quinta-feira, 22 de março de 2018

Revista alemã destaca Continental PremiumContact 6

Revista alemã destaca Continental PremiumContact 6
Na última edição do tradicional teste de pneus de verão da revista alemã Auto Motor und Sport, foram testados 11 modelos na medida 225/45 R17.
Entre eles, encontrava-se o Continental PremiumContact 6, que recebeu a classificação "recomendado", posicionando-se entre os melhores do teste.

Os peritos destacaram a capacidade de resposta do pneu em asfalto molhado, a sua precisão e a sua aderência em curva. A medida escolhida para o teste é uma das mais populares no segmento dos compactos.
São vários os modelos que a utilizam, desde o Audi A3, BMW Séries 1 e 2, Mini Clubman, Peugeot 308 ou Volkwagen Golf. No teste, foi utilizado um Audi A3.

Este modelo é fabricado em mais de 120 medidas de jantes, entre 16" e as 22", pelo que é válido para ligeiros e para SUV. A gama atual cobre medidas entre os 205 e os 325 mm, com perfis de 65 a 30 e homologações para índices de velocidade entre 210 e 300 km/h.
Fonte: Revista dos Pneus

Michelin lança Road 5 para motos

Michelin lança Road 5 para motos
Quatro anos após o lançamento do Michelin Pilot Road 4, referência entre os pneus Sport Touring atuais e do qual já se comercializaram 1,5 milhões de unidades, a Michelin vais mais além com o lançamento do seu sucessor, o Road 5.
Desenhado para uma utilização 100% em estrada e adequado à maioria das motos de estrada, a quinta geração do Michelin Road apresenta-se em duas versões, standard e trail, com muitos argumentos na sua aposta para ganhar clientes neste segmento de mercado. O Michelin Road 5 inclui as mais recentes inovações, como a tecnologia ACT+, assim como compostos de borracha otimizados e tecnologia de sulcos progressivos XST Evo para uma capacidade de drenagem melhorada.

A utilização de tecnologia de produção de aditivos metálicos, que permite construir moldes altamente sofisticados, faz com que a Michelin melhore a aderência em superfícies molhadas. A Michelin vê o lançamento do Road 5 com uma forma de reforçar a sua posição no mercado de pneus Sport Touring.
Fonte: Revista dos Pneus

Continental abre caminho à mudança tecnológica

Continental abre caminho à mudança tecnológica
A empresa tecnológica Continental teve um crescimento e lucros robustos no ano fiscal de 2017. As vendas da empresa cresceram 8,5%, para os 44 mil milhões de euros, com uma margem de EBIT ajustado de 10,9%, ultrapassando, assim, os objetivos anuais.
Na apresentação dos resultados financeiros preliminares, que teve lugar em Hanover, na Alemanha, Elmar Degenhart, presidente do Conselho de Administração da Continental, agradeceu aos mais de 235 mil colaboradores da empresa em todo o mundo por este feito notável: "Todos vocês provaram, uma vez mais, que os nossos valores criam valor".

"Em termos financeiros, estamos no topo da forma. Somos pioneiros do ponto de vista tecnológico e mantemo-nos totalmente focados no futuro. Isto permite-nos, enquanto pioneiros e graças à nossa força, moldar a mudança tecnológica nos nossos setores", afirmou o responsável.
O lucro da empresa tecnológica subiu para três mil milhões em 2017, o que equivaleu a uma subida de 6,5% em relação ao ano passado e a ganhos de €14,92 euros por ação. "O Conselho de Administração está a propor um aumento de dividendos de 25%, para €4,50, o que será a sexta subida consecutiva", disse Degenhart.

O CEO da Continental espera que este crescimento lucrativo se mantenha em 2018: "A forma como começámos o ano de 2018 confirmou as nossas expectativas. Estamos, por isso, a confirmar as previsões feitas no início de janeiro. Pretendemos continuar o nosso caminho de sucesso marcado pelo crescimento e rentabilidade".
"Para este ano, continuamos a prever um crescimento significativo nas vendas, que deverá ser na ordem dos 7%, atingindo perto de 47 mil milhões de euros antes dos efeitos das taxas de câmbio, com uma margem de EBIT ajustado de cerca de 10,5%. Estes valores têm como base o crescimento na produção global de veículos ligeiros de passageiros e mercadorias de mais de 1%, atingindo 96,5 milhões de veículos", concluiu.
Fonte: Revista dos Pneus

quinta-feira, 15 de março de 2018

Nova tecnologia Eletric Drive da Goodyear já é realidade

Nova tecnologia Eletric Drive da Goodyear já é realidade

A Goodyear ofereceu um vislumbre do seu EfficientGrip Performance com tecnologia Electric Drive durante o Salão de Genebra de 2018. Um protótipo de pneu para o crescente mercado de veículos elétricos, que antecipa como será o novo modelo que chegará às estradas europeias em 2019.
Os testes da Goodyear revelam que os pneus tradicionais podem sofrer um desgaste até 30% mais rápido nos veículos elétricos, devido ao substancial binário instantâneo dos motores elétricos e ao peso adicional deste tipo de veículos imposto pelos seus pesados packs de baterias.

