O centro de testes Pirelli Sottozero Centre, sediado na Lapónia, Suécia, conhecido por sediar os ensaios de inverno da marca italiana, passará, igualmente, a conduzir testes de verão. Esta transformação deve-se à crescente necessidade de desenvolvimento de produtos que requerem rigorosos testes em piso molhado e em piso seco, especialmente no que concerne aos pneus para todas as estações
O constante lançamento de novos automóveis significa que existe uma crescente e contínua necessidade de pneus cada vez mais modernos e adaptados aos veículos mais recentes. Motivo que levou a Pirelli a renovar as suas gamas Cinturato e Scorpion, em apenas dois anos, com a introdução de novas versões dos pneus de verão, inverno e All Season. Apesar da atual prevalência da utilização das tecnologias de simulação e de realidade virtual, os testes físicos continuam na base da filosofia de desenvolvimento para validar o desempenho dos produtos da Pirelli.
Tudo conjugado, verificou-se a necessidade de incrementar consideravelmente a utilização dos vários locais de testes: além do Centro Sottozero, na Suécia, a Pirelli conta ainda com a sua conhecida fábrica de Vizzola Ticino, perto de Milão, especializada em manobrabilidade em piso molhado, há mais de meio século; e como o novo Circuito Panamericano, no Brasil, atualmente o maior complexo multipistas de toda a América Latina.
Pirelli Sottozero Centre
O centro de testes Pirelli Sottozero Centre, inaugurado em 2017
e ampliado no ano seguinte, está sediado em Flurheden, a cerca de 900
quilómetros do norte de Estocolmo, e conta com uma área de 120 hectares,
250.000 metros quadrados dedicados a circuitos e 1.300 metros quadrados
de edifícios (com espaços dedicados às oficinas e aos colaboradores e
ainda com uma sauna que espelha o verdadeiro espírito nórdico). O layout
atual inclui circuitos de manobrabilidade, uma área de testes aberta e
pistas com inclinações de até 20%. No verão, foram construídos dois
circuitos de manobrabilidade para testes em piso seco e molhado, cada um
com 1200 metros de comprimento, e também uma reta de 400 metros para
testar a travagem em ambas as condições.
Perfeitamente adaptada a todos os tipos de carros e pneus
A variedade das instalações de testes disponíveis no Pirelli
Sottozero Centre permite o desenvolvimento de pneus adequados para todos
os tipos de veículos e (agora) também para todas as estações. Além
disso, o centro de testes de Flurheden é também adequado para o
desenvolvimento de pneus para a última geração de híbridos plug-in ou
veículos totalmente elétricos, graças à estrutura de carregamento
disponível e à variedade de testes que podem ser realizados. Entre os
fabricantes que utilizaram recentemente as instalações suecas para
comprovar os produtos da Pirelli encontra-se a empresa croata Rimac que
testou os novos pneus de inverno para o seu mais recente hipercarro
elétrico: o Nevera.
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