À partida para a temporada de 2022 do FIA European Truck Racing Championship (ETRC), a Goodyear, a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) e a European Truck Racing Association (ETRA) estão todas focadas na condução de ações destinadas a uma competição sustentável
Manuel Vidal, Presidente da Comissão da FIA Truck Racing: “A abordagem da FIA é ter o desporto automóvel a agir como um laboratório para a mobilidade sustentável. Em linha com isto mesmo, há alguns anos que a Comissão do FIA Truck Racing desenvolveu um roteiro de sustentabilidade que está, agora, a ser implementado.
O primeiro marco, a introdução de biodiesel HVO 100% renovável no Campeonato da Europa de Corridas de Camiões da FIA, foi alcançado no ano passado. Hoje, estamos encantados por dar às boas-vindas à Goodyear ao juntar-se à nossa jornada. As restrições extremas das corridas de camiões significam que os pneus são um dos aspetos fundamentais desta disciplina, e a sua relevância para a indústria do transporte rodoviário de mercadorias prova que o desporto automóvel pode servir um propósito maior”.
Estes esforços são reunidos pela FIA sob três pilares fundamentais: ação climática, tecnologia e inovação, e práticas sustentáveis. Após ter-se tornado neutra em carbono em 2021, um dos principais marcos da estratégia ambiental da FIA é alcançar zero emissões líquidas de carbono em 2030.
A ETRA, organizadora do Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA, trabalhou com o seu acionista, o ADAC Mittelrhein, e com a FIA para desenvolver e implementar planos para reduzir a sua pegada de carbono e promover tecnologias verdes. O pilar estratégico da sustentabilidade está no âmago do campeonato das corridas de camiões, e todos estão empenhados em apoiar o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
Georg Fuchs, Diretor-Geral da ETRA: “Em 2021, o FIA ETRC tornou-se no primeiro campeonato regulado pela FIA a mudar para combustível 100% sustentável, o que suporta o objetivo do campeonato, de tornar-se numa plataforma líder para as tecnologias sustentáveis na indústria do transporte rodoviário. A Goodyear e a ETRA há muito que vêm trabalhando em estreita colaboração por forma a alcançar resultados para as equipas. Estamos ansiosos por intensificar ainda mais os nossos esforços no sentido de contribuir para a economia circular, e de avançar rumo ao transporte sustentável, através do prolongamento da vida útil da competição de camiões para além das corridas”.
Maciej Szymanski, Diretor de Marketing Commercial para a Europa da Goodyear: “Estamos entusiasmados por trabalhar com a FIA e a ETRA no sentido de, este ano, levarmos o Campeonato da Europa de Corridas de Camiões Goodyear FIA para o nível seguinte em termos de sustentabilidade. Por conseguinte, estamos agora a introduzir no Goodyear FIA ETRC o avançado programa de recauchutagem da Goodyear.
Os testes em condições extremas de competição contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de carcaça avançada e robusta da Goodyear. Seguindo em frente, prolongaremos ainda mais a vida útil das carcaças de competição através de programas de recauchutagem selecionados e de alta qualidade para aplicações em estrada. Esta é uma boa prática do modelo de economia circular da Goodyear, sem comprometer a qualidade ou a performance. Estamos ansiosos por, de forma incrementa, ligar os nossos esforços de sustentabilidade no campeonato à forma como apoiamos as frotas de veículos comerciais em toda a região.
Durante muitos anos, o estabelecido programa de recauchutagem de pneus de camião da Goodyear foi já implementado pelas principais empresas de transporte europeias, apoiando-as no sentido de reduzir os custos globais com pneus em 10%, e de prolongar a vida útil dos pneus em 150%. Enquanto novo patrocinador do título, e há muito fornecedor exclusivo de pneus, a Goodyear está altamente empenhada em alavancar o FIA ETRC enquanto plataforma de testes e inovação, por forma a continuar a definir o caminho para o sector dos veículos comerciais rumo a práticas eficientes de economia circular e à redução das emissões.
Competição sustentável e inovação na estrada
Os dados recolhidos em condições de competição extremas
contribuíram já para a Goodyear estabelecer os padrões em termos de
pneus duráveis e versáteis, com baixa emissões e reduzida resistência ao
rolamento. Como exemplo, toda a gama FUELMAX ENDURANCE possui
etiquetagem de pneus B para eficiência de combustível da UE, trazendo a
eficiência de combustível conhecida das operações em autoestrada para as
estradas nacionais.
Durante as exigentes condições de corrida, a geração de calor e a deformação são parâmetros críticos. Também nas aplicações em estrada, reduzir a geração de calor no pneu é fundamental para aumentar a eficiência do combustível e diminuir as emissões. Ao passo que a limitação da deformação contribuirá ainda mais para prolongar a vida útil do pneu com as aprendizagens incorporadas na inovadora tecnologia de carcaça da Goodyear.
Redução da pegada de carbono de ponta a ponta
Os pneus de competição para camiões da Goodyear são produzidos
através da utilização de fontes de eletricidade renováveis, como as
energias hídrica, eólica, solar ou geotérmica de biomassa. Numa escala
mais vasta, a Goodyear adotou uma série de iniciativas transversais a
toda a empresa, tanto a nível mundial como específicas para a região
EMEA (Europa, Médio Oriente e África). O seu objetivo primordial é
alcançar zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.
Todas as fábricas da Goodyear, em toda a Europa e na Turquia, utilizam
já 100% de energia renovável, e este feito será alcançado por todas as
instalações, em toda a região EMEA, até ao final de 2022. A empresa
adotou uma política de resíduos zero para aterros sanitários em 2006.
Do lado do produto, a Goodyear ambiciona desenvolver um pneu 100% construído a partir de material sustentável até 2030, e já lançou um modelo de demonstração que utiliza 70% de material sustentável.
Do lado das operações, três quartos das frotas identificaram a redução da pegada de carbono como uma questão importante no Inquérito de Realidade Sustentável da Goodyear do ano passado. Quatro em cada cinco grandes frotas inquiridas afirmaram que terão implementados indicadores-chave de desempenho, em matéria de sustentabilidade, até ao outono deste ano. É, por conseguinte, evidente que as preocupações ambientais são fundamentais para o futuro da indústria.
Enquanto fornecedor oficial de pneus, e patrocinador do título, do campeonato europeu de corridas de camiões, a Goodyear tem um papel importante a desempenhar no apoio aos extensos esforços do campeonato para melhorar ainda mais as suas credenciais ambientais. O novo Goodyear FIA ETRC continuará a ser um importante campo de testes para assumir a liderança no desenvolvimento de soluções de mobilidade rodoviária sustentáveis.
Fonte: Revista dos Pneus
Sem comentários:
Enviar um comentário