Além dos requisitos de durabilidade dos pneus, os fabricantes de automóveis pressionam no sentido de uma menor resistência ao rolamento nos veículos elétricos. Aumentar a autonomia é uma prioridade clara para os consumidores, devido a uma subdesenvolvida infraestrutura de recarregamento elétrico na maioria dos países.

O silêncio e o conforto dos pneus são outras considerações, dado que, a baixas velocidades, os veículos elétricos geram apenas metade da quantidade de ruído face aos veículos "tradicionais".
Fonte: Revista dos Pneus

Testes da Dunlop juntam 26 mil km de dados para 2018

Testes da Dunlop juntam 26 mil km de dados para 2018

O circuito Motorland Aragón, entre Barcelona e Saragoça, acolheu esta semana mais uma sessão de testes de pré-temporada da Dunlop, com mais carros e equipas do que no ano passado a decidirem fazer parte do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA, das European Le Mans Series (ELMS) e do campeonato germânico VLN de resistência.
Este ano, todas as equipas terão novos pneus em todos os domínios, com cada especificação a ser redesenhada para todos os campeonatos na temporada de 2018. As condições proporcionaram a oportunidade para testar os pneus de chuva e intermédios, além dos vários compostos slick.

Para lá do trabalho dos 20 engenheiros, a assistência remota foi, também, prestada por toda a Europa, com designers em Birmingham (Reino Unido), Hanau (Alemanha) e Colmar-Berg (Luxemburgo) a fazerem uso dos dados de pista transmitidos para dar apoio à distância.
Aqui ficam os números fundamentais dos testes:
- 5 dias
- 25 carros
- 18 equipas
- 120 especificações disponíveis
- 3.500 pneus trazidos
- Mais de 1.000 pneus testados
- 10 camiões
- 45 instaladores, engenheiros e pessoal de apoio
- 5.468 voltas
- 26.793 km
Mais de metade dos carros presentes eram protótipos, com os chassis Dallara, Ligier e Oreca a estarem todos representados.
Das ELMS, em que a Dunlop é o fornecedor exclusivo de pneus na Classe GTE, a Proton e a AF Corse testaram com um Porsche e um Ferrari, respetivamente. Dos concorrentes do VLN e, possivelmente, das 24 Horas de Nürburgring, seis equipas fizeram alinhar nove carros, incluindo o Glickenhaus, um BMW, e diversos Audi e Porsche.
Fonte: Revista dos Pneus

Michelin regressa ao ciclismo com equipa Cofidis Solutions Crédits

Michelin regressa ao ciclismo com equipa Cofidis Solutions Crédits
A Michelin e a Cofidis Solutions Crédits assinaram um acordo de parceria técnica de dois anos, com início em 2018. O acordo assinala o regresso do fabricante de pneus francês ao primeiro plano do ciclismo de estrada, após uma ausência de vários anos.
A Michelin fornecerá pneus e câmaras de ar à equipa dirigida por Cédric Vasseur. Por seu turno, a Michelin utilizará o programa de competição para desenvolver inovações que beneficiarão os seus pneus para bicicletas de estrada.

A Cofidis Solutions Crédits é uma das 22 equipas que foram convidadas a participar na Volta a França em julho. Juntamente com a Michelin, o seu novo parceiro técnico, a equipa deposita grandes esperanças não só na 105.ª edição da clássica prova francesa mas, também, em similares competições e eventos internacionais de topo.

As bicicletas da equipa sediada em Lille competirão com pneus Michelin Power. A nova gama Michelin Power é o fruto dos conhecimentos da Michelin sobre pneus de bicicletas e inclui muitos dos mais recentes avanços tecnológicos desenvolvidos pelo grupo, com os especialistas do Centro de Tecnologia da empresa francesa a centrarem-se em três áreas chave para o sucesso no ciclismo de estrada profissional: aderência; baixa resistência ao rolamento; resistência aos furos.
Fonte: Revista dos Pneus