do motociclismo internacional e às novas e futuras gerações de pilotos profissionais”, afirma Nico Thuy, Diretor de Negócios de Motociclismo da Bridgestone EMIA.

 

Fonte: Revista dos Pneus

 

Bridgestone lança novo Potenza Race semi-lick

05 - Bridgestone lança novo Potenza Race semi lick 

 

A Bridgestone, acaba de anunciar o lançamento do seu novo pneu Bridgestone Potenza Race semi-lick

O novo pneu Bridgestone Potenza Race semi-lick, proporciona tempos por volta que superam os principais pneus concorrentes, juntamente com o melhor desempenho de travagem em condições de piso seco. Homologado para estradas públicas, mas com desempenho centrado em track days, o Potenza Race também proporciona uma longevidade notável, ajudando os condutores a desfrutar de mais tempo em pista.

O Potenza Race é a mais recente adição à icónica gama de pneus Potenza da Bridgestone – ela própria nascida da longa associação da Bridgestone com as corridas de Fórmula 1 – permitindo que os entusiastas dos desportos motorizados permaneçam no controlo mesmo a grandes velocidades. Beneficiando desta herança e da experiência adquirida durante o desenvolvimento do equipamento de origem Potenza Race OE para o Huracán STO e SEAT Leon Cupra, juntamente com o Huracán STO Tecnica lançado recentemente, o Potenza Race é o primeiro pneu de substituição de sempre da Bridgestone dedicado aos track days.

Concebido para track days e utilização em circuito
Apoiando-se na vasta experiência da Bridgestone em pneus de alto desempenho, o novo Potenza Race completa a linha de pneus de desempenho ultra-elevado da Bridgestone, fornecendo um pneu focado na pista, ideal para os entusiastas da condução.

De acordo com testes realizados pela TÜV SÜD, o Bridgestone Potenza Race apresenta os melhores tempos por volta, ficando à frente dos seus principais concorrentes em pista. O Bridgestone Potenza Race oferece também a distância de travagem mais curta numa superfície seca, batendo mais uma vez os pneus dos principais concorrentes.

O Bridgestone Potenza Race foi também concebido para proporcionar uma longevidade excecional. Tudo isto torna-o uma excelente escolha para os condutores dispostos a conduzir e a ultrapassar os seus limites na pista.

Alto desempenho possibilitado pelo piso, construção e composto
O desempenho avançado do Bridgestone Potenza Race é possibilitado por uma junção de novas tecnologias no seu piso, construção e composto.

O desenho do piso aplica um padrão assimétrico, com diferenciação entre o exterior e o interior do pneu para maximizar a potência em curva e o potencial de travagem, garantindo ao mesmo tempo uma utilização adequada em estradas com piso molhado.

Os ângulos assimétricos da parede do Potenza Race aumentam ainda mais a rigidez lateral e reduzem a deformação dos blocos, além de contar com um piso traseiro com uma costela de ombro aumentada que proporciona o máximo desempenho em seco com travagem otimizada e rigidez dos blocos.

Para alcançar os seus excelentes desempenhos em pista, o Potenza Race também incorpora um perfil desportivo, ajudando a aumentar a área de contacto e a maximizar o potencial de travagem. Uma zona de contacto otimizada que ajuda a melhorar a sensação ao curvar e de controlo, aumentando a confiança do condutor.

O Bridgestone Potenza Race também beneficia de um novo composto, com uma mistura inovadora para melhorar o controlo das reações químicas, equilibrando o mecanismo de reforço e a resistência ao rolamento. O resultado é uma fórmula otimizada para um melhor desempenho em seco, com alta rigidez que aumenta a curvatura em seco e a estabilidade em linha reta.

‘Completar a gama para os amantes de pista’
O novo Potenza Race foi desenvolvido utilizando a inovadora tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus da Bridgestone. Isto permite a criação e teste de uma versão digital de um pneu em desenvolvimento, ajudando a Bridgestone a prever o seu desempenho em diferentes condições antes de construir fisicamente os protótipos.

Como resultado, a Bridgestone pode testar muito mais variantes num mundo virtual, o que reduz o tempo de desenvolvimento de pneus em até 50% e proporciona uma série de benefícios ambientais, incluindo uma redução tanto no consumo de matérias-primas como nas emissões de CO 2 devido à necessidade de menos protótipos e testes.

Sobre este lançamento, Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, refere: “;O Potenza Race acrescenta uma dimensão adicional à nossa icónica gama Potenza. O atual Potenza Sport tem sido um sucesso incrível desde o seu lançamento e agora com o Potenza Race damos um novo passo, oferecendo um desempenho inigualável para os entusiastas de track days. Muitos já viram e experimentaram o que os equipamentos de origem Potenza Race podem fazer no Lamborghini Huracán STO e Seat Leon Cupra – estamos entusiasmados por trazer para o mercado de substituição esta novidade para mais condutores”.

O novo Potenza Race da Bridgestone estará disponível em 13 medidas entre 17’’ e 20’’ a partir de junho de 2022, destinando-se aos hot hatchbacks e aos carros desportivos que encontramos frequentemente em track days.

 

Fonte: Revista dos Pneus